19 julho 2022

Resenha | Alerta de tempestade - Maria Adolfsson

Livro
: Alerta de tempestade
Série: Doggerland #2
Gênero: Romance Policial
Autora: Maria Adolfsson
Editora: Faro Editorial
Páginas: 256
Ano: 2022

Resenha:
Faz apenas quatro semanas que a detetive Karen Eiken Hornby saiu do hospital e pouco mais de dois meses desde o ferimento em sua perna em seu ultimo caso, mas ela já não aguenta mais ficar afastada do serviço. Ainda restam doze dias sem fazer nada e em pleno Natal ela está cogitando fugir de sua própria casa porque não aguenta mais bancar a anfitriã feliz, já que mal consegue esconder a dor que sente cada vez que mexe a perna, sem falar nas baboseiras que tem que ouvir de seus convidados. Por isso ela quase chora agradecida quando a oportunidade de sair daquele lugar se apresenta. 

Karen recebe uma ligação de Jounas Smeed, chefe do Departamento de Investigação Criminal da Polícia Nacional de Doggerland, e seu desafeto declarado depois de uma situação constrangedora no passado. Como está prestes a viajar e o departamento está com pouca gente devido ao feriado, ele recorre a Karen e pede que ela assuma uma investigação de um corpo encontrado próximo a antiga pedreira da ilha Noorö, uma das ilhas ao norte do arquipélago. A primeira vista parecia se tratar de um acidente, mas ao examinar a vítima, um professor aposentado, o médico distrital encontrou sinais de que ele foi arrastado e acionou a polícia local.

Karen começa a investigar junto com a polícia local, mas fora a casa da vítima ter sido revirada de uma forma que parece ser uma cena montada, eles não conseguem muitas pistas do que realmente aconteceu. Até que na véspera do ano novo um novo crime acontece. O único até então suspeito de ter cometido o outro crime é encontrado com a garganta cortada. E para conseguir chegar ao assassino Karen terá que revisitar seu passado, já que viveu por muitos anos naquela ilha, e por conseguinte, investigar seus próprios parentes que podem estar envolvidos nos crimes.  

Esse livro é o segundo de uma série, Doggerland, e apesar das histórias tecnicamente terem um começo meio e fim em cada livro, a vida da detetive em questão é parte das histórias, então se os livros forem lidos fora de ordem, tanto vai ter spoilers, como vai ser perdido várias referencias que vão prejudicar o bom andamento da história. Nos dois livros até então a vida de Karen está relacionada aos crimes investigados. Isso sem falar que nesse temos uma história paralela, que no caso prendeu mais minha atenção do que a história principal, que está diretamente ligada a vida pessoal da detetive. 

Com capítulos curtos, a autora consegue prender o leitor e nos levar aquele famoso só mais um capitulo e quando percebemos já estamos completamente envolvidos na história e precisando saber como ela vai terminar. Ainda mais nas ultimas cinquenta páginas, que foi impossível respirar antes de ver o final do livro. A Karen não é daqueles detetives que dá as ordens e espera tudo acontecer, ela vai lá e coloca a mão na massa e no caso, sua vida em risco o tempo todo. A exemplo do que aconteceu no primeiro livro, Pistas Submersas, eu fiquei com o coração na mão por ela e torcendo para que tudo terminasse bem. Porque eu já tenho um histórico com séries de detetives femininas e a coisa é só ladeira abaixo para elas, então não dá para ter certeza de nada.

Mas fico na torcida para que com a Karen seja diferente e ela consiga se recuperar de seus traumas passados e siga em frente. Porque ela é uma personagem que gosto bastante, mesmo ela não sendo excepcional na hora de resolver os crimes, apesar de ser muito inteligente e rápida em suas deduções. Acho que me doí pela forma como ela é tratada no livro anterior por seus colegas de trabalho, por isso torço muito por ela. Felizmente nesse livro ela tem o respeito que merece e não é simplesmente julgada por ser mulher. E como sou a louca dos romances, uma luzinha se ascendeu aqui no final do livro e fico esperando um romance nos próximos capítulos dessa história.

Eu achei esse segundo livro um pouco mais fraco que o primeiro, a história principal é boa e não consegui descobrir o assassino antes de ele se revelado. Mas como amante do gênero, eu sempre fico esperando mais e fica aquela frustraçãozinha quando isso não acontece. E como já citei, temos uma história paralela, entre os amigos da protagonista que foi o que me moveu e eu precisava saber o que ia acontecer. E até posso saber que aquilo no final não está certo, mas me senti foi bem depois de tudo. Enfim, é uma série que recomendo para quem curte o gênero. E quanto à edição, como sempre a Faro arrasando. A edição está bem bonita e a capa tem tudo a ver com o clima da história.

Nota:









13 comentários:

  1. Olá.
    Amei a resenha e amei a observação que os livros merecem serem lidos na ordem/ sequência correta para não perder acontecimentos e também não pegar spoilers da história.
    Beijos.



    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvana, tudo bem?
    Gostei da resenha e fiquei curiosa para conhecer melhor a trama e os mistérios da protagonista.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie Sil, tudo bem?

    Nossa mistério e crimes me chamam muita a atenção. Mesmo de férias a nossa Karen precisou voltar ao serviço, porém pelo visto tem muita água por debaixo dessa ponte e estou super curiosa para saber em que ponto vai chegar. Vou seguir sua recomendação e ir em busca do primeiro livro antes.

    Beijinhos, Tham
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
  4. Oie, acho muito bom histórias que tem um fim próprio a cada livro, mas há um mesmo personagem para desenrolar os outros. Também gosto da temática, e não vejo a hora de começar a ler.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Não é meu genero favorito, mas que fiquei curiosa, isso fiquei e também agora quero saber como vai ficar o relacionamento dela com o antigo desafeto.
    Eu gosto de séries assim, que tem livros com fim próprio, mas que os livros se entrelaçam de alguma forma.

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, tem tanto tempo que não leio livros policiais! E eu gosto demais! Não conhecia essa série, mas já fiquei curiosa. E sim, as capas dos livros parecem cartazes de filme. Lindas!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu curti bastante o primeiro livro, a detetive me ganhou de cara. Também odiei o povo do ambiente de trabalho dela.
    Já estou bem curiosa com o novo caso, mas esse chefe dela não me desce. Vou torcer pra ele morrer de novo.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha. Não li ainda nenhum dos livros, mas estou com vontade de ler ambos e adorei saber que cada história é concluída no livro.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil, eu adoro essa capa!
    É uma pena que não seja tão bom quanto o primeiro, mas mesmo assim é uma série que está na minha lista de desejados. Quero ler mais romances policiais daqui para o final do ano!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil,
    Ainda não conhecia a série. Amei as capas e o gênero eu adoro. Resolvi seguir seu conselho e começar a leitura pelo primeiro. Acho que vai ser mais interessante para me imergir na história.

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    http://universo-invisivel.blogspot.com (Contos e Crônicas)

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil. Como vai? Gosto bastante do gênero, sendo assim já quero conferir a trama de pertinho, apesar de parecer não ser tão boa assim. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil! Eu já curti mais este segundo e de fato a história paralela da amiga prende muito nossa atenção. Eu acho que em outros livros ainda vamos ter mais deste assunto. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Oi
    que bom que gostou da leitura, mesmo sendo mais fraco, mas parece ser um bom livro.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo