Páginas: 200
Ano: 2021
Esse é o segundo livro da "série" Arsène Lupin e ele foi originalmente publicado em 1908. Mas na verdade como as histórias com o personagem foram publicadas anteriormente em folhetins mensais, não se sabe se as histórias eram exatamente nessa ordem em que foram publicadas nos livros. Até por isso não temos exatamente um "começo" da história do personagem, uma primeira aparição. Porque quando o conhecemos ele já é um famoso ladrão procurado.
Mas como os livros são feitos basicamente de contos, então menos mal que eles possam ter sido publicados fora da ordem cronológica. No primeiro livro mesmo, Arsène Lupin, o Ladrão de Casaca, temos um total de nove contos que não estão em uma ordem cronológica. Mas nesse aqui temos uma sequencia de histórias que seguem uma história só. Após vários crimes supostamente cometidos por Lupin, o famoso detetive inglês Herlock Sholmes é chamado para tentar prendê-lo.
"Ganimard deu-se um tempo, meditou e rebateu num tom solene:
É justamente quando não compreendo mais nada que suspeito de Arsène Lupin."
É você não leu errado, é Herlock Sholmes mesmo porque após uma briga com o criador do Sherlock Holmes, Conan Doyle, foi preciso mudar o nome do personagem, o que não fez muita diferença porque todo mundo sabe a quem se refere. E ainda temos Wilson, ou seja Watson, o famoso amigo do detetive inglês. Maurice aproveitou a onda de sucesso de Sherlock, e esse é um dos motivos de Lupin ter feito tanto sucesso. Mas na verdade ele era fã do Doyle e incluir o detetive em suas histórias, e até mesmo a criação de Lupin, se deve a uma espécie de homenagem de sua parte.
Agora imaginem o duelo de mentes entre dois dos homens mais inteligentes da literatura. Claro que eles ficam abaixo do Poirot que é inigualável e isso não entra em questão porque quem manda aqui nessa resenha sou eu hehe. Dois homens considerados excepcionais, cada um com seu objetivo, quem sairá vencedor? Eles estão em lados opostos, enquanto um é o detetive herói, o outro é o ladrão. Mas será mesmo que essa ciência é exata?
Uma coisa muito legal no livro é que vemos claramente a admiração de um personagem pelo outro. Apesar dos dois quererem sair vencedor desse duelo, eles sabem a capacidade do outro e não deixam de reconhecer quando o outro saiu na frente. Isso é louvável em termos de reconhecimento e quem dera na vida todos fossem assim, torcendo pelo sucesso um do outro porque seu sucesso não significa minha derrota. Nem aqui no caso porque apesar de estarem em lados opostos, o resultado final não precisa ser exatamente a derrota de nenhum deles.
E novamente achei o livro excelente, mas não pude dar nota máxima por conta de alguns detalhes. O livro é muito curto e por isso tudo se resolve muito rápido. Eu sou dessas que gosto de ficar pensando e criando teorias para os mistérios e aqui não tem muito tempo para isso já que tudo se resolve em algumas páginas. Acredito que quem demora mais para ler não vá sentir ese problema, mas eu que leio um livro desse tamanho em um dia senti muito isso.
Quanto a edição como vocês sabem, eu comprei um box com os livros da editora Principis, que é o selo da Ciranda Cultural para os grandes clássicos da literatura mundial. Os livros não são lá essas coisas, mas pelo preço vale a pena. E eu gosto dessas capas coloridas com cores fortes. Só me resta terminar indicando para quem curte o gênero e para quem gostou da série da Netflix e quer se aventurar nos livros.
Nota:
Oi, Sil. Como vai? A capa desta edição da editora Principis está bonita, não é mesmo? Gosto bastante do gênero, e certamente a obra me agradará. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Oi Sil, como você está?
ResponderExcluirOlha eu aqui de novo! kkk Não te deixo em paz, todo sábado de manhã, cá estou eu.
Sabe que eu fui no shopping uns tempos atrás e tinha a coleção fechada num box lindo e barato pra vender naquelas feirinhas, sabe?
PORÉM, eu fiquei com o pé atrás, porque não sei se é meu tipo de livro ainda. Talvez eu vá assistir um episódio da série ou pegar o 1, mas aí depois já pego o box porque acho que compensa!
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi Silvana, tudo bem?
ResponderExcluirGostei da ideia de um encontro entre Lupin e Sholmes, então acho que iria curtir a leitura. Eu tenho curiosidade de assistir a série da Netflix, mas ainda não tive tempo.
*bye*
Marla
https://loucaporromances.blogspot.com/
Olá,
ResponderExcluirEu gostei bastante da primeira temporada da série da Netflix, mais do que um filme horroroso q vi anos atrás. haha
Fiquei curiosa pra ler. Não imaginava que ainda rolava esse pseudo encontro. Gostei de conhecer o formato tb, imaginava que eram as histórias inteiras num livro só.
até mais,
Canto Cultzíneo
Oi Sil! Também estou lendo Lupin e curtindo bastante, não li esse ainda, mas estou curiosa para ver estes dois se enfrentando.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
Oi Sil
ResponderExcluirMeu irmão ganhou esse livro da empresa onde ele trabalha ,mas acho que ele ainda não leu .
Eu ainda não li nada do Lupin,mas tenho um pouco de curiosidade de conhecer e agora com sua resenha ela só aumentou.
Beijos
https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com
Oi Sil, eu vi a primeira parte da série da Netflix e gostei bastante, fiquei om vontade de ler os livros! E a edição parece ótima!
ResponderExcluirBjs, Mi
Na Nossa Estante
Oi Sil, eu também gostei bastante desse duelo de mentes. Ao contrário de você, para mim, o Sherlock é uma mente fantástica e a minha favorita, então não sabia para quem torcer, pois Lupin me conquistou de uma forma impressionante também. Estou para ler os outros, mas acabei comprando fora de ordem e estou pensando se leio assim mesmo ou não, pois são histórias independentes entre si (embora de vez em quando são mencionados livros que só viriam mais na frente na sequência das publicações, então creio que ninguém sabe a real cronologia deles).
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Oi Sil, tudo bem?
ResponderExcluirEu conheci o Lupin pelos anúncios da Netflix, mas nunca assisti a série. Me interessa pela presença do Sherlock, com a adaptação criativa no nome e adorei o Wilson! Já coloquei na minha lista de leituras!
Até mais;
Mente Hipercriativa | Universo Invisível
Olá Ainda não li nada desse autor .Tenho visto bastante elogios a essa série de livros. Também não assisti a série.
ResponderExcluirMas são livros que quero ler futuramente . Sim Poirot é melhor rsrs