20 julho 2020

#3 | Blogs que merecem destaque

Hoje venho ressuscitar uma coluna que comecei aqui no blog mas não dei andamento. Existem blogueiros que a gente sempre está visitando e pegando as dicas literárias. O blog que vou falar hoje é um que acredito os leitores do Prefácio já conhecem, mas quem ainda não teve o prazer dá uma passadinha lá assim que puder. Estou falando do Estante da Ale.

Estante da Ale - Estante da Ale

A Ale é uma pessoa que gosto muito, sempre leio as resenhas dela e uma coisa que amo em seu blog são seus textos autorais. E fiquei muito feliz quando ela concordou em participar da coluna. Sem mais delongas vamos as perguntas.

Antes de mais nada fale um pouco sobre a Ale.
Acho que essa é uma das perguntas mais difíceis que já me fizeram, rs. A Ale é uma mulher de 28 anos que sempre amou ler, mas que na hora de escolher um caminho na vida, escolheu os números ao invés das letras. E até hoje, não se arrepende, pois a literatura se tornou sua tábua de salvação nos momentos mais difíceis, sem ser uma obrigação.

Como começou o blog e o que ele representa na sua vida hoje.
Hoje, o blog tem mais de 6 anos no ar, porém no primeiro ano ele foi anônimo de tanta vergonha que eu tinha. Antes eu só publicava pequenos comentários no skoob e foi daí que surgiu a ideia. Eu já estava formada na universidade e queria um lugar para expressar quem eu realmente era, até porque nenhum dos meus amigos tinha o hábito de leitura, eu era considerada antissocial e nerd, então o 'Estante' foi meu refúgio. Quero dizer, ainda é. Foi pelo blog que adquiri a auto-confiança. Sinceramente, não me vejo longe desse mundo.  

E as resenhas, como você escreve elas? 
Eu tento focar mais nos sentimentos que aquele livro me passou e não tanto na premissa. Resumo, muitos conseguem fazer. Agora, expressar o amor ou sofrimento por tal história é algo mais pessoal e é exatamente isso que eu busco. Não penso muito em número de caracteres ou se está muito curta/longa, eu apenas sento e escrevo o que o coração manda, tanto que muitas vezes, eu nem marco quotes, porque mergulho de cabeça nas leituras e na escrita.  

Vejo que sempre é muito sincera, você já recebeu alguma reclamação por parte de algum parceiro?
Felizmente, não. Porém, já me coloquei em cada situação difícil... rs. Uma coisa que me ajuda é sempre ter em mente que nenhum livro é ruim, só não é para mim, talvez não naquele momento. Então, todos os autores parceiros de certa maneira me entenderam (ou fingiram entender, rs). Um caso 'engraçado' que ocorreu uma vez é que eu dei um feedback mais negativo do que positivo e a autora fingiu que não me leu.  

E quanto aos textos autorais, pretende escrever um livro em algum momento? Se sim qual seria o gênero?
Eu escrevo e gosto bastante disso, só que sou muito insegura, não sei se publicaria um livro por saber que talvez as críticas possam me desanimar pelo resto da vida. Eu sei, eu sei, preciso aprender a lidar com isso, mas ainda não estou preparada. Quando esse sonho sair do papel, certeza que meu foco será o romance puxado para o lado dramático.  

Sua principal rede é o blog, pretende manter assim ou migrar para outra rede social? Como vê o futuro dos blogs literários?
Fico um pouco triste com esse 'desuso' dos blogs, já que é a rede social em que mais me sinto à vontade. O máximo que posso fazer, é estender isso ao instagram, porque lá a resposta é mais rápida, porém não quero abandonar o blog em si, as resenhas escritas e tão tradicionais são minha essência. Sei que o público está cada vez mais distante desse tipo de conteúdo, mas sou persistente! rs  

Muito obrigada pela atenção e pode deixar um recadinho aos leitores do blog
Prrimeiro, quero agradecer seu convite, Sil. O Prefácio é como se fosse minha casa também. Sempre sou muito bem recebida, com dicas maravilhosas e muito respeito. Desejo de todo o coração o seu sucesso! E para os leitores, é claro que desejo muitos livros maravilhosos, muitos box em promoções, muitos marcadores 'combinandinho' e obras autografadas!!!! Obrigada por acreditarem e permanecerem comigo. ♥   


Quero agradecer a Ale por ter respondido as perguntas e convidar vocês a darem uma passadinha lá no blog dela. 





 

18 comentários:

  1. Me identifiquei com a Ale quando ela diz que seu blog se tornou um refúgio, pois sinto o mesmo com o meu blog. E achei engraçado a autora ter ignorado o feedback negativo dela, pois já aconteceu de eu fazer algumas ressalvas sobre um livro de escritor parceiro, mas no meu caso a autora gostou das minhas críticas e me fez várias perguntas sobre como poderia melhorar.
    Eu conheço e visito frequentemente o blog Estante da Ale, mas eu amei essa entrevista por que passei a conhecer melhor quem o escreve, e em várias respostas eu consegui me identificar e entender como a Ale se sente.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  2. Ameeeeei esse quadro!

    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Si,
    Que lindo. Sigo o blog da Ale, os posts são muito bons e os textos autorais também. Adorei conhecer mais sobre ela e de como surgiu o blog.

    Beijinhos
    https://tecendoaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oiii Sil

    O blog da Alê é maravilhoso mesmo e os textos autorais dela são bem legais, eu adoro as resenhas que ela escreve porque não são extremamente longas e ela resume muito bem em palavras que sentiu com cada livro, de maneira bem sincera e direta. Adorei conhecer mais da Alê e espero que nosso mundinho blogger, em desuso por muitos no momento, possa um dia voltar com força total né.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Que legal, a Ale é um amor. Adorei conhecer mais um pouquinho dela e da trajetória do blog. Eu também amo o blog, e é minha rede social principal.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil! A Ale é uma fofa, eu a conheço pessoalmente e posso dizer que ela é ainda mais doce cara a cara do que já demonstra ser no blog. Ele cativa a gente fácil com seus textos. A entrevista ficou linda, eu morreria de vergonha, nem foto eu coloco no blog,rs, até mesmo por conta do meu trabalho. Gosto de manter ambos separados. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Ai meu DEUS QUE FOFO!!!! Ai Sil, amei que você ressuscitou essa série, porque mesmo visitando a Ale quase todo dia, nem sempre a gente sabe toda a história por detrás do blog, quem é ela na vida real. Então amei conhecer a Ale melhor. Espero que traga mais blogs nessa postagem!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Eu adoro a Alê também, ela é um verdeiro amor <3
    Achei sua coluna maravilhosa e, é claro, já estou ansiosa pelos próximos posts ;)
    Também tenho receio dos blogs acabarem, pois parece que cada vez mais o publico vem perdendo o interesse, e é uma pena, pois, é a plataforma que mais amo <3
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. EU FIQUEI EMOCIONADA!
    Sil, você é tão querida que até te considero uma amiga! Que homenagem linda é ver esse post e as mensagens sobre mim. De todo todo todo meu coração, você não sabe o quanto isso me incentivou a ser ainda melhor. Obrigada por sempre estar presente!
    E esses comentários lindos: vou dar print em todos e guardar com carinho. Vocês são maravilhosas!!!!!!!!!!!!!!
    Grande beijo e Sil, conta sempre comigo ❤️

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil!
    Ahhh eu conheci o blog da Ale bem recente mas adoro as resenhas de série dela. Sempre pego bastante dica. E ela sempre empolgada quando escreve então me anima mais ainda a conhecer as coisas que ela indica.

    Abraços
    Emerson
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Que amorrrrr
    Eu amo essa amiga que a literatura me deu e que alegria poder ver ela aqui hahha
    Tem um caso aqui que eu nao sabia hahahahaa
    Ela escreve maravilhosamente bem, e você sente as palavras dela em cada resenha e em cada texto
    Que coluna maravilhosa, essa super merece destaque ❤️

    Beijos pra vc Sil!
    Pam - interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    O blog da Ale é maravilhoso, cheio de mensagens dos livros maravilhosos, já peguei várias dicas de leitura lá.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil, tudo bem?

    Ah!! Fiquei muito feliz em ver a Ale protagonizando essa coluna. Mais que merecido <3 Ela é sem dúvidas umas das pessoas mais queridas que conheci nessa blogosfera! Uma graça tanto virtualmente como pessoalmente.

    Desejo a ela todo o sucesso do mundo, hoje e sempre!

    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  14. Adorei essa coluna.
    A Ale é muito fofinha, vou guardar ela num potinho hahahah

    Beijinhos,
    oblogdarenatagomes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Acho que acompanho a Ale desde que comecei por aqui. Apesar dos nossos gostos não baterem tanto, ela sempre consegue me deixar curiosa sobre alguns livros.
    Adorei a coluna e espero ver mais gente boa por aqui
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil! A Alessandra é um amor de pessoa. Desejo tudo de bom para ambas. A propósito adorei a entrevista. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Vim aqui deixar minha admiração pelo trabalho da Alê, que é realmente inspirador de acompanhar todo amor que ela tem pelo cantinho dela.
    Amooo quando ela conta que divide as leituras com a mãe, e ainda compartilha as opiniões dela. ♥

    ResponderExcluir
  18. Eu vim aqui ver os comentários de novo, porque eu ainda não superei tanto carinho! OBRIGADA OBRIGADA OBRIGADA por esse presente, Sil! ♥

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo