03 dezembro 2021

Resenha | Anne da Ilha - L. M. Montgomery

Livro: 
Anne da Ilha
Série: Anne de Green Gables #3
Gênero: Romance
Autora: L. M. Montgomery
Editora: Autêntica
Páginas: 272
Ano: 2020

Resenha:
Anne Shirley está triste e feliz ao mesmo tempo. Triste porque acabou o verão e ela vai ter que se despedir de Green Gables e de quase todo mundo que ama. Mas feliz porque está muito ansiosa para começar a faculdade em Kingsport, onde vai ter a companhia de Priscilla Grant e Gilbert Blythe, além de Charlie Sloane. O tempo está passando rápido demais e Anne sabe que as mudanças são necessárias, mas ela ainda fica com um aperto no peito porque outro dia ela tinha dez anos e achava as pessoas de vinte idosas e ela já está com dezoito anos, pertinho dos vinte. 

A última semana de Anne em Avonlea é repleta de despedidas, o que deixa Anne mais triste ainda e até duvidosa sobre os anos que vai passar em Redmond College. Sem falar que ela tem que ficar fugindo de Gilbert o tempo todo já que ele resolveu ficar dando indiretas e Anne não sabe o que sente por ele e só queria que tudo voltasse a ser como era antes. Mas seu humor melhora assim que encontra Priscila na pensão onde elas vão morar. E nem a vista do seu quarto sendo para o cemitério consegue afastar a sensação boa que toma conta de Anne. 

E logo no primeiro dia Anne já conhece Philippa Gordon, de quem se torna amiga. Phil é uma garota bem indecisa e à primeira vista fútil, mas Anne consegue ver além das aparências. A única coisa que incomoda Anne é Phil ter achado Gilbert o aluno mais bonito da faculdade. E não é só Phil que parece ter se interessado por Gilbert. Não que ela queira mais do que uma amizade com ele. Até porque agora Anne tem uma vida social agitada graças a Phil e logo ela começa a receber pedidos de casamento. Mas será que Anne está pronta para reconhecer seus próprios sentimentos?


Esse é o terceiro livro da série e apesar de não ser o meu favorito entre os três, Anne da Ilha ainda é maravilhoso. É daquelas histórias que a gente mergulha fundo e fica alheia ao mundo real, enquanto sustenta o tempo todo um sorriso no rosto e aquele quentinho no coração. E só não achei tão perfeito quanto os dois primeiros porque tive que ter uma dose de paciência com a Anne indecisa e negando seus verdadeiros sentimentos quase que o livro inteiro. Como romântica que sou queria que ela engatasse logo um romance com o Gilbert, mas vi essa possibilidade cada vez mais distante conforme a história avançava.

Anne cresceu, e assim como nos outros livros que temos grandes passagens de tempo na vida dela, esse terceiro livro comporta um período de quatro anos. E o bom é ver que mesmo que Anne não seja mais aquela menina tagarela, curiosa e sonhadora, ela ainda mantém sua essência e podemos ver na Anne adulta a mesma criança que nos cativou lá no inicio dessa jornada. E talvez por ainda ter aquela criança sonhadora dentro de si que Anne idealizou o que ela acredita ser o amor verdadeiro e não consegue reconhecer que na verdade ela já o tem faz tempo e precisa de um empurrão do destino para conseguir enxergar isso.


Mas tirando sua vida amorosa, Anne ainda é a amiga, a nora, a parente que todos queriam ter, ela é uma garota que luta por seus sonhos e pelo de todos a sua volta. É lindo ver que sua amizade com Diana ainda continua forte como sempre e me senti triste por ela tendo que se despedir de algumas pessoas e enfrentado novamente o luto por alguém inesperado. E mesmo o livro tendo esse quê de mudanças e despedidas, ele não deixa de ser engraçado e com momentos hilariantes protagonizados principalmente por Davy. E também com as inusitadas propostas de casamentos recebidas pela Anne. Era impossível não rir porque era uma mais engraçada que a outra.

E nesse livro temos uma nova personagem que até agora não sei se gosto ou não dela. Philippa a principio é uma garota indecisa ao extremo que só pensa em futilidades. Mas por outro lado foi ela que abriu os olhos da Anne várias vezes e enxergou o que Anne não conseguiu. Mas enfim não vou me alongar muito mais para não soltar spoilers da vida dessa ruivinha (que ela não me ouça) apaixonante. Só posso dizer que comece a ler Anne de Green Gables o mais rápido possível que com certeza você também vai se apaixonar por ela e por todos a sua volta. Quanto à edição, meu exemplar é da Autêntica e amo essa capas, é uma mais linda que a outra.

Nota:









12 comentários:

  1. Amei a resenha. Eu amo a adaptação da Netflix, mas ainda tenho como meta ler todos os livros e também o Emily na Lua. A Anne é tão incrível e sempre vê o melhor de tudo.
    Essa edição está linda
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ahhh que amor. Quero uma hora dessas começar a ler a coleção das histórias da Anne :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei o post, Sil! Anne é uma personagem muito amável, né? Praticamente impossível não se encantar com essa leitura. Li o primeiro da série e fiquei sentindo falta por um tempão! Ainda não consegui ler as continuações, mas quero muito.
    bjs
    renatavarelaescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sério, quando eu crescer quero ser igual você, ler com tanta vontade e rapidez!

    https://clebereldridge91.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. EU amo essas capas, as edições são realmente lindas. Pretendo ler os livros ano que vem ou o mais breve possível assim que eu conseguir voltar ou ter um novo ritmo de leitura.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    A cada resenha dos livros dessa série eu me lembro que já deveria ter pego para ler o primeiro. Para os fãs da série de tv deve ser bem legal acompanhar os livros à partir desse, pois é uma parte da jornada da Anne que não foi adaptada né?

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu dei uma parada nessa série lá no segundo volume porque apesar de amar tudo na história, acho a narrativa um pouco maçante (a Anne não parando de falar, no caso KKKKKKKKK). Quero voltar quando estiver com mais paciência pros clássicos, que é pra aproveitar direitinho <3

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. OIe Sil!!!
    As minhas edições são da ciranda cultural e cada vez que passa e eu vejo alguem comentando, vejo que preciso começar o MAIS BREVE POSSÍVEL!
    e ESSAS CAPAS SÃO SENSACIONAIS MESMO!!!!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil, como você está?
    Na época da série pela Netflix, eu parei na primeira temporada, porque ia ler, mas agora já to quase desistindo, confesso! kkkk
    Eu amo essas edições da Gutenberg/Autêntica e se tomar coragem para ler, será ela a minha escolhida!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. OI Sil! Essas edições estão mesmo lindas. Eu conheço a história apenas pela primeira temporada da série e ainda não tive chance de ler os livros, mas tenho a sensação que a obra escrita é bem mais empolgante de acompanhar. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Oie, pelo que sempre vejo, parece que os livros só melhoram. A protagonista já me encanta e eu nem li os livros haha.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil. Tudo bem.? Que bom que gostou. Parece ótimo, não é mesmo? Abraço!

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo