24 janeiro 2016

Resenha | Ah, o verão! - Fernanda Belém


Livro: Ah, o Verão!
Série: As quatro estações do amor - Livro 1
Autora: Fernanda Belém
Gênero:  Romance, Infanto Juvenil
Editora: Valentina
Páginas: 256
Ano: 2014

Resenha:

Esse livro conta a história de Camila, mais conhecida como Mila. É dia primeiro de janeiro e ela começou a escrever uma espécie de diário. Primeiro para poder reler quando ela for mais velha e segundo para praticar para sua futura profissão: ela quer ser jornalista. Mila acabou de fazer quinze anos, e faz aniversário em dezembro pertinho do natal e os espertinhos sempre dão um presente só. Ela é apaixonada por Rafael, um garoto do colégio que está indo para o terceiro ano e como ela passou para o primeiro, ela vai poder ver ele muito mais vezes, já que agora estão no mesmo prédio. Ela passou de ano direto e em vez de receber um prêmio, foi castigada em passar as férias com seus pais e com os amigos de seus pais e a filha chata deles, Juliana. E antes de irem viajar, sua mãe fez ela prometer que vai tratar bem a Juliana e não vai beijar nenhum garoto durante a viagem.

A viagem é para a Região dos Lagos, especificamente para Búzios e mesmo indo obrigada, Mila não pode deixar de admirar a paisagem linda. Mas logo que encontra os amigos de seu pai e Juliana, seu humor piora em um instante. Como sua mãe quer que ela seja amiga de alguém que se veste tão mal? E as notícias não melhoram. Quando ela puxa uma conversa com Juliana, ela diz que foi transferida para a mesma escola que ela e que elas vão estudar juntas. Só faltava essa, como que o Rafael vai olhar para ela com essa menina brega andando atrás dela? E por falar em Rafael, tomara que ele não esteja de olho em nenhuma menina lá na festa do Bernardo, namorado de sua melhor amiga Dani. Mas seu desejo não vira realidade, no dia seguinte, Dani liga para contar que Rafael ficou com a Patricia, uma de suas amigas.

Camila quer morrer de desgosto e de raiva de sua mãe, porque com certeza, isso aconteceu porque sua mãe obrigou ela a viajar e ela não estava lá na festa. Mas pensando bem, o Rafael que se dane e ela vai aproveitar essas férias. Ela rasga a foto dele em mil pedacinhos e decide que vai encontrar alguém  bem legal com quem ela possa se divertir durante esses quinze dias. E para isso ela vai começar mudando o estilo de Juliana. Ela insiste e Juliana acaba aceitando mudar o estilo e usar um pouco de maquiagem. E não é que a Juliana fica muito mais extrovertida com um novo visual e elas acabam se dando muito bem? E as coisas só melhoram, porque ela acaba conhecendo Leandro, um garoto lindo que está em uma casa pertinho da dela. O problema é que ele é mais velho e sua mãe não vai aceitar de jeito nenhum se ver os dois juntos.

Eu tenho esse livro aqui em casa faz tempo já, mas nunca me deu vontade de ler ele. Até comecei uma vez, mas parei no primeiro capítulo, achei a protagonista muito chata. Mas agora eu tinha que ler um livro de verão para o desafio, e olhando a estante, só achei esse parado lá. E não é que eu gostei bastante da história e já quero ler os outros livros da série, que pelo que eu entendi serão 4 livros um para cada estação do ano. O começo e bem chato mesmo com a protagonista se mostrando bem aborrecente, mas depois que ela resolve parar de dar chilique  porque foi obrigada a ir para Búzios vejam só, a coisa melhora e eu acabei adorando a história. Ri muito, chorei outros tantos, me apaixonei, sofri junto com a protagonista e suspirei bastante pelo Leandro. Se fosse mais nova queria um namorado igualzinho ele. Gentil, romântico, atencioso, responsável e bem humorado. Quem não quer?

Mas o que achei mais legal, foi relembrar meus tempos de adolescente. Gente como é engraçado, e o pior é que todo mundo já passou por isso. Ao mesmo tempo em que está apaixonada e vai morrer se o garoto em questão não olhar para ela, no outro dia nem lembra mais que ele existe. E tão fácil se apaixonar e desapaixonar. E como era bom a única preocupação ser com o visual, se o cabelo estava bom, se a roupa estava combinando. Depois falam que a melhor idade é depois dos quarenta. Eu não concordo, a melhor idade é a adolescência. Enfim, eu recomendo o livro para quem quer um livro para se divertir. A escrita da autora é leve e flui hem. E sem falar na edição que mesmo sendo folhas brancas, está linda demais.

Nota:





21 comentários:

  1. Gostei da resenha, parece ser um livro fofo. Ainda não tenho ele na minha estante :(
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil!
    Sempre tive muita vontade de ler este livro, a capa é tão lindinha e parece ser uma estória super leve. Gostei da sua resenha, deve ser mesmo uma delícia a nostalgia que ele causa. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Hahaha! Ai, esses livros são uma comédia mesmo!
    Eu gosto de ler livros assim pra me lembrar da adolescência e dar boas risadas. É bom ler algo leve, né?
    Beijo!

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
  4. Sempre que vejo a capa desse livro tenho a sensação que é uma leitura bem divertida, algo bem leve que te faz dar boas gargalhadas. Pelo visto não ia gostar da protagonista, detesto protagonista chatinha, acho que também largaria nas primeiras páginas, mas ainda bem que o desafio te fez voltar a leitura, haha.
    Beijo
    http://capsuladebanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil! Esse foi seu livro de verão pro IDY, né? As quatro estação do amor também é o nome da série de livros que eu li, da Lisa Kleypas! Hehehe
    O livro tem uma história bem sessão da tarde. Parece fofo, mas não sei se leria ele...

    Eu diria que a melhor idade é a infância! Eu só me preocupava em brincar e ver desenho! Hahahah

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Já vi várias resenhas desse livro, não sei o que acontece mas acho que sempre o julgo pela capa. Mas sua resenha me mostrou um frescor dele, fiquei instigada.
    Beijos


    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir
  7. Olá, Sil.
    Sua resenha ficou incrível, como sempre, mas não leria essa obra. Livros com essa pegada mais adolescente não me agrada. Além disso, provavelmente eu iria surtar com essa protagonista. haha

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil! Tudo bem? Não gosto dessa capa, mas gostei de saber que o livro é divertido. Às vezes é legal ler um livro mais leve que nos faz sorrir a toa, né? :) Adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. oi!

    só tenho lido resenhas positivas em relação a esse livro. mas também fica fácil de gostar dele, pois a trama e narrativa são bastante leves e agradáveis. pelo jeito, a autora soube dosar muito bem tudo o que inseriu na trama, desde os dramas e mimimis adolescentes, até a amizade e romance. tudo o que qualquer adolescente passa nessa fase complicada da vida. enfim, quero ler sim.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, tudo bem?
    De fato, parece um livro que remete bem à adolescência. Deve dar uma nostalgia bacana. =)
    Gostei da resenha!
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas | Participe do sorteio de 2 anos do blog!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil!
    Que bom saber que, no final das contas, você gostou do livro. É muito bom quando a gente insiste em um livro e no final vê que valeu a pena, né?
    Achei a história legal, mas acho que, atualmente, não o leria... quem sabe mais pra frente.
    Beijoss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu não tenho a minima saudades da minha adolescência! hahaha As vezes confesso que até perco a paciência com esses dramas adolescentes, essa agonia desmensurada que a literatura juvenil tem explorado tantos desde Crepúsculo, acho que por isso passei direto por esse livro na época do lançamento.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Tem toda a cara de ser um livro bem leve e bom pra distrair. Fora a nostalgia com a adolescência, parece que foi ontem né haha e escrever diário também, tão bom! As vezes ainda penso em voltar a escrever. Adoreei a resenha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Invisível", vem conferir!

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil! Eu também curti e foi aquela leitura de pura nostalgia, lembrei muito da minha adolescência. Pena a Editora estar demorando tanto para publicar os demais, pois eu adoraria conferir as novas aventuras da protagonista.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil,
    Parece ser um bom livro, mas não fiquei muito empolgada para ler ele no momento.
    Mas quero ler futuramente.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie
    Eu estou bem curiosa para ler este livro, parece ser muito gostoso de se ler.
    Eu ja li um livro da autora e curti muito!!

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie Sil =)

    Confesso que tenho um pouco de receio de ler esse livro. Sabe quando você até fica curiosa com a premissa, mas tem aquele medo de se decepcionar? É mais ou menos assim que me sinto em relação a ele. Adoro livros, filmes e músicas que me deixam com essa gostosa sensação de nostalgia, mas por enquanto vou deixar esse livro em "stand by".

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  18. Eu assim como você, ignoraria esse livro incialmente. Mas sua resenha me mostrou o potencial dele, mesmo assim não sei se o leria ueheuheueh Que bom que você se surpreendeu e acabou gostando.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Sil!
    Gente, odeio aborrecentes, na boa. Eu meio que fui uma e sei como as pessoas sofrem. Ainda bem que a história melhora e a menina também.
    Eu também ignoraria esse livro na estante.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  20. Já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas não sabia sobre o que se tratava! Não é bem meu estilo, mas quem sabe né?

    Beeijo
    Resenhando Sonhos

    ResponderExcluir
  21. Olá Sil,
    Tenho vontade de ler esse livro. Acho a capa fofa.
    MENINA nem fala em Búzios, nesse calor da treva eu aqui na Baixada onde não tem uma praia sequer enquanto lá....oh delícia HAHA
    E gostei que tem uma Juliana no livro. Xarás são bem vindas, assim como nacionais.

    Ótima resenha.

    tenha uma ótima terça =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo