18 julho 2018

Resenha | Amor Amargo - Jennifer Brown


Livro: Amor Amargo
Série: Não
Gênero: Jovem Adulto
Autora: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Páginas: 256
Ano: 2015

Resenha:
Alex, Bethany e Zach estão no último ano do colégio e a vida deles é falar sobre a viagem para o Colorado após a formatura. Viagem essa que eles estão planejando desde os oito anos. A mãe de Alex sofreu um acidente onde veio a falecer quando estava indo para o Colorado. Alex era muito pequena e mal lembra da mãe, mas ela precisa ter certeza de que a mãe a amava e estava indo para o Colorado ao encontro de alguma coisa e não para longe dela e das irmãs. E quando Alex falou para os amigos sobre a viagem eles compraram sua ideia e a viagem acabou se tornando um sonho dos três. E conforme a data se aproxima o entusiasmo dos três só aumenta. Zach tem até a ideia de fazer uma tatuagem igual nos três durante a viagem.

Alex tem duas irmãs e apenas o salário do seu pai não é o suficiente para pagar todas as contas da casa, por isso Alex faz todo tipo de trabalho extra que consegue. Um desses serviços é dar aulas de reforços na escola, e é assim que ela conhece Cole. Ele acaba de ser transferido de outra escola e para conseguir uma vaga no time de basquete ele precisa frequentar as aulas de reforço e Alex é escolhida para lhe ajudar. Logo de cara Alex se encanta por Cole. Ele é gentil, encantador, sensível, divertido, cavalheiro e muito bonito. E aos poucos Alex vai sendo conquistada por Cole. Ela até consegue mostrar para ele um poema que ela escreveu e foi premiada e que até então somente sua professora havia lido. E a paixão a pega de vez quando Cole faz uma música com a letra do poema.

A sensação que Alex está sentindo é igual a que sentiu na primeira vez que paquerou alguém. É algo tão bonito e gostoso que ela quer que dure para sempre. Mas o melhor de tudo é quando percebe que Cole também sente alguma coisa por ela. Eles saem juntos e logo começam a namorar. E as coisas só não são as mil maravilhas porque Zach tem algum tipo de implicância com Cole e faz de tudo para provocá-lo. E quanto mais tempo passa com Cole, menos tempo ela tem para ficar com seus amigos e decidir sobre a viagem, que chega a ficar em segundo plano. Mas Alex não poderia estar mais feliz. É então que ela começa a conhecer um outro lado de Cole. Um lado que ela se recusa a acreditar que seja real.

"Fechei os olhos de novo, me perguntando por quanto tempo mais conseguiria manter aquilo em segredo. As pessoas estavam comentando. Teria de tomar logo uma decisão - deixar Cole ou descobrir um jeito de não tirá-lo mais do sério."

Quando li A Lista Negra, da mesma autora, que eu não resenhei por aqui porque foi antes do inicio do blog, eu me encantei pela escrita dela e pela coragem de ela escrever sobre assuntos que geralmente as pessoas preferem fazer de conta que não existe. Para quem não sabe A Lista Negra conta a história de Valerie, uma garota que sofre bullying na escola junto com seu namorado. De brincadeira eles resolvem fazer uma lista com o nome de todo mundo que já fez alguma coisa contra eles. Mas só era brincadeira da parte de Valerie porque seu namorado entra armado na escola e atira contra todos que estão na lista e depois se mata. E Valerie fica viva para enfrentar as consequências. Eu amei o livro e a forma como a autora abordou o assunto, por isso quando surgiu a oportunidade de ler outro livro dela, aceitei.

Aqui o assunto abordado é relacionamento abusivo e violência domestica. E mais uma vez a autora foi excelente na forma como falou sobre o tema. Vamos acompanhar tudo na visão da Alex, por isso é impossível não se colocar no lugar dela. Esse livro não é um lançamento, por isso já tinha lido varias resenhas dele e vi várias pessoas comentando sobre como a Alex era tonta por aceitar aquele tipo de coisa. Mas gente, só consegue ver isso quem está do lado de fora, e tive essa certeza na minha pele porque lendo o livro e tudo o que aconteceu com a Alex, eu enfim me dei conta de que já passei por um relacionamento abusivo anos atrás e até agora não tinha percebido isso porque nunca tinha sido agredida fisicamente, então achava que não se encaixava.

Passei por isso com meu primeiro namorado aos dezessete anos. Primeiro ele me afastou dos amigos, dos homens porque ele tinha ciumes e das mulheres porque elas falavam mal dele para mim. Depois me afastou da minha família. E quando vi eu só tinha roupas que ele escolhia, só comia o que ele comprava e até meu cartão do banco ficava com ele. Tive até bulimia nessa época porque não podia engordar porque as outras que ele me traía eram magras. Porque sim, fui traída várias vezes. Ele controlava até o que eu assistia na TV porque ele tinha ciúmes dos atores. Graças a Deus não cheguei a ser agredida fisicamente, mas a maioria das mulheres não tem essa sorte.

É angustiante ver como a Alex sofre. Primeiro porque ele bate e depois diz "eu te amo", coisa que ela nunca ouviu de ninguém. E ver como seus pensamentos vão mudando depois de uma agressão, de como ela não acredita que ele fez aquilo, de que ela nunca mais quer vê-lo e no fim ela acaba tendo certeza de que a culpa é dela e que com certeza ela fez alguma coisa para merecer aquilo. Dá vontade de entrar no livro e falar, não, a culpa não é sua. Não importa o que você faça, ele vai continuar agindo assim e piorando conforme vai fazendo. E conte para alguém, não é só você que está passando por isso e ninguém vai achar que você é boba por se apaixonar por alguém como ele. Não tinha como você saber.

É dificil mesmo virar as páginas e ver Alex defendendo o Cole e não querer entrar lá e fazer alguma coisa. E é nesse ponto que não me conformei com uma coisa, porque a irmã dela sabia, a chefe e os melhores amigos também e a atitude que eles tomaram foi se afastar e dizer se vire. E acho que nessas horas o apoio é fundamental para que a pessoa consiga escapar daquilo. Porque ela até quer, mas não consegue fazer sozinha. Primeiro porque ela acha que o cara vai mudar e depois porque ela tem tanto medo que não consegue fazer nada a não ser torcer para que hoje seja um dia bom.

Gostei da forma como os personagens foram construídos, porque era como se aquilo tudo fosse real. É bem o que a gente vê nos noticiários. Tanto a Alex como o Cole poderiam ser alguém que eu e você conhecemos. E uma coisa que gostei muito e que não vemos em livros cujos temas são abordados, é que a autora deu uma solução para a história. Ela mostrou que é possível sim e também gostei de ter algumas páginas no final falando sobre o assunto, como reconhecer se alguém por perto está sendo machucado, que atitude tomar, quem procurar, esse tipo de coisa. E para finalizar que já escrevi demais, só me resta elogiar a editora pela edição muito bem feita e também por trazer histórias como essa para o Brasil, ainda mais em um momento que acontece tanto esse tipo de coisa na vida real.

Nota:






17 comentários:

  1. Oi Sil
    Eu vi algumas resenhas desse livro assim que ele foi lançado, e eu achei a premissa muito interessante, mas algumas falavam que era meio pesado a leitura devido a tudo que acontece. Ainda nao sei se tenho vontade de ler, mas fico com vontade. Acho muito legal falar sobre a tematica de forma mais aberta e os personagens me parecem interessantes.


    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil
    Eu sempre tive vontade de ler esse livro mas temas pesados demais me deixam ansiosa, eu fico já prevendo o desespero dos personagens, a dor e o sofrimento e isso repele a vontade de ler, porque sofro por antecipação. Esse livro tá na minha lista tem quase dois anos e ainda assim nunca folheei, porque o tema é forte e mesma que eu fale livremente sobre o assunto, não consigo ler. É bizarro mas é isso que sinto.
    Eu acho triste quando vejo situações assim, uma tia minha estava em um relacionamento abusivo também, e foi quando ele bateu nela pela segunda vez (leia-se, a família dele ajudou ele a bater nela), que ela resolveu prestar queixa e sair desse tipo de relação. E eu achei legal você comentar sobre sua situação porque a gente não enxerga as circunstâncias e acaba estando nas mesmas situações sem saber. Graças a Deus que não te aconteceu nada fisicamente além do emocional.
    Vou ver se crio coragem para ler a história.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser muito interessante. Essa capa me chamou muito a atenção e eu achei o tema da história extremamente relevante. Ver suas opiniões sobre o livro apenas despertou ainda mais o meu interesse. :) Quero muito ler! Também li A Lista Negra e adorei! Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, tudo bem?
    Em primeiro lugar, sinto muito que você tenha passado por isso, e fico feliz que esse período doloroso tenha ficado no passado. :(
    Esse livro está na minha wishlist (apesar de eu não ter curtido tanto A Lista Negra), especialmente pela relevância do tema.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Hey Ale! Tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas fico feliz que tenha gostado dele. Eu adorei a resenha.
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  6. Amei sua resenha, ainda não tinha visto nada sobre esse livro e amei a história. Já quero conhecer!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil!

    Puxa, nem sei como começar esse comentário. Primeiro queria dizer que sinto muito por tudo o que você passou com o seu namorado. Eu já sofri relacionamento abusivo (não tão grave qto o seu), mas que deixou muitas marcas dentro de mim. Sobre o livro, eu só li 'A lista negra' dessa autora (e confesso que não gostei muito, acho que foi por causa de toda a hype - mas não posso negar que é uma história muito bem pensada e escrita). Depois da sua resenha fiquei curiosa para conhecer Amor Amargo, então quem sabe um dia eu não dou uma chance ao livro (mesmo sabendo que pode ser um pequeno gatilho para minhas memórias).

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil!! Eu sinto muito pelo seu antigo relacionamento, mas o lado positivo é que agora podemos entender melhor as coias! Eu gostei da descrição dos personagens, sendo bem realistas, isso sempre me agrada e o tema é mais do que pertinente!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi
    esse parece ser uma história bem forte, realmente muitas pessoas passam por isso infelizmente. A escrita da autora parece ser muito boa.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil! Tudo bom?
    A Bianca ADORA os livros da Jennifer, e eu fiquei bastante curiosa com a narrativa e com as histórias. São temas bem pesados, mas a autora parece sempre saber o tom certo pra contá-las.
    Vou tentar adquirir tanto esse quanto A Lista Negra lá na Bienal!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil

    Sinto muito você já ter passado por um relacionamento abusivo. Mesmo há anos as marcas ainda ficam, pensamos em como pudemos não enxergar na hora, né? Realmente quem tá de fora vê, mas quem vive é outra história.
    Eu tenho muita vontade de ler algo da autora, tanto esse quanto Lista Negra. Ambos possuem temas mega relevantes e sempre leio ótimas críticas! Fico contente por ter sido uma boa leitura para você!

    Agora deixa eu desabafar:

    SILLLL, você precisa ler Disgrace! É sério, acredita em mim, por favor! Hahahahhahahhaha
    Também não gosto desse negócio de usar sexo para tentar esquecer os problemas, mas eu te juro ajoelhada no milho que não é isso! Hahahahah Eles pensam que farão isso, mas eles percebem que o caminho não é esse. Não posso ficar falando pra não dar spoiler, mas é pq eu tenho certeza que você vai curtir, é uma história muito bonita, de segunda chance, crescimento pessoal, perdão...

    Ufa, desabafei! Hahahahahahah

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Sil, tudo bem?

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui, gostei muito da história e sua resenha me deixou curioso, com certeza vai para a minha lista....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oiii Sil

    Eu também passei por um reacionamento abusivo, infelizmente a gente só começa a enxergar quando é bem tarde, é incrivel como a gente aprende a negar como uam forma até de se auto proteger sei lá.

    Eu só conhecia A Lista Negra dessa autora, não tinha nem ouvido falar deste. Ah com certeza eu preciso ler, principalmente sabendo que ela soube abordar bem o tema. Já está anotado.

    Beijo

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa, Sil.
    Que barra você deve ter passado. Não consigo nem imaginar.
    Mas que complicação essa, que obsessão, que doença!
    Ele era louco, não é possível.

    Que bom que cada um seguiu o seu caminho e agora você pode viver em paz e feliz.
    Claro que fiquei bem curiosa para ler o livro.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil!

    Acho que já comentei como acho maravilhosas as suas resenhas e toda a sinceridade que você deposita nelas, mas venho reforçar esse ponto. Eu sempre tive uma visão aberta desse livro, achava que as resenhas não mostravam com clareza o que ocorria na obra, mas você esclareceu bastante, e imagino o que a protagonista passa. Deve ser angustiante observá-la no meio do relacionamento abusivo, principalmente quando já tivemos a mesma experiência ou conhecemos alguém que passou por isso, mas é um assunto de extrema importância e que deve mesmo ser tratado de forma clara nos livros.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil!
    Sinto muitíssimo por você ter passado por um relacionamento desse tipo. Ninguém deveria ser tratado assim, nunca!
    Saber que você gostou tanto do livro foi um ponto muito alto para mim. Afinal, como você citou, passou por momentos parecidos e entende o que a protagonista estava vivendo. Só isso já mostra que a autora teve um cuidado e uma preocupação ao escrever sobre esse tema e ainda ter dado uma solução para o problema. Coloquei o livro na minha lista só pelos seus comentários! <3
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sil!
    Nossa, que barra você passou hein? Mas o importante é que você saiu e está aí, feliz da vida. Eu quase passei por um namoro assim também, mas terminou logo no começo.
    Particularmente não sei se leria esse livro. Não curti muito A Lista Negra.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo