31 dezembro 2021

Retrospectiva Literária 2021

Hoje é dia daquela postagem tradição aqui no blog. Essa já é a décima edição hehe. Lembrando que os livros escolhidos são livros que eu li em 2021, não que foram necessariamente lançados esse ano.

Quem quiser conferir as minhas respostas dos anos anteriores é só clicar nas datas: 20122013201420152016201720182019 e 2020.

A aventura que me tirou o fôlego: Essa mistura de fantasia e aventura jovem adulta me fez rir e chorar ao longo da história e merece estar nesse lugar de destaque. 

O terror que me deixou sem dormir: Novamente não li muitos livros nessa categoria, Só lembro desse que vou citar aqui. Não me deixou sem dormir, mas valeu muito a pena a leitura. 

O suspense mais eletrizante: Está cada vez mais comum de ver o Charlie na retrospectiva e esse ano não foi diferente. Procure nas cinzas foi um dos melhores do ano no gênero.

O romance que me fez suspirar: Heaterstop me fez suspirar do início ao fim da HQ de tão fofa que é a história.

A fantasia que me encantou: Eu demorei para ler essa duologia, mas quando li amei com todo meu coração. 

A saga que me conquistou: Fui conquistada por essa mistura de vampiro, lobisomem e zumbi em forma de gente. Vambizomem é uma série para ninguém botar defeito.

O clássico que me marcou: Eu nunca leio muitos clássicos, mas essa série é perfeita e a cada livro só me encanto mais com a Anne.

O nacional que adorei: A última leitura do ano. Que história linda, encantadora e agora quero um Theo de verdade. Como faz?

O livro que me fez refletir: Demorei mas enfim li A Revolução dos Bichos. E não tem como não refletir durante e depois da leitura.

O livro que me fez rir: Aqui também poderia entrar vários livros, mas vou citar esse que foi uma das ultimas leituras do ano.

O livro que me decepcionou: Mesmo não esperando nada pelo tanto que resenhas negativas que li, ainda assim esse livro foi uma enorme decepção. E o segundo consegui ser ainda pior, se é que tinha jeito. 

O livro que me fez chorar: Não chorei muito esse ano porque evitei livros de drama. Mas esse eu chorei de soluçar na reta final do livro. 

O livro que me surpreendeu: Eu não sabia bem o que esperar desse livro e ele foi uma das melhores leituras do ano. 

O livro que devorei: Eu li esse livro em poucas horas e olha que fiquei mais de mês sem conseguir ler o gênero, mas O Encanto dos Corvos foi literalmente encantador.

O thriller psicológico que me arrepiou: Eu li alguns livros muito bons do gênero esse ano, mas vou citar aqui um que me fez de trouxa.

A capa que amei: Eu sou fã de capas de romance de época. E essa tem tanta delicadeza que é a escolhida do ano. 

A capa que detestei: Não é que eu tenha detestado, mas o livro é tão bom e olhando para essa capa acho ela tão sem graça perto da grandeza da história. 

O casal perfeito: É sempre difícil votar nessa categoria. Mas vou ficar com Benedict Trewlove e Althea Stanwick de A Tentação do Bastardo.

O(a) personagem do ano: Vou roubar aqui e colocar os dois porque não tem como escolher entre o Charlie e o Nick.

O(a) autor(a) revelação: Vou citar uma autora nacional que gostei bastante dos livros dela que li esse ano: Olivia Uviplais

O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras: Li nove livros da Tessa Dare esse ano.  

O gênero literário que mais li: Esse ano teve um empate entre dois gêneros li 30 livros de romance de época e 30 livros de suspense

A melhor editora: Levando em conta os títulos publicados e as edições belíssimas, a Faro vai levar o Tricampeonato. 

O melhor livro que li em 2021: Ó duvida cruel. Como escolher um entre tantos. Favoritei 8 livros nesse ano, mas acredito que o que mais mexeu comigo foi A Troca.

Li em 2021: 200 livros.

A minha meta literária para 2022 é ... ler os livros físicos parados na estante, como sempre hehe


Por enquanto é isso, em janeiro tem as postagem com os melhores do ano, não deixem de conferir. Feliz ano novo a todos e que 2022 possa ser um ano de crescimento e realizações. E que venham ótimas leituras por ai.








11 comentários:

  1. Entra ano e sai ano; passa tempo e vem tempo e tu sempre lendo muito! Parabéns, admiro demais essa constância. Não li muitos livros de fantasia esse ano, mas gosto muito da Cassandra e vi que tu leu, quero muito ler mais dela em 2022, vamos vê se consigo. Terror também não é minha praia, mas quero ler King também, acho ele um autor muito acertado. Amoooo HQs, acho que se fosse fazer a minha retrospectiva ia está cheia de HQs. Não sabia que os livros da Laini Taylor eram uma duologia, desanimei de ler pq pensei ser uma série, sendo duologia me animo novamente. Eu sou a louca dos clássico, mas Anne pulei, acho que pq umas 3 amigas me disseram que pareço com ela e tenho medo de enfrentar a visão que os outros tem de mim kkk... Amo retrospectivas literária. Adorei a sua! Bejs e Feliz Ano Novo para você que 2022 venha com tudo de bom e muito mais livros.

    ResponderExcluir
  2. Amei a retrospectiva. Uau, você conseguiu aproeitar bem as leituras, amei.
    Já está na minha lista ler vambizomem, parece muito divertido.
    Tenha um ótimo ano novo
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Feliz Ano Novo, Sil
    Que seja cheio de bençãos pra vc e sua família 🙏
    Baixei o app do Skoob recentemente pq descobri que o Skeelo dá e-book por lá. E adorei essa ideia dos desafios. Vou ver se me enfio ano que vem. A retrô consegui gerar agora, bem organizada.
    Comprei o e-book de Os Padrinhos esses dias, espero curtir tb pq sempre leio elogios.
    A Garota Anônima e Donlea foram tudo.
    Faro segue arrasando.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Siiiil, feliz ano novoooooooooooo!
    Você, como sempre, maravilhosa! Arrasndo nos livros livros, foram 200? UAU UAU UAU! Um dia eu consigo, eu não bati nem 100, foram suados 79! rs
    Mas sim, A Troca é um dos melhores livros que eu li também, merece estar em todas as listas possíveis para todos o lerem!
    beeeeeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sil. Quantos livros incríveis, você leu muuuuito!!
    Quando vejo um que é romance de época já fico bem curiosa, tem uns aí que eu ainda não li. No tocante ao gênero de drama, eu também segui desse mesmo jeito, preferi evitar, não curto muito livros assim, mas obviamente que encontramos drama em outros livros que não tenham o gênero como foco.
    Sua retrospectiva foi ótima e bem recheada.

    Feliz ano novo! Que seja um ano de muita saúde para você e sua família! E que venham mais e mais leituras!

    Beijos,
    Dear masen

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil! Que 2022 seja uma ano maravilhoso para você e sua família. Muita paz, saúde, amor e livros maravilhosos.
    Você leu bastante e pelo visto muitas coisas boas. O meu 2021 não teve muitos livros marcantes, mas fiz leituras muito boas também. Feliz 2022!
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil!! A Troca é um dos meus preferidos do ano também e eu adorei reler A revolução dos Bichos, sempre que leio acho incrível!

    Bjs, Mi

    Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil! Tudo bom?
    Feliz ano novo! Espero que 2022 seja pacífico, cheio de alegrias e conquistas maravilhosas! Que seja um ano mais gentil e calmo, acima de tudo, porque o mundo tá precisando.
    Adorei a retrospectiva, e eita quanta leitura ano passado! Pra esse ano foco nos livros parados na estante por aqui também, vamos ver se funciona UHSAUHSAUHSAUH

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi!

    Adorei a retrospectiva detalhadinha e me toquei que eu posso dar uma encorpada na minha meta de leitura desse ano, para incluir alguns gêneros literários, pois não me lembro de ter lido algum thriller psicológico em 2021 por exemplo. Também quero ler alguns livros parados na estante, e pretendo ler alguns autores latinoamericanos esse ano como meta principal!

    Feliz 2022!
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Adorei acompanhar a sua retrospectiva literária por aqui. Só tem livro top. Quero muito ler "A troca", pois li resenhas maravilhosas sobre ano passado.

    Boa semana e Feliz Ano Novo!


    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil. Como vai? Sua retrospectiva foi excelente. Que o seu 2022 seja muito abençoado e realizador pra você. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo