09 agosto 2016

Resenha | Grito (de Guerra) - Rennan Andrade

Sinopse: Todos nós já fomos vítimas em algum momento de nossas vidas: vítimas de agressão, de estupro, de racismo, e de preciosas perdas. E se já ficamos marcados quando algo assim acontece uma vez, imagina como ficaríamos se isso passasse a ser regular? Ficaríamos transtornados, sem chão, ou qualquer outro lugar para pisar. Nos sentimos sozinhos, mesmo quando há centenas de pessoas ao redor; e nos sentimos sujos, mesmo com nossa consciência estando limpa. Passando a tomar de um veneno, que transforma o temor em raiva e a coragem em medo, algo que faz a gente querer viver e morrer ao mesmo tempo. A partir dai, chega a pergunta chave: vale tanto a pena viver?
Meu nome é Nicholas. Há algum tempo, eu acreditava que ter amigos é apenas uma questão de tempo e dedicação. Acreditava que, se eu me esforçasse, eu conseguiria tudo e um pouco mais. Hoje, porém, todas essas crenças mudaram, e me trouxeram até aqui: sentado, no chão do meu quarto, segurando uma arma roubada, perguntando-me se atirarei em minha cabeça ou em meu coração.
Um conto por Rennan Andrade, escritor de “A Luz de Cada Mundo” e “Imperfeição”. Quando nunca foi tão difícil fazer uma escolha...

"Agora, por exemplo, eu sinto-me estando na frente de uma prova cujo conteúdo eu nunca estudei, tendo todas as perguntas na minha frente, mas sem fazer ideia de quais sejam as respostas."

Depois de ler essa sinopse, é claro que fiquei muito interessada em conhecer o Nicholas e os motivos que o levaram até esse ponto. A história começa com Nicholas sentado em seu quarto com uma arma a seu alcance, ouvindo músicas calmas e reflexivas decidindo que atitude tomar. Ele começa a pensar em tudo o que aconteceu para estar ali, prestes a fazer algo que pelo menos no momento, é uma decisão que vale a pena. Ele lembra quando chegou ao Rio de Janeiro, depois de viver por quatorze anos em Campinas. Ele tentou se adaptar, e pelo menos na aparência, ficou bem parecido com os garotos cariocas. Mas não foi aceito na nova escola. A exemplo da sua escola anterior, as poucas pessoas que chegavam até ele, era para pedir ajuda em alguma lição. E diferente da escola anterior, aqui ele dizia não.

O único amigo que ele fez foi Jonatas, que era amigo de todo mundo na escola. Ambos estavam no primeiro ano do ensino médio, mas em classes diferentes. E quanto mais eles conviviam, mais ele percebia como eram diferentes. Enquanto ele era o nerd que ninguém sabia o nome, Jonatas era popular e todas as garotas falavam com ele. Mas depois de dois anos, a quatro meses atras, Jonatas mudou de cidade com sua família e por um tempo eles até que se corresponderam, mas de repente Jonatas começou a evitá-lo e já faz mais de duas semanas que eles não se falam. Jonatas era o único motivo dele querer continuar naquela escola. Ainda mais agora que ele apanhou sem nenhum motivo na ultima sexta feira. Foram quatro contra um e depois ele não sabia o que doía mais, a dor física ou a vergonha.

Ele precisou ir ao médico e descobriu que tinha uma costela quebrada e que talvez precisasse de uma operação. E mesmo assim ele não contou o que aconteceu para os seus pais. Ele sabia que isso ia ser mais um motivo para eles brigarem. Já faz algum tempo que seus pais só discutem e o casamento está por um fio. Seu pai se afoga cada vez mais na bebida e sua mãe nos calmantes. Ele nem sabe mais se o que tem pode ser considerado uma família. E como se não bastasse, cinco dias depois da surra, ele quase levou outra, mas conseguiu fugir. E esse é só mais um dos motivos para ele estar agora sentando com o revolver de sua tia na mão. E com o revolver será definitivo, porque no domingo ele tentou em um parque aquático, mas não conseguiu ir em frente.

O conto é dividido em três partes e a angustia só vai crescendo de uma parte para a outra. Já tinha lido outros trabalhos do Renan, A Luz de Cada Mundo e Imperfeição e ainda assim consegui me surpreender com a escrita do autor. A qualidade aumentou visivelmente. O que já era bom, ficou excelente. Na primeira parte do conto, temos uma visão da vida de Nicholas e na segunda e terceira não vou contar para não dar spoilers hehe. O autor abordou um tema que infelizmente é muito recorrente nos últimos tempos, o bullying. E o suicido é uma das piores consequências dele. Infelizmente muitos jovens e adolescentes estão tirando a sua vida por não aguentar mais humilhações o tempo todo. Coisas que para uma pessoa pode ser apenas uma "zoação", uma brincadeira, para a vítima é mais um motivo, para juntar ao outros que ela já deve ter com certeza, para ela não viver mais. E no final do conto ainda temos a surpresa de saber que ele é uma homenagem a um amigo que realmente viveu aquela história. Não vou dizer como termina, só que fiquei com o coração na mão. Conto mais do que recomendado, assim como as outras histórias do autor que citei ali em cima.

Nota: 




18 comentários:

  1. Oie,
    não conhecia o livro,, mas confesso que me pareceu uma leitura um pouco mais pesada.
    Acho que não leria no momento.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil!
    Nossa, parece ser bem pesado. Mas fiquei super interessada porque curto leituras que abordam esses temas.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. oi, oi.

    to super curioso pra conhecer esse conto. sem dúvida alguma, sei que vou adorar. gosto muito de ler histórias voltadas pro lado do suicídio, pq sempre tento entender os motivos que levaram tal atitude.

    recentemente terminei de ler o livro "eu estive aqui", da Gayle Forman. o livro trata sobre essa mesma temática e é ótimo. <3

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  4. Oiii Sil

    Esse acho que deixaria passar, não é meu tipo de leitura. A resenha ficou ótima e da pra entender bem a proposta do livro.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sil.
    O conto parece tratar de um assunto pesado, mas que precisa ser abordado. Afinal, muita gente ainda sofre com essas "zoações".
    Ótima dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil
    Fiquei curiosa para saber o final, gostei do enredo e este tema é bem atual. Ainda não conhecia o autor, mas fiquei com vontade de conhecer os contos.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi! Acho que não é meu tipo de leitura haha mas gostei bastante da resenha!
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras
    Blog

    ResponderExcluir
  8. Sil, mais um livro(conto) que vai para a minha lista de desejados graças a sua resenha <3
    Suicídio é um tema que sempre chama a minha atenção. Então claro que fiquei curiosa por isso. Tenho mais vontade ainda de ler, por causa do tema bullying. Fico tão brava quando as pessoas dizem que é mimimi. E terceiro, porque foi baseado em uma história real. Por isso, espero que o final seja feliz :)
    Um beijão
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oláá Sil
    Bom... Como vc já sabe eu amo contos, mas este em especial eu ainda não conhecia, mas pela sua resenha eu preciso ler!!!
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil!

    Nossa, que livro forte! muito forte pelo jeito, do tipo que vou precisar de dias pra digerir tudo, porque já fiquei impactada só plea resenha, que aliás, está excelente! Parabéns Sil!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, tudo bem?
    Olha só, eu estava julgando o livro pela capa, achando que seria algo extremamente chato, mas que engano, a história é do tipo que te prende a cada página e você fica querendo saber mais e mais, muito trite saber que o autor tem um amigo que passou por tal coisa :(.
    Ótima resenha, bjs.

    Brilliant Diamond

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil! A história pelo visto é tensa, a resenha está bem forte e imagino como a leitura deve ser marcante. Dica anotada.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Acho que por ter sido baseado em uma história real, o livro se torna mais forte e doloroso ainda. Bullying é uma prática tão terrível, não entendo como depois de tantos preconceitos que superamos, isso ainda aconteça. Torço muito pra que a obra tenha um final feliz :/

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi
    fiquei curiosa para saber o que o protagonista decidiu, esse parece aquele tipo de história que deixa o leitor com o coração na mão pelos acontecimentos, gostei muito da sua resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil

    Fiquei muito curiosa para ler esse conto. Já faz um tempinho desde o último que li e essa sinopse, juntamente com a sua resenha, chamaram demais a minha atenção.
    Eu sofri muito bullying, graças a Deus não cheguei ao ponto de tentar acabar com a minha vida, mas sei o quanto as pessoas podem ser cruéis!
    Adorei e espero poder ler mesmo!


    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa, o conto parece ser muito bom e tocante! Eu adoro obras que tratam sobre temas assim, tão polêmicos. É algo que sempre deverá ser abordado, sabe? Sempre será importante falar sobre isso e tentar ao máximo diminuir as tragédias que o bullyng pode fazer acontecer.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  17. Nossa, Sil! Que livro forte! Confesso que histórias assim despertam e muito o meu interesse. Preciso ler!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  18. Já li um conto do autor e amei, fiquei estupefata pelo ocorrido, porém, agora não me lembro o nome, lembro do que aconteceu só, rs, tenho no kindle.
    Esse parece ser ainda mais forte e mais sufocante. O bullying é terrível demais, e admiro os autores que estão falando mais sobre ele, buscando ajudar e encontrar uma saída saudável para a situação.
    bjão
    Ana
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo