13 maio 2017

Resenha | Mentiras Como o Amor - Louisa Reid


Livro: Mentiras Como o Amor
Série: Não
Gênero: Drama, Thriller Psicológico
Autora: Louisa Reid
Editora: Novo Conceito
Páginas: 473
Ano: 2017
Resenha: 
"Estou escrevendo isso para que vocês saibam tudo sobre mim e sobre minha mãe e também sobre o que é ser uma adolescente e a dificuldade que é viver assim. Deprimida. Não é todo mundo que entende.. por favor, deixem-nos mensagens para ajudar a enfrentar esse momento.
Obrigada e até mais!
Audrey"

Mentiras como amor vai contar a história de Audrey, e no começo da história vemos que Audrey está de mudança juntamente com sua mãe Lorraine e seu irmãozinho Peter de cinco anos. Eles estão indo morar na Granja, um casarão antigo afastado da cidade. A casa está bem velha e mal cuidada, mas o que prende a atenção de Audrey, é o lago que circunda a casa. Ela tenta esconder a aflição que sente quando vê toda aquela água e felizmente sua mãe não percebe. Audrey não queria estar ali, mas sua mãe insistiu e ela quer ver sua mãe feliz depois de tudo o que aconteceu. Sua esperança é de que a Coisa tenha ficado para trás. Então Audrey finge que está tudo bem.

Logo que se mudam, ela conhece Leo e sua tia Sue, seus vizinhos mais próximos. E quando Leo tenta ser simpático se oferecendo para mostrar as redondezas para os irmãos, Audrey é grossa com ele. E apesar de ter ficado constrangido com a situação, Leo acaba enxergando alguma coisa diferente em Audrey. E eles vão estudar na mesma escola. Escola essa que Audrey esperava que fosse diferente da anterior, mas parece que vai ser a mesma coisa. Logo no primeiro dia sua mãe vai com ela até a escola e faz Audrey passar vergonha. E ela conhece Jen de quem gosta muito e Lizzy com quem já arruma encrenca quando pergunta sobre Leo e Lizzy diz que ele não está disponível. Como diz sua mãe, Aud é a vitima onde quer que vá e até parece que atrai as problemas. Mas dessa vez Aud pretendo fazer as coisas diferentes e não vai se deixar intimidar. Até porque Lizzy é fichinha perto do que ela já passou.

O que Audrey nem imagina, é que Leo também tem um monte de problemas. Ele está ali fugindo da pressão de seus pais. Na casa da sua tia não tem piano e ela nem fala sobre lição de casa. E já que seu terapeuta diz que ele tem que fazer amigos, porque não pode ser a Audrey? Mesmo que ela seja bem esquisita com aquelas marcas nos braços e pareça que tem medo até da própria sombra. Mas Leo é insistente e Audrey acaba cedendo. E Audrey descobre que quando está com Leo, as coisas são bem diferentes, ela consegue ser ela mesma, ou o que ela gostaria de ser. Mas sua mãe não vê essa amizade entre eles com bons olhos, já que Audrey para de tomar seus remédios. E tudo só piora quando a Coisa encontra Audrey novamente.

"Desci as escadas e enfileirei meus comprimidos no balcão. Um para que eu não me sentisse deprimida. Um para que eu parasse de sentir enjoo. Um para que eu dormisse o dia inteiro. Um para me impedir de abrir cortes nos braços, pernas e coxas. Havia comprimidos para tudo. Para tudo, exceto um comprimido para que pudesse ser livre."

Já tinha ouvido falar maravilhas da autora, mas nunca tinha lido nada dela até agora. Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Louisa e só tenho uma palavra para ela: sensacional. A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi a capa e depois o tema: depressão. Já tinha lido um livro com esse tema anteriormente e sofri bastante com a leitura. Nesse e no outro livro que li, a narrativa é em primeira pessoa na visão da personagem doente o que torna as coisas mais difíceis, mas aqui a narrativa é dividida entre a Audrey e o Leo. E também a exemplo do outro livro, as personagens doentes tem mães que podem ser consideradas umas vacas, com o perdão da palavra, mas não encontrei outra palavra que definisse melhor. Só que aqui diferente do outro livro que li, que a personagem era adulta, temos uma adolescente de dezesseis anos que sofre com a doença há três, mas desde criança tem um histórico difícil. 

A narrativa é em primeira pessoa quando é na visão de Audrey e em terceira quando acompanhamos o Leo. No começo a história é bem leve, com insinuações bem sutis à depressão e a auto mutilação. Mas conforme a história vai avançando, as coisas vão ficando fortes. A autora não descreve nos mínimos detalhes o que acontece, mas dá para entender muito bem. É triste de ver o que a Audrey passa. Ela não sabe o que está fazendo, ela acha que tem alguém, que ela chama de Coisa, que tenta matá-la e quando ela se auto mutila, ela acha que está atacando a Coisa. Pelo menos é isso que dá para entender. Mas quando a verdade é revelada, fiquei de cara. E um livro que começou parecendo que ia ser um Sick-Lit, acabou se tornando um thriller psicológico. Eu já estava roendo as unhas no final e teve uma hora que quis jogar o livro longe de tanta raiva que tive de um personagem.

"Era melhor ficar aleta. Fique atenta e vigilante, eu pensava, lembrando de um verso de algum poema. Uma frase da boca de um louco. Mas aquela era a minha frase agora. E eu não era louca. Eu era a única que conhecia a verdade."

O próximo parágrafo pode conter spoiler, por isso fique a vontade para pular ele.
Vamos falar da Lorraine, mãe da Audrey. No começo achei ela meio estranha, principalmente pela Audrey achar que tem que cuidar de seu irmão mais novo e ter que manter a mãe feliz. Mas achei que as atitudes dela era de uma mãe que está perdida naquele tipo de situação e só quer o melhor para a filha. Mas conforme fui lendo, fui pegando um ódio dela e ela foi fazendo uma coisa pior que a outra e quando eu achei que ela não conseguia ser pior, ela foi lá e fez. O mais fraco que posso dizer aqui sem soltar muito spoiler é que ela acusa Audrey de provocar o bullying que acontece com ela. Isso é o mais leve. Eu fiquei besta de ver como uma mãe consegue fazer aquilo tudo. E quando olhei, ainda faltava mais de 100 páginas para terminar e eu já estava com nojo dela. Mas ainda assim fui surpreendida, nunca que imaginei uma coisa daquelas.

A Audrey é um personagem incrível. Tenho certeza de que muitas pessoas não aguentariam passar pelo o que ela passou. E ela ainda fez uma escolha muito dificil por amor, mesmo sabendo o que aquilo significaria para ela. O Leo é um amor de pessoa, que foi o apoio de Aud durante o livro, e ainda tinha os próprios problemas para resolver. E o Peter é um fofo, e depois aconteceu uma coisa com ele que eu quis entrar no livro e abraçá-lo. Só me resta indicar o livro é claro. Não vou falar mais nada porque a resenha já está enorme e sei que a maioria do povo não lê resenhas grandes. Só vou dizer que fazia tempo que um livro não mexia tanto comigo como esse mexeu. Eu me desesperei no IG, no wats, eu precisava falar com alguém naquele momento. Leiam!

Nota:






16 comentários:

  1. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    OMG!!! O que falar depois dessa resenha??? Você me deixou super tensa, fiquei nervosa, porque quando no início ela falou da "coisa", eu pensei logo em alguém ou em algo sobrenatural. E vem você e fala em depressão??? Confesso que como amante de tramas policiais, passei a desconfiar de tudo, por isso não cai nessa de depressão, para mim tinha algo ali e você veio e confirmou, só não disse o quê, risos...E esse mãe??? Me senti mal lendo o que falou sobre ela, tem muita gente nesse mundo cruel, desumana, e pelo visto a personagem é uma delas. Estou louca para ler. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oooi, Sil!

    Eu sou fã do gênero, e enquanto lia sua resenha, não pensei em pular nadinha (mesmo estando grande, como você falou no final hahahaha). Ela está maravilhosa e expressa muito bem o quanto você gostou. Me interessei mesmo e já anotei na minha listinha de compras hahah Fiquei curiosa pra conhecer essa garota e o Leo (amo esse nome s2). Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil! Uau, então esse é um daqueles livros que parece uma coisa e é outra? AMO QUANDO ACONTECE ISSO! Não dava nada para a história, mas sua resenha me fez querer o livro. Me arrependi por não ter solicitado ele rsrs

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil!
    Eu não solicitei esse livro com a NC, mas tenho muita curiosidade em relação a ele. Adoro drama e imaginava algo diferente do que você contou. Gosto quando abordam a depressão nas histórias. Que bom que foi uma.leitura agradável.
    Bjão
    Di, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi
    eu já tinha visto essa capa em outros blogs, mas nunca li uma sinopse dela, mas adorei o que falou e nem sabia que falava de um tema tão serio como a depressão, fiquei muito interessada em ler, ao contrário de você nunca vi falarem da autora.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil,
    Pela capa, eu nunca diria que é um thriller.
    Gosto da premissa, mesmo preferindo livros mais açucarados, rs.
    A depressão é algo que sempre me envolve, por eu ter tido um caso na família, sabe quanto você quer entender a doença? É assim comigo!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia este. Mas achei a resenha muito boa, fiquei curiosa :)

    Um beijinho no coração.

    Diamonds In The Sky, Daniela Silva

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil
    O enredo do livro é forte, mas só de ler sua resenha já fiquei com raiva da mãe hehehe, não curto muito livros com o tema de depressão, mas achei interessante. Eu já tinha visto este livro por aí, mas imaginava outra premissa.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil!
    Já ouvi as pessoas falando desse livro mas ainda não tive a chance de ler. Achei bem interessante a escolha da autora em abordar esse tema da forma como ela fez. Com certeza é um livro para ser lido.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, quando eu li a sinopse eu realmente percebi que tinha algo estranho com a mãe, mas agora estou morta de curiosidade pra saber o que é! E já acho que tb não ou gostar dela!! Que bom que o livro mexeu com vc Sil!! É muito bom quando isso acontece!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, tudo bem?
    Tenho que confessar que livros assim, romances nos quais o casal tem problemas pessoais, mas ficam juntos, não estão me atraindo ultimamente. :( Mas que bom que você gostou da leitura!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Primeiramente preciso dizer que a Novo Conceito me surpreendeu bastante com essa capa linda. Lembro que anos atrás ela tinha umas capas que deixavam a desejar. Não sei se vocês concordam com isso, mas... hehehe
    Sobre o livro, achei interessante o fato de ser um thriller psicológico. Adoro quando retrata essas questões de 'mente humana', esse mistério, sabe?
    Adorei o espaço e estou seguindo!!

    http://5pmtea.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil!

    Estou um pouco chocada aqui depois de ler sua resenha, jamais imaginei que este livro se tratava de depressão, e meu deus imagino o quanto você sofreu acompanhando tudo que protagonista passou, por que sinceramente e muito doloroso, a gente se sente no lugar da pessoa e muitas vezes que fazer algo para mudar, mas não podemos! Ao menos aqui fora na vida real podemos fazer a diferença, eu adorei a capa, ela passa a impressão de uma história linda e delicada, mas esse pedido de socorro na sinopse, caramba, amei sua resenha, fiquei tentada a ler.

    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  14. Nossa, esse parece ser um daqueles livros bem impressionantes, que fazem a gente passar dias pensando sobre o assunto, e depressão é um tema tão sério e atual, deve ser interessante e inquietante estar na cabeça de alguém que sofre desse mal.
    Bjs
    Amanda Nery
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu estou tão ansiosa por esse livro. O meu volume está a caminho e eu já não aguento esperar... acho que vai ser uma leitura impactante. Sua resenha me deixou com altas expectativas!

    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  16. Oi sil,
    Eu não conhecia esse livro, mas adorei a história e a sua resenha me deixou com mais vontade de ler ele, adorei a dica, parabéns pelo o blog.
    Beijos :**

    Literatura Por Amor

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo