18 junho 2016

Resenha | Filha da Floresta - Juliet Marillier


Livro: Filha da Floresta
Série: Coleção Sevenwaters # 1
Autora: Juliet Marillier
Gênero: Fantasia, Fábula
Editora: Butterfly Editora
Páginas: 616
Ano: 2012

Resenha:
Sorcha não sabe bem quando sua história começou. Pode ser que foi no dia em que Lorde Colum, seu pai, um sétimo filho se apaixonou por sua mãe. Ou pode ser que foi no dia em que ela nasceu, a sétima filha depois de seis filhos homens, e sua mãe morreu no parto. Sorcha não teve a sorte de nascer homem, mas mesmo não sendo o sétimo filho de um sétimo filho e não ser dotada de poderes mágicos e protegida pelos Seres da Floresta, ela teve a proteção de seus irmãos e cresceu livre pela floresta dentro dos limites de Sevenwaters (as sete águas). E mesmo seu pai tendo perdido uma parte dele quando sua mãe morreu, ele nunca descuidou da segurança deles, por isso Sevenwaters é uma das províncias mais seguras de Tara. 


Seu pai passava muito tempo fora de casa, sempre preocupado com  as guerras e com um povo em específico, os bretões. Mas quando estava em casa, fazia questão de ouvir o que cada um tinha feito e aprendido no tempo em que ele esteve fora. Sorcha cresceu diferente das outras meninas. Enquanto as outras garotas aprendiam a bordar, cantar e dançar, Sorcha aprendeu a ler e a conhecer as ervas e as plantas como a palma de sua mão. Ela sabia para o que cada uma delas servia. Só que ela está prestes a completar 13 anos e seu pai não gosta muito do que vê, Sorcha se comporta como um menino. Talvez por isso ele tenha tomado a decisão que desencadeou uma série de acontecimentos terríveis.

"A região em que nascemos guardava tanta magia que ela praticamente fazia parte da nossa vida diária. Era comum encontrarmos um desses seres quando íamos colher frutas ou pegar água no poço. Coisas incríveis podiam acontecer em lugares assim."

E não foi só Sorcha que cresceu. De repente Liam seu irmão mais velho ficou noivo da filha de um vizinho e Sorcha ficou inconsolável, já que ela e seus irmãos eram muito unidos. E na noite do noivado, um bretão foi capturado, um bem jovem e Sorcha acaba ajudando um de seus irmãos a soltá-lo. E além de ajudar com a fuga, ela é levada pelo Padre Brien para ajudar a curar o jovem. E enquanto tenta fazer alguma coisa por ele, Sorcha tem uma visão com a Dama da Floresta, que diz a Sorcha que ela tem uma longa jornada pela frente e que o rapaz bretão, Simon, é uma importante parte dessa jornada. E antes que ela possa perguntar mais alguma coisa, a mulher desaparece.

E não é só Liam que resolve se casar. Seu pai depois de tanto tempo sozinho, também traz uma noiva para casa. Sorcha assim que chega perto de Lady Oonagh, percebe a aura estranha da noiva de seu pai, porém ela se mostra um doce por fora. Mas ela não demora para mostrar quem realmente é. Um por um, ela vai acabando com os sonhos dos irmãos. Até que ela destrói todas as coisas de Sorcha e seus irmãos resolvem levá-la para um local seguro. Mas Lady Oonargh é mais rápida que eles e consegue colocar uma maldição em todos os seis irmãos, somente Sorcha consegue escapar. Agora, ela vai ter que quebrar essa maldição enquanto se esconde de Lady Oonargh. Mas sua jornada não será fácil. E em algum momento, ela terá que escolher se continua tentando quebrar a maldição, ou segue sua vida ao lado do guerreiro que ganhou seu coração.

Então eles se foram. Meus irmãos se foram. Mas a voz dela continuava, zumbindo em minha mente. "Não me esqueci de você, Sorcha, irmãzinha. Quando estiver cansada e a floresta não lhe oferecer mais proteção, eu a encontrarei. Quando menos esperar, estará em minhas mãos. Sem seus irmãos você não é nada. Primeiro vou cuidar de seu pai e depois virei acabar com você"

No começo do livro a autora disse que se baseou no conto Os seis cisnes para escrever essa história. Eu que não conhecia o conto, não sabia o que esperar. Mas amei o que li. A história é de uma grandeza que não caberia em apenas um livro, mesmo ele tendo 600 páginas. Posso dizer sem sombra de dúvida que foi uma das melhores fantasias que li ultimamente. A história, como quase em todos os famosos contos, traz uma mensagem por trás dela e essa fala sobre superação, sobre suportar as adversidades que encontramos ao longo da vida, fala sobre seguir frente, mesmo que nada volte a ser como era antes e fala principalmente sobre família. É  lindo de ver a união e o amor entre os irmãos. Recheado de mitos e lendas e com muita influência da cultura celta, é um livro que tem muito mais a apresentar do que apenas uma capa bonita.


E não podemos negar que a capa é linda. Não apenas a capa, mas a edição toda como vocês podem ver por algumas fotos que tirei. A Butterfly está de parabéns pelo capricho. Sorcha é um personagem incrível. Depois de conhecê-la, as outras mocinhas das outras histórias ficam insignificantes perto dela. Ela é sinônimo de força e determinação. Por mais difícil que era a tarefa, mesmo sendo machucada, ofendida em uma terra estranha, ela em nenhum momento perdeu o foco. E os deuses foram maus com ela. Red, o cavalheiro que a protege, é um amor e o que ele faz por ela, o que ele abre mão, conquistou meu coração e ele é meu novo namorado literário. Já tive uma prévia do outro livro e quero lê-lo sem demora. A autora se tornou uma das minhas favoritas. Na capa do livro está escrito que ela é a nova Marion Zimmer Bradley e tenho que concordar com o que está escrito. Recomendo a leitura com certeza.

"Não importa se você está aqui ou lá, pois sua imagem está em minha mente o tempo todo. Vejo-a na luz sobre a água, no balanço das arvores com o vento da primavera. Vejo-a na sombra dos grandes carvalhos e ouço sua voz no pio das corujas à noite. Você é o sangue que corre em minhas veias e o bater do meu coração. É a primeira coisa que me vem a mente quando acordo e a última antes de eu adormecer. Você é...tudo o que sou, é o ar que eu respiro."


Nota:





25 comentários:

  1. Oi Sil,
    Faz um bom tempo que estou com vontade de ler esse livro. Me indicaram tanto ele que ficou difícil não querer ler.
    Como adoro fantasias tenho certeza que irei amar, ainda mais ter sido classificado como favorito.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil! Tenho muita vontade de conferir esta série, especialmente pela quantidade de elogios que vejo sobre a protagonista. As edições são lindas e passam uma ideia de mistério.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil!

    Não li o livro e nem o conto que vc mencionou, mas realmente só vejo resenhas positivas! E sim, a capa é muito bonita!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Este livro é muito bem comentado, aliás, esta série é muito bem comentada. Tenho interesse em le-la, ainda mais depois da sua resenha uheueheuh Aguardo a resenha dos próximos livros da saga aqui no seu blog!

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Uau, fiquei super animada com a sua resenha. Quando comecei a ler pensei que não iria gostar mas me enganei. Parece ser o tipo de livro que eu adoro. Com certeza ele entrou para minha lista desse ano.
    Beijos
    http://quantomaislivrosmelhor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sil, quero muito mas muito esse livro, pedi no amigo secreto do dia do amigo e não ganhei...sniff
    Mas vou providenciar com urgência, adorei as fotos da sua resenha!

    Daily of Books

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil! Tudo bem? Livros com mapas: <3<3<3 Hahahaha! Essa coleção parece ser muito bacana, tenho muito vontade de lê-la! Adorei a resenha! <3

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie Sil =)

    Todo mundo fala super bem dos livros dessa série, mas ainda não tive a oportunidade de conhecer ela. Adoro fantasia e algo me diz que vou gostar bastante da história pela premissa que ela apresenta. Espero ter a oportunidade de ler em breve ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil!
    Eu não leio fantasias com frequência, mas essa série é tão elogiada que me rendi, vai ser uma das minhas próximas leituras. Estou curiosa para conhecer um pouco da cultura celta, não sei nada a respeito. Parece ser um livro cheio de lições bonitas e fiquei animada com seu comentário de que é uma das melhores fantasias que leu.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil!
    Eu tenho muita vontade de ler essa série, mas já iniciei tantas...
    Sua resenha me convenceu a dar uma chance. Quero saber se ela é mesmo a nova Marion.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil,
    Edição linda, hein?
    Eu sempre namoro esse livro, mas ainda não tive a oportunidade.
    Quero comprar o livro físico neste caso.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Tenho muita curiosidade para ler esse livro, sempre leio elogios para esse leitura. E adorei os detalhes do livro que publicou nas fotos.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi
    eu adoro esse livro, tão envolvente e a edição é linda também, a Sorcha é uma garota muito forte, que bom que gostou de ler ele. Estou ansiosa para que o quarto livro chegue logo pra mim.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie,
    li este livro quando lançou e adorei!
    A série é ótima e bem escrita, mesmo sendo livros longos a leitura não cansa.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil, tudo bem?
    Ótima dica!
    Adoro fantasias, e se tiver uma protagonista forte, então... me ganha na hora!
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil, tudo bem? Eu sou louca para ler essa série e depois dessa resenha, vi que PRECISO ler hahhaha. Mas confesso que o número de páginas me deixa um pouco nervosa. Não sou grande admiradora de livros extensos, pois acho que eles enrolam muito. Mas se você disse que ele tem muita história, acredito :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sil!
    Acredita que não curti muito como esperava esse livro? Achei a leitura exaustiva e a narrativa não ajudou em nada. Achei que a autora se prolongou demais em determinados momentos e a história parecia não sair do lugar.
    Mas fico feliz que tenha gostado. Dizem que o segundo livro é o melhor. Eu tenho aqui. Inclusive, lerei-o em breve e espero gostar mais.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi,

    Amei, eu estou louco para ler esse livro!

    Abraços...

    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Estou louca para ler essa série, quem sabe um dia, pois tenho uma penca de coisa para ler por aqui...então, não vai rolar por um bom tempo. Mas de cara já me parece uma ótima história. Não conheço esse conto não.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá, Sil.
    Filha da Floresta é uma obra que estou de olho há algum tempo. Parece ser realmente maravilhosa pelos mais diversos elementos e por fugir um pouco do comum. Se além disso tudo, você ainda afirma que é uma das melhores fantasias que leu, certamente irei desbravar a obra.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  21. Oi Sil,

    Essa série é incrível. Tão bem escrita que por maior que o livro fosse, ainda leria e conseguiria me prender. Quando li, também não conhecia o conto que a autora se baseou, mas não senti necessidade de lê-lo. Foi tudo muito bem amarrado e com personagens ótimos. Os outros livros também são muito bons e a série, é o melhor da fantasia mesmo.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá Sil,

    Vejo muitos falarem dessa série mas ainda não estava convencido, até ler a sua resenha claro, vou colocar na minha lista....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Oiie Sill!

    Carambaa, que bom que gostou da leituraaaa, eu conheci Sevenwaters em 2013 e desde então não consigo sair de lá, uma das minhas séries preferidas!!
    Eu adoroo ler resenhas sobre ele, pq consigo sentir novamente tudo aquilo que senti lendo o livro!
    É muita emoção e realmente é uma história de superação e amor!

    Assim que der, compre os outros e se encante ainda mais com as próximas mulheres de Sevenwaters! ♥

    Bjs :*


    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do ANIME FRIENDS <3

    ResponderExcluir
  25. Nossa Sil
    que livro massa... fiquei encantada e super anciosa com a história!!! Maravilhosa

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo