19 agosto 2015

Resenha | Mulheres que não sabem chorar - Lilian Farias


Livro: Mulheres que não sabem chorar
Série: Não
Autor: Lilian Farias
Editora: Literata
Gênero: LGBT, GLS
Páginas: 170
Ano: 2014 

Resenha:
Li esse livro para o desafio que estou participando, e esse mês era um livro com um tema polêmico. Quando vi o tema, sabia que não podia deixar de ler Mulheres que não sabem chorar. Porque polêmica foi o que não faltou nessa história. Antes mesmo de ser publicado, o livro já enfrentou um grande desafio. A editora que ia publicar o livro, quando recebeu o original aceitou o tema, mas depois pensaram bem e pediram para que a autora cortasse o livro pela metade. E como se não bastasse, com medo de represálias vindo de algumas igrejas e grupos homofóbicos, desistiram de publicar o livro. Sorte que a Literata, não se intimidou e fez a publicação.

O livro conta a história de duas mulheres bem diferentes entre si, apesar de estarem na mesma faixa etária, na casa dos cinquenta anos. Marisa é uma mulher bem sucedida nos negócios, mãe de gêmeos que acabam de partir rumo a um intercambio. Ela sempre amou as flores e quando precisou, foi delas que ela fez seu negócio e sua independência financeira. Ela foi criada pela sua avó até os dez anos, quando esta veio a falecer. E quando foi morar com seus pais, ela viu sua vida ruir, pois, sua mãe muito religiosa, cumpria com a ordem de amar ao próximo, categoria que sua filha não fazia parte. Ela casou-se aos 25 e enviuvou aos 30 e aos 34 começou a lista enorme de "namorados". Ela trocava de namorado como quem troca de roupa. Agora sem seus filhos, a única coisa que lhe resta, é seu companheiro, o cigarro.

Olga, diferente de Marisa, é uma mulher derrotada. Desde muito cedo ela começou a beber e sua vida foi transformada por esse vicio. Seu marido, cansado foi embora e levou a filha deles com ele, já que juiz nenhum daria a guarda para alguém em uma situação como ela estava. Seus amigos, cansados de serem roubados e envergonhados por ela, foram se afastando um por um, até que não sobrou ninguém. Seu carro e seus pertences, foram embora, o que ela conseguiu vender, ela vendeu, para que ela conseguisse tomar mais uma dose. E tudo era motivo para beber, até para curar a ressaca. Foram vinte, trinta anos nessa vida, ele não lembra, até o dia em que ela olhou para sua filha e viu a morte em sua frente. Mas antes de morrer, ela fez Olga prometer que iria parar de beber. Ela está tentando.

Marisa e Olga são vizinhas a vinte anos, tempo exato em que elas brigam por tudo. Até parecem que são mais felizes brigando. Marisa despreza Olga e faz o que pode para mostrar isso. Hoje não foi diferente. Marisa passa por Olga que está indo ao mercado comprar comida e passa bem sob a poça de lama para molhar Olga. Olga que já está acostumada a isso, continua indo, mas começa a lembrar de sua filha e fica muito mal e acaba indo parar no bar. Bêbada, ela sai pela rua a noite e acaba sendo agarrada e machucada por um homem que tenta estuprá-la. Só não consegue porque Marisa ouve os gritos de Olga e contrariando as expectativas, ela salva Olga do seu agressor. Marisa leva Olga para sua casa e cuida dela por vários dias. Então aquele desprezo que ela sentia, acaba se transformando em amor. E esse amor entre elas é que vai curá-las de toda uma vida de sofrimento.

Decepção é a palavra que ficou após o termino do livro. Depois de saber sobre toda a confusão envolvendo o livro que citei lá no começo da resenha e depois de ler o prefácio do livro, esperava uma luta contra o preconceito e a bandeira LGBT erguida durante o decorrer da história. Mas o que vi, foi um livro com muitas cenas hot e uma busca por uma vingança por causa de uma consciência pesada. Esperava muito mais do livro e principalmente da ligação entre as duas protagonistas da história. Pelo menos na minha visão não houve amor entre elas, só desejo sexual. E quanto a vingança que falei, Marisa por ter maltratado Olga durante uma vida inteira, quis fazer justiça com o homem que tentou estuprar Olga. E parte do livro ficou nisso.

Não que a autora não tenha abordado vários temas muito importantes durante a história. Ela fez isso sim. Ela falou de machismo, violência domestica e vários outros temas, mas senti que foi de uma forma superficial. Preferia que ela tivesse focado em apenas um ponto e se aprofundado nele. Olga me deu nos nervos em alguns momentos, por achar que era normal, ou algum tipo de castigo ela sofrer uma tentativa de estupro, mas mesmo assim, foi o personagem que mais gostei da história. Marisa eu não gostei nenhum pouco. Ela se achava acima das outras pessoas e que tinha o direito de fazer o que bem entendesse. Sem falar que durante o relacionamento dela com a Olga, ela escondeu Olga por vergonha de estar com outra mulher. Tem também a história da Dulce, primeiro amor de Olga e a história da Ana, filha do estuprador. Enfim, não foi uma história que me prendeu, só dei três estrelas por causa do final, que me surpreendeu um pouco.

Nota:


Imagem meramente ilustrativa 

16 comentários:

  1. Bem interessante beijinhos
    ja estou seguindo
    hlanjens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil!
    Poxa, que chato a autora não ter se aprofundado em temas tão interessantes a serem discutidos. Eu pensei que ela faria isso. E só o fato do livro ter passado todo esse processo para ser publicado, merecia um conteúdo melhor trabalhado.
    Não sei se leria pelas falhas citadas que, muito provavelmente, incomodariam.
    Adorei saber sua opinião.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Fiquei curiosa com o livro, mas saber que a autora não se aprofundou em nenhum tema me deixou um pouco com pé atrás.
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  4. Oii Sil
    eu comecei lendo amarradona, o título me deixou bem empolgada
    mas, fiquei triste pelo livro não ter superado suas expectativas :(
    me deixou curiosa em ler
    bju

    http://karinapinheiro.com.br/os-melhores-anos-de-nossas-vidas/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil, como vai?

    Até o meio da resenha eu estava achando interessante, mas depois não curti mais. Não é por causa do romance, e sim por causa da circunstância em que ele se deu. Achei meio sem pé e nem cabeça...uma pena.

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sil. Tudo bem?
    Uma pena que o livro tenha ficado um pouco aquém das suas expectativas. Imagino que o principal problema seja a autora ter falado de várias coisas, mas não se aprofundado em nada. Realmente isso pode deixar a obra desinteressante.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  7. Olá Sil,

    Não gosto do gênero, mas acho interessante abordar os temas citados, mas a maioria só sabe escrever cenas hot e acho desnecessário, mas é o primeiro livro da autora e sei que ela tem potencial....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil!
    Já li Mulheres que não sabem chorar (tenho que resenhá-lo também).
    Concordo que é um livro bastante polêmico e que aborda váios temas interessante. Mas, assim como você, esperava um pouco mais do final.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage
    Esse é o mês de aniversário do blog! Participe da Promoção e do Top Comentarista

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil,
    Nossa, pela sinopse tbm estava esperando algo bem diferente.
    Antes de qualquer coisa, esse romance entre elas nao me convenceu.
    E uma pena que a autora nao soube abordar os temas relacionados a comunidade LGBT.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, Sil.
    Não conhecia o livro, mas a temática é interessante de ser lida.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil!
    O livro não me atraiu de primeira e depois que li sua resenha cheguei a conclusão de que se eu tivesse ele o jogaria longe, odeio autores/midia/pessoas que tem um caminho pra mostrar um coisa legal e decidem tratar a homossexualidade como se só fosse sexo, se é so pra chocar nem escreve.
    Hahah, enfim, gostei da sua resenha! te entendo perfeitamente.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil. Como você, adorei a história que permeava a publicação do livro, mas lamentei saber que o livro é mais um apelo hot (estou tão cansada disso) do que uma verdadeira luta pelos direitos LGBT. Não irá para minha estante rs

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  13. Poxa!
    Fiquei tão feliz quando vi que o tema era polêmico, mas sua decepção me desanimou, não só por você não ter gostado, mas pelos motivos. Sendo isso mesmo que você falou, nem eu quero ler. :/
    Beijo

    canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil, sabe quando você começa a ler a resenha e pensa cara esse livro deve ser foda! Porém não, rss! Os pontos que você destacou no fim da resenha me fez perder todo o interesse pelo livro. Pena! :/

    Enfim, rss

    Beijos! E uma ótima semana!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Sil... terminei ele hoje. Na vdd eu comecei ele hj é já terminei. Chorei horrores.. um tanto qto chocada com o final. Mas um livro envolvente... MT bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, sabia que ia gostar hehe. O final foi bem chocante mesmo.

      Excluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo