17 dezembro 2015

Resenha | Um Estudo Em Vermelho - Arthur Conan Doyle


Livro: Um Estudo em Vermelho
Série: Sherlock Holmes # 1
Autor: Arthur Conan Doyle
Gênero: Suspense e mistério, Policial
Editora: Zahar
Páginas: 192
Ano: 2013

Resenha:
Esse livro foi originalmente publicado em 1887 e foi a primeira aparição do famoso detetive Sherlock Holmes e de seu inseparável companheiro o Dr. John H. Watson. Holmes é identificado como uma das três personalidades mais conhecidas no mundo ocidental, ao lado de Mickey Mouse e Papai Noel. Um Estudo em Vermelho foi rejeitado por três editores antes de ser publicado. Essa edição da Zahar, Pocket de capa dura, contém as ilustrações originais feitas pelo pai de Conan Doyle.

Watson, assim que recebeu o diploma de doutor em medicina, se inscreveu no curso para médicos oficiais do exercito e logo foi incorporado ao regimentos dos fuzileiros como médico assistente. Mas ele não deu muita sorte. Logo que assumiu suas funções, ele recebeu uma bala no seu ombro e ficou tão mal que despacharam ele de volta para a Inglaterra. E nos próximos nove meses ele não tem nada para fazer além de esperar sua saúde ser restabelecida. Mas o dinheiro é pouco e para sobreviver ele pensa em alugar algum lugar bem barato. É quando ele encontra um amigo, que diz a ele que conhece alguém que está procurando uma pessoa para dividir o apartamento.

Watson fica muito interessado, mas seu amigo logo avisa que o homem em questão é bem esquisito. As vezes ele trabalha dia e noite, outras vezes fica dias sem aparecer. E ele tem uma pequena peculiaridade, ele parece adivinhar as coisas só olhando para as pessoas. Seu nome é Sherlock Holmes. Os dois acabam se acertando e indo morar juntos em um apartamento em Baker Street. Watson fica atento ao seu companheiro de apartamento e ele realmente é um pouco estranho e por vezes parece ser um viciado em algum narcótico. Mas por outro lado ele é um exímio violinista. Um dia Watson pega uma revista para passar o tempo e encontra um artigo sublinhado. O artigo fala sobre a ciência da dedução e análise e descobre  que o artigo foi escrito por Holmes.

É assim que ele fica sabendo que Holmes é um detetive consultor e que as pessoas, inclusive um famoso detetive da Scotland Yard,  pagam para que ele os oriente na direção certa dos casos. E a maioria das vezes ele faz isso sem sair de seu apartamento, só na base da dedução. Watson ainda esta um pouco cético, mas conforme vai convivendo com Holmes, ele passa a acreditar que ele consegue fazer isso mesmo. E Holmes até reclama com Watson que ultimamente os bandidos estão cada vez mais fracos e sem inteligência. Os casos são tão simples que ele nem precisa usar seu talento. Mas agora parece que isso vai mudar e Holmes vai ter um adversário a altura. Holmes é procurado por Tobias Gregson, o homem mais astuto da Scotland Yard. Um homem foi encontrado morto em uma casa abandonada. Tem sangue por perto, mas nenhum ferimento aparente na vítima e até agora eles não souberam apurar nada sobre o caso. Holmes tem então a oportunidade de provar suas teorias.

Acho difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar de Sherlock Holmes. O famoso detetive que costuma resolver os casos que aparentemente não tem nenhuma solução. E esse livro mostra o começo de tudo. Ele é dividido em duas partes. Na primeira parte temos a narrativa em primeira pessoa de Watson, contando sobre seus percalços e como conheceu e se tornou amigo do famoso e estranho detetive. Watson não se conforma enquanto não descobre tudo sobre seu companheiro de apartamento. Vemos também como Sherlock resolve um crime aparentemente insolúvel usando somente sua habilidade de dedução e analise. Na segunda parte, narrada em terceira pessoa, conhecemos uma outra história, mas no fim descobrimos que ela tem a ver com o crime em questão e vemos também as explicações de como Sherlock resolveu o crime.

É inegável a legião de fãs do detetive, mas eu não sou uma delas. Acho que você já estão cansados de saber que sou louca pela Agatha Christie e geralmente quem gosta do Poirot, não gosta do Sherlock, porque eles meio que são rivais. Eu não desgosto do Sherlock, tanto que adorei o livro e recomendo para todos amantes de um bom livro de mistério e suspense, mas como conheci Hercule Poirot primeiro e me apaixonei por ele antes, não tem como amar alguém mais do que ele. Acho que não tem nada a ver essa rixa entre eles, já que cada um tem seu espaço, mas fã é fã hehe. Enfim, como já disse recomendo o livro, ainda mais essa edição perfeita que a Zahar lançou. Os livros são pocket de capa dura e contém as ilustrações originais. Como já mostrei o mês passado, eu comprei todos os que foram lançados nesse formato. E se lançarem mais eu vou comprar também.

Nota: 




21 comentários:

  1. Olá!Eu sou louca para ler os livros de Sherlock, ainda irei ler um!
    Adorei a resenha!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    Participe do sorteio de um livro no meu blog: http://goo.gl/i03FzM

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Nunca li nenhum livro do Sherlock nem do Poirot. Mas de tanto que ouvi falar de Sherlock Holmes, fiquei com vontade de ler os livros e acho que devo começar do início neh?
    Me lembrei de HP que também foi rejeitado por editoras e mesmo assim são sucesso para a eternidade.
    O bom é que você não misturou as coisas e não começou esse livro com aquelas críticas negativas, só deixou rolar até o final, para só assim tirar sua conclusão. Ótima resenha.

    Beijos,
    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Nunca li nem Agatha Christie nem nada com o Sherlock mas pretendo mudar isso em 2016.
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Também sou da turma do Poirot, ah meu baixinho de olhos de gato. Li muito pouco do Sherlock e achei um pouco cansativo e as vezes parece que você perdeu algo, já Agatha é mais fluido, mas eu gosto de Sherlock.
    Essas edções são mesmo um charme.

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil
    eu tenho muita vontade de ler livros que envolvem esse mundo do sherlock, pois parece ser bem legal, to com um e-book dele aqui e acho que vou pegar para ler em breve, achei legal a premissa desse pois vemos como a amizade começou.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Legal!
    Não sabia que esse livro tinha sido a primeira aparição de Sherlock.
    Adoro livros de investigação e nunca tive oportunidade de ler um desse personagem.
    Acho que é porque amo Poirot, assim como você, ele é suficiente para mim e não quero trocá-lo! kkkkkkkk
    Mas gostei de conhecer e espero ler um dia.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Oi!!! Tudo bem?
    Li uma vez a muito tempo livro do Sherlock Holmes, e achei complicado e acabei enrolando para terminar, depois nunca mais li nada; apesar de achar um personagem engraçado e inteligente. Talvez volte a dar mais uma chance, afinal os entendimento atualmente são outros.
    Carla Fernanda
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Infelizmente eu não gosto de suspenses, então os livros do Sherlock estão longe de entrarem para a minha listinha de desejados, pois eu não sinto a mínima vontade de ler *-* Cheguei a ler um livro da Agatha, mas acabei não curtindo muito também *-* Fico feliz que você tenha gostado desse livro, e que não odeie nem o Sherlock nem o Poirot...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    Li esse livro, mas com edição da Companhia Editora Nacional e confesso que não gostei da forma que ele narra a trama. Tinha meu encanto por ele, mas depois da leitura ele meio que acabou, rs.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  10. Oi Silvana. eu morro de vontade de ler os livros do Sherlock Holmes, mas não tive oportunidade ainda, em especial eu queria muito essa edição maravilhosa da Zahar. Parabéns pela sua resenha, me cativou mais ainda para ir atrás dos livros.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil,tudo bem?
    Meu primeiro contato com Conan Doyle foi em estudo em vermelho, e eu amei a narrativa envolvente do autor, e principalmente conhecer Sherlock Holmes e Watson.
    Eu não sabia dessa de que quem gosta de Poirot não gosta de Sherlock, mas a verdade é que eu não gosto da narrativa de Agatha Christie e consequentemente de Poirot rsrsrs, o mesmo não acontece com Conan e Sherlock.
    O autor está na lista do meu projeto 101 coisa em 1001 dias que começo em 2016.
    Como são as folhas e a fonte dessa edição lançada pela Zahar?

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Li a edição que a Editora Nacional lançou, e adorei! Foi muito bacana saber como esses dois se conheceram. Sherlock é um personagem bem peculiar, eu gosto bastante dele. Quero ler mais livros do autor!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Primeiramente, essa capa é maravilhosa... e a ilustração também. Conheci Sherlock por filme primeiro e ainda não li nenhum livro. Ansiosa pra ler e chegar nas páginas em que o Holmes se sentirá desafiado, depois de tanto tempo não achando ninguém a altura.
    -Mari

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu sou muito fã de Sherlock Homes. Um Estudo em Vermelho foi o primeiro livro que eu li do detetive e foi paixão a primeira vista. Sobre a rixa que você falou entre Poirot e Sherlock, eu desconheço. Sou fã dos dois, apesar de não gostar muito dos livros da Agatha, por achar o suspense previsível e as vezes impossível. Mas não vamos entrar em detalhes kkk' Acho que é possível amar os dois.
    Beijos
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro o personagem Sherlock Holmes, do Conan Doyle, e estou doida por esta série, pois já tem muito tempo que li esses livros. Gostaria muito de relê-los. "Um Estudo em Vermelho" e "O Vale do Medo" são os meus preferidos. Acho que eu sou uma exceção, Sil, pois eu gosto muito de Agatha Christie também. Tenho um lugarzinho especial para o Poirot no meu coarção, ao lado de Sherlock Holmes.

    ResponderExcluir
  16. Acho que do Doyle li apenas um conto, do qual não me recordo o título. Adoooro o personagem Sherlock nas séries/filmes, independente do ator que o interpreta...
    Gostei muitíssimo da resenha!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  17. Olá! Muito legal sua resenha! Acho que tanto Poirot quanto Sherlock são maravilhosos em suas funções. São ícones dos livros policiais com suas inteligências e astúcias. Esse livro é maravilhoso e com toda certeza cheio de emoção e prende bastante o leitor, beijos!


    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    A única estória que li sobre Sherlock foi "A Sociedade dos Ruivos", não lembro muito de como era, mas lembro de ter me divertido bastante. Sou super curiosa para ler outras coisas. É um projeto meu para 2016 ler Sherlock, sua resenha me animou mais ainda e não vejo a hora!

    Beijos,
    Andy!
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Então... eu curto o Sr Holmes mas ainda não li nenhum livro, acredita? e mais, não li nenhum livro do Poirot também - e nem sabia dessa 'rixa'. Como você disse, tem espaço para todos mas super entendo essa coisa de fã e, como gosto do estilo do Holmes eu meio que estou mais do lado dele (não briga comigo! hahaha). Se bem que acho que preciso ler os livros antes de decidir alguma coisa - pelo menos um de cada.
    Adorei sua resenha e acho que a Zahar arrasou nas edições. Não sou fã de livros pockets, mas essas edições me deixaram babando e me fazendo mudar de ideia e desejar todas!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  20. Awn, eu tenho essa edição! Sou apaixonada pelo bolso de luxo da Zahar <3 Os livros são simplesmente lindinhos demais. Além desse, tenho também O Cão dos Baskerville e tem outros que foram lançados depois e ainda não tive como comprar :/

    Beijos, Maria.
    http://nerdsideblog.tumblr.com

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Esse ano eles estavam super baratos, e eu não comprei, agora me arrependo muito hahahaha.
    Não sabia dessa rixa entre os fãs de Ágatha e Sherlock, mas achei muito bacana você falar que mesmo amando Ágatha indica os livros pra todos, pois eles são muito bons.
    Espero ter a oportunidade de comprar essa série de novo:(
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo