06 janeiro 2018

Resenha | A Melodia Feroz - Victoria Schwab


Livro: A Melodia Feroz
Série: Monstros da Violência #1
Gênero: Distopia/Fantasia
Autora: V.E. Schwab
Editora: Seguinte
Páginas: 384
Ano: 2017

Resenha:
Em A Melodia Feroz vamos conhecer Kate Harker e August Flynn. Eles vivem em Veracidade, mas em lados opostos da cidade. Em Veracidade a violência ganha vida, literalmente, na forma de monstros. Tem os corsais, que são sombras carnívoras originadas de crimes que não envolvem mortes. Os malchais, que se alimentam de sangue e tem silhueta humana, mas a pele é transparente e eles surgem dos assassinatos, e por ultimo os sunais que são mais raros e só existem três na cidade. Eles são criados em grandes massacres, parecem humanos, mas se alimentam da alma de pessoas que já cometeram algum crime, hipnotizando-os através de sua música.

Os corsais e os malchais vivem no lado Norte de Veracidade, que é comandado por Callum Harker que se mantém no poder porque joga dos dois lados: ele controla os monstros e cobra uma taxa para proteger os humanos. Quem paga está seguro, os outros podem ser atacados a qualquer momento. Já no Sul quem lidera é Henry Flynn, que é totalmente o oposto de Callum. Ele faz o que pode para proteger toda a população e tem ao seu lado um exército humano e os três sunais, tratados como filhos por ele e sua esposa. August é o sunai mais novo e quer muito ajudar seu pai a combater a violência na cidade, mas Henry teme por ele já que a trégua firmada entre as duas partes da cidade está por um fio e a qualquer momento ela pode acabar. 

Mas August insiste tanto que acaba recebendo uma missão mais diplomática: ele tem que fingir ser um humano para poder se aproximar de Kate, filha de Callum, que após seis anos está de volta à cidade. Se a trégua for quebrada eles querem ter um trunfo na mão, no caso Kate. Mas assim como August, Kate quer provar seu valor para seu pai e para isso fez de tudo para voltar à cidade e ficar perto dele. E seu plano é dominar a escola para mostrar a seu pai que ela não é fraca como a mãe e que merece estar ao lado dele. É assim que Kate vai conhecer August, que na escola usa o nome de Freddie. Dois adolescentes filhos de governantes de lados opostos que vão descobrir que apesar de estarem de lados diferentes, seu inimigo é o mesmo.

"— O nome disso é vida, August — ela disse — Você queria se sentir vivo, certo? Não importa se é um monstro ou humano. Viver dói."

Já li muitas resenhas dos livros da autora e todas elas elogiam a capacidade e a destreza dela em criar ótimas histórias originais. Mas ainda assim me surpreendi quando me deparei com esse livro maravilhoso que foi minha primeira leitura do ano. Comecei muito bem, já com um favorito. Cada livro tem seu publico alvo voltado para uma faixa etária, mas A Melodia Feroz é uma história que agrada desde uma criança até os leitores mais velhos. Em um mundo literário onde alguns gêneros são quase cópias uns dos outros, distopia principalmente, a autora consegue criar algo original que além de ser um distopia que faz várias criticas ao comportamento humano, ainda tem fantasia e aventura em um livro que lemos como dizem, em uma sentada, porque apesar dele ser relativamente grande, a história é leve e ágil.

A história é narrada em terceira pessoa e, ora acompanhamos a Kate, ora o August. E aqui vemos duas pessoas completamente diferentes do esperado por sua natureza. Kate é a humana que sonha se tornar um "monstro" para ter o reconhecimento do seu pai. Como ele só enxerga a crueldade e a violência, ela quer ser o pior que puder para poder ter um pouco da sua atenção. Kate é forte e inteligente e basta alguns dias para descobrir o que seu pai vem tentando há anos sem sucesso. Mas quando ela consegue ter em mãos algo que poderia ser o melhor presente para seu pai, ela enfim começa a questionar suas ações. Já August, é até engraçado, porque ele é um dos personagens mais frágeis que já tive o prazer de conhecer. Isso vindo de um monstro que é praticamente imortal. Mas eu maior desejo é ser apenas um humano, ele deseja sentir e viver como um.

É ai que entra os questionamentos. O ser humano, que conforme eu acredito, foi criado para ser o ápice de toda criação divina, a cereja do bolo, parece que nunca está feliz em mostrar seu pior lado. Sempre dá um jeito de fazer algo pior. E na história da Victoria isso tem consequência na forma literal de monstros. Cada ato de violência tem um deles como consequência e a pessoa tem sua sombra marcada. Dai o natural seria pensar que a violência iria diminuir, mas acontece exatamente o contrário. Geralmente em histórias apocalípticas, a situação não tem como ser revertida, a doença ou praga, é sempre contagiosa e vai se espalhando para todo o mundo. Mas aqui para acabar com a praga é só os homens repensarem seus atos e mudarem o modo de agir. As criaturas podem ser contidas, mas quem disse que o ser humano deixa de praticar a violência? E a ironia disso tudo é que o monstro da história é que quer impedir a guerra e acabar com a violência.

Enfim, foi uma leitura muito prazerosa. Como disse acima, li tantos elogios que estava até meio receosa de ler e acabar me decepcionando, mas aconteceu o contrário disso. Amei e já indiquei para todas as amigas e não vejo a hora de ler a continuação porque o livro termina com um gancho para que no segundo a história cresça ainda mais. Só senti falta de um romancezinho entre os protagonistas, porque sou romântica sim, hehe, mas entendo que o foco da história não era esse e até por mais esse motivo ela se destaca. Quanto a edição, está maravilhosa. A capa está linda, amei as cores. Se você ainda não leu, dê uma chance para a história, que talvez você se surpreenda assim como eu me surpreendi.

Nota: 







19 comentários:

  1. Adorei a resenha e de saber que mais uma pessoa amou essa história. Ainda não li mas tenho muita curiosidade..

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvana.
    Eu gostei, achei bem criativa a história sobre monstros.
    Bem diferente do que estamos acostumados a ler sempre a mesma coisa, vampiros, lobisomens, etc.
    Achei criativa e original.
    Também adoro um romance entre os personagens hehehe
    também sentiria falta.
    bjoo
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sil.
    Desde que vi a primeira resenha desse livro eu me interessei por ele, e geralmente não gosto de histórias assim, mas eu fiquei completamente apaixonada pelo enredo e pelos personagens. Espero gostar muito quando for ler.
    Beijo
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil,
    a Denise também leu esse livro e amou muito. Tenho curiosidade sobre a história, achei super diferente do que estou acostumada a ler e acredito que eu ia curtir muito. Minha experiência com a autora não foi tão positiva, porque li Um tom mais escuro de magia e não curti tanto assim (já a Denise amou). Mas realmente acho que eu gostaria de A Melodia Feroz,quero mto ler!

    Att.,
    Eduarda Henker Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  5. Oii Sil, tudo bem? Quero muito ler ele, mas assim como você estava com receio de não gostar por ver tanta gente falando bem e eu acabar me decepcionando por estar com altas expectativas, mas vou dar uma chance e espero gostar tbm, sua resenha tá ótima.
    - Beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, tudo bem? Eu gosto muito da autora, mas este eu ainda não li, minhas expectativas são altas tb! Que bom que vc curtiu!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil!
    Deu pra sentir pela sua resenha o quanto você gostou mesmo. Me contagiou e, com certeza, vou deixar anotado aqui pra ler assim que possível!
    Beijão

    http://www.aquelaepifania.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi! Já li diversas resenhas e todas positivas, o livro tem um enredo muito bom. Mas, não é o tipo de leitura que gosto. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil,
    Eu li um livro da autora e não gostei muito. Então já sabe que estou com o pé atrás para ler esse, né?
    Sua resenha me ajuda um pouco, fico mais animada, ainda mais por ser uma distopia. É um tema que eu gosto bastante.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil!
    Menina, terminei de ler esse livro ontem e amei. Já era fã da Schwab com suas fantasias adultas e virei fã dela agora nesse YA.
    Se está esperando um romance, é bom logo desapegar porque a Victoria não é muito lá de colocar romances nas suas histórias.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil!
    Já vi várias resenhas positivas desse livro, mas a sua é a primeira que me desperta a curiosidade em ler a obra. Sério, fiquei doida aqui pra conhecer mais do universo criado pela Victoria, parece totalmente inovador e diferente do que estamos acostumados a ler, como distopias e etc. Os questionamentos quanto ao comportamento do ser humano é muito relevante, parece ser um livro que tem de tudo: ação, fantasia e até mesmo reflexões. Já to adicionando nos desejados!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil!
    Já li um livro da Victoria (A Guardiã de Histórias) e sou louca pra ler esse também e outros que ela lançou (os que saíram pelo Grupo Record). Acho essa mulher muito criativa hahaha Sem contar que as capas dos livros são muito lindas! <3

    Bjs
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil, tudo bem?
    Achei a premissa muuuito interessante!
    Já tinha visto resenhas falando bem e curti o título. Quando tiver a oportunidade, certamente vou conferir!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,

    Esse livro está na minha lista de leitura, quase peguei ele no fim do ano, mas acabei decidindo por outro.
    Fico feliz que tenha gostado.
    Bjs e um bom Domingo!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil, tudo bom?
    Eu AMO esse livro. Tinha altas expectativas quando peguei pra ler e fiquei no chão com tudo. A construção de mundo que a Victoria fez foi maravilhosa, e é tudo tão genial e tão bem encaixado no contexto que aaaaaaaaa.
    E os protagonistas, meus próprios filhos vou protegê-los. Tô ansiosa pra ver como vai terminar.
    Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil! Junto com A Guardiã de Histórias, este é o meu favorito da autora. Achei a trama sombria e cheia de tensão na medida certa. Que bom que a continuação sai este ano. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  17. Helloo, Sil! Tudo numa nice?!
    Fiquei feliz que amou esse livro e favoritou como eu. Foi o melhor livro que li no ano passado e super recomendo. Que bom que a leitura foi prazerosa para você também. Às vezes quando o livro é muito elogiado dá um medinho de ler, mas felizmente não foi esse o caso da Schwab.
    Beijin...
    Alana Gabriela - Books and Stuff

    ResponderExcluir
  18. Oie Sil =)

    Esse foi um dos melhores livros que li em 2017, tanto que mal posso esperar para ler a continuação. A narrativa da autora é fluida do jeito que ficamos tão envolvidos com a história que só nos damos conta quando chegamos ao fim. E que final que nos deixa com gostinho de quero mais, não é?

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  19. Oi
    que bom que não se decepcionou e que gostou da história, só estou vendo elogias dela também e por isso estou bem curiosa e legal que o final deixou curiosa para o final.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo