29 julho 2022

Resenha | Romance Real - Clara Alves

Livro
: Romance Real
Série: Não
Gênero: Jovem Adulto
Autora: Clara Alves
Editora: Seguinte
Páginas: 264
Ano: 2022

Resenha:
O sonho de Dayana sempre foi conhecer a Inglaterra. Desde criança ela é apaixonada por tudo em Londres. Sua banda favorita é a One Direction e até seu nome ela recebeu em homenagem a um dos membros da família real. Esse amor todo ela herdou da sua mãe e suas lembranças favoritas da sua infância era quando as duas se sentavam na frente da TV para assistir pela milésima vez o filme Um Lugar Chamado Notting Hill, que ela sabe até as falas de cor, ou quando assistiam as transmissões das noticias da família real. Por isso era para Dayana estar pulando de alegria ao desembarcar em Londres, para onde está se mudando, mas o contrário disso é verdadeiro. 

O momento não poderia ser pior. Dez anos antes seu pai resolveu tentar a vida em Londres e nunca mais voltou para o Brasil. Ele formou uma nova família, na qual Dayana agora terá que se encaixar. E isso porque a mãe de Dayana acabou de falecer. O amor que ela sentia pela cidade acabou virando uma espécie de ódio e esse sentimento é o que está ocupando todo o espaço no coração dela. A nova família do seu pai até que tenta ser simpática, mas toda aquela perfeição só faz com que Dayana se sinta uma intrusa e só veja falsidade em suas palavras e atos. Por isso mesmo não querendo conhecer a cidade sem sua mãe, como sempre foi o seu sonho, Dayana sai para espairecer e quando percebe já está olhando para o Palácio de Buckingham.

E enquanto se lamenta por tudo de ruim que está acontecendo em sua vida, uma garota ruiva muito bonita que está pulando o muro do palácio, acaba caindo literalmente em cima dela. E sem pensar duas vezes Dayana ajuda a garota a fugir e as duas acabam tendo uma conversa bem agradavel. A garota também se chama Diana e fala português, apesar de ser com uma certa dificuldade. E Dayana acaba usando isso para conseguir se encontrar com ela novamente, se oferecendo para ajudar Diana a treinar a língua. E esses encontros é o que mantém Dayana sã em meio ao luto e a mágoa do pai e sua nova família e quando percebe ela já está apaixonada e é correspondida. Mas Diana tem um segredo, que quando revelado pode colocar essa relação em risco. 


Eu já li dois contos da autora que gostei bastante. Somado a isso temos o livro Conectadas, que é um sucesso de vendas desde seu lançamento, e um romance que promete ser um verdadeiro conto de fadas moderno cheio de representatividade. Então já imaginem a minha expectativa para a leitura. Infelizmente o tombo foi grande. Pensei muito antes de escrever essa resenha porque é um livro que recebi de parceria e não gosto de escrever resenhas negativas, mas decidi escrever porque se tem uma coisa de bom nessa história é a edição maravilhosa da Seguinte. Com uma capa colorida e repleta de elementos da história, um marcador em cada orelha do livro e uma ótima diagramação, a Seguinte vem se destacando cada vez mais nos lançamentos voltados para o publico jovem adulto.

Agora vamos aos pontos que infelizmente me fizeram desgostar da história. Primeiro de tudo: a protagonista. A história é narrada pela Dayana, sei que ela é uma adolescente que acabou de perder a mãe e está sendo mandada para um país desconhecido e para morar com alguém que a abandonou quando criança, mas nada disso justifica a chatice dela. A garota é mimada, mal educada, não tem respeito por nada nem ninguém, se acha a dona da razão e em vez de falar o que sente e a incomoda, ela grita, esperneia, magoa, desrespeita e ainda se acha a certa da história. Ai que nervoso dessa menina. A vontade era entrar no livro e dar umas sacudidas nela para ver se acordava e percebia que ninguém era obrigado a aquentar aquilo.

Segundo ponto: o romance. Sabe aqueles instalove que a gente já está acostumado e até releva porque os autores só sabem escrever romance assim agora?, acontece aqui. Mas no meu ponto de vista o romance mesmo não aconteceu. Elas se encontram, se apaixonam a primeira vista, tem mais umas duas interações na história, conversam algumas vezes por mensagem e é só isso. Eu esperava aquele romance arrebatador que fizesse as duas lutarem para ficarem juntas mesmo com toda dificuldade envolvida, mas cadê ele? Química zero. Sem falar que nas poucas vezes que se encontram a Dayana faz questão de pisar na bola. Até se tivesse um POV da Diana até pode ser que a coisa fosse diferente, mas como só temos uma visão, não deu para ver nem sentir romance nenhum na história. Mas dai a autora teria que desenvolver a parte sobre o segredo da Diana e ela passa batido por isso. E até o final que era para ser puro romance ficou aquela sensação de coisa forçada.

Eu poderia colocar aqui um terceiro, quarto, quinto ponto que achei negativo na história, mas ficaria o dia todo aqui escrevendo então só vou citar por cima mais algumas coisas que me desagradaram. Em matéria de personagens não se salva nenhum. O pai é um banana que aceita a grosseira da filha por culpa, a justificativa dele por ter abandonado a família é tão medíocre que se fosse eu ria da cara dele. A mãe morta aparece nas lembranças da filha e fez um péssimo trabalho criando a mesma sem saber separar o marido do pai, e ainda incentivando a Dayana a odiar a nova família dele. E a cereja do bolo veio com uma doença na irmã adotiva que a meu ver foi jogada na história só para ter um motivo deles se entenderem. 

Dai você vai me falar, mas pelo menos teve representatividade na história. Teve sim, uma salada de representatividade, que na verdade na parte que me toca, não me representou. Não entendi porque tem que criar um personagem bissexual, gorda e negra, tudo junto e misturado que fiquei igual o meme da Nazaré. Mas enfim, infelizmente tirando a edição, não gostei de nada nesse livro, mas a nota dele é bem alta no skoob, então pode ser que o problema seja comigo que estou ficando velha para algumas histórias, então leia ele e tire suas próprias conclusões.

Nota:








9 comentários:

  1. Oie, acho que essa é a primeira resenha negativa sobre a obra e entendo os pontos. Apesar disso eu ainda tenho esperanças de ler.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, tudo bom?
    Eu nunca li nada da Clara, mas ela é uma das autoras mais hypada e eu fiquei meio que chocada com sua resenha! rs
    Protagonista mimada e mal educada? NÃO NÃO NÃO. E instalove? Estava com medo de desenvolver? NÃO. Desisto!
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você em tudo! A história é muito arrastada e confesso que não queria terminar. Mas como estou voltando a ler fiz questão de terminar. Mas é beeeeeem chata.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    O que eu já li da Clara eu gostei (um conto e o Conectadas), mas como ando enjoada de histórias adolescentes que vão para a Inglaterra/EUA não quis ir atrás desse novo dela, e agora descubro que foi uma boa ideia hahahaha protagonista mimada não dá não.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu acho que, até hoje, não li nenhuma resenha negativa desse livro... =/ Confesso que fiquei chateada com os pontos que você ressaltou, pois seriam os mesmos que eu apontaria. O que menos gostei, aliás, foi da mãe fazendo a filha odiar a família do pai, só porque... ela tava magoada e afilha tinha que seguir o padrão e ficar com raiva também. Isso me soou bem infantil, na verdade.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil! Nosso gosto é bem parecido então não pretendo conferir esta obra por agora, quem sabe outra hora. Ri demais com essa do meme da Nazaré. A resenha está ótima, sincera e bem coerente. Deu para entender bem o que não lhe agradou.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil. Como vai? Que pena que a obra não tenha sido de seu agrado. A obra parece tão interessante. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    que bom que trouxe sua resenha, pois os comentários/resenhas que eu tinha visto desse livro foram positivas, só elogios. Pena que acabou não te agradando e a protagonista parece ser bem chata e é ruim quando um casal não tem quimica.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Como curti bastante a leitura de Conectadas e ainda não tinha lido resenhas desse livro, fiquei curiosa com sua resenha. Tô meio chocada com essa premissa inicial da Dayana pq é igual de Amor e Gelato né kkkkkkk
    E vc teve parte dos sentimentos que tive lendo Amor e Gelato - em relação ao comportamento da protagonista de lá.
    Super diminuiu meu desespero pra ler esse agora, vou esperar.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo