24 julho 2022

Resenha | As garras do desejo - Elizabeth Hoyt

Livro: 
As Garras do Desejo
Série: A lenda dos quatro soldados #3
#1 - O Gosto da Tentação
#2 - O Sabor do Pecado
Gênero: Romance de época
Autora: Elizabeth Hoyt
Editora: Record
Páginas: 335
Ano: 2021

Resenha:
Que a guerra não é boa para ninguém, todo mundo já sabe. Mas para alguns ela é devastadora. Esse é o caso de Sir Alistair Munroe, um dos sobreviventes do massacre do vigésimo oitavo batalhão em Spinner’s Falls, que voltou da guerra cheio de cicatrizes. As visíveis, um olho e dois dedos faltando e as diversas cicatrizes vermelhas de um lado do rosto, já fez muita criança chorar de medo e diversas damas gritar e até mesmo desmaiar diante de sua visão. Somada as invisíveis que oprimem seu peito, fez com que que ele se tornasse um recluso em seu castelo na Escócia. E as pessoas não fazem muita questão de sua presença mesmo. Por isso ele leva um susto quando tarde da noite chega em sua casa a mulher mais linda que ele já viu, acompanhada de duas crianças, dizendo ser sua nova governanta. 

A última coisa que Alistair precisa é de pessoas que venham tirar sua paz e seu sossego, que são umas das poucas coisas que lhe restou nessa vida, por isso ele manda que a mulher, que claramente não sabe nem o que faz uma governanta, vá embora de sua casa o mais rápido possível. E numa coisa ele está certo, Helen Fitzwilliam, a mulher em questão, viveu os últimos anos cercada de luxo e com vários criados para realizar suas vontades, o que ele não faz nem ideia é que Helen não está ali porque quer, e sim porque precisa. Ela viveu sim em meio ao luxo, mas ainda assim as margens da sociedade, porque até duas semanas atrás Helen era a amante do duque de Lister e conseguiu fugir dele graças a ajuda de Lady Vale que foi quem encontrou o emprego de governanta e um lugar seguro para ela e seus filhos ficarem. 

E Helen só não segue a sugestão do homem mal educado e grosseiro que agora e seu patrão, porque ela sabe que se voltar Lister vai tomar seus filhos. Porquê o castelo está imundo, como se estivesse abandonado há anos e ela não tem nem ideia de por onde começar a limpar tudo. Mas já que ela não sabe o que fazer, Helen decide contratar pessoas que saibam e arranja meia dúzia de criados para trabalhar no castelo. E Alistair acaba ouvindo uma conversa entre as crianças e mesmo sem entender direito, descobre que eles não podem voltar para Londres e decide dar uma chance a Helen. E a convivência com ela e as crianças vai fazer Alistair acreditar que ainda pode sim amar e ser amado. Mas e quando o segredo de Helen vier a tona, será que eles conseguirão ter seu final feliz? 

“— É tão impossível mudar seu rosto quanto mudar o passado dela — continuou Sophia. — As histórias de vocês estão aí e sempre estarão. Mas você precisa aprender a viver com suas cicatrizes da mesma forma que Helen aprendeu a viver com o passado dela.”

Eu li os dois primeiros livros dessa série em 2019, depois a editora decidiu que só ia publicar os dois restantes em e-books o que me deixou muito frustrada e decidi não ler eles. Depois eles voltaram atrás e tem até um box da série, mas eu ainda estava emburrada com a editora hehe. Mas esses dias vi que o terceiro livro estava no KU e peguei ele para ler. O primeiro livro foi uma decepção, o segundo gostei bastante, já o terceiro... vamos a resenha. Eu confesso que estava esperando bastante dele porque os personagens já aparecem no livro anterior e deu para ver que seria um romance a lá Bela e a Fera, com o protagonista masculino voltando deformado da guerra, o que já é até um clichê nos romances de época, e felizmente ele correspondeu as minhas expectativas.

Se tem uma coisa que eu espero quando pego um romance de época para ler é encontrar uma história leve que faça eu me apaixonar pelos personagens e se possível rir muito das situações e claro, encontrar um felizes para sempre no final do livro. Pelo menos duas dessas coisas tem que ter para que eu dê uma nota boa para o livro. E nesse, apesar de eu não ter me apaixonado pelos protagonistas, me encantei com os personagens secundários e ri muito o livro inteiro das situações. Cheguei a rir alto de tão engraçadas que foram algumas cenas. Mas em contrapartida esse também foi o motivo de eu não ter dado nota máxima para o livro. Sabe quando a situação exige um pouco menos de comédia e mais de profundidade?

Porque o livro vai falar sobre um pós guerra e a autora focou mais no tom da comedia do que nas marcas que o personagem trazia em si. Ela tratou tudo superficialmente e isso me incomodou. Ainda mais que sou fã da série Clube dos Sobreviventes da Mary Balogh e ficava comparando a abordagem das duas durante a história. Mas acredito que essa questão seja pessoal, então pode ser que não venha incomodar outras pessoas. Outra coisa que me incomodou também foi que a autora inseriu muitas cenas hots na história, não lembro se nos dois primeiros volumes estava assim, mas achei bem exagerado para um romance de época. Então levando isso em conta, acredito que esse livro fique no meio dentre os três da série que li até agora. 

Mas uma coisa que gostei bastante foi que nesse livro temos um terceiro ponto de vista na história. Além dos dois protagonistas, vamos ver um pouco da história acompanhando a Abigail, filha de Helen, o que deu uma visão completamente diferente da história, tanto por ela ser uma criança como por fugir do mesmo de sempre que geralmente é só o casal. E não posso esquecer de mencionar a história do soldado que dá título a série. Como disse nas outras resenhas, gostei mais dos contos dos soldados do que da história propriamente dita nos dois primeiros livros, mas nesse achei que elas se equipararam. Agora só resta ler o quarto livro para enfim descobrir quem é o traidor do batalhão que essa história já vem sendo arrastada desde o primeiro livro da série. Até por esse detalhe fica a dica para ler a série na ordem de publicação. 

Nota:






11 comentários:

  1. Também adorei essa ideia de ter o ponto de vista da filha. Nunca li esse livro, mas acho que os romances precisam de algo novo mesmo, tem que ter um diferencial

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil! Tudo bom?
    Apesar de muita gente falar dessa série, faltou alguma coisa nela pra me chamar a atenção, diferente dos livros da Lisa Kleypas e da Tessa Dare. Que pena que não foi uma perfeição de leitura pelas questões de tom; quando tem equilíbrio entre o drama e a comédia é que funciona bem!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Logo lembrei de A Bela e a Fera e, infelizmente, de Em Pedaços - da Lauren Layne - que não curti muito. Uma pena as falhas da autora, e imagino que pra quem lê bastante desse estilo seja difícil não comparar. Mas ótimo que você conseguiu ler mais da série...

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Já tinha visto as capas dessa série por aí, mas não tinha despertado a minha curiosidade. Gostei de saber que a história tem um pezinho no a Bela e a Fera, gosto desse clichê.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha. Ainda não li nenhum dos livros, e acho que não leria por incomodada quando alguns assuntos não são tratados como devem. Mas essa capa é uma graça
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Sil, tudo bem?

    Nossa eu quero muito ler esses livros e depois da sua resenha me deixou mais curiosa. Tanto que amo A Bela e a Fera, imagino que essa pegada nesse livro deva ser maravilhoso. Fico triste em saber que a autora focou bastante nos conteúdos hots, mas espero que a leitura mesmo assim tenha sido maravilhosa.

    Beijinhos, Tham
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
  7. Oi
    eu tenho uma leve curiosidade, que bom que gostou dessa leitura e acabou se divertindo e que bom que a editora também resolveu publicar no formato fisico, pois é sacanagem com o leitor não fazer isso, achei interessante que tem o ponto de vista de uma das crianças também.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Bela resenha, você é perita nisso.
    Fico com vontade de ler todos os livros que vc gostou.

    Boa semana!
    Beijos! :-*

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil,
    Esse terceiro ponto de vista é realmente um diferencial!
    Pessoalmente, não tenho vontade de ler essa série em específico já que minha mãe não gostou e trocou os livros, kkkkk, ai fico com dó de gastar de novo em algo que já gastei uma vez! kkkk
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Que bom que foi uma boa leitura, apesar das ressalvas. Eu também ficaria incomodada com a superficialidade da autora em tratar temas, que dariam muito mais emoção do que cenas de comédia por tanto tempo. Espero que o quarto livro seja um pouco melhor nesse sentido e foque no que realmente interessa.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil. Como vai? Que bom que gostou da obra. Pena eu não curtir romance época. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo