12 dezembro 2015

Resenha | Os Crimes ABC - Agatha Christie


Livro: Os Crimes ABC 
Série: Box 3 #2
Autora: Agatha Christie
Gênero: Romance Policial
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 256
Ano: 2015

Resenha:

O Capitão Hastings acaba de retornar a Inglaterra para uma estadia de seis meses e logo que chega, ele procura seu velho amigo Hercule Poirot. Este por sinal, fica muito animado com a visita e diz que a presença de Hastings com certeza vai trazer novas aventuras. Poirot está aposentado, mas sempre que aparece algum caso que ele ache interessante, ele aceita, dizendo ser este o último. Ele mostra a Hastings uma carta que ele recebeu, de alguém que assina como ABC e que diz a Poirot que já que ele é o Sagaz Poirot, que fique de olho em Andover no dia 21 desse mês, para provar o quanto ele é inteligente. Hastings acha que é algum tipo de brincadeira, assim como o Inspetor-chefe Japp, da Scotland Yard, mas Poirot fica intrigado.

E mesmo achando que é uma brincadeira, a policia fica de olho na cidade e para surpresa deles acontece um assassinato, a Sra. Alice Arscher é encontrada morta dentro de sua loja. Poderia ser apenas mais um crime se perto do corpo não tivesse sido encontrado um guia ferroviário, um ABC, aberto na página de trens para Andover. Eles tem um suspeito, o ex-marido, mas não conseguem provar nada contra ele. E depois da investigação, eles decidem que o crime foi cometido por alguém desconhecido. Só que Poirot tem certeza de que foi o autor da carta o responsável pelo crime e Hastings acha que ele está meio depressivo por ter sido desafiado e não ter a mínima idéia de quem seja o assassino. Até que um mês depois, Poirot recebe outra carta. Na carta ABC diz que está um para ele e zero para Poirot, e diz a Poirot que observe Bexhill-on-Sea, no dia 25 daquele mês.

Com a chegada da segunda carta a policia fica em estado de alerta, mas prever quem será assassinado em uma cidade cheia de gente é quase impossível, mesmo com o palpite de Poirot de que o sobrenome da pessoa deva começar com a letra B. E o crime acontece. Betty Barnard é encontrada morta na praia e embaixo de seu corpo, um guia ABC aberto na página dos trens para Bexhill.  E novamente a polícia tem um suspeito, mas as investigações não dão em nada. Fica decidido então que assim que chegar a próxima carta anunciando a cidade onde ocorrerá o próximo crime, eles irão a público alertar as possíveis vítimas. Mas por um golpe do acaso, a carta chega até Poirot no mesmo dia em que o crime será cometido. A cidade escolhida é Churston e novamente ABC zomba de Poirot por ele ainda estar completamente no escuro. Até onde irá esse jogo, até a letra Z do abecedário? Ou Poirot vai conseguir encontrar ABC antes disso?

Eu já li esse livro umas cinco vezes e ainda assim a rainha do crime consegue me surpreender e me satisfazer com a leitura. Mesmo já sabendo o desfecho, é um prazer acompanhar a investigação e ver mais uma vez meu detetive favorito de todos os tempos, brilhar na elucidação do caso. A história é narrada em sua maioria por Hastings, e alguns capítulos pelo suposto assassino, o ABC. É interessante acompanhar essa dupla de amigos juntos. Enquanto Poirot é metódico e pensa mais do que age, Hastings é o oposto, ele gosta da ação e da aventura da caçada. Sem falar que tem um fraco por mulheres bonitas. Mas inevitavelmente é dele que vem as palavras que ajudam Poirot a elucidar os crimes. Por sempre ser prático e só enxergar o óbvio, ele sempre ajuda Poirot a clarear sua mente tão complexa.

Esse livro é um pouco diferente dos outros livros da autora. Sempre temos um crime e se porventura temos outras mortes, elas geralmente são para encobrir o rastro do assassino. Mas aqui nós temos um Serial Killer. Alguém aparentemente louco que mata pelo prazer de matar seguindo uma cartilha, no caso o alfabeto. Além disso um criminoso que deseja a atenção, pois anuncia seus crimes de antemão. Além de desafiar a inteligência e a fama de Poirot. E mais uma vez a autora consegue surpreender. Na primeira vez que li não tinha nem ideia de quem era o assassino. E depois que Poirot explica tudo, fica tão fácil que a gente fica pensando "como é que eu não vi isso antes". Se você não leu nenhum livro da autora ainda, comece por esse. Se você já leu algum livro dela e não leu esse ainda, não perca mais tempo e leia mais esse livro perfeito da Rainha do Crime.

Nota:






20 comentários:

  1. Nunca li um livro da Agatha Christie, mas morro de vontade de conhecer a escrita dela e esses mistérios que ela criou tão famosos!
    ótima resenha, como sempre!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    Tem sorteio literário no meu blog, venha participar!
    http://goo.gl/i03FzM
    <3

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil! Tudo bem? Eu tenho esse livro aqui, comprei-o na Black Friday. Só de ler a sinopse eu já fiquei super instigado, imagine quando eu começar a lê-lo, né? Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiiii, eu também não li nenhum livro da autora e confesso que fiquei curiosa para conhecer essa trama dela. Acho que o que mais chamou a minha atenção na história foi que o serial mata seguindo a cartilha do alfabeto, isso deve ser interessante pois tenho certeza que ficamos nos perguntando qual será a próxima vitima, ainda mais se ela for da "letra" do crime da vez. Tenho certeza que eu também não saberia logo de cara quem é o assassino. Kkkk

    bju
    http://ventoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho váááários livros da Agatha em casa e ainda não consegui ler nenhum. Minha mãe é uma leitora apaixonada e já leu todos. Espero que minha lista quilométrica me dê folga algum dia para lê-la, porque não tenho dúvidas do quão maravilhosa ela é!!

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, tudo bem?

    Eu só li um livro da Agatha, e gostei demais! Esse livro também parece ser muito bom!

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil,
    Adoro ler suas resenhas sobre os livros da Agatha e acho que vou começar por esse mesmo, adorei o clima da narrativa...as páginas devem passar voando.

    Até pensei que aquele filme 'O Assassino do Alfabeto' fosse adaptação, mas fui pesquisar e não é haha

    tenha um ótimo domingo.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Quero muito ler mais coisas da Aghata, adorei a dica, parece ser realmente incrível.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  8. Ahh Sil, eu concordo com vc, mesmo a gente já sabemos o desfecho é sempre legal acompanhar as investigações. o caso dos 10 negrinhos é o meu preferido da Agatha Christie. Fiquei até com vontade de ler de novo!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil, tudo bem? Nunca li nada da autora acredita? Não vejo a hora de mudar isso. Pretendo fazer isso esse ano ainda, mas não sei se vai rolar hahahha.
    Fiquei curiosa para descobrir quem é o serial.
    Não vou começar por esse, pois já tenho outros livros dela aqui, mas esse vai para a lista se eu curtir a autora <3
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, tudo bem?
    Adoro esse estilo literário, mas nunca li Agatha Christie. Shame on me. =(
    Gostei muito da sua dica. Estou com E Não Sobrou Nenhum no Kobo já, louca pra ler. ♥
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil!
    Eu nunca li nada da Agatha, mas esse livro aqui chamou muito a atenção por causa do serial killers. Eu tenho um precipício por livros com serial killers.
    Anotei a dica aqui.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil!
    Uau! Você já leu esse livro 5 vezes?!
    Eu gosto muito de "Os Crimes ABC". Inclusive, é uma das poucas histórias da Agatha que eu lembro até hoje quem é o assassino. A Dama do Crime arrasa sempre :)
    Não foi o primeiro que eu li dela, mas concordo que é um ótimo exemplar para começar.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler nada da Agatha, mas estou com dois livros dela aqui para ler " A Mansão Hollow" e " O Caso dos dez negrinhos" eu adorei a premissa desse livro dela, e se gostar da escrita dela, com certeza irei comprar Os Crimes ABC.

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil!
    Sempre tive vontade de ler os livros desta autora, só tenho um que ainda não li, e este pareceu ser muito bom mesmo. Você leu tantas vezes e ainda assim se surpreende. Fiquei curiosíssima. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil, acredita que eu nunca li nada da autora? chega ser uma vergonha para mim que sou apaixonada por um bom livro policial, e como todos dizem ela é a Rainha, né? esse livro já entrou para a minha lista, pelo que você comentou ele parece muito bom e tenho certeza que vai me agradar.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá Sil, tudo bem??
    Todos sempre falam tao bem da autora e eu fico me perguntando como eu ainda não li nada dela, até mesmo porque adoro um romance policial... mas eu acho que depende muito da proposta... dessa história em si eu não me senti motivada em ler, mesmo com toda a sua empolgação... de qualquer forma, ainda bem que a sua leitura foi maravilhosa e você se sentiu satisfeita... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Acredita que nunca li nada da Agatha? É uma vergonha, sei disso :( adorei a sua resenha, quem sabe eu comece por esse livro!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Naomi & Ely e a lista de não-beijos", vem conferir!

    ResponderExcluir
  18. Oii Sil. Ainda não li nada da Agatha, dá pra acreditar? Gente... e olha que conhece tanta gente que tem um amor incondicional pelos livros dela. Acho que se eu amar a escrita dela também vou ler umas cinco vezes e achar incrível... é gostoso mesmo acompanhar o desfecho, acho mais legal do que chegar ao resultado. Adorei sua resenha, só me fez querer apressar logo minha leitura dela.
    -Mari

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Você acredita que sou fã de suspense/mistério e nunca li nada da autora? É até vergonhoso, porque ela é considerada a rainha do gênero, e sempre ouço coisas boas sobre suas obras. Espero que em 2016 isso mude.
    Adorei sua resenha, fiquei ainda mais curiosa sobre os livros da autora!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Amiga eu preciso URGENTEMENTE conhecer as obras da Agatha, porque até hoje não li nada dela e dizem que ela é uma autora BRILHANTE em matéria de investigação policial. Espero poder pelo menos ler um de seus livros para ver se irei gostar, porque não tenho a menor ideia de como é sua escrita.

    Quanto a sua resenha, confesso que a estória me chamou atenção, mas não seria uma obra que pegaria para ler agora, porque estou naquela fase de leituras mais leves sabe? Ando bem cansada e por isso tenho achado melhor deixar os mais intensos para o ano que vem. Mas mesmo assim tu abordou bem sobre a estória e com certeza o livro chamará atenção de muitos outros leitores que ainda não leram =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-amor-amargo.html

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo