05 fevereiro 2018

#5 | Qual é o melhor?

Faz tempo que essa coluna não aparece por aqui. Quem acompanha o blog viu que eu li a trilogia O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, e mesmo com as muitas criticas negativas sobre o filme, eu decidi assistir. Vamos ver qual achei o melhor.

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares


Sinopse: Quando seu querido avô deixa para Jake pistas sobre um mistério que se estende por diferentes mundos e tempos, ele encontra um lugar mágico conhecido como O Lar das Crianças Peculiares. Mas o mistério e o perigo se aprofundam quando ele começa a conhecer os moradores e aprende sobre seus poderes especiais… e seus poderosos inimigos.

Optei por colocar a sinopse do filme que achei mais curta e objetiva. A história é praticamente a mesma no livro e no filme, mas no filme temos um final diferente porque acredito eu a história do livro só termina no terceiro livro e para não deixar nada em aberto criaram um final para o filme, que por sinal não é o final do terceiro livro também. Mas os elementos estão lá, com algumas mudanças que fãs vão odiar, mas que para quem não leu acredito ser necessárias para um bom entendimento do filme e também porque é o Tim Burton e ele não iria deixar de colocar mais emoção e ação na história, que praticamente não temos no primeiro livro.


Livro X Filme


Tem coisas que quando mudam não fazem muita diferença na história como é o caso da data. No livro a fenda é em 1940, no filme em 1943. No começo quando Jacob vai até seu avó, no livro é um amigo que leva ele, no filme sua chefe na farmácia. Também temos algumas mudanças nos poderes dos peculiares como Horace no filme conseguir projetar seus sonhos para todos assistir e Fiona não precisar tocar na terra para fazer as coisas crescerem. No livro quase todos estão aprendendo a usar seus poderes e no filme eles tem controle total e intenso deles. Mas isso são detalhes que de certa forma até melhora a história.


Agora quando mudam o poder de uma das principais personagens, a coisa muda de figura. Emma, a protagonista ao lado de Jacob, no livro consegue controlar o fogo, no terceiro livro até temos uma insinuação de que se quisesse ela conseguiria controlar os quatro elementos, mas isso não acontece. E Olive uma das crianças mais novas é tão leve que tem que ficar amarrada para não ser levada pelo vento. Já no filme eles trocaram o poder das duas. Olive é uma adolescente que tem que manter as mãos protegidas para não acontecer nenhum acidente com o fogo e Emma consegue controlar o ar, não apenas levitar, se fosse apenas uma troca.


Mas a maior mudança foi em relação ao grande vilão da história. Como ele não aparece no primeiro livro, eles incorporaram o vilão a um dos acólitos que no livro é o psiquiatra de Jacob, chamado de Barron, interpretado por Samuel L. Jackson. E no filme ele tem superpoderes como poder se transformar em quem quiser. E como se não bastasse, os etéreos conseguem entrar livremente nas fendas, o que no livro é impossível e até por isso os peculiares vivem dentro delas.
E como já disse anteriormente, o final é diferente porque no livro não temos um final já que a história é uma trilogia.


Conclusão



Eu amei os livros e achei o filme bem fraco quando comparamos os dois. Mas se você não leu, até que vai gostar do filme. Mas chego a conclusão de que o livro é infinitamente melhor que o filme.







19 comentários:

  1. Oi
    ainda não li os livros e nem assisti ao filme, mas quero muito ler e realmente o pessoal fala que o filme é fraco,é rara as vezes na minha visão que o filme é melhor que i livro.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil
    Eu só li o primeiro livro e assisti ao filme, e logo vi algumas diferenças. Confesso que eu não gostei do filme. Quero muito ler os outros livros para ver como termina.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Sil

    Ja ouvi dizer que os livros estão bem melhores do que o filme mesmo. eu ainda não conferir nenhum dos dois, mas tenho curiosidade pelos livros, inclusive ja tenho a primeira parte aqui pendente pra ler.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvana! Tudo bem?

    Adorei seu site, é um local muito confortável.

    Sinceramente sempre prefiro os livros por conta do conteúdo que é mil vezes melhor que o filme que enxuga bastante coisa.

    Grande abraço!
    http://www.cafeidilico.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil!
    Eu sou do grupo que curtiu o filme porque não li o livro. Pra ser sincera, nem tenho vontade de ler =X
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil!
    Eu sou o oposto quando o caso e essa trilogia: gostei bem mais do filme. Eu achei ele muito melhor que o livro. O livro não e ruim, mas passa muito tempo sem acontecer absolutamente nada, fora que o foco no romance do Jacob com a Emma e chato demais :( Eu achei que o livro fosse mais sombrio. Me decepcionei bastante com a trilogia.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. OI, Sil.
    Eu sempre gosto dos livros mais do que do filme.
    Raramente os filmes são melhores
    Quanto a essa eu não posso opinar pois não assisti e nem li rs.

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ainda compro esses livros e leio essa história. Tenho desejado isso a tanto tempo, as vezes quase esqueço que desejo, mas ai vem um post e me lembra que quero muito ler esses livros.

    Jaci
    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir
  9. Fiquei bem curiosa para assistir esses filmes quando foram lançados, mas ainda não os vi. Amei seu post!


    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  10. Oii Sil, eu comprei o livro faz um tempão, mas ficou parado na estante, vou ver se leio esse mês.
    -Beijos,Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil,
    Eu me interessei em ver porque tinha a Eva Green. Mas, nem li os livros e achei a produção meio fraca e partes mal explicadas. Visualmente, é muito bonito. Mas, se o autor permitiu assim, não podemos fazer nada hahaha

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil! As adaptações dificilmente superam os livros, então acho que vou ver o filme antes de ler para poder curtir. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Olá Sil!
    Primeira vez aqui na sua página e amei!
    Eu não gostei muito desse livro... quando li esperava algo totalmente diferente e assim não li a continuação da série. O filme eu achei ok também
    Grande beijo, sucesso com o blog!
    eventualobradeficcao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil, tudo bom?
    Não li o livro ainda e confesso que só fui assistir o filme no cinema por causa da Eva Green. Não é exatamente um épicooo perfeito, mas serviu pra me divertir. Como eu não tinha expectativas como adaptação, acabou sendo uma experiência bacana.
    E a Eva Green é maravilhosa, vivo e respiro por tudo que ela faz <3

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil, tudo bem?
    Eu ainda não vi o filme, somente li o livro, então nesse caso não vou comentar
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil,

    Estou com esse livro na minha estante para ler.
    Ainda não vi o filme, porque quero ler o livro primeiro, mas foi bom saber das diferenças entre eles.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  17. Eu não li o livro mas assisti o filme, e confesso que não gostei muito do filme não kkkk

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sil

    Eu não tenho vontade de ler os livros e até assistiria ao filme, mas só se estivesse sem nada pra assistir e ele de repente surgisse enquanto eu estivesse zapeando os canais da TV à cabo, sabe? Hahahaha
    Que pena que teve todas essas mudanças, eu fico muito chateada quando elea mudam coisas fundamentais na história...

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  19. Eu ainda não li o livro, mas o filme ficou muito aquém das minhas expectativas, gostei mas esperava muito mais =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo