11 janeiro 2021

Resenha | A Noiva do Capitão - Tessa Dare

Livro: 
A Noiva do Capitão
Série: Castles Ever After # 3Gênero: Romance de Época
Autora: Tessa Dare
Editora: Gutenberg
Páginas: 256
Ano: 2017

Resenha:
Madeline Gracechurch está prestes a ver seu pior pesadelo se tornar realidade. Ao completar dezesseis anos Maddie será apresentada a sociedade e ela tem verdadeiro pavor de ficar cercada por muitas pessoas. O medo é tanto que ela chega a congelar no lugar. E enquanto seu pai era um viúvo Maddie até tinha alguma esperança de postergar sua primeira temporada, mas agora ele se casou com uma mulher apenas seis anos mais velha que Maddie e que infelizmente nem de longe se parece com a madrasta da Cinderela e faz questão de cobrir Maddie com os vestidos mais bonitos e sonha em jogá-la nos braços de um príncipe respeitável.

Por isso Maddie inventa a mentira que vai assombrar sua consciência pela próxima década. Em um momento de pânico Maddie diz que não precisa frequentar os bailes londrinos porque já conheceu o homem da sua vida em Brighton, local em que ficou durante a lua de mel de seu pai. E a mentira só vai crescendo quando sua madrasta pede cada vez mais detalhes sobre seu suposto pretendente. Maddie inventa que ele é Logan MacKenzie, um capitão escocês que está lutando na guerra. E para corroborar sua mentira Maddie começa a escrever cartas endereçadas ao suposto capitão. No começo Maddie escreve apenas bobagens, mas ao longo dos anos ela começa a colocar todos seus sentimentos e pensamentos nelas, até o dia que não aguenta mais e decide colocar um fim naquela mentira.

Depois de cinco anos escrevendo cartas para um homem imaginário, Maddie diz a todos que seu "noivo" morreu e chega ficar de luto por ele. Ao ver a sobrinha tão triste sua tia Thea convence o padrinho de Maddie a lhe deixar de herança um castelo nas Terras Altas escocesas, para ficar mais perto da lembrança do falecido. E agora Maddie tem a vida que sempre quis, tem sua própria casa e uma renda proveniente de seu trabalho como ilustradora. E tudo ia muito bem até que seu noivo falecido bate a porta da sua casa dizendo que não vê a hora deles se casarem. O Capitão Logan MacKenzie existe e recebeu todas as cartas. Agora Maddie só tem duas opções, ser desmascarada perante toda Londres ou se casar com Logan que antes da guerra era o dono das terras que agora pertencem a Maddie e quer elas de volta a todo custo.


Esse é o terceiro livro da série Castles Ever After, que praticamente não tem nenhuma ligação entre os livros, só que todas as protagonistas herdaram um castelo do mesmo padrinho. E mais uma vez a Tessa arrasou e entregou uma história romântica, engraçada e feminista. A Tessa é a prova viva de que dá sim para escrever um romance de época, gênero onde os costumes machistas eram considerados normais, onde não precisa ter um protagonista esbanjando atitudes machistas e com uma mocinha "a frente do seu tempo" para se ter uma boa história. Dá para escrever uma história que fique dentro da época, mas que mostre que nem por isso ela e nós leitores devemos concordar com o que acontecia.

Eu gosto muito de como a Tessa consegue escrever protagonistas masculinos que são até mais feministas que as protagonistas femininas. Eles sempre apoiam elas em suas decisões, sejam em seguir uma carreira, ter ou não uma família, e acima de tudo elevam a autoestima delas sem precisar ficar apontando características físicas das personagens. Por isso o Logan foi mais um de seus personagens que me apaixonei. Ele é cabeça dura em vários momentos sim, tem um passado traumático também, mas isso não o define e ele não precisa tratar a mocinha mal para mostrar que foi muito machucado no passado. E Logan teve uma atitude no final que precisei bater palmas para ele. Isso sim é amor verdadeiro, não esse negócio de "minha" para lá e para cá.

Já a Maddie conquista o leitor no primeiro parágrafo do livro. Eu me identifiquei muito com ela porque também sou tímida e entendo o que ela passava. Mas através de suas cartas podemos ver o que realmente se passa em seu coração e não tem como não torcer por ela. E ainda temos uma mulher que escolheu uma profissão inusitada, que se sente mais a vontade com insetos do que com humanos. E a química entre os dois é palpável. Como fiquei aflita com o jogo de sedução entre eles e nada acontecia. Mas essa é mais uma das coisas que amo na Tessa, ela não precisa de cenas de sexo para mostrar o quanto o casal combina.

E não é somente os protagonistas que arrasam nesse livro. Temos cenas hilárias e emocionantes com os amigos soldados do Logan. Eu não sabia se eu ria com eles ou se chorava pela situação. Eles passaram por uma guerra e quando ela terminou eles não tinham para quem voltar. Mas encontraram em Logan e Maddie uma família para recomeçar. Dos livros dessa série esse foi o que mais gostei e é uma pena que a série tenha terminado. Mas quem sabe temos mais livros por ai, porque já aconteceu com Como se livrar de um escândalo, onde temos um personagem do segundo livro dessa série, mas que considero sendo mais da série Spindle Cove do que dessa. Mas enfim, recomendo o livro e a série para quem ama romances de época. E para terminar tenho que falar dessa capa que acho linda.

Nota:










16 comentários:

  1. Eu adorei muito a sinopse e me surpreendeu. Já quero ler <3

    Um beijo,
    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
  2. Oi
    eu adorei essa leitura, quero um Logan pra mim, eu estava começando a resenha desse livro, a Maddie é ótima e ela não precisava estar no meio da sociedade para ser feliz, preferia ficar no seu canto, fazendo o que realmente gosta, ainda mais porque acaba sendo um gosto pelicular para uma jovem da época, só que ela não se importa.
    Um dos soldados me conquistou, fiquei com muita dó porque ele sempre esquecia as coisas e nunca lembra que sua familia estava morta.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. oLÁ....
    Amei a sua resenha, deu pra sentir o quão apaixonada você ficou com a leitura!
    É muito bom quando além de bons protagonista, temos também personagens secundários legais... Vou anotar a sua dica aqui na listinha!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil. Como vai? Para os amantes de romance de época a obra é maravilhosa, não é mesmo! Que bom que gostou da leitura deste livro. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Eu quero muito ler todos os livros dessa autora, são muitas pessoas recomendando mas, não comprei nenhum ainda.
    Sinto que ainda quero rever os poucos livros que ficaram na minha estante e me desfazer ou presentear/desapegar de mais alguns e só então comprarei mais livros.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil

    Eu tenho que fazer uma nova tentativa com a Tessa. A primeira com o primeiro da série Spindle Cove não deu muito certo, mas eu tenho o box da série então pretendo tentar novamente pq eu paguei por ele, né? Hahahaha A proposta desse é bem interessante... Cartas pra um homem que ela achava que era imaginário... Só que não. Hahahah Vamos ver se um dia eu leio ele.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  7. Ahhh, como eu amo esse livro! É o meu favorito da série tb! Tb acho que "Como Se Livrar De Um Escândalo" puxa mais pro lado de Spindle Cove do que pra essa série aqui, mas oficialmente ele faz parte das suas série. Gostei dessa ideia do crossover!

    Não sei se vc sabe, mas a Tessa Dare criou um epílogo bônus desse livro. Se passa alguns anos depois do fim dessa história (Logan e Maddie já tem até um filho) e nesse epílogo bônus ela dá um fechamento para cada um dos amigos soldados de Logan. É lindo! Ela disponibilizou online no site dela. Daí fizemos uma parceria, ela e eu, e eu traduzi esse epílogo para o português. A Tessa Dare tb disponibilizou essa tradução no site dela, para download gratuito. Se chama "Quando Um (Outro) Escocês Se Casa". Se não leu, leia que vc vai amar!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Epílogo Bônus de A Noiva do Capitão: https://tessadare.com/tessa-dare-when-another-scot-ties-the-knot-ptbr/

      Essa não foi a primeira tradução de bônus que fiz da Tessa Dare. Ela também criou uma cena bônus para A DAMA DA MEIA NOITE (Spindle Cove 3), super engraçada envolvendo o Thorne e o Colin. Também está no site dela e tb tem versão em português:

      https://tessadare.com/the-manfatuation-portuguese-translation/

      Os dois bônus são ótimos! ♥

      =)

      Suelen Mattos
      ______________
      ROMANTIC GIRL

      Excluir
  8. Oi Sil, td bem?
    Meu Deus, que hilário esse enredo, só de ler a sinopse já me interessei 😂😂😂
    Tenho o primeiro livro dessa série mas ainda não li, e curto a escrita da Tessa!
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil! Esse é o meu preferido da trilogia e um dos meus preferidos da Tessa! Gosto demais do casal e achei que a autora desenvolveu eles tão bem!! Que bom que vc tb crutiu!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. aaah que amorzinho essa resenha. Imagina que estranho você escrever para alguém que não existe e do nada a pessoa aparece na sua porta querendo casar haha
    Já vou colocar os livros nas minhas próximas leituras, mas acho que já vou pular para esse antes de ler os outros dois.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Já amei o livro por saber que sai do clichê "mocinho machista" versus "mocinha a frente do tempo". Sempre quis ler algo da Tessa, e como esse livro pode ser lido separadamente, já que quase não tem nenhuma ligação com os outros livros da série, pretendo começar a conhecer a escrita da autora por meio dessa obra. Eu amei a premissa do livro e eu só leio resenhas positivas sobre ele.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    A série Spindle Cove estava no meu radar por conta de uns elogios que vi por aí, mas gostei tanto da proposta desse livro (a protagonista parece ser uma grande danada!) que acho que vou dar uma chance para essa série primeiro.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Ai eu também adoro quando o livro tem desenvolvimento feminista mesmo que o tempo retratado seja machista. E os personagens masculinos desenvolvidos parecem ótimos.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil
    Esse é o melhor livro dessa série, na minha opinião. Achei muito criativo o enredo, mas os demais também são ótimos. Estou querendo reler essas obras da Tessa mas faltam dois para ter na estante e por isso estou dando uma enrolada antes de ler. Mas esse livro é tudo <3
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil, ainda não tive chance de ler nenhum desses livros, mas eles são do jeitinho que eu gosto! Espero gostar tanto quanto você, a final de contas, romance de época nunca é demais haha

    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo