05 janeiro 2019

Resenha | A Heroína Da Alvorada - Alwyn Hamilton


Livro: A Heroína da Alvorada
Série: A Rebelde do Deserto #3
Gênero: Fantasia
Autora: Alwyn Hamilton
Editora: Seguinte
Páginas: 384
Ano: 2018

Contêm spoilers dos livros anteriores nos 3 primeiros parágrafos. 

Resenha:
Quando conhecemos Amani ela era mais uma das muitas mulheres oprimidas pelo machismo que impera em Miraji, e sonhava em ser livre um dia. E quando a situação que estava ruim fica insustentável, ela precisa fugir e faz isso com a ajuda de Jin, um forasteiro que ela acabou de conhecer e que depois ela descobre ser um dos muitos filhos do sultão que está aliado a Ahmed, o herdeiro legitimo do sultão, mas que foi acusado pelo pai de traição e está promovendo uma rebelião no deserto para tirar o trono da tirania do pai. Amani se junta a rebelião e ainda descobre que não é humana e sim uma demdji, filha de um imortal Djinni, e que tem o poder de controlar a areia do deserto.

E quando Amani e os outros rebeldes acham que estão ganhando terreno, ela é traída por alguém que menos espera e acaba presa no palácio do sultão, que descobre seu nome verdadeiro controlando assim a vontade de Amani. Mas Amani está presa dentro do palácio e usa isso a favor da rebelião. Ela encontra outros rebeldes dentro do palácio e amigos de sua antiga vila que ela achava estarem mortos. Mas o sultão é mais inteligente do que Amani supôs e novamente eles são traídos e a maior parte da liderança dos rebeldes são presos e o príncipe Ahmed é executado na frente de todos. O que ninguém sabe é que não foi Ahmed que morreu e sim um dos demdji se passando por ele. E agora resta a Amani liderar o que restou dos rebeldes em uma ultima tentativa de sobrevivência.


A primeira coisa que eles precisam fazer é libertar os que foram pegos. Mas eles mal tem tempo de se reorganizar e o sultão já está um passo a frente deles. Segundo a bussola de Jin, que faz par com a que está com Ahmed, eles não estão mais em Isman. E quando pensam em sair da cidade eles descobrem que o sultão colocou um muro de fogo que impede tanto a saída deles, como a entrada dos exércitos inimigos que estão cercando a cidade. Mas tem uma pessoa que sabe de todos os planos do sultão e é responsável por eles funcionarem: a princesa Leyla. Amani sequestra Leyla e descobre como sair da cidade e também o local para onde os rebeldes capturados foram levados: Eremot, local onde segundo a lenda, está aprisionada a Destruidora de Mundos. E cada dia que passa Amani tem ainda mais dúvidas de se tomou a decisão certa em se oferecer para liderar o grupo de rebeldes. 

"Estávamos enfrentando um homem que tinha exércitos e fogo djinni ao seu dispor. E o que eu era? Ninguém. Uma garota com uma arma vinda dos confins do deserto. Para a maioria das pessoas, sequer tinha um nome. Era somente a Bandida de Olhos Azuis."

Terminei, mas não queria ter terminado. Sabe quando você começa o livro e quer ler tudo de uma vez para saber o final, mas ao mesmo tempo quer ler bem devagarzinho para não ter que se despedir da história e dos personagens? Posso dizer sem sombra de dúvida que essa trilogia foi uma das melhores que li na vida e esse ultimo livro foi um dos melhores, se não o melhor, do ano. Que final foi esse? Eu tenho que tirar o meu chapéu para autora porque faz tempo que eu não lia um livro com um final tão perfeito quanto esse. É tão fácil se perder no final da história, as vezes por não saber como terminar mesmo, ou pela história ter crescido tanto e o autor não consegue fechar todas as pontas soltas. Mas aqui não, a autora terminou a história com mestria.

Amani e Jin são perfeitos juntos. E estou tão apaixonada pelo Jin que eu até chorei porque ele não é real. Ele é meu crush atual. E o engraçado é que as partes românticas do livro são menos de 5% da história. Mas quando elas acontecem é como se os sentimentos pudessem ser tocados, de tão lindos que são. Chega a dar um nó na garganta e um aperto no peito ao ler as cenas que os dois interagem romanticamente. E elas são apenas isso, românticas, porque não tem cenas hots, nem nada do tipo. Mas é tudo de uma delicadeza que contrasta com a dureza da guerra que eles estão vivendo. 

"Tínhamos nos beijado uma centena de vezes antes. Mas aquela pareceu diferente. O beijo parecia de novo o primeiro (...). Quando tudo em mim pareceu ter despertado sob suas mãos. Quando ele transformou minha faísca em fogo, sem que eu entendesse como alguém tinha poder suficiente para fazer isso comigo."

Amani é uma personagem que me conquistou desde o primeiro momento em que conheci ela. É incrível ver como ela mudou e cresceu ao longo dos livros. E nesse terceiro livro dá para perceber bastante o quanto ela mudou para melhor, porque suas decisões não são as mesmas lá do começo dessa jornada. E eu queria bater nela algumas horas por causa dessas decisões, mas ao mesmo tempo ficava orgulhosa ao ver o quanto ela estava sendo correta e leal, e em vez de bater nela queria era dar os parabéns. Coisa que aliás o Jin fazia por mim porque ele foi de um apoio irrestrito as escolhas dela. Mesmo quando ele não concordava, ele não a julgava nem lhe virava as costas. 

Uma coisa que amei nessa trilogia foi que todos os personagens tiveram seu espaço na história. Estou cansada de ver autores que criam personagens só para fazer figuração. Aqui, todos que apareceram ao longo dos livros teve seu motivo para estar ali. E como chorei quanto precisei me despedir de alguns deles. São personagens que vou levar no meu coração. E para não falar somente do casal protagonista, quero falar um pouco sobre Shazad. Que emoção ao ver a amizade entre ela e Amani. Shazad é uma guerreira, e por vezes salvou a vida de todo mundo. Mas ao mesmo tempo ela é tão humana quanto Amani e assim como Amani, ela erra. Mas as duas não perdem a esperança em nenhum momento, por mais dificil que seja a situação apresentada. E o livro fala bastante sobre esperança, mesmo que a luta já pareça perdida, ainda vale a pena lutar por aquilo que se acredita.

E sobre a mitologia, esse terceiro livro foi o que mais teve. Amani interage boa parte da história com um djinni e é muito legal acompanhar a inteiração entre eles, com Amani tentando ser mais esperta que muitos antes dela, que tiveram seus desejos realizados, mas que foram enganados pela colocação das palavras. Acho que se tivesse que falar algo de "mal" do livro foi que queria muito ter lido algumas passagens pelos olhos de outra pessoas sem ser o de Amani. Algumas partes da história mesmo, seriam muito melhores se tivesse a narração de qualquer um deles. Mas isso é só um detalhe. E outra coisa que amei é que no final temos uma espécie de visão do futuro e amei tudo o que o destino reservou para os personagens. A capa e a edição seguem o mesmo padrão de qualidade dos dois livros anteriores. E para finalizar, preciso recomendar a trilogia a todos que curtem o gênero e para quem quer se aventurar nele também.

Nota:






16 comentários:

  1. Olá Sil! Tudo bem?
    Sou louca para ler essa série, mais por causa da mitologia e tal.. mas agora fiquei ainda mais animada em saber que os personagens são todos desenvolvidos até o final, isso deve ser maravilhoso de ler <3
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil
    Como é bom terminar uma série com todos os livros tendo ótimas notas né? Eu ainda não pude conferir a obra, mas pretendo e eu adoro essas capas.
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil! Esta série é incrível. Realmente a história foi bem construída e houve o crescimento dos personagens da cada livro. A mitologia dela é um dos aspectos mais positivos. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Amo mapas e amo essa capa maravilhosa! Tenho muita curiosidade de ler essa trilogia que me encanta tanto pela arte como pela história que parece maravilhosa. Bom, deu para ver porque você amou :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil!! Eu não acompanho a série, mas é sempre bom quando os autores trabalham bem os persianagens secundários!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil,
    Uma das melhores séries que você leu na vida???? MEU DEUS!
    E o último sendo o melhor, só me anima, porque mostra uma crescente na série.
    Coisa inteligente por parte da autora, já que geralmente as séries começam bem demais e só se destroem.
    Tenho o livro 1 aqui para ler, quero ver se esse ano consigo devorar a trilogia!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil!

    Ainda não li o primeiro volume, mas só vejo elogios pra essa trilogia. Se é uma das melhores que você já leu, então, é porque vale a pena mesmo! Vou deixar a dica anotada

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oie Sil =)

    Nos capítulos finais desse livro eu chorei tanto, mais tanto! Confesso que quando comecei a ler essa série eu não esperava muita coisa e em alguns pontos achei que a Alwyn deu uma leve enrolada. Porém, o final compensou tudo e sem dúvidas A Rebelde do Deserto se tornou uma das minha séries favoritas.

    Não vejo a hora de ler outros livros da autora!

    Uma ótima semana para você!
    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil!
    Desse ano não passa eu ler essa trilogia. Eu sou apaixonada pelas capas <3
    Acho legal quando o romance não toma muito espaço na história, mas quando aparece é de fazer suspirar...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha sobre o livro, achei bem interessante e gostei muito da ilustração. Adorei seu blog que ja estou seguindo. bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil

    Morro de vontade de ler esta série, mas me falta tempo para ler tudo que desejo. Amo essas capas.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil!
    Amo essas trilogias em que ficamos tristes em nos despedir de alguns personagens. Isso mostra que o autor conseguiu criar um mundo que realmente envolve o leitor, né? Quero ler essa trilogia esse ano, vamos ver...
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  13. Oi
    eu preciso ler essa trilogia, todos falam bem, e a personagem parece ser aquela que conquista todos os pela sua força e perseverança, que bom que também gostou dessa leitura

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil, tudo bem?
    Adorei a resenha e as fotos! A Jasmine super combinou.
    Essa série está na minha wishlist e estou doida pra conhecer essa protagonista forte. Espero que esse ano eu consiga ler o primeiro volume.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil!
    Meu hype com essa trilogia ta alto de novo. Eu tinja perdido um pouco a fe depois do primeiro volume, mas ouvi otimos comentarios das continuacoes. Esse ano, ainda nesse primeiro semestre vou ler o volume 2 com toda certeza. Quero muito gostar pra ter essas edicoes na estante.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu guardo essa trilogia no coração pra sempre porque todos os arcos, tramas, subtramas, personagens, foi tudo tão impecável do início ao fim que sinceramente a Alwyn não merece palmas, merece o Tocantins inteiro.
    Vou sentir saudade pra sempre, mas tô ansiosa pra ler logo o spin-off que ela tá preparando porque AAAAAAAA ME DÁ MAIS DESSE MUNDO!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo