26 junho 2018

Resenha | Tempestade de Guerra - Victoria Aveyard


Livro: Tempestade de Guerra
Série: A Rainha Vermelha #4
#1 - A Rainha Vermelha
#2 - Espada de Vidro
#3 - A Prisão do Rei
Gênero: Distopia
Autora: Victoria Aveyard
Editora: Seguinte
Páginas: 702
Ano: 2018

Contém spoiler dos livros anteriores.

Resenha:
Para quem não sabe do que se trata, na série A Rainha Vermelha vamos conhecer Mare Barrow que vive em um mundo dividido entre prateados e vermelhos. Os de sangue prateado tem poderes, por isso eles governam o mundo. Mas então Mare descobre que mesmo tendo sangue vermelho ela consegue controlar a eletricidade e posteriormente ela descobre que não é a única de sangue vermelho que tem poderes. Mare acaba se juntando a Guarda Escarlate contra o governo prateado que no momento tem na liderança Maven, o príncipe que Mare já confiou mas que se revelou ser um traidor fazendo com que todos prateados se voltassem contra seu próprio irmão, o príncipe Cal que se juntou a Maré e os vermelhos. Então Mare começa a recrutar um exército de vermelho iguais a ela e depois de uma vitória difícil em Corvium, ela é traída novamente, dessa vez por Cal que escolhe a coroa em vez do amor de Mare.

Tempestade de Guerra começa exatamente onde A Prisão do Rei terminou, com Mare de coração partido pela traição de Cal. Mas ela precisa pegar os pedaços e seguir em frente já que eles venceram apenas uma batalha e não a guerra. E para derrubar Maven os vermelhos precisam da ajuda de Cal e seus aliados, mesmo que entre eles esteja a Casa Samos, cujo líder é Volo que se autoproclamou rei de Rift, e um de seus filhos matou o irmão de Mare, Shade. E ainda por cima Mare vai ter que engolir Cal noivo de Evangeline, mesmo sabendo que Evangeline está tão feliz com esse casamento quanto ela. Mas enquanto as Casas planejam somente trocar um rei prateado por outro, colocando Cal no lugar de Maven, os planos da Guarda Escarlate são completamente diferentes. Eles pretendem acabar com a monarquia implantando um governo como o de Montfort, onde vermelhos e prateados são iguais.

Enquanto isso do outro lado dessa guerra temos Maven e sua esposa, Iris Cygnet, a rainha ninfoide. Maven se casou com Iris para garantir uma aliança entre Norta e Lakeland e acabar enfim com a guerra que dura anos, mas volta da batalha de Corvium com o pai de Iris morto. Iris que havia se casado apenas pela imposição do pai, não tem mais nada a temer e além de querer vingança contra os assassinos do seu pai, ela e sua mãe tem outros planos para Lakeland e vai apenas esperar a oportunidade de virar as coisas a seu favor e torce para que alguém acabe com seu querido marido, que se encontra cada dia pior com sua obsessão em recapturar Mare. Mas Maven mesmo estando visivelmente fora de si, ainda mantêm o maior número de pessoas do seu lado da guerra.

"Esse mundo é uma tempestade que ajudei a criar. Todos ajudamos, em maior ou menor proporção. Com passos que não podíamos calcular, por caminhos pelos quais jamais imaginamos caminhar."

O que dizer desse livro? Sabe quando você termina de ler e senta para escrever a resenha e não sabe o que vai escrever para expressar o que sentiu lendo o livro? Depois de acompanhar a série por todo esse tempo e imaginar mil finais diferentes para a série, a autora vem e faz completamente diferente do que você imaginou. Isso é bom ou ruim? Quando li A Rainha Vermelha eu estava em uma ressaca literária e depois de começar e não conseguir avançar na leitura de 5 livros de gêneros diferentes eu peguei A Rainha Vermelha como quem não quer nada e devorei o livro. E nem preciso dizer que amei tudo nele. Nem sei dizer o que gostei mais. Eu tinha lido várias resenhas negativas dele falando que a autora tinha feito uma salada de GOT com A Seleção e outros livros famosos, mas não concordo. Encontrei algo não original, mas que me agradou muito.

Mas depois li o segundo e o terceiro livro e achei que a história em vez de evoluir foi num decrescente. Mas ainda assim eu gostava da história e principalmente da escrita da autora que é viciante e que sabe terminar um livro como ninguém. Sério, os três livros anteriores terminaram de um jeito que fiquei com o coração na mão. Foi cada plot twist de deixar o leitor desesperado pela continuação. Por isso estava ansiosa para saber como a Victoria ia terminar essa história. Mas então o livro foi lançado, o meu não chegava nunca e comecei a ver alguns comentários de algumas pessoas que já tinham lido. E acabei lendo que o final da série era aberto. Eu confesso que tenho pavor de finais abertos, por isso já fiquei com um pé atrás ao iniciar a leitura. Mas então descobri que existem finais abertos e finais abertos escritos por quem sabe o que está fazendo.

A guerra que estava sendo anunciada nos outros livros enfim chegou. Mas temos vários grupos com objetivos diferentes e que se aliam temporariamente para combater o inimigo maior. Entrou aquela de que inimigo do meu inimigo é meu amigo. Temos Cal tentando conquistar o trono que é seu por direito de nascença, temos a Guarda Escarlate, os vermelhos e os sanguenovos lutando por um mundo onde todos tenham os mesmos direitos, temos Iris e seu reino lutando por vingança e para tomar Norta e temos Maven que luta pelo prazer de ver os outros morrerem mesmo hehe. Mas em boa parte do livro temos mais conspirações e reuniões onde vemos as estratégias politicas de cada um sendo colocada em prática, que foi um ponto forte no livro, do que de luta corporal em si. Mas quando elas aconteciam, era um peso no coração, com medo de quem seria a próxima vítima.

Agora quem roubou a cena e posso dizer sem sombra de dúvida, que esse quarto livro da série foi das mulheres. Cada uma delas com seu papel fundamental mexendo os pauzinhos nos bastidores e fazendo os homens cumprirem suas vontades. Mare, Evangeline, Iris, Farley, Anabel, Cenra, todas mulheres fortes que foram fundamentais para o decorrer da história e de como ela terminou. Ou não terminou porque agora vou falar do famoso final aberto. Eu não achei ele aberto, achei que a autora conseguiu fechar muito bem a história, mas como em toda revolução, as coisas demandam tempo e esforço para haver mudanças, por isso não tinha como colocar um ponto final e um viveram felizes para sempre na história. Por isso eu achei que terminou da forma que teria que terminar, com as coisas encaminhadas e gostei muito do final.


Só não gostei da parte romântica da história. Desde o primeiro livro eu me apaixonei pelo Cal, e não consegui gostar de Maven, nem quando se pensava que ele era diferente. Mas ao longo da história fui pegando ranço do Cal. Ele se mostrou um fraco em todos os momentos e covarde em cada decisão que precisava ser tomada. Foi um personagem que enganou muito bem, muito mais que o Maven que desde o principio foi aquilo mesmo. Não gosto do Maven e acho que ele usou muito sua mãe como desculpa, mas pelo menos ele era o que era enquanto Cal não sabia o que queria de verdade e só fazia magoar as pessoas em volta e principalmente a Mare. Infelizmente não acreditei no amor deles e acho que nesse ponto a autora poderia terminar de outro jeito.

Mare me conquistou novamente. Depois dela ter me dado nos nervos no livro anterior, ela voltou a ser aquela garota do primeiro livro que luta por seus ideais e faz o que é preciso. Evangeline foi outra que me surpreendeu e gostei muito do final dela. Iris também veio apara roubar a cena, mas achei que ela poderia ter sido mais aproveitada e com um final diferente. Agora uma pessoa que ficou meio esquecida foi a Cameron. Como a autora colocou ela como porta voz em um dos livros, achei que ela fosse ter mais do que a pequena participação que teve nesse livro. Agora uma coisa que amei no livro foi que enfim, depois de tantas páginas da série a autora resolveu contar a história pelo ponto de vista de vários personagens da série como o Cal e o Maven.

Mas essa resenha já está enorme e se continuar escrevendo vou soltar spoilers. Por isso só me resta indicar o livro e a série. Quem gosta do gênero vai amar. E como cada um é cada um, tenho certeza de que esse livro vai mexer com você, seja para o bem ou não hehe. Quanto a edição, a capa está tão linda quanto as anteriores. Adorei as capas irem mudando os tons para mais escuros ao longo da série, foi acompanhando a evolução da história. Vi muita gente reclamando do material da capa, mas as minhas continuam iguais a quando comprei. Enfim, leiam, mesmo os livros sendo enormes, eu terminei querendo mais hehe.

Nota:






18 comentários:

  1. Adorei a resenha, Sil. Eu estou ansiosa para ler esse livro!! :O

    Beijos,
    Le Café Rouge
    https://lecaferouge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, tudo bem?
    Adorei a resenha, já quero conferir
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  3. Oi
    legal que curtiu a resenha desse volume, já tive muita vontade de ler essa série, mas acabei perdendo o interesse.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil!
    Apesar dos pesares eu achei esse um final aceitavel, embora não fosse o que eu esperava. Quando eu soube do título eu esperei mais batalhas e mais ação, coisa que não teve, entao a autora me decepcionou um bocado ai. O livro é gigante e ela perde tempo demais com intrigas politicas sem necessidade e Cal e Mare me fazendo revirar os olhos.
    Eu gosto do Maven, nao como pessoa, mas como personagem em si. Eu acho que ele é muito bem construido e eu adorei q ela manteve ele fiel a essência. Eu não queria q ele se convertesse e ficasse bonzinho. Tinha medo ate. Cal por outro lado, nunca gostei. Sempre achei ele ainda mais tosco e falso do que o irmão. E esse final só comprovou isso.

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, eu não acompanho a série, mas parece que ela é cheia de altos e baixos e para nós românticas torcer pro casal que não dá certo é um pouco chato mesmo, te entendo rsrss Que bom que vc curtiu e eu tb gostei das capas, achei que seguem um padrão!

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Aqui em Portugal ainda não foi publicado o terceiro, já li os dois primeiros mas estou aguardar que esses sejam publicados para continuar a ler a série.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil! Tudo bom?
    Tô digitando com os pés porque com as mãos tô aplaudindo essa resenha. Existe final aberto e final aberto bem escrito AMÉM ALELUIA PALAVRA DO SENHOR.
    Amo e vivo pelas mulheres dessa série. Elas são as donas da palavra, da guerra, do poder, e a Victoria desenvolveu cada personagem feminina TÃO BEM que dá vontade de chorar. ISSO SIM É PODER FEMININO!
    Eu curti o fato de a Mare e o Cal terem terminado 'daquele jeito', mas espero que com os contos que vão sair ela não dê um final feliz da Disney. Até porque o Cal é um babaca e MEU DEUS como me irritava a Mare sendo cega e aceitando isso. Foi o único ponto muito falho de toda a narrativa; o amor deles não convenceu a ponto de me fazer acreditar que a Mare daria as costas ao próprio orgulho por ele. My ass pra esse plot.
    Amei a resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil
    Acho que eu fui a única pessoa que não curtiu este primeiro livro da série e por conta disso acabei não lendo os outros. Mas lendo sua resenha até fiquei curiosa para concluir, mas estou com receio. A leitura do primeiro foi muito trancada.


    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil,
    Eu não consegui gostar de A Rainha Vermelha!
    Li os dois primeiros e Mare me irritava demaaaaais.
    Fico feliz que o final tenha sido surpreendente e satisfatório, mas para mim, a série não funcionou :(
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie Sil =)

    Essa será uma das minhas próximas leituras e confesso que ao mesmo tempo que estou ansiosa estou apreensiva. Ao contrário de você fui começando a realmente a gostar da história do final do segundo livro em diante.

    Nunca gostei do Cal, justamente por ele me parecer fraco e do tipo que dança conforme a música desde a Rainha Vermelha. O Maven é o tipo de personagem com quem tenho a velha relação de amor e ódio e a Mare, bem continuo não gostando dela, mas a entendo.

    Não tenho problemas com finais "abertos", pois a maioria das distopias que li seguem esse padrão. Só espero que a Victoria não invente de fazer que ne a Tahefeh Mafi e lançar uma sequencia daqui uns anos rs...

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  11. Eu as vezes também fico meio receosa com as partes românticas em fantasias, muitas vezes são desnecessárias. Nunca li nenhum livro dessa série, e já ouvi tanto comentários positivos como negativos.. ainda estou analisando se lerei ou não..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi
    que bom que gostou, depois de tanto ler resenhas negativas do primeiro livro, estou lendo várias positivas desse volume e esse foi mais um, apesar dele também ter seu lado meio ruim como o romance, já tive vontade de ler a série, mas hoje em dia não.


    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. OI, SIl TUdo bem?
    Tanta gente ama essa série mas eu tenho realmente dificuldade pra ler distopias, elas não me chamam atenção alguma e eu tenho até Rainha Vermelha, mas logo desisti quando comecei. Posso tentar de novo outra vez mas eu acho difícil demais gostar desse gênero, então provavelmente sou dessas que nunca irei conhecer essa série da Victoria.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil

    Dessa vez eu não li a sua resenha, ok? Eu sempre leio e sei que você vai me perdoar! <3
    É porque estou lendo o livro, quando eu terminar volto aqui pra ver se a gente teve opiniões parecidas! :D

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, esqueci de falar. Eu uso o MeSeems para responder pesquisas, mas eles me enviam pouquíssimas, por isso tô demorando uma eternidade para juntar. Preciso de no mínimo 3000 pontos. Vou me inscrever naqueles que você falou! :D

      Excluir
  15. Eu amei essa essa resenha <3 como a outras que eu ja li suas. Suas indicações botam pra quebrar viu hahah

    https://dosedeestrela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Silvana, como você consegue ler tantas séries? Eu sempre fico impressionada! Eu devo confessar que prefiro livros completos, cuja história se encerra dentro de um só volume e corro um pouco dessas séries longas. Mas essas séries são um fenômeno literário, né? Algo parecido com as séries de TV, que são até um pouco viciantes. Hahaha! Um beijo :*

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil,

    Li até a Espada de Vidro e a Mare me irritou tanto que desanimei para pegar o terceiro. Mas depois que saiu esse último fiquei com vontade de terminar a série, espere que eu não decepcione. Pulei um pouco da sua resenha com medo de spoilers.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo