17 julho 2022

Top 5 | Erros de autores nacionais na Amazon


Alguns anos atrás era quase impossível publicar um livro no Brasil, por isso pouco se conhecia os autores nacionais fora os clássicos e os da série Vagalume que eram leituras escolares. Mas depois da chegada do e-book e da Amazon a coisa mudou de figura e temos milhares de autores nacionais publicando seus livros no site. Mas a facilidade para publicação acabou trazendo junto o desleixo e a ganância de grande parte desses autores e quase todo dia vemos algum escândalo envolvendo autoras nacionais. 
Hoje resolvi trazer um top 5 de coisas que eu acredito já ter passado do ponto e se você tem algum livro publicado por lá não custa ver se não está caindo neles e deixando alguns leitores mais irritados do que fãs de seus livros.

Falta de Revisão
Esse ponto acredito que seja o mais importante. Sei que custa dinheiro uma boa revisão, mas tem erros grotescos que o próprio autor poderia ver antes de publicar. A pressa é tanta que acaba escrevendo e colocando para venda de qualquer jeito. Uma coisa ou outra a gente releva, mas tem erros gritantes, palavras escritas completamente erradas, até nomes dos personagens trocados. Fica chato para quem está lendo e diminui a nota na hora de avaliar.

CEO e virgem 
Depois que Cinquenta Tons virou um tal de escrever protagonistas masculinos CEOs e protagonistas ferminas Virgens e a moda não passa. Se digitar CEO na procura da Amazon tem mais de 20.000 resultados, é um absurdo. Parece que não existem outras profissões nessa vida. Sem falar que onde que tem esse monte de CEO jovem, bonito e solteiro dando sopa por ai? E não entendo essa fixação com virgindade que essas autoras tem.

Capa
O conteúdo até pode ser bom, mas se a embalagem estiver feia, ninguém vai olhar duas vezes. Assim como na revisão, não custa investir em uma capa bonita e bem feita e por favor, que tenha a ver com o que está dentro do livro. O que mais vemos são capas com homens desnudos. A mensagem que um livro com alguma capa do tipo me passa é que vou encontrar uma história erótica que eu vou ler e esquecer no dia seguinte.

Cenas eróticas 
E já aproveitando o ponto. Será que é só isso que os autores sabem escrever hoje em dia? Não importa o gênero que você pega para ler, pelos menos 90% dos e-books da Amazon são de cenas de sexo. Outro dia vi nos mais vendidos do gênero policial e suspense, um romance erótico. Autores, existe vida fora isso. Até porque é um conteúdo que enjoa e se você leu uma cena dessas no livro, as outras você acaba pulando porque é a mesma coisa.

Quantidade de páginas 
Está aqui uma coisa que vem me irritando muito ultimamente. Os autores não sabem mais contar uma história em menos de mil páginas. E quando você vai ver ainda tem continuação. Eu conheço um monte de gente que se passa de 300 páginas simplesmente não lê o livro. Sei que o autor ganha por página lida, mas é muito melhor ele escrever 3 livros menores do que um calhamaço cansativo, cheio de erros e que vai enrolar um monte para a história render. Na minha opinião é um desrespeito com o leitor e só reforça a ideia de que autores nacionais são ruins. 

E você está satisfeito com os e-books nacionais? O que acha que poderia melhorar?



11 comentários:

  1. Oi Sil, tudo bem?

    Adorei sua lista! Por enquanto eu só tenho publicação no Wattpad e no blog Universo Invisível, mas penso um dia colocar algo à venda na Amazon. Essa dica da revisão é primordial para mim. Escrevo no Word, que vai catando uns errinhos, mas deixa passar vários, principalmente palavras escritas certas no lugar errado (irritante isso), mas acho que tenho feito um bom trabalho por minha conta. É raro alguém encontrar um erro nas minhas histórias, então imagino que seja coisa pequena que não interfere. Mesmo assim, quando for vender meus livros pretendo contratar uma revisora.

    Isso que você falou das cenas/histórias hot é muito real, mas são as que chamam mais atenção. Seja por leitura ou por críticas. Acho que o pessoal acaba querendo o retorno rápido e acha que vai conseguir escrevendo assim. Eu vou totalmente na contramão porque não sou de escrever histórias cujo casal é o foco principal. E eu também detesto começar um livro que na sinopse promete uma coisa e na história acontece outra.

    Quanto ao tamanho da história, eu até escrevo umas mais curtas de vez em quando. Mas às vezes passo das 100k palavras..rsrs.. vou ficar atenta quando for publicar!

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    http://universo-invisivel.blogspot.com (Contos e Crônicas)

    ResponderExcluir
  2. Olá, não tenho do que reclamar dos ebooks que li até agora, e os erros que me deparo são alguns dos que você citou. Alguns realmente me incomodam, como a falta de revisão, mas com mais prática, imagino que os próximos serão melhores.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil
    Eu sou muito chata com questão de revisão, tanto que já abandonei vários livros no começo por causa de erros grotescos. Inclusive agora faço revisão de livros kkkkkkk às vezes vejo uns trabalhos bem porcos por aí e me dá uma certa agonia.
    Essa questão de páginas tem me irritado muito! Eu não tô afim mais de ler livros com mais de 500 páginas, ainda mais sendo erótico e clichê. O que tem pra escrever tudo isso?! Geralmente é só uma embromação pra aumentar as páginas e aumentar o rendimento na amazon, e eu já me toquei que tem muitos autores "famosinhos" que fazem isso. Tanto que hoje eu não tô lendo mais nacionais, perdi completamente o interesse por sentir que tá tudo sendo a mesma coisa, a mesma cópia um do outro.
    E por falar nas capas, os últimos lançamentos têm capas horríveis! Não somente na Amazon, mas de editoras mesmo, parece que o bom gosto passou longe aff.
    Gostei muito dos pontos levantados e acredito que se mais autores fizessem esse checklist básico, muita história iria bombar na Amazon.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  4. hahahahaha gostei sobre a reflexão das cenas eróticas... muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Menina, tô por fora deste assunto,não leio livros na Amazon.
    Mas, pelo que li de seu post, acho que vc tem razão.
    Boa semana!
    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi
    eu não sou perfeita no português e cometo erro, mas já peguei vários e-books Nacionais com erros não só de escrita, mas de concordância nos parágrafos. Eu até tento fugir desses títulos e histórias que vivem CEO e virgem, só leio a sinopse se chamar a atenção quando vou procurar e-book para ler é o que mais eu vejo.
    Agora pode ser até fútil, mas muitas vezes eu escolho o e-book pela capa, se eu achei a capa bonita ai eu paro para ler a sinopse, tem uns e-books com capas fofas desenhadas e que não são apelativas para chamar a atenção sem ser com pessoas reais e sem ser com uma variedade de fontes em uma única capa como nunca fui beijada da Jéssica Mamede que eu adorei a leitura e tem uma capa bonita e The Skye Boat Song da autora Sarah Santana também tem uma capa fofa, que me fez parar e prestar atenção porque tem capa que só de olhar passado direto na amazon.
    Quando vejo histórias que só tem cena eróticas largo de mão, pode até ter bastantes cenas assim, mas que tenha uma história ao menos, eu li recentemente um e-book chamado Inimigos da Tijan que eu curti e tem cenas eróticas, mas tem uma história por trás e esse tipo de cena não acontece em toda a história, tem um equilíbrio.

    Eu nem faço resenha de e-books Nacionais que não gostei, porque já aconteceu de autores me criticarem por eu não gostar da história, acabam perdendo feedback e os que reclamam são na maioria das vezes esses autores possuem a maioria desses erros em suas obras.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, você falou tudo agora. Eu leio livros nacionais, mais por serem de parceria mesmo e raros são os que peguei no KU de indicação. Felizmente, em ambos os casos, eu dei muita sorte com enredos bem feitos e uma revisão mais de boa. No entanto, das poucas vezes que tirei ponto das leituras nacionais, percebi que eram de autores que cometiam esses erros e ainda não aceitavam críticas. Talvez por ganância mesmo de publicar logo e esquecem de respeitar quem vai ler. Tá na cara que o livro está ruim e precisa melhorar algumas coisas, mas parece que não se importam com isso.

    A capa eu nem discuto muito, pois realmente é caro para fazer, mas também é o cúmulo você pagar para colocar um tanquinho sem camisa, que no fim o livro nem fala de algo hot. Além disso, acho um absurdo a quantidade de livros com temas de CEO's e virgens, não só na Amazon, mas no Instagram também. Isso me incomoda profundamente, pois parece que virou receitinha de bolo e ninguém sabe escrever mais nada além disso. Chega a ser desanimador. E também não gosto de livros com cenas eróticas, quando vejo até reviro os olhos e pulo as páginas. Pior é quando mal termina uma cena de sexo, começa outra. Eu abandono a leitura sem dó.

    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Sobre a questão de cenas eróticas já li muitos debates no Twitter de muitos autores que andam colocando mais cenas do tipo em suas histórias (daí os livros acabam se tornando suspenses eróticos, fantasias eróticas e etc) ou criando pseudônimos para escrever histórias eróticas, por terem notado que vendem mais do que histórias sem esse foco. Eu não sou fã de calhamaços e ando lendo poucas fantasias nacionais por conta de aquelas que são elogiadas e/ou terem sinopses boas sempre terem mais de 1000 páginas :/

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito dos pontos mencionados. Não se fazem mais autores como antigamente.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, é aquela coisa: se você fala o que pensa muitas vezes te atacam por não apoiar a literatura nacional, se dá nota baixa é porque não apoia... É difícil de entender que nem sempre o que é bom pra um não é bom pro outro?
    Eu super concordo com você, o povo vai enrolando só pra ter páginas lidas. Não tenho problema com livros grandes, tenho problema com livros grandes SEM HISTÓRIA.
    Agora esses títulos de CEO parece tudo mais do mesmo, se eu fosse autora gostaria de que meu livro se destacasse de alguma forma, mas parece que não é exatamente isso que elas procuram, rs.
    Revisão e capa até entendo que pode ser questão de dinheiro/investimento, mas que são coisas importantes em uma publicação e merecem atenção, não tem como negar.
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil. Como vai? Assunto polêmico, não é mesmo? Gostei dos temas abordados por você. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo