22 abril 2022

Top 5 | Gêneros literários

Em mais uma postagem comemorativa dos dez anos do blog, hoje trago para vocês a prova de que nosso gosto muda com o tempo. Ao longo desses dez anos já tive vários gêneros literários como meu favorito, livros que passei meses só querendo ler aquilo, mas algum tempo depois nem queria mais olhar para o gênero. São eles:

Drama

Desde que começou a pandemia se tem um gênero que não consigo ler de bom grado é o drama. Não aguento mais aquelas histórias pesadas, cheias de tragédias que levam uma eternidade para se resolver, quando se resolvem. Mas há dez anos era um dos gêneros que eu mais lia. 

Sick-lit

Na mesma vibe do gênero anterior, mas um pouco pior, temos os famosos sick-lit que eu já lia antes de A culpa é das estrelas colocar o gênero em evidencia. Hoje em dia quero passar longe e só quero final feliz hehe. 

Chick lit

Fugindo completamente dos outros dois gêneros, temos aqui um gênero que fui apaixonada por uns dois anos mais ou menos. Só queria livros assim hehe. E Sophie Kinsella virou a rainha da minha estante por um tempo.

InfantoJuvenil 

E esse é um dos gêneros que tem feito minha cabeça nos últimos tempos. Aqui entra vários gêneros, como fantasia, suspense, aventura, romance, mas tudo voltado para o publico que está começando a se aventurar nas leituras.

Jovem Adulto

E a exemplo do anterior, esse é um gênero que também está bem presente nas minhas leituras já tem um tempo. E também engloba vários gêneros, mas voltado para o publico mais jovem. Sendo sincera prefiro os livros voltados para esse publico do que para os adultos. Eles são muito bem escritos e ainda traz uma leveza que os livros voltados para o publico adulto não tem mais. 

Claro que não citei aqui meus três gêneros favoritos que independente de qualquer coisa sempre quero ler eles que são: suspense, fantasia e romance de época

Agora vamos ver qual será o próximo gênero que vai fazer a minha cabeça nos próximos meses.

E você tem algum gênero zona de conforto? E qual você não lê de jeito nenhum?





11 comentários:

  1. Oi, Sil! Tudo bom?
    Adorei o post!
    Eu acho interessante analisar essa coisa de mudança de gostos literários! No meu caso, parei de curtir tanto contemporâneo de uns tempos pra cá, só tô lendo algumas raras exceções! E erótico, tá aí um gênero que nunca curti e jamais curtirei, não funciona pra mim.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil. Como vai? Minha zona de conforto nos livros é o romance policial. Adoro este gênero. O género que leio pouco é romance época e biografia. Abraço!




    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Silvana;
    As leituras da minha zona de conforto são os romances sem dúvida, gosto de época ou históricos ou até sem ser e até pode ser aqueles mais picantes, com muita sensualidade, desde que não em exagero :)
    Os livros que não leio de jeito de nenhum são de terror e até aqueles tipo Stephen King (o único que li dele foi sobre escrita). Talvez, um dia me aventure, mas por agora, não. Gosto do bom romance cor-de-rosa que acaba bem para me sentir bem como se acabasse de beber um café quente :) Mas também mudei, antes gostava mais de aventuras e alguns livros mais dramáticos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, como você está?
    Eu sou dos dramas romanticos raiz! KKKKKKKKKKK
    É meu gênero do coração e é o que me salva sempreeeeee!!!!!
    Sick Lit e Chick Lit também já foram uns gêneros que li bastante e hoje fujo DEMAIS.
    E o romance de época que me esgotou um pouco também, mas estou pensando em voltar em breve...
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Drama, Sick-lit e Chick lit não costumo ler. Nada contra, mas acabo não lendo muito.
    Infanto juvenil e jovem adulto leio mais. Adoro fantasia e gosto também de romance, apesar de não ter lido muito romance nos últimos tempos.
    Confesso que não sou muito ligada à gêneros e rótulos, apenas vou lendo o que aparece pela frente.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Acho que nunca tive uma mudança assim, pq desde nova sou do tipo de querer ir no de tom proibido kkkk romance de tom adulto, policial e terror nunca cederam a fase pra outro por aqui msm, tanto pra livros quanto pra filmes e séries.
    Chick-lit eu ainda gosto e muito, mas não ando lendo muito... preciso voltar pra dar uma descontraída das coisas pesadas. Me rendo muito.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu evito ler terror e suspense, desses eu não gosto. Amo autoajuda, romance, livros de fantasia (infanto juvenil). Não sei se tenho um gênero específico que me deixa na zona de conforto mas, eu gosto de misturar muito as leituras.
    Beijos.


    BEDA#23 - DIA MUNDIAL DO LIVRO – 23 DE ABRIL

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil. Como vai? Biografia e romance época são gêneros pouco lidos por mim. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi
    eu leio todos esses gêneros, mas os que mais leio são romances, romances de época, jovem adulto, mas leio dos outros e as vezes mesclo com outros gêneros que gosto mais.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Sempre gostei de romances Seja romances de epoca , histórico , contemporâneo mas gosto de romances adultos. Não gosto de terror , livros com zumbis vampiros ,lobisomens
    Também gosto de suspense e drama.fantasia é um gênero que não me atrai tanto .

    ResponderExcluir
  11. Realmente nosso gosto muda bastante com o tempo. Eu antes lia muito terror daquele mais clássico, drama e fantasia. Apesar de fantasia ainda ser uma zona de conforto, eu estou lendo bem menos do que antes. Chick lit nunca esteve entre meus favoritos, mas eu gosto de colocar algum quando saio de um suspense mais pesado. Aliás, acho que é o que mais tenho lido ultimamente, haha. Mas, de todos, acho que não leio mesmo é auto-ajuda. Não gostava antes e continuo não gostando.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo