08 janeiro 2019

Resenha | O Museu das Coisas Intangíveis - Wendy Wunder


Livro: O Museu das Coisas Intangíveis
Série: Não
Gênero: Jovem Adulto
Autora: Wendy Wunder
Editora: Novo Conceito
Páginas: 256
Ano: 2018
Sinopse:
Noah, o irmãozinho de oito anos de Zoe, tem uma síndrome rara. Ele aprendeu a ler quando tinha dois anos.
Entende a teoria da relatividade de Einstein e já leu todos os livros do Stephen Hawking. É obcecado pelo cosmo e fala constantemente sobre isso, sem nem mesmo perceber se você está escutando ou não.
Apesar disso tudo, não consegue processar qualquer coisa irracional ou intangível. Emoções são um mistério para ele. Sonhar ou imaginar é algo totalmente estranho.
Zoe, para ajudá-lo, criou para ele, o Museu das Coisas Intangíveis, com instalações conceituais artísticas complexas, improvisadas no porão de sua casa.
Medo, inveja, coragem, despreocupação, verdade, perdão, vergonha: e tantos sentimentos que ela tenta ilustrar e definir para ele todos os dias.
Zoe acredita que Hannah, sua melhor amiga, não tem controle sobre as coisas intangíveis da vida.
Um dia, Zoe convence Hannah pegar a estrada juntas, e assim como fez com seu irmão, ela começa a expor sua amiga a situações que procuram mostrar o significado e o valor de todas essas coisas, fazendo com que ambas percebam o que realmente querem da vida.

Resenha:
Quem acompanha o blog, sabe que raramente eu coloco a sinopse nas resenhas. Prefiro fazer aquela introdução à história. Mas dessa vez optei por colocar a sinopse porque fui enganada por ela. Existem sinopses que falam, falam e a gente fica sem saber sobre o que é a história. Tem outras que revelam detalhes do final do livro, e outras como essa, que por exemplo, dá a entender que vamos ler a história pela perspectiva de Zoe e não é isso que acontece, quem conta essa história é Hannah. E que as garotas vão viver uma aventura, quando na verdade é mais uma delas perdendo o controle e a outra como amiga leal que é tentando impedir que o pior aconteça. 

Em 2017 eu li um livro da autora, A menina que não acredita em milagres, e amei a forma como a autora falou sobre o câncer de uma forma tão leve e sem apelação, que acabei me apaixonando pelo livro. Por isso quando vi que esse livro era dela também, já quis ler. E aqui também a autora trás algumas doenças como a Síndrome de Asperger e o Transtorno Bipolar. E essa ultima foi destaque em grande parte da história, mas sobre a Síndrome de Asperger, tem mais dela na sinopse do que no livro todo.

Na primeira parte do livro vamos conhecer um pouco sobre a vida das garotas. Hannah e Zoe são amigas desde muito pequenas e quando tinham dez anos elas fizeram um pacto de lealdade. Hannah mora com a mãe e tem um pai alcoólatra. Ela vende cachorro quente para juntar dinheiro pagar sua faculdade. Zoe sempre cuidou do irmão que tem Síndrome de Asperger e encontrou uma maneira de ensinar para ele cada uma das emoções, que mesmo tendo uma inteligencia bem acima da média, Noah não consegue entender o que é intangível. 

Aos dez anos Zoe falou com os alienígenas pela primeira vez, mas com a ajuda de Hannah ela conseguiu controlar a doença sem precisar de medicamentos. Mas aos catorze a crise foi tão forte que Zoe precisou ser internada e desde então três anos se passaram com Zoe tendo altas e baixos, mas ela nunca mais tinha falado sobre os alienígenas. Até agora. E ao mesmo tempo Hannah é roubada pelo pai e sofre uma desilusão amorosa. Então Zoe convence Hannah a fugir com ela.

E até a parte onde começa a viagem eu estava amando a história, mas depois não sei o que aconteceu, passei a detestar a Zoe e mesmo sabendo que ela estava sendo controlada pela doença, todas as atitudes dela me irritavam e eu queria logo que algum adulto pegasse as duas para aquilo acabar. Então a minha nota foi por isso porque amei a primeira parte e detestei a segunda e por isso a nota na média foi um bom.

Não vou dizer que a autora perdeu a mão no meio da história porque não sei o que aconteceu quando ela estava escrevendo o livro, mas a impressão foi que não era uma, mas duas pessoas que escreveram. Na primeira parte eu consegui ver aquela autora de A menina que não acredita em milagres, que abordou a doença bipolar de uma forma bem leve e através dos olhos de uma amiga que era mais que uma irmã. Mas na segunda não rolou. Mas entendo que a autora quis mostrar como a doença age, que uma ora a pessoa está lá no fundo do poço e não quer sair da cama e em outra pensa que é o super-homem que pode fazer de tudo. E nesse ponto ela foi bem.

O meu problema mesmo foi a Zoe, e acho que mesmo sem a doença eu não ia gostar dela. Em contrapartida amei a Hannah, que é uma garota com um coração enorme e que infelizmente é daquelas pessoas que vai sofrer na vida porque sempre vai ter alguém para se aproveitar de sua bondade, aqui no caso a amiga, a mãe, o pai e até um garoto que ela gostava. Mas enfim, não é porque eu acabei não gostando da segunda parte do livro que você não vai amar e quem sabe até favoritar ele. Por isso eu recomendo que leia, porque cada leitura é unica para cada leitor diferente. E para finalizar só vou falar da capa que achei bem bonita, e tem tudo a ver com o livro.

Nota:










16 comentários:

  1. Eu sempre fico com um pé atrás quando se trata de sinopses, tanto de livro quanto de filme. Tento não me apegar pra não me decepcionar. Fiquei um pouco chateada que história tomou um rumo estranho, talvez a autora queria provocar esse sentimento no leitor (ou não). Mas enfim kkkkk em compensação a capa do livro é linda. Parabéns pela resenha ;)

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei sua resenha, achei a capa do livro linda, mas não é o tipo de história que me atrai, e por ela não ter te surpreendido, aí que não me animei com o livro mesmo.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil! Eu também curti muito o outro livro da autora e estava achando que este poderia ser até melhor, a sinopse deu uma ideia assim, mas se é enganadora... Bem, vou ler e torcer para me sentir cativada pela história. Que pena que não deu certo para você. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, tudo bem? Acho que são transtornos que moldam a personalidade das pessoas, daí fica bem complicado analisar. De todas as formas que pena que vc não curtiu tanto!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil

    Que pena que houve essa divisão de sentimentos em relação ao livro. Sei bem como é isso, de parecer que foram duas pessoas diferentes que escreveram.
    Essa é a primeira resenha do livro que eu leio e o fato de abordar a síndrome de asperger tinha chamado minha atenção, mas aí você falou que tem mais isso na sinopse do que no livro, então... hahahahah
    Acho que não leria, primeiro pq é YA e não sou muito ligada no gênero, e segundo porque acho que também me irritaria com a Zoe.
    Ahh, tá escrito siar ao invés de sair no finalzinho do penúltimo parágrafo! :)

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil
    Infelizmente nada nesse livro me chamou atenção, apesar da capa ser bonita. Não sei se leria, ainda mais com sua nota.

    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, tudo bem?
    Adorei a capa do livro, super linda! Curti sua resenha!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil! Tudo bom?
    Ahhhh que pena o livro não ter sido tão bom quanto o outro da autora. Eu gostei bastante de A Menina que não acredita em milagres, mas pelo que você comentou desse são pontos que não iam me agradar tanto mesmo :/
    Nossa colunista ficou com ele pra resenha, vou esperar pra ver o que ela acha também.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Que resenha maravilhosa! Amo suas resenhas. Fiquei muito interessada em ler qualquer livro da autora, só pelos comentários da escrita dela, e esse livro em especial, trata de assuntos que me interessam muito.
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil!
    Eu vi uma resenha sobre esse livro no insta e a pessoa também não curti essa personagem ai, a Zoey. Eu talvez passe raiva com ela, mas quero ler. Achei super interessante abordar bipolaridade. Nunca li nada sobre e fiquei curioso. E a capa também ta muito interessante *-*

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oiii Sil

    Eu estava na duvida entre ler ou não ler essa história. No Goodreads fala que é uma road trip e eu adoro histórias que se passam na estrada, apresentando vários lugares, mas esse perfil da Zoe tb pode me irritar fácil pelo que vi. Tá certo que é a doença que controlando ela como vc disse, mas para o leitor pode ficar maçante e frustrante, mesmo sabendo disso. Acho que vou deixar pra ler ess elivor em outro momento, se realmente me sentir na vibe por uma história assim, apesar de abordar doenças e parecer profundo em certo sentido, não sei se seria o tipo de leitura que me prenderia agora.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  12. Odeio quando a sinopse nos engana. Já sofri com isso também hehehe.
    Que bom que apesar dos pesares, você gostou da Hannah :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil
    Não conhecia o livro, e achei bem interessante o assunto abordado no livro. Suas ressalvas são bem importantes, nao gosto muito quando o protagonista me irrita hehee. Ainda sim fiquei com uma certa curiosidade por este livro. Adorei essa capa.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oie Sil =)

    A sua é a primeira resenha que leio desse livro e confesso que pela capa eu tinha em mente uma história totalmente diferente.

    Achei interessante a abordagem dada pela autora, mas as sua ressalvas me deixaram bastante receosa. Ultimamente ando tendo dificuldades em me conectar com as protagonistas dos livros que estou lendo. Então, acho que vou deixar passar esse livro. rs...

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  15. Salut, Sil!

    A capa do livro me deixou com bastante vontade de ler, eu tenho essa mania de me auto pegar peças julgando um livro pela capa, mas sua resenha sobre ele já me deixou bem claro que ele seria mais um livro que eu não aguentaria chegar nem no capitulo dez! Obrigado por me poupar de gastar dinheiro.

    Talvez a gente se esbarre pelo cosmo!
    www.umminutoparaocosmo.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo