16 outubro 2018

Resenha | Conquista - Ally Condie


Livro: Conquista
Série: Matched # 3
#1- Destino
#2- Travessia
Gênero: Distopia
Autora: Ally Condie
Editora: Suma
Páginas: 360
Ano: 2013

Contêm spoilers dos livros anteriores.

Resenha:
Cassia Reyes vive em uma Sociedade onde não existem desigualdades. Todos tem o mesmo direito a moradia, educação e empregos. Não existem mais crimes e nem doenças. Só que tudo tem seu preço, e nesse caso o preço é a pessoa desistir do seu livre-arbítrio. A Sociedade escolhe tudo por você, desde suas roupas, o que você come, o que você vai fazer nos seus momentos de lazer e principalmente com quem você vai se casar, garantindo assim gerações de seres humanos saudáveis. Cassia estava feliz em viver assim até que um "erro" no dia do seu Banquete do par, abriu seus olhos para o que realmente estava acontecendo. Seu melhor amigo Xander foi o escolhido para seu par, mas o rosto que apareceu em seu microcartão foi o de Ky, que não poderia participar da seleção por ser uma Aberração.

Cassia acabou se apaixonando por Ky e só então descobriu que o "erro" não passou de uma experiencia da Sociedade. Ky foi levado para morrer nas Províncias Exteriores, mas Cassia deu um jeito de chegar até ele. E durante a sua busca por Ky, Cassia acabou se deparando com um grupo rebelde chamado de Insurreição e se juntou a eles. A Insurreição decidiu que Cassia serviria melhor estando infiltrada na Sociedade e foi quando ela descobriu que Xander, seu par que ela abandonou para ir atrás de Ky, pertence a Insurreição. Xander agora é um Oficial da área médica e vê em primeira mão o começo da Insurreição. Uma Praga criada pela própria Sociedade para acabar com seus inimigos começa a se espalhar pela cidade, e a ironia disso tudo é que eles não tem a cura para a doença.

Mas a Insurreição tem a cura e só está esperando a hora certa de agir. E a oportunidade aparece no dia do Banquete do Par. Cassia trabalha como classificadora e é chamada as pressas para tentar salvar o dia mais importante da Sociedade. Só que em vez de ajudar, Cassia e os outros infiltrados só deixam as coisas ainda piores. O fracasso do Banquete aliado aos montes de doentes faz com que as pessoas percam a pouca fé que ainda tinham na Sociedade. E quando os aviões chegam com a cura, um deles pilotado por Ky e Indie, a Insurreição consegue o que queria. Mas diferente de Ky, Indie e Xander, Cassia e sua família não são imunes, nem ao comprimido vermelho, nem a Praga. E quando a Praga sofre uma mutação eles vão precisar correr contra o tempo se quiserem permanecer vivos.

"Você não pode mudar sua jornada, se não estiver disposto a se mexer de alguma forma."

Se tem uma palavra para descrever o que senti ao terminar esse livro foi decepção. A trilogia toda na verdade. Sinto que gastei meu dinheiro em uma história que tinha tanto potencial mas que a autora perdeu o rumo no meio dela e não soube nem dar continuidade, nem terminar uma história que prometia tanto. Ela não soube escrever a parte distópica, que ficou sem sentido nesse ultimo livro e nem soube escrever o romance/triangulo amoroso que poderia ser uma outra forma de ver o livro. Deixou a desejar em tudo e só dei uma estrela por mérito do personagem Xander, que foi muito mal aproveitado durante os dois primeiro livros e que estava na cara que tinha um grande potencial.

Nesse livro temos a narração em terceira pessoa dividida entre a Cassia, o Ky e o Xander. E apesar de ter amado conhecer mais do Xander e ver uma boa participação dele no livro, não entendi o porque dele ter narrado já que o triângulo amoroso criado pela autora lá no primeiro livro não se sustentou ao longo da trilogia, no segundo livro já está claro que a Cassia escolheu o Ky, péssima escolha por sinal, e nesse livro o triângulo muda de lado já que temos uma relação entre o Ky e a Indie, e o Xander encontra outra pessoa para amar. E apesar de torcer pelo Xander, eu não queria que ele ficasse com a Cassia porque em nenhum momento ela mereceu ele, o Xander sempre foi a segunda escolha dela, tudo e todos estavam na frente dele nas suas prioridades.

Por isso nem gostei nem desgostei da forma como a autora terminou as partes amorosas da história. Agora quanto a distopia, sabe aquela história que anda, anda e quando você percebe não moveu nenhum passo? Tudo o que era esperado não aconteceu. A Insurreição tomou o poder e a Sociedade levantou e deu o lugar, assim de graça, ninguém tentou nada, não houve nenhuma resistência. De tudo o que foi falado no primeiro livro, esperava que eles pelo menos tentassem manter o poder. Mas não. E dai você derruba um governo para que mesmo? Para nada, porque nada mudou e as pessoas continuaram do mesmo jeito como se tudo aquilo fosse normal. Então me diga o porque de eu ler três livros que juntos somam quase mil páginas para tudo continuar do mesmo jeito?

Que raiva de ter perdido meu dinheiro e meu tempo lendo essa trilogia. Queria desler eles na verdade porque não gosto de não gostar de um livro. Eu evito o máximo falar coisas ruins, sempre procuro ver as coisas boas da história. Mas não tem nada bom para falar aqui. Eu só pegaria o Xander, que é um personagem incrível e escreveria uma história completamente diferente. Não sei no que a autora pensou ao escrever essa história, se você leu e gostou, me conte nos comentários o porque de eu estar tão equivocada, porque a trilogia foi uma das piores leituras que já fiz. As capas, como disse nas outras resenhas, eu gostei bastante, tanto da escolha das cores, que tem tudo a ver com a história, como da garota estar saindo da bolha. É uma pena que ela saiu dessa bolha e entrou em outra. Não recomendo a leitura.

Nota:







17 comentários:

  1. Oi, Sil.
    Que pena que a autora se perdeu na história.
    Eu também tinha achado a premissa legal, apesar de bem manjada e repetida em algumas distopias por aí.
    Infelizmente, nem todas as histórias são boas se não são bem contadas, especialmente.
    Bela resenha.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil
    Que pena que a leitura dos livros não foi o que vc esperava. Eu já tive muita curiosidade por eles, mas não cheguei comprar para ler.

    Beijinhos
    diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que pena que no fim, a história parecia que iria decolar e foi um fracasso. Odeio quando isso acontece..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil,

    Poxa que pena que o livro foi tão ruim.
    Eu tenho o primeiro livro da trilogia que comprei em uma promoção, mas ainda não li.
    É tão frustante quando o autor escreve algo com potencial, mas é mal aproveitado.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  5. Oiii Sil

    E imagina que essas foi uma da sprimeiras distopias, a autora teve toda a chance de apresentar algo novo e original e não conseguiu. Eu detestei a Cassia, achei ela super sem sal e sem carisma, aquele tipo de personagem que não sustenta a hhistória, Ky igualmente. Realmente é o tipo de trilogia que comparada à tantas outras boas histórias que temos disponíveis, melhor nem arriscar.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil
    que pena você não ter gostado! Deu para sentir em cada linha, cada palavra sua decepção com a obra. Sil, eu estou enviando alguns exemplares do meu livro para algumas blogueiras literárias para resenha. Como temos uma relação já há alguns anos e nós adoramos o cantinho uma da outra, eu pensei logo em você. Você faria a resenha do meu livro? Se quiser podemos conversar pelo privado, e-mail, alguma coisa assim.
    um grande beijo
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil!
    Menina, eu larguei logo no primeiro livro e vejo que foi uma boa escolha hahaahhaha Eu ia ficar muito revoltada com tudo.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil! Puxa vida. Que pena ter sido uma leitura tão ruim, eu tenho a coleção e não conferi ainda, mas desanimei totalmente depois de saber sobre sua experiência. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil!
    Eu nem tive paciencia la no primeiro, quem dira no terceiro kkkkk. Olhe, detesto distopia mal resolvida. E um dos meus problemas com o final de Jogos Vorazes que eu acho super atropelado. Nao da pra derrubar um regime e depois so explicar que ficou tudo bem. Nao faz sentido.
    Nao me animava com essa trilogia pq ja tinha visto diversas resenhas negativas, agora entao.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil.
    Já conhecia a trilogia, mas nunca me interessei em ler. Primeiro porque não curto muito ler distopias, salvo poucos casos e segundo porque vi várias resenhas negativas do primeiro livro. Uma pena quando isso acontece. Te entendo bem.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei a sua resenha, Sil. E ainda tem risada dos comentários.
    Às vezes quero desler algumas coisas também hahaha.
    Estou rindo, mas é trágico, sem dúvidas.
    Nunca tive interesse em ler essa série, pior agora.
    Passo essa trilogia rs.

    Tenha uma ótima noite!

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil, eu sinto muito você ter perdido dinheiro com essa série! Realmente é horrível quando a gente se decepciona assim, eu vou passar bem longe rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil! Tudo bom?
    Pior coisa da vida é distopia estragando tudo no último volume. Deus me dibre e guarde que já tive minha cota de decepções pra uma vida.
    Sinto muito tu ter sofrido tanto com esse final, é uma pena mesmo quando o potencial da história vai pro ralo por causa de correria e falta de noção da narrativa :/

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,
    Que triste que a conclusão foi esse lixo. Pior é isso, da gente se dá conta com o dinheiro que gastou. Eu ficaria revoltada também.
    Uma pena que o melhor personagem foi destruído assim. Nesse caso, sempre prefiro ver a protagonista sozinha. Tem umas que não merecem mesmo.

    até mais,
    Nana e Leticia - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil. Como vai?
    Desisti de terminar de ler a trilogia porque não curti o primeiro livro, Destino. Na época até fiz uma resenha a respeito do que achei da leitura no meu blog Confissões Literárias. Também tive a mesma opinião e apreciei muito a sua sinceridade.

    Bjos,
    Mariana Ribeiro.

    ResponderExcluir
  16. Oi Silvana
    eu achei todas as suas mídias sociais
    menos o seu e-mail. Me mande lá nos comentários que eu apago logo em seguida, se preferir.
    bjo
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
  17. Oie,
    Uffa que achei tua resenha... me salvou dessa leitura. Kkkk
    Terminei o primeiro livro e pensei... pode ser bom neah. Livro pequeno e com uma ideia que eu gosto. Mas sinceramente, peguei os outros dois e vi que a autora da umas viajadas, só olhando por cima. Bom que nem perdi meu tempo. Ideia bacana, mas mal elaborada. Uma pena!! Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo