21 setembro 2020

Resenha | Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll

Livro: 
Alice no País das Maravilhas
Série: Não
Gênero: Clássico/InfantoJuvenil
Autor: Lewis Carroll
Ilustrador: John Tenniel
Editora: Faro Editorial
Páginas: 144
Ano: 2020

Sinopse:

Com as ilustrações originais que deram vida aos personagens, explore o universo único criado por Lewis Carroll. Esta é a história sobre uma garotinha caindo de um buraco de coelho que se tornou a heroína mais popular da literatura inglesa. Enquanto Alice explora um mundo subterrâneo bizarro, ela encontra um elenco de personagens estranhos e fantasiosos: o apressado Coelho Branco, o Chapeleiro Maluco, o sorridente gato Cheshire, os gêmeos, a terrível Rainha de Copas e outras criaturas extraordinárias. Perca-se nesta aventura através dos olhos de Alice nesse maravilhoso mundo nonsense, repleto de significados criados por meio de sátiras, alegorias e metáforas, que escondem profundas revelações. Talvez Alice não seja mais que um sonho, um conto de fadas sobre os desafios e tribulações do crescer ― talvez seja a visão de que o mundo adulto parece estar de cabeça para baixo, quando visto pelos olhos de uma criança...

Resenha:
Quem aqui nunca ouviu falar na menina que caiu na toca do coelho e foi parar em um mundo mágico onde viveu inúmeras aventuras? Acho que é quase impossível alguém nunca ter ouvido falar sobre a Alice. Mas o curioso é que apesar de eu ter assistido os filmes e lido algumas releituras da história, nunca tinha lido a história original. Por isso fiquei mega feliz quando a Faro anunciou esse lançamento. Já pensei enfim lerei o livro e em uma edição espetacular. 


E minhas expectativas com a edição foram alcançadas e superadas. Maravilhoso é pouco para descrever o quanto o livro ficou incrível. Desde a capa de encher os olhos, a contra guarda com as ilustrações originais, isso aliás temos no livro todo, a folha de rosto linda e o texto intercalando com cores pretas e vermelhas. Me arrisco a dizer que é o livro mais caprichado da Faro que tenho até o momento aqui na estante. E olha que eles tem edições incríveis. 

Bom se você assim como eu ainda não leu o livro vou fazer uma breve apresentação sobre o que se trata a história. Alice estava sentada ao lado da irmã à beira do rio sem ter nada para fazer. E a mistura do ócio e do calor acabou deixando Alice com sono e com o raciocínio lento. Por isso ela não achou nada demais quando um coelho branco de olhos cor-de-rosa passou por ela correndo, murmurando que estava atrasado. O que ela estranhou mesmo foi que o coelho tirou um relógio de bolso do colete e conferiu as horas. 


Alice levantou mais que depressa e correu atrás do coelho e não hesitou e entrou numa toca debaixo de uma cerca viva atrás dele, sem nem pensar em como sairia de lá. O chão da toca era plano na entrada, mas logo depois descia tão abruptamente que Alice se viu caindo em um poço muito fundo que parecia não ter fim. É ai que começa a aventura de Alice onde ela vai passar por diversas situações fantasiosas e conhecer criaturas estranhas, como o Gato Risonho, a Lebre Maluca, a Lagarta, o Chapeleiro Maluco, a Falsa Tartaruga, a Duquesa e a Rainha de Copas.

E mesmo sabendo que as adaptações nem sempre seguem fiéis aos textos de onde surgiram, ainda assim me surpreendi com o tanto de coisas que ficou para trás na história. Até fui assistir novamente o filme Alice no País das Maravilhas do Tim Burton para dar uma refrescada na memória e foi isso mesmo. Dá um certo trabalho para Alice "consertar" seu tamanho, não é igual nos filmes não. E o chá com a Lebre e o Chapeleiro? Amei! foi muito louco. E o jogo de croquet? Que confusão! E o final não tem nada de inovador, mas se você prestou atenção no segundo parágrafo da história já saberia como ele ia terminar.


O certo é que depois de ler um clássico nacional e sofrer para terminar, li Alice em algumas horas e me apaixonei pela história. Alice é uma história atemporal, e agrada não somente as crianças, mas em todas as idades é possível se ver maravilhada com suas aventuras. A "loucura" toda presente nos faz pensar e tenho certeza de que para cada leitor a experiência com o livro é diferente. Não vou me alongar muito mais na resenha, por isso só me resta indicar o livro para quem ainda não leu e para quem quer ter uma edição dele na estante, essa da Faro sem dúvida vai agradar. 

"— Quem... é... você? — inquiriu a Lagarta.
— Eu... Neste momento, não sei dizer muito bem, Senhora. Ao menos, sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas creio que deva ter mudado várias vezes desde então."
 
"— Poderia me dizer, por favor, que caminho eu devo seguir?
— Depende muito aonde quer chegar — respondeu o Gato.
— Não me importa muito para onde irei... — disse Alice
— Então, não importa em que direção vá... — atalhou o Gato"
 
"A Rainha só conhecia uma forma de resolver todos os problemas, fossem eles grandes ou pequenos:
— Cortem-lhe a cabeça! — exclamou a Rainha, sem nem olhar para trás."


Nota:









16 comentários:

  1. Assim que fiquei sabendo desse lançamento também criei grandes expectativas em relação a beleza da edição! A verdade é que esse clássico pede uma edição bonita e tão lúdica quanto a própria história do livro.
    Amei a sua resenha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  2. A nova edição da Faro está me conquistando bastante. Ainda não li esse clássico, mas a vontade é colecionar todas as edições que vejo.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Eu estou louca por essa edição de Alice, sou apaixonada nessa história (tanto que quero ter uma filha pra chamar de Alice hahaha)

    Beijinhos
    Renata

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu AMO Alice, sério, era um dos meus filmes preferidos quando criança e continua sendo até hoje. Eu amo como tudo é completamente louco e diferente, sua resenha me fez ter vontade de ler novamente.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha. Essa edição estão tá linda. as cores, ilustrações, tudo.
    Deu até vontade de reler a história
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil
    Eu gostei muito dessa edição e acho que leria só porque tem poucas páginas e ilustrações, porque eu detesto a história de Alice, acho um porre, e já tentei ler o livro em outra edição e achei tudo confuso.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, sil!!!
    Acredita que nunca li esse livro??
    Quando a Faro lançou vi a oportunidade!!
    Essa edição é só elogios e ele já tá no topo das minhas próximas solicitações ♥

    Beijinhos 😗
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre gostei mais da animação de Alice do que a história em si, acredita? Até o ano passado eu não tinha lido, mas aí ouvi o audiobook e continuo com a mesma opinião kkkkkk só sei que essa edição está lindíssima
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. O livro é um verdadeiro colírio para os olhos, então seria um prazer ter o livro na estante. Eu só assisti os filmes de Alice no País das Maravilhas, mas é muito difícil colocar tudo o que tem no livro em um filme, eu imagino que deva ser muito mais rico em detalhes. Adorei a resenha e fiquei com vontade de ler. Beijocas!


    https://resenhabookshouse.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, que edição linda essa da Faro!! Que bom que você curtiu, eu particularmente acho uma história complexa e sensacional!! Inclusive está na hora de reler!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Oi
    que lindo as ilustrações e a edição por dentro, eu adoro alice, já tenho uma edição que vem as duas histórias, difícil não se apaixonar.
    Que bom que realizou a leitura e gostou.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu adoro a história da Alice e ODEIO o livro com todas as minhas forças UHASUHAUHASUHASUH
    Trauma de ensino fundamental quando tive que ler forçadamente pra uma prova e tudo nele me deixou de saco cheio. Mas continuo amando a animação e as releituras - só nunca vou chegar perto do original de novo :v

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ai que demais, eu acho incrível a história, mas nunca li nenhuma das edições, só vi em filmes. Mas acho que a história original eu gostaria de ler!! Que linda essa edição! Boa dica, vou colocar para os próximos! Obrigada! ^^

    Beeijos

    http://estanteflordelis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil! Eu li faz muitos anos e amo esta história, mas o livro eu não tenho, na época era da biblioteca. Não imaginei que a edição estivesse tão linda assim, assim que der vou adquirir. Que bom que gostou tanto. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil como vai? Este clássico é maravilhoso. Assim como esta edição da Faro. Adorei a resenha. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil!
    AAAA, eu quero tanto essa edição! Nunca li a história clássica da Alice, mas quero muito e tem que ser nessa edição, não aceito outra! kkkkk
    Estou precisando de uma leitura para poucas horas, mas marcante! Acho que a encontrei!
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo