04 outubro 2018

Resenha | Travessia - Ally Condie


Livro: Travessia
Série: Matched # 2
#1 - Destino
Gênero: Distopia
Autora: Ally Condie
Editora: Suma
Páginas: 280
Ano: 2012

Resenha:

Contêm spoilers do livro anterior.

Cassia Reyes vive em uma Sociedade onde não existem doenças, crimes, e todos tem direitos e acesso igual a moradia, empregos e educação. Mas tudo tem seu preço e para ter tudo isso as pessoas precisaram abrir mão de seu direito de escolha. Tudo é controlado pela Sociedade. O que você veste, o que você come, seu trabalho, com quem você vai se casar, quando e quantos filhos cada família terá e até seus momentos de lazer são escolhidos por eles. Cassia estava satisfeita com sua vida até o dia do seu Banquete do Par, onde seu futuro marido foi escolhido. Para sua surpresa seu par é Xander, seu melhor amigo. Mas então um erro em seu microcartão acaba servindo como um gatilho, por alguns instantes aparece outra pessoa como seu par no lugar de Xander, e Cassia começa a se questionar.

O outro rosto que aparece é o de Ky, um garoto que ela conhece desde criança. Mas Ky nem poderia participar da seleção de pares já que é uma Aberração por causa de uma Inflação que seu pai cometeu. A curiosidade leva Cassia a se aproximar e se apaixonar por Ky. É então que ela descobre que tudo não passou de uma experiência feita pela Sociedade. Mas Cassia não aceita que foi manipulada e decide que vai encontrar Ky, que foi levado pelos Funcionários para as Províncias Exteriores. Meses se passam e Cassia ainda não encontrou uma maneira de chegar até Ky. Mas ela lembra de uma dica que o próprio Ky lhe deu, e apesar de ainda não saber como chegar até ele, Cassia descobre que eles não estão sozinhos, em algum lugar existe um líder e uma rebelião sendo formada.

E num golpe de sorte Cassia consegue se infiltrar em uma nave que vai levar algumas meninas, Aberrações, para as Províncias Exteriores. E por pouco Cassia não encontra Ky. Um dos garotos que está no acampamento onde elas chegam, conta que Ky acabou de fugir para A Escultura junto com mais dois meninos,Vick e Eli. Cassia não perde tempo e junto com Indie, que está a procura do grupo rebelde conhecido como Insurreição, partem para os cânions que formam a Escultura. Lugar que dizem, ninguém nunca voltou vivo. E na busca por Ky, Cassia vai descobrir que ela mudou, sua visão sobre a Sociedade não é mais a mesma e o que ela puder fazer para derrubar esses sistema "perfeito", ela vai fazer. Até mesmo ir contra a vontade de quem ela mais ama nesse mundo.

"Não entre docemente naquela boa noite,
A velhice deve arder e delirar ao fim do seu dia;
Revolte-se, revolte-se contra o apagar da luz.
Embora os sábios, ao morrer, saibam que a escuridão é o certo,
Porque suas palavras não provocaram centelhas, eles
Não entram docemente naquela boa noite. (...)"
DYLAN THOMAS

Eu já tinha lido esse e o primeiro livro da trilogia quando lançou, mas decide reler para finalmente ler o terceiro e ultimo livro da trilogia e então terminar essa história que tanto se parece com o que está acontecendo em nosso cenário atual. Diferente do que aconteceu com o primeiro livro, que baixei a nota que tinha dado na época, a nota desse aumentou. Talvez por minhas expectativas não estarem tão altas como estavam na primeira vez que li ele. E talvez também por hoje eu ver o mundo de uma outra forma. E o engraçado é que o livro foi bem diferente do que eu tinha esperado. Esperava bastante ação e encontrei mais reflexão. Na primeira vez que li, vi toda a história como um nadar nadar e morrer na praia, nessa segunda vez consegui ver que toda a Travessia foi um amadurecimento da personagem principal.

Antes de mais nada vamos falar do triângulo amoroso, coisa que odeio. Cassia amava Xander como um amigo, mas quando ele foi escolhido para ser seu par ela ficou feliz e atraída fisicamente por ele. Mas então Ky apareceu e Ky era uma Aberração, ele era o quebrar as regras, o desafiar a Sociedade e isso foi o que atraiu Cassia. No primeiro livro eu não me convenci do amor entre eles, mas depois de tudo o que ela fez nesse segundo livro, acredito que é amor sim e que Xander ficou fora da jogada. Mas então teve um acontecimento no final desse livro que acredito que vai trazer ele de volta para esse triângulo. Eu particularmente, olhando pelas personalidades dos dois, escolheria o Xander, mas como sempre escolho o lado errado dos triângulos, acredito que ela vá ficar com o Ky.

Agora falando sobre a Travessia. É visível como a Cassia amadurece nesse livro. A garota mimada que nos é apresentada no primeiro livro não existe mais. Cassia agora sabe o que existe por trás da perfeição que a Sociedade mostra e o que ela não sabe ela vai descobrir. Ela entende as atitudes de seu avô e do seu pai. Ela sabe o que significa perder. E acredito que ela terminou esse livro com um potencial enorme para arrasar no próximo. Nesse segundo livro temos a narração intercalada em primeira pessoa entre Cassia e Ky e assim podemos conhecer mais esse personagem que é considerado uma Aberração porque seu pai questionou a Sociedade. Até que gostei dele, mas como já tinha escolhido o Xander, não me apaixonei.

E o Xander, ou precisamente a falta dele, foi o que me fez não dar nota máxima para esse livro. Mas mesmo não aparecendo fisicamente, ele esteve presente o tempo todo entre o casal. Indie é um personagem que me intriga e vamos ver o que a autora fará com ela no próximo livro. E por fim quero falar dessa capas, que como já disse na outra resenha, eu amei e tem tudo a ver com a história. Até as cores deles, porque remetem aos comprimidos que todos carregam, um verde para acalmar, um azul para sobrevivência e um vermelho para apagar a memória. E as cores ditam também o tom das histórias. E para finalizar, é claro que recomendo para quem gosta do gênero. Mesmo não trazendo nada de novo para quem lê bastante distopias, acho que ainda é válido a leitura. Quem sabe se quanto mais lermos sobre o assunto, mais vamos acordar para a realidade que nos cerca.

Nota:







13 comentários:

  1. Oi Sil!
    Eu hypei muito nas distopias na epoca de Jogos Vorazes e consumi um bocado, como disse na resenha do livro anterior, essa é uma trilogia que nao me animo e nem me animei antes. Apesar de achar a tematica interessante, ela fica num limbo bem particular pra mim pq vi muita resenha negativa dos 3. E ai nao quis me arriscar. Algumas mencionando o apego da autora pelo romance. Acabo que eu acho a vibe dela muito Delirio, outra distopia que detestei. Entao.
    Mas esse lance das capas foi novo pra mim. Nao sabia desse detalhe. Interessante esssa questao das cores. Espero que tenha um desfecho digno.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu achei bem interessante!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil!
    Eu preciso continuar essa trilogia, falta eu ler esse e o último!
    Caaara, eu tbm sou #TeamXander, mas concordo com vc, acho que a Cassia vai ficar com o Ky no final das contas, rs
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii, Sil

    Aiii, esses tripés dos triângulos amorosos que mesmo ausentes são presentes, saco! Hahahaha
    Que bom que a personagem cresce e amadurece, sempre gosto quando isso acontece.
    Acabei vendo a nota que você deu para o terceiro lá no Skoob e fiquei curiosa para saberos motivos.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, tudo bem? Não é um gênero que eu curta, acho que vou passar essa, mas fico feliz que a continuação tenha sido boa.

    Bjs, Mi
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil
    Eu não tinha me interessado pela obra, e você falou em triângulo amoroso eu sou que nem você, sempre torço pro errado, mas comparando o primeiro livro, acho que esse foi ligeiramente melhor né?
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito. Me interessei pela leitura. Acho que daria um ótimo filme. Não acha?

    O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil,
    Há muitos anos, na época das distopias eu quase comprei esse livro em promoção na Americanas, mas como fiquei um pouco saturada da temática, dei um tempo e nunca mais vi as obras ganhando destaque.
    Acho que super leria, ainda mais nessa fase de reflexão para as eleições!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Silvana,
    não conhecia essa trilogia. Faz muito tempo que não leio uma distopia, então, no meu caso acho que posso ser surpreendida. Sua resenha me deixou muito curiosa para descobrir que experiências são essas que eles estão fazendo. Vou anotar sua dica.
    bjs.
    Pri.

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Ah, eu lembro dessa série, consegui comprar ela em uma promoção, mas acredita que ficou esquecida na estante? Engraçado, pela sua resenha, você me levou para o lado do Ky, me fez escolhê-lo, mas também não conheço ainda Xander, então, vamos ver com quem vou querer ficar, risos...Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil!
    Eu não terminei essa trilogia.. Acho que comentei que cheguei a gostar do primeiro livro, mas não suficiente para continuar.
    Menina, eu nem tinha reparado que as capas remetem às cores das pílulas hahahaha Achei isso demais!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Hey Sil! Tudo bem?
    Não conhecia essa série, e por curtir distopias vou coloca-la na minha lista.
    Obrigada por comentar lá no meu blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!

    Também detesto triângulos amorosos, mas se isso não altera a qualidade da história então a leitura é totalmente válida. Fico feliz pelo segundo volume ter recebido nota alta, ainda tenho curiosidade de conferir os livros!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo