27 maio 2017

Resenha | Dois Mundos - Simone O. Marques


Livro: Dois Mundos
Série: Tesouro da tribo de Dana # 1
Gênero: Distopia, Fantasia, Aventura, Mitologia
Autora: Simone O. Marques
Editora: Butterfly
Páginas: 256
Ano: 2016

Resenha:
Em 2016, quando completou treze anos, Marina descobriu que era o avatar de três deusas celtas, Dana, a grande mãe; Morrigan, a deusa da guerra e da destruição; e Brigite, a deusa da luz, e que existia uma fazenda, a Fazenda Tribo de Dana, na Chapada dos Veadeiros, escondida em um parque nacional onde as pessoas viviam como os antigos povos celtas, sem qualquer tipo de tecnologia. Entre eles viviam druidas, druidesas e os guerreiros de Dana. Quando chegou ao local, Marina foi recebida como uma celebridade, todos a chamavam de deusa, de Dana, de Pequena Dana e fizeram todas as suas vontades. Mas então alguns grupos religiosos começaram a dizer que Marina era o próprio anticristo e começaram a formar grupos para acabar com ela. Foi então que a destruição chegou em forma de três ondas e o apocalipse aconteceu. A primeira onda destruiu todas as armas de fogo, a segunda todos os templos religiosos e a terceira, o mundo todo. Na Fazenda o evento foi chamado de Dia da Aurora.

Quem estava na fazenda foi poupado, mas no resto do mundo a destruição foi quase total, poucos sobreviveram. E muitos ainda morreram de doenças por falta de atendimento médico no período de adaptação após o ocorrido. Foi o caso da mãe de Pedro, que no dia fatídico estava na fazenda, mas que saiu de lá a procura de sua família. Isso aconteceu há cinco anos e aos poucos as pessoas que restaram foram se organizando, chamando os locais de Rede, mas a situação ainda é precária. E Pedro ultimamente vem sentindo que precisa voltar para a fazenda. Os druidas da Tribo haviam-no chamado de "Oráculo" e como está conectado a Marina, ele sente que precisa ir até ela. Para chegar até a fazenda ele precisa pedir um carro para seu tio, que é o comandantes da Rede onde eles vivem e seu tio insiste que seu primo Tiago vá com ele. E no caminho enquanto pensa em uma maneira de despistar Tiago, ele acaba conhecendo Liban, que pertence ao Outro Mundo. 


Marina agora está com dezoito anos. E não aguenta mais ser tratada com tanto cuidado. Ela só queria ser como as outras garotas, mas as pessoas não veem a Marina e sim a deusa Dana, por isso ela vem fugindo do treinamento que deveria estar recebendo. Ela tem de tudo, mas se sente presa. Ela não tem um minuto sozinha e onde vai, pelo menos um de seus quatros guardiões está com ela, tanto que ela os apelidou de Sombras. E num ato de rebeldia Marina acaba entrando no Sídhe, o lugar dos mortos e dois de seus Sombras vai com ela, Brian e Artur. Um acidente acontece e eles acabam caindo em uma caverna e Marina tem uma visão onde é avisada que ela abriu o véu que separa o mundo dos mortais do Outro Mundo. E ao abrir o véu, Marina acaba libertando antigas divindades, e agora para salvar seu povo, ela tem que encontrar os Tesouros da Tribo de Dana. O destino da humanidade está em suas mãos.

"Desesperada, Marina viu sua mãe, suas irmãs, seus tios, seus avós. Todos mortos. Sem conseguir suportar a dor, caiu de joelhos e as lágrimas desceram pelo seu rosto enquanto soluçava sentindo um vazio insuportável, que jamais sentira antes.
— Isso pode ser evitado. Encontre os tesouros de sua tribo e cumpra seu papel — a voz aveludada sumiu e a água envolveu Marina, sufocando-a."

Eu já conhecia a escrita da autora. Faz alguns anos que eu li Agridoce e gostei bastante do que eu li na época. Mas como esse livro era de um gênero bem diferente, não sabia o que esperar. Amo qualquer história que tenha mitologia e ainda aliado a essa edição maravilhosa, as expectativas eram grandes. E gostei do que li apesar de ter achado a história bem mais juvenil do que eu esperava. Mas em parte foi bom, porque me lembrei das histórias da Série Vagalume, o livro tem aquela mesma pegada. Os capítulos são curtos o que deixa a história bem ágil e quando a gente percebe já terminou, e fiquei querendo a continuação. A autora soube mesclar uma história futurista, com as crenças antigas muito bem e ainda acontece aqui no Brasil, que é um ponto super positivo. 


Já os protagonistas, deixaram um pouco a desejar. A Marina está com dezoito anos, mas se comporta como se tivesse treze, quatorze, e os meninos são mais velhos que ela, mas também tem um comportamento abaixo da idade. Isso me irritou um pouco. E a Marina também me deu nos nervos boa parte da história. Cheguei a lembrar da Eadlyn, de A Herdeira. O comportamento delas era muito parecido. Mas aí temos que levar em conta que ela foi criada sendo tratada como uma deusa. Mas depois que ela percebe a enrascada que se meteu, ela deixa o comportamento mimado um pouco de lado. E outra coisa que não gostei muito, foi que a autora quis inserir um bendito triângulo amoroso entre a Marina e seus Sombras, que com certeza vai ficar mais forte nos próximos volumes. 

Mas em contrapartida temos Pedro, um personagem muito interessante. A história se divide entre o que está acontecendo com a Marina e o que está acontecendo com Pedro e acho que ele tem muito à oferecer para a história. E uma coisa que amei foi a parte mitológica.  A autora soube inserir isso muito bem na história e despertou tanto minha curiosidade, que até fui pesquisar mais sobre o assunto. Quanto a edição eu já sabia que a Butterfly era incrível, mas ainda assim me surpreendi com o capricho do livro. Está perfeito. É daqueles livros que a gente para de ler para admirar a edição. Tirei algumas fotos, mas nem de longe dá para mostrar o quanto ele é lindo. Enfim indico o livro pra quem gosta do gênero e para quem ama ter edições maravilhosas na estante.

Nota:





13 comentários:

  1. Oi Sil! Tudo bom?
    Conheço esse livro de vista e acho a capa maravilhosa! A temática é bem bacana também.
    Não aguento mais ler protagonista com idade adulta/jovem adulta se comportando igual criança; já deu, gente! Se parece com a filha da America então DEUS ME DIBRE ASUHASUHASUHUHASUHASUHASUHA
    Sorte que teve um personagem bom pra balancear <3
    Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar sobre este livro, mas não me lembro de ter lido alguma resenha sobre ele. Eu não sei bem o porquê, mas acho que não iria gostar da protagonista, mas você a comparou com a Eadlyn e sinceramente, sei que muitos não gostam, mas amo essa personagem e amo os dois últimos livros (A Herdeira e A Coroa), eu não a vejo como alguém tão imaturo, então acho que posso gostar da protagonista deste livro, porém, alguma coisa me diz que não vou. Eu não gostei desse triângulo amoroso que você falou que vai se desenvolver.
    Bom, mesmo achando que talvez eu não vá gostar tanto, quero dar uma chance para o livro só pela edição do livro, que é maravilhosa. E gostei da parte mitológica ser bem escrita e isso sem dúvida é um ponto importante.
    Adorei a sua resenha e acho que posso até dar uma chance para o livro!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  3. WOOOOOOW! Que edição mais linda :O
    Eu nunca li algo desse gênero, mas me apaixonei pela resenha e pela diagramação perfeita e já estou salvando a página nesse segundo. Vai entrar pra minha lista de leitura haha

    Beijos,
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, tudo bem?
    Achei o enredo bem interessante, a questão dela ser um avatar da Deusa, as ondas do apocalipse... pena que os personagens não são bem desenvolvidos. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil!! A edição parece ser lindíssima. Gostei da premissa do livro, mas pelo fato de ser bem juvenil e os protagonistas imaturos acho melhor alinhar minhas expectativas quando for ler. rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Eu sou fascinada pela mitologia celta, magia pura, misticismo, não tem como não se empolgar. Ah, pelas fotos estou vendo que a editora colocou imagens de símbolos celtas, uma vez pesquisei e vi que cada um deles tem um significado. Já pensou viver nessa época, entre druidas??? Marina foi completamente irresponsável agindo como se ser Deusa pudessa ser uma escolha que ela poderia gostar ou não, olha só o que ela acvabou fazendo??? Como irá salvar a todos de um poder tão grande como esse??? E do outro mundo??? OMG!!! Risos.... Pelo o que senti era só mudar a idade dos personagens, pois realemnte parece ser juvenil. Ah, Sil, já vi que irei adorar o livro, eu goto muito dessa temática, ainda bem que já tenho o meu exemplar está aqui na fila, risos... Adorei sua resenha, você sempre consegue me levar para dentro da história!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil!
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas já fiquei triste pela Marina parecer com a Eadlyn. Mas pela mitologia misturada com uma sociedade futurística eu faço esse sacrifício.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil,
    Estou me aventurando em algumas obras fantásticas e essa até me parece boa, mas a Marina ser muito infantil, me desanima. Estou em busca de protagonistas mais velhas, assim, fica mais fácil eu me identificar, já que não sou mais uma adolescente (infelizmente, rs).
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil tudo bem?
    Não conhecia essa obra, em primeiro lugar não posso deixar de falar dessa edição, visualmente parece que ficou um projeto incrível parabéns para editora e os envolvidos, apesar dos personagens serem infantis para idade conforme você mencionou parece uma história muito cativante e envolvente, com certeza uma ótima dica principalmente para quem adora uma história recheada de mitologia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil,
    Gostei da premissa do livro, achei bem interessante
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil
    Achei o enredo interessante, mas não é o tipo de livro que eu leria. Mas adorei saber sua opinião sobre.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, mas fiquei com muita vontade de lê-lo.
    Adorei a resenha.

    Beijos :**

    Literatura Por Amor
    Top Comentarista

    ResponderExcluir
  13. Oi
    essa é uma boa história, mas realmente a Marina da um pouco nos nervos, na verdade ela é um pouco mimada e como ela queria agir contra os anciões ficava parecendo uma criança fazendo birra, mas eu tó curiosa para a continuação dessa história. Que bom que gostou de ler ele.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo