21 janeiro 2019

#6 | Qual é o melhor?

Faz um tempão que essa coluna não aparece por aqui. Essa coluna é onde comparo o livro com sua adaptação e digo qual achei melhor. 


Divergente

Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Eu ganhei esse livro tem uns quatro anos já. Mas quando ganhei, meu sobrinho me contou o final da trilogia e fiquei com tanta raiva que acabei deixando ele lá na estante até bem recentemente. Eu nem me importo com spoilers, mas esse é tão chato que acabei me perguntando: "porque perder tempo de ler a trilogia se termina desse jeito?". Mas enfim consegui ler. O livro é em primeira pessoa, o que não gosto muito, a não ser quando temos outras visões da história o que não é o caso aqui. Mas a narrativa é fluida e quando percebi já tinha lido mais de 100 páginas em uma sentada. Ainda acho Jogos Vorazes melhor, mas gostei bastante. Os personagens e principalmente o contexto da história foram bem construídos e com certeza já vou começar a ler o segundo livro.
Só uma observação, a autora podia ter sido mais criativa no nome do protagonista, porque por acaso ele é igualzinho o do protagonista da série Os Legados de Lorien: Quatro. Sei que tem uma justificativa bem legal para o nome dele, mas é meio repetitivo.


Livro x Filme


Já comecei não gostando da escolha da atriz principal. O pessoal amou, mas eu não gostei. Quando li o livro imaginei alguém completamente diferente dela. E não é só ela, mas vários atores e atrizes não condizem com o que está descrito no livro. E logo no começo do filme já vemos as discrepâncias entre o livro e o filme. E quando digo no inicio é bem no inicio mesmo, no teste que ela faz para saber qual era a sua aptidão, já foi diferente do livro. Tem coisas que entendo cortar ou fazer de uma maneira que quem não leu o livro vai entender, mas tem coisas que são completamente desnecessárias fazerem diferentes. E dai em diante é uma sucessão de coisas diferentes. A ideia é a mesma do livro, mas mudaram a forma como a coisa acontece. Até tem algumas frases iguaizinhas está no livro, mas são raras.

Citei anteriormente sobre a narrativa ser em primeira pessoa e com isso ainda podemos ver uma diferença maior entre o livro e o filme, já que no filme não temos os pensamentos da protagonista, só podemos deduzir alguma coisa pela expressão dela. Claro que quem leu entendeu muito mais da história do que quem só assistiu. Um exemplo disso é quando seu irmão escolhe a facção primeiro que ela. No filme não temos o dilema que ela passou antes de fazer a sua escolha. E também nas simulações. No livro é bem melhor. E uma coisa que não gostei no filme foi que fizeram as coisas parecem mais do que eram, tanto na parte do romance como na parte da evolução dela no treinamento. 

Conclusão

De longe o livro é muito melhor que o filme. Se você só assistir o filme, claro que vai achar ele ótimo, mas para quem leu, deixa muito a desejar. Então cheguei a conclusão de que o livro é melhor.




16 comentários:

  1. Oi Sil
    Na época que este livro foi lançado lembro que consegui ele numa troca, mas não sei o que aconteceu, o enredo não me cativou e eu acabei nem terminando de ler. Na maioria das vezes os livros são melhores que o filme, mas quando assistimos antes corremos o risco de não gostar do livro.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li o livro, mas já assisti o filme. Pelos seus comentários, acho que tenho que dar uma chance para a história completa.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha, e realmente, quem só assistiu o filme, como eu, o achou incrível. Mas, é fato que os livros descrevem a história de uma forma totalmente diferente, rica em detalhes e com um desenvolvimento melhor. Depois do seu post fiquei bem curiosa para ler o livro!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii Sil

    Concordo em tudo que o livro foi bem melhor, tanto é que as adaptaç5es dessa trilogia não tiveram nem 50% do sucesso dos livros. Apesar de ter odiado o terceiro livro, o primeiro, Divergente, é ainda na minha opinião uma das melhores distopias

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oii!

    Eu gosto bastante dos livros, mas obviamente o livro vai ser sempre melhor do que o filme.

    Folhas De Netuno

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil,

    Tambem concordo com você. Gostei muito mais do livro do que da adaptação e não só desse primeiro, como do segundo tambem. Pois o segundo filme para mim foi por água a baixo.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, tudo bem?
    Super curti o filme, mas não sou muito fã da Shailene no papel também.
    Porém, ter descoberto o final me fez desanimar total de ler a trilogia. Li argumentos pro que acontece, pude compreender, mas ainda acho perda de tempo (pra mim). :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil! Apesar das diferenças eu curti o filme e a atriz não me incomodou. O livro é bem melhor, com certeza, mas até que o filme não me deixou chateada. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil, pra mim é difícil comprar porque passei longe dessa série e não tenho muto interesse, mas gostei da coluna!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Ah Silvana, nunca li o livro mas, amei o filme.
    Não gostei da continuação, o segundo, pra mim foi fraco.
    A atriz Shailene não me incomodou, gosto dela.
    No entanto, sua argumentação está muito esclarecedora, pois
    se não está de acordo com o livro, deixa a desejar.

    Bjs de Deliciosa Ilusão, querida.

    Deliciosa Ilusão

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil! Tudo bom?
    Menina que na época em que o filme lançou, Allegiant também saiu lá fora - ai eu peguei O SPOILER do fim, fiquei puta da cara e me recusei a assistir e lembrar que essa história existia UHUHASUHASUHASUHAS Nunca assisti nenhum dos três - e olha que eu tava apaixonada pelo elenco. O Theo de Quatro foi uma escolha que uaaaaaaaaau meu corazón.
    Infelizmente o ranço pelo que a autora fez foi maior :v

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil!
    Eu discordo um pouco. Pra mim os filmes sao bem melhores. Do segundo livro em diante pra mim e so uma lenga legan interminavel, sem contar que o desfecho da trilogia e bem decepcionante. Pra mim, essa saga funcionou melhor no cinema. O unico que se salva é o primeiro livro, que eu gostei, mas ainda sim, prefiro o ritmo do filme. É mais viciante.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil!
    Eu acho livro Divergente muito incrível e a adaptação, comparada aos filmes seguintes, foi a mais fiel. Adoro o Theo e a Shai 😍
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil!
    Eu quase cheguei ao ponto de odiar o filme hahaha entendo que é uma adaptação, mas nossa, foram tantas mudanças que ficava irritada toda vez que assistia um dos filmes. Tanto que não assisti o último e estou bem assim hahaha
    Mesmo com um final tão revoltante, ainda prefiro os livros!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  15. Olá Sil,

    São poucos os filme que chegam perto de um livro, pelo menos que agradam os leitores, mas vale mesmo assim....ótimo post...bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oiee!!

    Geralmente essa é a conclusão que eu chego em quase todas as adaptações de livros para filme/série.
    Nesse caso, eu não li o livro, mas como faziam bastante comparação com Jogos Vorazes, imaginei que fossem parecidos, e acabei lendo e assistindo só Jogos mesmo.

    Bjão
    Início de Conversa

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo