05 junho 2017

Resenha | Mais do Que Isso - Patrick Ness


Livro: Mais do Que Isso
Série: Não
Gênero: Distopia, Ficção Científica, Suspense
Autor: Patrick Ness
Editora: Novo Conceito
Páginas: 432
Ano: 2017

Resenha:
Seth sabe que não adianta lutar, ele vai morrer. Mas acho que isso é um instinto do corpo humano lutar até o fim pela sobrevivência. Mesmo sabendo que vai morrer, ele luta para manter seu corpo virado para cima e a cabeça fora da água. Mas a correnteza é mais forte que ele , e o ar mal chega aos seus pulmões. E o pior, ele sabe que vai morrer sozinho. Mesmo que alguém sentisse sua falta, não iria chegar a tempo de fazer alguma coisa para salvá-lo. Ele é um garoto forte, ainda não completou dezessete anos, mas ele não pode contra o mar. E quando ele percebe que está perto das rochas, ele sabe que chegou seu fim. A primeira pancada contra as pedras quebra sua escápula direita e apesar de estar embaixo d'água, ele consegue ouvir o estalo. E então a próxima pancada é atrás de sua orelha esquerda, fraturando o crânio, e a força do impacto esmaga duas vértebras e danifica a artéria cerebral e a coluna vertebral. Então ele morre.

Morrer é bem diferente do que Seth imaginava. Ele sabe que está morto porque não sente mais nenhuma dor. Primeiro é como se ele estivesse flutuando, ele sente um fresco no rosto quase como uma brisa. Depois ele vê uma claridade e ele sente seu corpo se inclinando em direção a ela. Ele continua consciente, mas é incapaz de se mexer ou pensar. Apenas capaz de existir. E ele não sabe quanto tempo passa, se um dia ou se uma eternidade, e então ele começa a voltar a si. É ai que ele percebe que está deitado em algo frio, que parece cimento. Ainda confuso ele abre os olhos e consegue ver que está deitado em um caminho de cimento que leva até uma casa. Seu corpo está coberto apenas por bandagens. E ao olhar em volta, ele tem a sensação de que tudo por perto está morto. Casas, carros, todos parados como se estivessem abandonados a muito tempo. 

Ele não sabe onde está, mas é como se aquilo tudo lhe fosse familiar. Então ele entra na casa e assim que seus olhos se acostumam com a luz do local, ele sabe onde está. E com o reconhecimento vem um peso que ele não é capaz de suportar e ele cai de joelhos no chão. De todos os lugares do mundo onde ele poderia estar depois de morto, tinha que ser logo aqui. Ele se encontra em sua ex casa na Inglaterra. Uma casa que ele morou há muitos anos atrás. Uma casa que sua mãe jurou nunca mais voltar e eles atravessaram o oceano para ficar o maia longe possível dela. A casa que eles abandonaram logo que seu irmão saiu do hospital e que a pior coisa do mundo aconteceu. Sim ele sabe onde está. Ele está no inferno.

Eu solicitei esse livro para a editora porque achei essa sinopse muito interessante. Afinal quem nunca se perguntou o que acontece depois da morte. Por isso e pelo nome do autor. Patrick é o aclamado autor de Sete minutos depois da meia-noite. Eu não li o livro ainda, mas todas as resenhas que li dele foram só elogios. Mas ainda assim não sabia o que esperar do livro. E ele já começou com um primeiro capítulo angustiante, onde o protagonista luta pela vida, mas acaba morrendo. O livro é dividido em 4 partes e a primeira é a mais lenta de ser lida. Nela vamos acompanhar o que está acontecendo com Seth após a morte e também temos alguns flashback de um passado recente dele. Na segunda parte é onde Seth descobre a verdade e essa parte é muito surreal. 

Foi a parte que mais me deu nervoso e eu queria ler logo o final para saber se o que eu estava lendo era realidade ou não. Sabe quando você fica naquela dúvida se o que você está lendo esta acontecendo mesmo ou se tudo aquilo é uma viagem na cabeça do protagonista? Na terceira parte é onde pensei que enfim teria respostas e o suspense só aumentou. E é a parte que mais tem ação também. E na quarta parte quando pensei que teria o mistério todo desvendado, o livro termina e fica tudo em aberto. Acho que já comentei aqui antes que não sou muito fã de finais em aberto, não porque me obriga a pensar, já que sou bem preguiçosa, mas porque sou dessas que gosta de tudo explicadinho timtim, por timtim.

E depois que terminei, demorei para saber se gostei do livro ou não. Até deixei a nota no skoob em aberto. Mas acho que como um todo, acabei gostando. O livro tem uma pegada bem parecida com a de um filme de ficção cientifica famoso, mas não vou dizer qual é para não estragar a surpresa, e por coincidência é um filme que eu terminei e assisti novamente porque não tinha entendido nada hehe. No começo achei que fosse puxar mais para o drama, com a coisa da morte dele, mas dai veio a distopia, depois pegou mais na parte de ficção científica e no fim das contas não sabia mais se era tudo fantasia hehe. E como o final foi aberto, imagino que terminou do jeito que eu gostaria que tivesse terminado, mas isso nunca vou saber, a não ser que tenha uma continuação por ai hehe.

Não vou falar muito dos personagens em si para não soltar spoilers. Nem sobre a história posso falar muito, o interessante é o leitor ir descobrindo as coisas por si só. Mas confesso que foi algo totalmente diferente do que imaginei que ia encontrar. Só me resta concordar com o John Green, autor que não me conquistou ainda, mas tem uma frase dele na capa que define bem as minha reação à leitura. E por falar em capa achei ela muito intrigante e acho que combina perfeitamente com a história. E o título também, afinal como disse antes, quem nunca pensou que pode haver um mais do que isso que vivemos. Parabéns a editora pela edição muito bem feita e para o autor por me conquistar, mesmo me tirando completamente da minha zona de conforto.

Nota: 





15 comentários:

  1. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    OMG!!! Que cena tensa. Também acho que é sobrevivência, acho que nem pensamos, só reagimos, tentamos nos salvar até o último segundo. E que morte cruel, pois ele sentiu muita dor. E nossa, voltou exatamente para o lugar do qual fugiu com sua mãe. Será que ele precisa fazer alguma coisa em relação ao que aconteceu nesse lugar??? Perái, existe a possibilidade de ele não estar morto??? Ser imaginação da mente dele??? Já fiquei mais empolgada, adoroooooo esse tipo de trama em que somos enganados. Sil, também não gosto de finais abertos se o livro for único, eu preciso de uma explicação até para entender a obra, risos.. Mas se mesmo assim, você deu nota 4 para o livro, é porque o final aberto não prejudicou a qualidade da história. Dica mais do que anotada, o dia que eu ler, venho discutir com você, quem sabe uma não ajuda a outra a esclarecer o final??? Risos... Adorei sua resenha!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Sil =)

    Juro que pela capa jamais ia imaginar que a história desse livro era uma distopia. Na verdade o livro passaria batido tranquilamente por mim rs...

    Gostei dos pontos que você citou na sua resenha e a história em si parece interessante. Se tiver uma oportunidade, pode ser que eu dê uma chance ^^

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  3. Amei conhecer esse livro, sua resenha ficou super informativa e bem atraente. A história deve ser emocionante! Já anotei a dica. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvana, a história me pareceu tão interessante! Todo mundo tem essa curiosidade, né? De saber se existe alguma coisa depois da morte... Fiquei bem curiosa para ler!

    ResponderExcluir
  5. Sabia que eu conhecia esse autor de algum lugar, e você me lembrou de onde na resenha kkkk meu, fiquei doida aqui! O livro já começa eletrizante com cenas angustiantes, e depois o autor ainda planta a dúvida sobre se o que o protagonista está vivendo é real ou não. Sinto que pelo final ele não dá direito uma resposta, mas ainda assim fiquei mega curiosa com a obra!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oláá Sil, tudo bem?
    Nossa, me deixou aqui meio sem fôlego só de imaginar essa morta, imagina o resto? sua resenha super me conquistou, porque me instigou a querer saber o que aconteceu! eu gosto desses livros que nos fazem pensar - mesmo que de primeira deixe a gente um tanto quanto frustrado. Quero muito!! Adorei a resenha!!
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil! Nossa se o livro te gerou tanta dúvida é pq no mínimo ele mexe com o leitor. Não li nada do autor e não peguei esse para ler pq achei que fosse mais um sick-lit, mas parece que em enganei redondamente! Fiquei com vontade de conferir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oie Silvana!
    Adorei essa capa, me interessei muito. Parece uma distopia beeeem diferente! Mas, final aberto? Argh! A única autora que eu conheço que faz bem o final aberto é a Patricia Melo. Tenho a impressão que esse livro vai ser, pra mim, como foi Caixa de Pássaros: uma leitura incrível, com um final decepcionante que contaminou minha opinião sobre a obra em geral.
    Parabéns pelo texto, ótima resenha!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  9. Eu me apaixonei por essa capa logo de início.
    É a primeira vez que ouço falar do livro e mesmo que talvez o livro não tenha te ganhado cem porcento, já coloquei ele na minha lista por causa de alguns pontos que você ressaltou na resenha. E como você disse: quem nunca quis saber o que há depois da morte, não é?
    P.S: Como o John Green ainda não te conquistou?! Estou realmente surpresa, mas gosto não se discuti, né? kkkk
    Adorei a resenha, e agora estou bem ansiosa para comprar este livro!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil,
    Não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro e adorei a proposta.
    Ficaria super curiosa também para saber se não era ilusão, e fuçaria a última páginas #aquelas HAHAHA
    Mas, sério, me deixou super curiosa porque como assim ele narrou tudo com o cara supostamente morto.

    P.S.: Também não simpatizo com John Green haha e obrigada pela indicação do Coben!

    tenha uma ótima terça :D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil,

    Essa coisa de distopia me chama muita atenção, a trama do livro parece ser muito diferente.
    Gostei, vou colocar na lista.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu amo livros diferentões assim! Gostei dessa pegada de falar de alguém morto que começa com drama e vai evoluindo por lugares que nunca imaginei, me sinto assim assistir HTGAWM, porque acho que essa é a graça. Me interessei pelo livro, não ligo pra finais abertos rs

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil! Tudo bom?
    Eu solicitei esse livro pra resenhar porque gostei muito de Sete Minutos Depois da Meia-Noite e confio nesse autor depois dele. A capa é muito interessante e a premissa também parece ótima!
    Adoro ficar curiosa com a leitura e ir devorando tudo até a revelação. Espero gostar da obra, sua resenha ficou ótima!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil! Tudo bem? Esse livro está aqui na minha pilha de leituras, esperando par ser lido. Espero ler ele logo e gostar dele tanto quanto gostei do outro livro do autor que li (Sete Minutos Depois da Meia-Noite). Adorei a resenha! :)

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Aiii Sil esse início de resenha com essa descrição me deu até falta de ar! Hahahaha
    Eu já li Sete Minutos Depois da Meia-Noite e amei, então tenho curiosidade de ler outra coisa do autor.
    Uma pena que o final ficou em aberto!
    Mas quem sabe essa continuação chega, né?

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo