26 março 2016

Resenha | Imperfeição - Rennan Andrade


Conto: Imperfeição
Série: Segundo conto da antologia A Verdadeira Morte
Autor: Rennan Andrade
Gênero: Drama
Páginas: 8
Ano: 2016
Amazon

Resenha:
Quem leu a minha entrevista com o autor Rennan Andrade aqui, viu que ele falou sobre seu novo projeto, a antologia A Verdadeira Morte. Ele disse que o drama sempre esteve presente nos seus projetos, mas nunca foi um gênero base, mas seus dois projetos mais recentes são dramáticos, um deles A Verdadeira Morte. Ele também falou sobre gostar de escrever contos e sobre os finais serem sempre clichês e deixou no ar as perguntas: porque não surpreender o leitor?; porque não deixá-los com raiva?; porque não fazer o leitor pensar sem deixar os finais abertos e reflexivos?

Acabei de ler Imperfeição, segundo conto da antologia e não é que ele conseguiu? Me surpreendeu, me fez pensar com um final fechadinho e me deixou com muita raiva daquele final. Quantas vezes não tomamos uma atitude e a oportunidade passa e nunca mais volta. Esse é o ponto a ser pensado nesse conto, agir enquanto é tempo.

Nesse conto bem pequeno, conhecemos Jéssica e Arthur. O conto é dividido em duas partes, a primeira com a narração de Jéssica e a segunda com a de Arthur. Jéssica é uma jovem de dezesseis anos que estuda na mesma sala de Arthur a dois anos e apesar de admirá-lo em segredo, e sentir algo por ele que ela tem certeza de que é amor, ela nunca teve coragem de chegar até e ele e conversar qualquer coisa que fosse.

Ela enxerga uma perfeição na imperfeição de Arthur. Ele é um garoto que está sempre calado, quase que não tem amigos, não se destaca nas matérias, faz o suficiente para passar de ano, mas ainda assim ela não consegue tirar os olhos dele. Sua amiga Lili incentiva Jéssica a falar com Arthur, já que ela nunca foi tímida com ninguém, mas com ele, ela se torna tímida. Será que ela um dia vai conseguir, ou vai deixar a oportunidade passar?

Quando li A Luz de cada mundo, consegui me surpreender com a qualidade da escrita do autor, sendo ele tão novo. E agora lendo Imperfeição, posso dizer sem sombra de dúvida que eu não estava enganada. Ele tem muito talento. A escrita dele amadureceu muito de lá para cá. O que já era bom, se tornou ainda melhor. O conto é ótimo, daqueles que lemos fascinados e a surpresa que o autor preparou é ainda melhor. Gostei bastante e por isso dei cinco estrelas. Imagino como deve ser os outros contos, já que esse adorei. Recomendo!

Nota:





17 comentários:

  1. Oi Sil,
    Não leio tantos contos, mas esse é parece ser muito bom.
    Gostei muito da premissa, você fala tão bem do autor que da vontade de ler.
    Vou procurar pelo primeiro.
    Bjs
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sil. Tudo bem?
    Não conhecia a obra, muito menos o autor. Adorei seu ponto de vista sobre a obra que por sinal foi bem positivo. Fiquei curioso para conhecer o conto, a história presente entre Jéssica Arthur parece muito envolvente.

    Um ótimo fim de semana. Até mais!
    Link do blog: http://realidadecaotica.blogspot.com.br/
    Não deixe de dá uma olhada em meu Instagram, Twitter & Snapchat: @mais1almeida

    ResponderExcluir
  3. Adorei o conto principalmente por ser curto haha, pelo seu ponto de vista parece ser uma leitura otima, vou ler ainda hoje! Obrigada pela indicação, eu adoro contos haha
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil
    Eu adoro ler contos curtos, de leitura rápida. E pela sua resenha este parece ser muito bom, e enredo dramático que prende o leitor. Fiquei com vontade de ler.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não sou de ler contos, mas confesso que esse me deixou curiosa.
    Post it & Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi
    nem conhecia o autor e o conto e eu gosto de ler conto, mas que bom que ele te agradou, pois parece ser interessante. Estava tão acostumada com o rosa aqui no blog e quando entro e vejo o azul, ainda vou me acostumar com a nova cor.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ah, se você diz que é bom, deve ser mesmo, Sil!
    Sucesso ao jovem escritor, então.
    Beijos!

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil

    Deixar oportunidade passar é um perigo, ela realmente pode nunca mais voltar. A gente tem que pensar muitk nisso pra não se arrepender das escolhas que fazemos.
    Achei a proposta não muito original, mas leria mesmo assim, pois o que importa é o desenvolvimento. Espero poder ler um dia para descobrir o que o autor aprontou em 8 páginas.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    FELIZ PÁSCOA =¤.¤=

    ResponderExcluir
  9. Olá, Sil.
    É excelente quando percebemos o amadurecimento da escrita do autor de um trabalho para o outro.
    Como gosto de contos, fiquei bem interessado por esse. Quero conferir essa ótima escrita do Rennan.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil! Eu quando gosto de um autor e vejo a evolução de sua escrita a cada novo trabalho fico muito feliz, acabei um livro hoje onde notei isso e fiquei super empolgada para ler mais e mais desta pessoa. Gostaria de conferir o trabalho do Renan.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Eu particularmente sou muito fã de histórias cujos finais não são tão perfeitos, nem toda trama precisa ter um final feliz, sempre pensei assim... Os livros precisam se aproximar da realidade do autor que na maioria das vezes nem de longe lembra a história que se lê.
    Eu quero ler estes contos, com certeza que quero!!!

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Silvana.

    Eu não conhecia o autor e pela sua resenha a história deve ser muito boa. Fiquei curiosa para ler pois contém a narrativa dos dois personagens principais e a capa do conto, mesmo seja simples, eu gostei.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oieeee passando só para avisar que quero uma Jessica na minha vida hauahuahau. Me identifiquei demais com o carinha ai, e parece ser uma história bem legal neh!! Super curta.

    Até mais, http://www.meninoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Desconheço o autor e as suas obras, mas fiquei curiosa. Em apenas 8 páginas, o conto pareceu ser daqueles que te prende e deixa com gostinho de quero mais. Fiquei bem curiosa por causa da sua resenha e vou procurar o conto com toda certeza.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  15. Oláá
    Amei a resenha Sil, (como sempre kkkkkkkk)Tu arrasou, guria tu ainda vai me levar a falência, minhaa WishList aumenta Km toda vez que resolvo visitar teu blog!!! rsrsrsr
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  16. Eu não conhecia essa antologia, mas só de ler a resenha de um dos contos já fiquei afim de conhecer! Eu adoro tramas de amor assim, ainda mais com personagens tímidas, que parece bem eu, rsrs.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  17. Oie, Silvana! Eu conheci A Verdadeira Morte há alguns dias, mas esse conto do Rennan é novidade. Fiquei curiosa por ter o final fechado, mas mesmo assim ficar martelando na cabeça, afinal, literatura que incomoda é muito atrativa.
    Bjus
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo