18 outubro 2018

Primeiras Impressões | A Herdeira - Mariana Ribeiro

Pertencente à alta aristocracia brasileira do século XIX, Maria Luísa é uma mulher à frente do seu tempo. Uma jovem decidida a assumir o controle do seu próprio destino, mas ainda pressionada pelas convenções de sua época. Quando conhece o Tenente Martim Afonso Almeida, inicia uma história de amor em meio a Guerra do Paraguai.
Convencionada a se casar com o Duque de Westminster, ela acaba por aceitar o matrimônio após ter recebido a notícia de que seu verdadeiro amor faleceu. Mas, quando descobre que ele está vivo e de volta ao país, acaba dividida entre o dever com a família e os impulsos do coração. A jovem herdeira acaba por ser confrontada com a necessidade de fazer uma escolha decisiva, que mudará não só a sua vida, como também a de todos que a cercam.
A partir desta escolha, Maria Luísa inicia um caminho sem volta para o mundo cruel, que até então não conhecia.

Como vocês sabem, o blog firmou parceria com a autora Mariana Ribeiro para a resenha do livro A Herdeira e hoje venho falar um pouco sobre quais foram minhas primeiras impressões ao ler os cinco primeiros capítulos do livro. Cinco capítulos é pouco perto de um livro que tem quarenta e um, mas já deu para ter uma boa ideia do enredo do livro e dos personagens em si e também do que esperar da escrita da autora que eu ainda não conhecia.

Como disse na postagem que anunciei a parceria, meu interesse pelo livro se deu ao saber que era um romance de época, meu gênero favorito atualmente, mas que ao ler os primeiros capítulos descobri se tratar de um romance histórico, que aliás tem poucas diferenças entre si e acho que o mais relevante para saber diferenciar os gêneros é que nos de época o foco é no romance, enquanto nos históricos o foco são nos fatos e o cenário é embasado em situações reais que são o ponto de partida da história. Aqui no caso temos a Guerra do Paraguai e o período do abolicionismo.

Outro fator que me fez querer ler o livro foi a capa. Tenho um fraco por capas com vestidos, de época então, eu já quero ler na hora hehe. E ao iniciar a leitura gostei bastante ao ver que a modelo da capa condiz com as características da protagonista. Estou cheia de ver modelo morena na capa e a personagem na verdade é loira e vice versa. E teve até uma coisa que me chamou a atenção que foi saber que no período em que acontece a história, as mulheres que tinham cabelos escuros e cacheados que eram consideradas belas, o contrário do que estou acostumada a ler em romances de época que se passam na Inglaterra.

Nos primeiros capítulos vamos conhecer Maria Luíza e seus ideais. Vamos ver a forma como ela lutou para poder estudar e se formar enfermeira e também vamos ver como ela se apaixonou perdidamente por alguém que estava completamente fora de seu alcance já que ela é filha de um Marquês e Martim é um militar. E depois de sonhar com um futuro feliz ao lado do homem que amava, perder ele para a guerra e ser obrigada a se casar contra sua vontade.

Os primeiros capítulos só contam até ai, mas já deu para perceber pela sinopse que a vida dela não vai ser nada fácil e ela vai ter uma dificil escolha pela frente. Pelo pouco que li sobre a protagonista, eu gostei dela e de ver como ela lutou pelo que queria, tanto para estudar como para trabalhar como voluntária. Já Martin não deu para ver muito sobre ele ainda, só que ele amava Maria Luiza sinceramente. E o personagem que mais me intrigou nesses capítulos e que me ganhou nesse triangulo até o momento, foi o duque de Westminster, apesar de até então ele ser o vilão do amor entre os dois.

Quanto a escrita da autora, deu para ver que ela pesquisou bastante porque a escrita dela é bem detalhista, principalmente com as partes históricas. E detalhista de uma forma gostosa de aprender, não de uma forma que deixa a história cansativa. Eu que nunca fui muito fã de História, corri pesquisar sobre as coisas que a autora estava falando no livro.

Logo tem a resenha completa dele por aqui, mas por enquanto eu deixo a dica para quem gosta de ler livros do gênero. E ainda tem a vantagem de ser uma história que se passa no nosso país. Se ficou interessado, o e-book está sendo vendido por um preço bem camarada lá na Amazon e quem assina o KindleUnlimited, ele faz parte do programa.








14 comentários:

  1. Que legal Silvana, parece ser um romance muito promissor. E com toques de realidade/história no meio, o que é mais bacana ainda. Gostei! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil!
    Menina, acho que nunca li um romance de época que se passasse no Brasil (não considero Perdida como romance de época hahahaha)
    Eu amei essa capa! Muito linda mesmo!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, tudo bem? Eu gostei da capa e da sinopse, mas vou esperar vc ler tudo para decidir se leio ou não rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, Silvana. Como vai?
    Gostei muito mesmo da sua resenha de primeiras impressões! Achei pertinente o seu ponto de vista e mais ainda ao saber que a leitura te surpreendeu positivamente.
    Fico no aguardo da resenha do livro completo.
    Muito obrigada pela sinceridade e pela resenha tão bem escrita.

    Bjos,
    Mariana Ribeiro.

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil! Que bom que a obra vem se apresentando boa logo no começo, tomara que seja uma ótima leitura. Parabéns pela parceria. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Nossa, por um segundo achei que era o livro original do filme do Paraguai, me enganei.

    http://clebereldridge.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil!
    Me lembrando aqui de novelas brasileiras desse estilo, realmente, as morenas eram mais valorizadas, rs.
    Que ótimo ter sido um bom início de leitura!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil! Tudo bom?
    Romance histórico que se passa no Brasil QUERO. Vi só um entre lançamentos recentes mas várias resenhas apontaram a falta de pesquisa e de respeito com a história, então blerg, passo longe. Agora esse parece maravilhoso! Vou aguardar a resenha completa, mas já adicionei na wishlist da Amazon :D

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Uau, 41 capítulos.. 5 é mesmo um número bem de começo. Que bom que apesar de estar só no inicio, você já gostou da escrita e dos personagens.. Esperando a resenha agora :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil
    Já vi que essa leitura vai render muito! Eu não li muitos romances históricos mas já coloquei esse na lista, ainda mais por causa dessa capa lindona e porque nunca li um livro que se passa aqui.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil,
    Bem feliz que você conseguiu a parceria e bem ansiosa pra ler sua resenha.
    Já iniciei a leitura também e o pouco que li já me conquistou, as descrições e lugares que conheço atualmente, retratados na época e tals.
    Eu curto os históricos, um que li e amei foi Belgravia.

    até mais,
    Nana e Leticia - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil,
    Parabéns pela parceria! A Pâm do Interrupted Dreamer também conseguiu e estávamos conversando sobre a orba... Eu também tenho um fraco por capas com vestidos, rs.
    Tomara que seja uma leitura proveitosa, estou ansiosa para saber o que achou do todo.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Hey Sil! Tudo bom?
    Não conhecia o livro, e é lindo demais quando a gente curte o gênero literário e consegue a parceria né?! No aguardo da resenha completa!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil

    Assim que bati o olho nesse livro lá no Instagram eu me interessei por ele.
    Suas primeiras impressões me agradaram e gostei de saber que é um romance mais histórico, eu tenho ficado interessada por essas histórias de época mais puxadas pra realidade.
    Eu assino o Kindle Unlimited e vou aguardar sua resenha completa pra ver se leio ele logo.
    Na torcida para o restante seguir te conquistando.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo