16 agosto 2015

Resenha | Soldier - Leal até o fim - Sam Angus


Livro: Soldier - Leal até o fim
Série: Não
Autora: Sam Angus
Editora: Novo Conceito
Gênero: Drama
Páginas: 256
Ano: 2015
Resenha:
"O cão deve querer estar com você. Se ele quiser estar com você, então ele será leal, corajosos e honrado. Não só isso: ele vai ser impulsionado como se por uma espécie de magnetismo, atravessando em meio às bombas, através de furacões de fogos e de campos com tanques se deslocando, pelo desejo de estar com você. Se ele amar você, ele vai correr para casa, para você, mesmo através de nevascas de estilhaços de ferro."
A vida de Stanley Rider ficou muito difícil após a morte de sua mãe. Só não está pior, por causa de seu irmão Tom. Mas quando Tom é convocado para lutar na Primeira Guerra Mundial, seu pai fica cada dia mais apático e a situação fica ainda pior quando Rocket, a cadela premiada de seu pai, foge por culpa de Stanley e volta prenha de algum cão cigano. Seu pai fica furioso, já que os filhotes serão mestiços e ela nunca mais vai correr como antes depois de dar cria e diz que não vai ficar com nenhum filhote. Mas Stanley fica feliz e acha que seu pai falou da boca para fora. Ele cuida de Rocket durante a gestação e depois de um parto difícil, ela tem quatro filhotes, três cadelas e um macho branco acinzentado que Stanley dá o nome de Soldier.

Mas seu pai não estava brincando e quando os filhotes ficam um pouco maiores, ele pega todos eles e leva até os ciganos para que eles cuidem dos filhotes. Só que quando eles veem Soldier, eles dizem que não querem aquele. Stanley fica feliz, pois, pelo menos vai ficar com um deles, e já tem até um plano de treiná-lo. Mas algum tempo depois, seu pai diz que vai afogar Soldier. Stanley fica pasmo e sabe que seu tempo ali acabou, ele vai fugir com Soldier na manhã seguinte. Mas quando ele levanta, seu pai já levou Soldier e por mais que ele corra, não consegue alcançá-lo. Stanley volta para casa e deixa um bilhete para seu pai dizendo que nunca vai perdoá-lo por afogar Soldier e vai embora.

Como ele não tem para onde ir, ele vai se alistar no exercito. Ele tem apenas quatorze anos e apesar de ser alto para a idade, ele é bem magro. Mas quando chega lá, ele mente e diz que tem dezessete e o alistador faz vista grossa para isso. Mas eles sabem sua idade e que ele não vai aguentar o campo de batalha. Então quando aparece algumas vagas para adestrador de cães, seu superior diz para ele se inscrever. Os cães são treinados como mensageiros para ir onde o homem não consegue no meio da guerra. Ele aceita porque além de amar cães, é a sua chance de ir a Paris encontrar seu irmão. Só que não vai ser fácil ele ir a Paris. Ele recebe para treinar, Bones, um cão gigante que já foi cão de guarda, cujos instintos é proteger seu dono e não correr para longe dele. Mas o que Stanley não sabe, é que a vida lhe reserva uma surpresa.
"Eu aceito somente os homens de caráter mais elevado. É sua obrigação solene apresentar apenas as qualidades que gostariam de ver em seu cão, porque um cão que vive com um homem de coragem e determinação vai se tornar corajoso e determinado..." 
Quando vi que esse livro reunia dois elementos que gosto muito, cães e Guerra Mundial, é claro que fiquei morrendo de vontade de ler. Mas não tinha nem ideia do horror que os cães viveram durante a guerra. Sei que foi um dos períodos mais feios da nossa história, onde os seres humanos perderam sua vida a troco de nada. Não só quem foi para a guerra, mas quem ficou também e os que voltaram, mas cujos corações e mentes continuaram revivendo o que eles viveram em meio a guerra. Mas não tinha nem ideia da quantidade de cães que foram usados como mensageiros e não sobreviveram, Fora os que foram sacrificados por não terem mais nenhuma serventia. O livro é baseado em fatos reais, o que torna a história mais dolorida ainda.

E como não podia deixar de ser, chorei litros com ele. Já chorei logo no inicio, na ocasião do parto, e chorei no meio, e depois no final também. Virei uma chorona hehe. Mas não foi só de tristeza. Chorei também de felicidade e de emoção por ver tamanha lealdade em animais considerados irracionais, mas que por vezes são mais racionais que muitos humanos por ai. Quanto aos personagens, Stanley logo no começo do livro já ganhou a a minha simpatia e torci por ele durante a história toda e no final quase que a autora me mata do coração. Os cachorros, tanto Soldier como Bones são adoráveis e eu queria uns iguaizinhos para mim. E quanto a surpresa que citei na resenha, já dá para imaginar o que é lendo o titulo. Para finalizar, recomendo para quem assim como eu, ama cães. E para quem não ama também, sei que você vai gostar muito de Soldier e do Bones também.

Nota: 




14 comentários:

  1. Olá! Amei sua resenha e PRECISO desse livro. Mesmo que todos os livros com cachorros me façam chorar, eu amo ler.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ei, Sil!
    Estou super ansiosa para ler esse livro! A sua resenha ficou maravilhosa :D
    Beijinhos

    minhasecretapoesia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não me interessei muito pelo livro, mas achei a proposta interessante e ficarei de olho para o caso de algum dia querer ler algo diferente. Adorei a sua resenha!

    Beijos
    http://aluafoiaocinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Meu pai adora animais, já tivemos uma duzia deles,mas os cachorros e os gatos são os que mais se destacam. Não existe fidelidade igual a de um cachorro, essa especie é superior a nossa, acredito nisso. Eles são melhores, mas honrados que nós. Adorei a resenha e sua boa vibração nela, deu para sentir o quanto gostou do livro, adoro quando isso acontece!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Silvana!
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e fiquei bastante curiosa para lê-lo. A história parece ser bem interessante, além de emocionante.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sil.
    Não sabia da relação desse livro com a Grande Guerra. Isso, aliado com os cães, seres que eu adoro, fez o livro me chamar muito a atenção. Não imaginava uma premissa tão interessante para essa obra.
    Lerei, com certeza.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Sil.

    Ainda não conhecia o livro, mas achei a premissa bem interessante. Me cheirou a livro lindo! rsrsrs. Parabéns pela resenha, ficou maravilhosa.

    Beijo, And!

    Blog Cantinho da And

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil! Tudo bem? Eu quero MUITO ler esse livro, pois amo cães! <3 Nossa, também desconhecia desse fato envolvendo os cães com a Segunda Guerra Mundial! Os coitados! :'( Também acho que vou me emocionar muito com essa obra! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Eu quero ler esse livro, gosto bastante de cachorros e de histórias que se passam na guerra, pela sua resenha parece ser um livro realmente emocionante e lindo de se ler, que bom que gostou da leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oii Silvana

    Eu não conhecia esse livro. Sabe que eu nunca nem pensei nestes detalhes? Quando eu pensava em Segunda Guerra sempre penso nos judeus e nazistas, a gente nunca se lembra de outros lados da história e achei interessante esse foco nos cães. A narrativa do livro parece ser muito boa tb. Que bom que gostou do livro

    Beijokas, Alice

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro ainda, não é o tipo de leitura que ganha a minha atenção mais amei a resenha
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil, tudo bem?
    Nossa o livro parece ser muito bom. Eu ainda não li nenhum livro onde o personagem principal seja um animal, acho tão fofinhos! ^^
    Preciso ler... ;)

    Bjs

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Sil,

    Esse livro está na minha lista de desejados e nem preciso falar que adoro essa capa, tenho um Border Collie então quero demais o livro e pela sua resenha a história é incrível.....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ei, Sil!
    Soldier é a minha leitura atual e estou adorando! Amei a sua resenha!
    Beijinhos :)

    minhasecretapoesia.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo