17 abril 2022

Resenha | Em um porão escuro - Cara Hunter

Livro: 
Em um porão escuro
Série: Detetive Adam Fawley #2
Gênero: Crime Thriller
Autora: Cara Hunter
Editora: Trama
Páginas: 372
Ano: 2022

Resenha:

Quando Mark Sexton comprou aquela casa, não tinha nem ideia da confusão em que estava se metendo. Sua intenção era fazer uma reforma rápida e ver a casa valorizar em questão de meses, mesmo sendo uma casa geminada e o dono da casa ao lado sendo um velho idiota que não dá a mínima para manter a casa com um aspecto agradável. Mas a reforma rápida vem se estendendo mais que o normal e para ajudar, um dos trabalhadores não percebeu o que estava fazendo e acabou prejudicando a estrutura da casa ao tirar o reboco da parede compartilhada no porão. Mas o pior vem a seguir. Quando Mark desce até o porão para ver o tamanho do estrago, ele descobre um buraco na parede e do outro lado tem um rosto olhando para ele.

A policia é chamada porque ninguém atende na casa ao lado. A casa pertence a Willian Harper e após invadir, eles o encontram em um estado lamentável que sugere ser ele um idoso vulnerável. E ao derrubar uma porta dentro do porão, eles encontram uma garota desidratada e desnutrida e ao seu lado uma criança. O menino, que aparenta ter menos de dois anos, está apavorado e a garota não consegue falar, por isso a polícia fica sem saber o que aconteceu. Não há queixa do desaparecimento da garota, e o menino pode ter nascido em cativeiro. O sr. Harper é levado preso, mas ele jura que nunca viu aquelas pessoas. E como ele tem Alzheimer, não tem como saber se ele está falando a verdade ou não.

A equipe do detetive Adam Fawley é chamada para trabalhar no caso, e logo Fawley se lembra de um outro caso de uns dois anos atrás, de uma mulher desaparecida que apesar de todos os esforços da polícia, nunca foi encontrada. A mulher era Hannah Gardiner e, por coincidência morava na casa atrás da casa de Harper. Como Fawley não acredita em coincidência, eles reabrem o caso. E quando um corpo de mulher em estado de decomposição é encontrado no quintal de Harper, tudo leva a crer que ele é o responsável não apenas por um, mas vários crimes. Mas então novas pistas vão surgindo, novos suspeitos e o quebra cabeça fica cada vez mais embaralhado. E Fawley ainda tem que lidar com o fato de sua esposa decidir levar o garoto encontrado no porão provisoriamente para a casa deles. 

Eu recebi esse livro no Trama Box, o clube de assinatura da editora Trama. Mas quando descobri que era o segundo livro de uma série precisei comprar o primeiro, Onde está Daisy Mason? e ler antes. E infelizmente o livro foi uma decepção como expliquei na resenha aqui. Por isso estava com zero expectativa para esse. E acho que esse foi um dos motivos por eu ter gostado, já que eu não estava esperando nada dele. E de um modo geral os dois livros são muito parecidos. Tudo o que eu gostei no outro livro encontrei nesse, e infelizmente grande parte das coisas que não gostei, estão por aqui também.

Novamente temos aqui além do texto usual, transcrições de interrogatórios, mensagens de celular, notas de sites de noticias, comentários das pessoas em redes sociais, o que dá aquele diferencial ao livro. E mais uma vez a autora trouxe uma história sem capítulos, a história é dividida por trechos com reticências, o que deixa a leitura ágil e a gente vai lendo sem nem perceber a história passar. E a necessidade de descobrir o que realmente aconteceu também ajuda bastante. Nesse ponto a autora está de parabéns, pois ela sabe criar um mistério. E ela sabe enganar bem também. Quando a gente está certa de uma coisa, lá vem outra revelação e descobrimos que não era nada daquilo. Eu mudei de ideia várias vezes durante a leitura. Uma hora achava que estava certa de quem era o culpado, na página seguinte já achava que essa pessoa era inocente. 

Mas em contrapartida o que a autora faz com maestria na arte da enganação, ela peca e muito na construção dos personagens. O detetive que dá título a série é um personagem sem graça e fraco. Como disse na resenha do livro anterior, quando a gente lê uma série com um detetive recorrente, o leitor fica ligado ao personagem e sua vida se torna praticamente metade da história. Mas aqui temos um detetive que não chama a atenção, não tem um pingo de carisma e eu não poderia me importar menos com ele. Nos dois livros eu gostei mais de outros personagens do que dele. E aqui até que descobrimos um pouco mais sobre o que aconteceu com ele e sua família, mas foi tão pouco que não fez nem diferença.

E novamente temos pistas em excesso, coisas que não tem nenhuma relevância para a história e não estão ali daquele jeito bom para confundir o leitor, mas a impressão é que estão ali só para "encorpar" a história. Uma dessas coisas achei bem desnecessárias e fora de contexto. A história já choca por si só, não precisa apelar. Outra coisa que achei muito parecida nos dois livros foi a finalização da história. Não posso dizer exatamente o que me incomodou para não soltar spoilers, mas vou dizer que a detetive que habita em mim não ficou satisfeita em nenhum dos dois livros. Sabe quando as coisas não se encaixam? Até sei que os policiais dos livros, filmes e séries são um pouco burros, mas nem tanto para aceitar esse tipo de resolução.

Quanto ao epilogo, dessa vez a autora não chocou, pelo menos eu não achei já que esperava algo do tipo. E também não fiquei tão revoltada quanto no primeiro livro, porque aqui as coisas apesar de ainda serem fantasiosas, não são impossíveis de acontecer como no outro livro. Como um todo achei um livro muito bom, mas que deixou a desejar em algumas coisas, inclusive, ficaram algumas pontas soltas na história e muitas perguntas a serem respondidas. Quanto a edição, o livro saiu do padrão dos livros do clube, eles optaram por deixar o livro mais parecido com o outro da série. Mas ainda assim é uma edição muito bem feita. Finalizo por aqui indicando o livro, diferente do que aconteceu com Onde está Daisy Mason?

Nota:







9 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar nesse livro, achei bem interessante, daqueles que você não consegue parar de ler até descobrir o que aconteceu.
    Pena que o detetive não é interessante, pois a maioria deles acaba sendo.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, tudo bem?
    Que raiva, segunda vez que a premissa me deixa super curiosa e depois descubro que o desenrolar é meh! HAHAHAHAHAHA
    Essa autora parece mesmo ser criativa ao pensar o mistério, mas falha no desenvolvimento, né? :( Acho que vou deixar passar.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Amei ver que essa edição segue uma linha diferente do outro livro. Não leio sempre esse tipo de livro, raramente pego algum emprestado com meu primo porque ele ama esse estilo de leitura.
    Vou me aventurar nessa.
    Beijos.




    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil. Como vai? Apesar das ressalvas ditas por você, certamente é um livro que eu leria. Que pena que não tenha lhe agradado por completo. Ótima resenha. Abraço!




    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Menina, você é demais.. eu, quando não gosto do primeiro livro de uma série, já nem leio os outros haha!
    Que bom que o segundo, (apesar de tudo rs) lhe agradou mais!!
    Beijinhos
    Tati
    https://www.conclusoesliterarias.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Não sou muito familiarizada com histórias de crimes e detetives, mas também acho essencial que o detetive tenha uma personalidade marcante para aparecer em mais de uma história. Gostei de saber que o livro é cheio de recursos na narrativa (mensagens, recortes de notícia e etc), pois gosto de quando encontro isso em livros.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oie, já conhecia o outro título da autora, mas não li porque não sei se iria gostar. Esse me parece mais promissor e que bom que foi uma leitura melhor.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. Nossa, mas que paia a caixinha vir com o segundo de uma série kkkkk mas pelo menos compensou a decepção do primeiro.
    Esse eu não tenho vontade de ler, mas ainda quero conferir o primeiro
    Beijos
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Silvana
    Ainda não li nenhum livro dessa editora .Eu já vi resenhas do primeiro livro dessa série. Mas desse segundo livro é a primeira resenha que leio.Gosto de suspense .Uma pena o detetive da série não possuir carisma.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo