Hoje vou listar algumas coisas que me deixam muito mais feliz ao ler um livro e me fazem aumentar a nota dele, ou diminuir se for o contrário.
Capítulos curtos
Autores, capítulos curtos é vida. Quando o capitulo é enorme só faz com que a gente acabe dispersando durante a leitura ou até mesmo achando a leitura enfadonha e cansativa. Mas quando os capítulos são curtos a gente só quer ler mais um e acaba lendo muito mais. Sem falar que assim como eu, tem muita gente que lê no ônibus e odeio ter que parar o capitulo no meio porque ele é enorme e eu já cheguei no meu ponto.
Narrações em primeira pessoa por vários pontos de vista
Eu sou fã de terceira pessoa que é infinitamente melhor e não se discute. Só perdoo quando é algum thriller e temos um narrador não confiável. Mas já tentou ler um livro em primeira pessoa com aquele personagem intragável que só pensa em seu umbigo e que ainda descreve todos a sua volta pela sua percepção e não pela forma real que a pessoa é? Mas já que parece que os autores preferem escrever em primeira pessoa, custa dar voz a mais de um personagem? É tão melhor assim.
Quando alterna entre presente e passado
Quer me ganhar em uma leitura é só usar desse recurso. Eu devoro o livro quando ele alterna entre vários tempos. Fico imersa em cada uma das histórias e ávida por descobrir os segredos e mistérios escondidos.
Finais fechados
Se tem uma coisa que odeio e não me canso de falar, são os finais abertos. Não sabia como terminar o livro ou estava com medo de as pessoas não gostarem e deixou para o leitor decidir o que fazer? É isso que penso quando vejo um final aberto. Claro que não estou falando aqui daqueles finais que são abertos mais que na verdade é porque a vida da pessoa em si vai continuar a partir dali. Me refiro aos finais que terminam sem as respostas que a gente esperou o livro todo para saber ou aqueles que a história termina do nada e a gente até vira a página esperando que vai continuar no próximo capitulo e não tem nada, acabou mesmo.
Epílogo
A melhor coisa do mundo é quando você pensa que a história acabou e dai vem um epílogo. E epílogo geralmente esta ligado a finais felizes, outra coisa que amo. Quem aqui não gosta de saber que anos depois seus personagens queridos estão bem e felizes? Por isso autores escrevam epílogos sempre.
E você, o que te faz gostar mais de uma leitura se comparada a outras?
Olá, Sil, como vai? Também te achei no instagram <3
ResponderExcluirAmei o seu ponto de vista com relação à capítulos curtos, faz total sentido e é até um posicionamento que eu vou refletir acerca de um livro que estou escrevendo. Adorei mesmo.
No tocante ao final fechado, é exatamente isso! Também não gosto de finais sem respostas, acho que isso faz o enredo perder muito a qualidade.
Adorei o post!
Beijos,
Anni - dear masen
Oi Sil, tudo bem?
ResponderExcluirEu gostei dos pontos e dos argumentos que você trouxe, concordo com quase todos! O único que fico na dúvida é sobre as narrações sob vários pontos de vista. Não sei qual minha opinião sobre, porque às vezes eu adoro, e às vezes "corta meu clima" quando tô lendo sob o POV de um personagem que amo e depois vai pra outro que detesto.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi, Sil!
ResponderExcluirVocê parece que leu minha mente, hahaha.
Tudo isso que você colocou eu também acho muito verdade.
Detesto capítulos muito longos, amo primeira pessoa, adoro passado e presente, deteeesto final aberto e sou doida por epílogos!!!!
Arrasou no post!
Beijoooos
Teca Machado
Casos, Acasos e Livros
Oi, Sil!
ResponderExcluirDesses pontos, eu adoro capítulos curtos e epílogo. não me incomodo com final aberto... contanto que seja o fim mesmo, e não um gancho para continuação. sabe? hahaha e sobre alternar entre passado e presente... eu gosto, mas nem sempre. às vezes uma das linhas do tempo não é tão interessante e eu acabo enrolando na leitura.
bjs
renatavarelaescreve.blogspot.com
Super concordo com todos os pontos, principalmente capítulos curtos. Inclusive é algo que eu me monitoro demais quando escrevo kkkkk
ResponderExcluirBeijos
Balaio de Babados
Oi, Sil
ResponderExcluirEu já não gosto de livros em terceira pessoa, pra mim só funciona se for romance de época. Eu prefiro mil vezes primeira pessoa, ainda mais nos romances que leio e se for intercalado, melhor ainda.
Também não gosto do recurso de voltar no passado e partir pro presente. É um subterfúgio cansativo pra mim e me irrita mais do que agrada kkk mas eu também concordo que capítulos longos são a treva. Tenho reparado muito isso quando estou lendo De cinzas e sangue... poderia ser mais curto!
Beijo
https://www.capitulotreze.com.br/
Oie, eu compartilho de alguns dos seus tópicos, mas nem sempre gosto de narrativa em mais de um tempo porque fico desesperada em saber o que acontece em um só tempo enquanto o outro se torna mais arrastado kkkkkkk. É mais uma relação de amor e ódio mesmo.
ResponderExcluirBjs
Imersão Literária
Oi Sil, que perfeição de postagem! A única coisa que eu discordo é com presente/passado, eu me canso às vezes com o vai e volta kkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Olá!
ResponderExcluirAmei ver que chegou no sétimo livro da série rs
Agora sim pretendo comprar muito em breve para começar as leituras, amei as resenhas.
beijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Você pontuou pontos bem relevantes e importantes. Gostei bastante.
ResponderExcluirBoa semana!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Oi, Sil. Ccomo vai? Excelente seus argumentos. Gostei. Abraço!
ResponderExcluirSil, não vamos brigar, mas eu sou time de textos em primeira pessoa! KKKKKKKKKKKK
ResponderExcluirMas, sim! AMO capítulos intercalados, isso não se discute mesmo! kkkk
E os capítulos curtos ou compridos não é o problema, o problema é quando há LOOOONGAS descrições e tornam as cenas mais pesadas. Quebrar um capítulo em trechos, também pode ser uma opção.
beeeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Olá Sil,
ResponderExcluirAdorei sua lista e super apoio. No geral não ligo tanto se o livro é em primeira ou terceira pessoa mas, quando em primeira, que mostre variados pontos de vista. Final fechado é indiscutível, odeio pontas soltas, mesmo que seja por uma possível continuação. Agora intercalar passado e presente eu AMO demais, mas sem todo autor consegue fazer isso funcionar muito bem, infelizmente.
Beijo!
www.amorpelaspaginas.com