28 julho 2018

Resenha | Os Imortalistas - Chloe Benjamin


Livro: Os Imortalistas
Série: Não
Gênero: Não consegui definir
Autora: Chloe Benjamin
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 320
Ano: 2018

Sinopse:

É 1969 no Lower East Side de Nova York e os rumores na vizinhança são sobre a chegada de uma mulher mística, uma vidente que se diz ser capaz de dizer a qualquer um qual será o dia de sua morte.
As crianças Gold – quatro adolescentes que estão começando a conhecer a si mesmos – saem de casa sorrateiramente para saber sua sorte. As profecias informam as próximas cinco décadas de sua vida. Simon, o menino de ouro, escapa para a costa oeste, procurando por amor na São Francisco dos anos 80; a sonhadora Klara se torna uma ilusionista em Las Vegas, obcecada em misturar realidade e fantasia; Daniel, o filho mais velho, luta para se manter seguro como um médico do exército após o 9 de setembro; e Varya, a amante dos livros, se dedica a pesquisas sobre longevidade, nas quais ela testa os limites entre ciência e imortalidade.
Um romance notavelmente ambicioso e profundo com uma brilhante história de amor familiar, Os imortalistas explora a linha tênue entre destino e escolha, realidade e ilusão, este mundo e o próximo. É uma prova emocionante do poder da literatura, da essência da fé e da força implacável dos laços familiares.

Resenha:
O enredo de Os Imortalistas foi criado a partir da frase "Se você soubesse a data da sua morte, como seria a sua vida?" O livro dividido em quatro partes e um prólogo, nos apresenta quatro irmãos que vivem em Nova York no ano de 1969. Varya é a mais velha com treze anos, Daniel está com onze, Klara tem nove e Simon o caçula, está com sete. Eles estão no meio das férias de verão e com o calorão que está fazendo eles praticamente ficam dentro de casa sem nada para fazer. É quando eles ficam sabendo sobre uma mulher que chegou na cidade e sobre os rumores dela ter poderes. Dizem que a mulher, uma vidente, é capaz de dizer o dia exato da morte das pessoas.

Os irmãos acham que isso é bobagem, mas acabam indo até ela e quando chegam ao local são atendidos separadamente, por isso só sabemos a suposta data da morte de Varya, que é quem acompanhamos durante o prólogo. Segundo a vidente, Varya vai morrer aos oitenta e oito anos. Então temos uma passagem de tempo de nove anos e começa a primeira parte onde vamos acompanhar Simon do ano 1978 até 1982. Como temos essa data de/até fica aquela dúvida se é nesse ano, 1982 que Simon vai morrer. Os irmãos estão reunidos novamente, dessa vez para o enterro do pai deles. 

Varya e Daniel estão fazendo faculdade em outra cidade. Klara está terminado o ensino médio e pretende seguir a carreira de ilusionista. E como Simon não tem nenhuma vocação para gerir o negócio do pai, ele decide ir embora com Klara para São Francisco. Ninguém sabe, somente Klara, mas Simon é gay e ele ouviu falar que em São Francisco as pessoas podem ser o que quiserem, por isso ele aproveita a ida a irmã para se libertar. E assim segue a história em ordem cronológica, e em cada uma das partes vamos acompanhar um dos irmãos, Klara 1982-1991, Daniel 1991-2006 e Varya 2006-2010 vivendo suas vidas, tentando esquecer o que foi dito na sala daquela vidente. 


Primeiro quero dizer que o livro não é o que eu esperava. Quando vi ele classificado como fantasia no skoob, fiquei esperando algo meio sobrenatural nessa coisa de saber a data das mortes. E não foi isso que aconteceu, encontrei mais um romance/drama familiar do que uma fantasia. E nem por isso o livro deixou de ser menos do que ótimo. Me surpreendi com a forma com que a autora escreveu sobre tantos assuntos considerados tabus, ou apenas como temas difíceis mesmo e que a maioria dos autores fogem. Ela escreveu de uma maneira leve e despretensiosa, mas que me absorveu de uma maneira que eu que estava lendo no ônibus só não perdi o ponto porque ia até o ponto final mesmo.

Me vi sendo sugada para dentro da história e era como se eu estivesse chegando e conhecendo São Francisco junto com Simon. E essa foi uma das melhores sacadas da autora. Os lugares apresentados são como se fossem personagens da história e eu que vivi essa época e lembro muita coisa, foi como se estivesse revendo acontecimentos marcantes da nossa história. A primeira parte foi minha favorita de todas e o Simon também foi o irmão que mais gostei. Que triste ver ele passar por tudo aquilo e logo quando ele conseguiu ser livre. a primeira parte do livro é fantástica e até então você fica na dúvida se Simon apressou as coisas ou se a vidente tinha razão.

A dúvida ainda permanece com Klara, que também me ganhou ao viver um pouco das histórias dos mágicos. Ela era uma mulher em meio a tantos homens na profissão, mas isso não impediu ela de seguir seus sonhos. Já com Daniel, o personagem que menos gostei dos quatro, a profecia da vidente volta com tudo e ele fica obcecado em descobrir mais sobre a mulher que eles encontraram tantos anos atrás. E por fim temos Varya, que me identifiquei muito, principalmente na parte sobre ela precisar de uma rotina. E no fim temos que responder a pergunta feita no início do livro. Se você soubesse a data da sua morte, como seria a sua vida?


Eu sempre me perguntei como seria nossa vida se já soubéssemos o dia da nossa morte. Será que viveríamos de forma livre, sem se preocupar com opiniões alheias e aproveitaríamos a vida ao máximo ou será que deixaríamos de viver para tentar mudar a data fatal? Aqui temos os dois exemplos, Simon que faz tudo o que tem vontade e Varya que vive dentro de um laboratório estudando uma forma de prolongar a vida. Qual deles fez o certo? Será que se Simon tivesse agido de outro jeito ele teria mudado seu destino? E Varya teria morrido jovem, antes da data prevista? Essa é a grande questão levantada pelo livro e no final cada um tem que encontrar sua resposta.

E enquanto pensamos nessa questão vamos acompanhar a vida dos quatro irmãos que deixam de ser uma família no momento em que a profecia é feita. E eu particularmente cheguei a conclusão que em hipótese nenhuma eu quero saber algo que vai acontecer de um jeito ou de outro. Mas em contrapartida vi o quando pode se perder se não fizermos exatamente o que temos vontade. Enfim, é um livro que recomendo. Ele é bem diferente de tudo o que tenho lido e visto por ai. A edição está um arraso. O livro é em capa dura e essa capa é perfeita. Se der leiam ele, é um livro que com certeza vai te fazer pensar e é uma história linda para se acompanhar.

Nota:








17 comentários:

  1. Oiii Sil

    A edição está linda mesmo e a premissa desse livro é simplesmente perfeita. Sei lá, eu sou curiosa, acho que gostaria de saber o dia da minha morte, mas depois confesso que não sei como lidaria com isso, questão realmente complicada, é aquela velha história de terminar carregando um fardo maior do que aguentaria...
    A Ivy leu esse livro e amou tanto que já me passou o exemplar pra cofnerir sem falta a história, pois relamente a pinta é de ser uma trama envolvente, única e bem tocante em vários aspectos. Curiosa pra conhecer a Klara, adorei essa valentia dela jugando tudo pra cima e tentando viver um ambiente exclusivamente masculino e querendo vencer ali, que garra. Tb estou curiosa pelo Simon pois pelo visto ele é um dos irmãos que todo mundo mais gostou.

    beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alice
    Eu fiquei muito curiosa a respeito do livro e por isso ele está na minha lista. Eu tenho medo de saber data que as coisas vão acontecer, fico mais ansiosa ainda e acho que isso não seria 100% bom pra nossa mente. É melhor lidar com o desconhecido porque a morte é algo inevitável, mas se o nosso tempo fosse curto? Acho que é muito triste pensar nisso por isso evito, mesmo assim quero muito ler o livro.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Silvana. Tudo bem?
    Vi muita gente comentando sobre esse livro, mas não tive/tenho interesse de ler, pelo menos, não agora. Parabéns pelo blog! Já estou seguindo, se puder fazer uma vistinha aqui, ficarei muito feliz!

    Xero,
    lidiiadias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. oi Silvana
    adorei a história e o título desse livro.
    Achei bem interessante!
    O livro por dentro é lindo também =)
    beijão
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil,

    Para ser uma história bem interessante para se ler. Não é muito meu gênero, mas gosto de mudar de vez em quando. A capa chama muita atenção, ainda mais pela edição ser de capa dura.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil,
    Esse livro está fazendo sucesso hein?
    E o mais engraçado é que antes, eu não daria nada por ele. Mas fui surpreendida e já estou ansiosa para conhecer a obra melhor.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Achei a premissa maravilhosa! Eu ia adorar saber a data da minha morte mas ia enlouquecer também KKKKKKKK Nao faz muito meu estilo, mas parece interessante. A edição está linda.

    Bjão,
    Querida Cretina

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, tudo bem?
    Parabéns pela resenha, explicou muito bem sobre o livro!
    Eu ainda não tinha sacado 100% sobre o que era nas resenhas, mas agora fiquei super curiosa. E também não quero saber sobre o futuro não hahaha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil! Tudo bem? Eu achei bem interessante a premissa e tb me pergunto o que faria se eu soubesse o dia da minha morte, sinceramente, acho que é melhor não saber! E que bom que apesar de ser diferente do que vc esperava, vc curtiu a leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu tô vendo tantos comentários entusiasmados sobre esse livro que espero muito encontrar ele em promoção lá na Bienal! (ou pelo menos com um descontinho :P).
    Se eu soubesse a data da minha morte ia torcer pra ser pelo menos depois da estreia de Star Wars 9 PORQUE PRECISO DE RESPOSTAS AUHAUHASUHUHASUHAS mas acho muito interessante uma premissa dessas pra ser a partida da história. Dá pra levantar taaantos questionamentos legais com ela!
    Excelente resenha, como sempre!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Amei sua resenha, detalhada e surpreendente como sempre. Ainda não conhecia esse livro, mas a capa me fascinou. Bom saber que a história te surpreendeu. Quero conhecer!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Sil! Tudo bom?
    Eu não conhecia o livro, mas achei a capa tão bonita, esse fundo preto deu um destaque bem bacana. E a história então... achei a premissa bem interessante, não sei se teria uma mente sã depois de descobrir o dia de minha morte.
    Obrigada por comentar lá no blog!
    Volte sempre!

    Blog: miiistoquente ~
    Instagram: @miiistoquente ~

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha visto esse livro, mas pela forma que você falou parece ser muito bom (pontinho extra pela capa dura).

    Blog Covil Dourado | Facebook

    ResponderExcluir
  14. Olaa Sil! Tudo bem?
    Nossa, mas è uma baita de uma reflexão hein.. eu não sei o que daria.. mas fiquei curiosíssima para ler e refletir um pouco mais a cerca disso.. engraçado que eu acharia que seria sobrenatural mesmo, meio fantasioso. Mas ok, isso não prejudica a minha vontade de ler.. amei a resenha!!
    Beeijo

    Lecaferouge.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil!
    Gente, essa edição está linda mesmo!
    Eu ainda não tinha entendido qual era a desse livro, mas sua resenha me iluminou e já coloquei na listinha de leitura.
    Se eu soubesse do dia da minha morte, tentaria aproveitar a vida o melhor possível.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  16. Eu havia visto o lançamento e fiquei apaixonada na trama.
    Achei bem legal essa divisão em 5 partes e cada uma contando sobre um irmão da família Gold.
    Gosto bastante quando os livros retratam os anos 80.
    A editora está de parabéns pela edição, ficou belíssima!

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sil!
    Essa capa e essa edição são lindas demais <3 eu não esperava esse enredo, para ser bem sincera. Como eu não leio nenhuma sinopse, nunca sei o que esperar dos livros hahahaaha
    Eu não sei se leria, mas acho um tema bem legal! Eu já pensei nisso várias vezes e não gostaria de saber a data de morte, a gente corre o risco de não viver a vida ao máximo, mas mesmo assim, acho melhor!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo