18 junho 2018

Resenha | Infelizes Para Sempre - Soman Chainani


Livro: Infelizes Para Sempre
Série: A Escola do Bem e do Mal #3
#1 - A Escola do Bem e do Mal
#2 - Um Mundo Sem Princípes
Gênero: Fantasia
Autor: Soman Chainani
Editora: Gutenberg
Páginas: 416
Ano: 2016

Por ser uma trilogia, contêm spoilers dos livros anteriores.

Resenha:
Em A Escola do Bem e do Mal conhecemos Sophie e Agatha, duas garotas que viviam no povoado de Gavaldon e que descobriram que a maldição que rondava o povoado era verdadeira. Elas foram levadas do povoado e foram parar na Escola do Bem e do Mal onde começaram a viver seu conto de fadas, Agatha como princesa e Sophie como a bruxa do mal. Mas Agatha acreditava em Sophie e escolheu a amizade dela em vez do amor do príncipe Tedros. Com essa escolha a maldição foi quebrada e as duas voltaram para casa. Só que ao escolher Sophie, Agatha acabou mudando as regras e todas as garotas não queriam mais saber dos seus príncipes, o que levou a uma guerra entre as Meninas e os Meninos. Só que nenhuma das duas garotas estavam felizes no povoado e acabaram retornando para a escola no meio da confusão onde Agatha teve certeza de que seu final feliz era com Tedros e Sophie acabou ressuscitando o Diretor da Escola com um beijo. 

Ele voltou no corpo de um belo rapaz, mas sua essência era a mesma e seu primeiro ato foi mandar Agatha embora e ao pedir a ajuda de Sophie, ela fez uma escolha diferente da de Agatha e acabou ficando com o novo diretor e Agatha foi parar em Gavaldon junto com Tedros. Mas só foi Agatha desaparecer para Sophie se arrepender de sua escolha e quando o Diretor fez o pedido, Sophie recusou. Três semanas depois, Sophie ainda não conseguiu aceitar o anel que lhe é oferecido todas as manhãs. Mas por causa da sua recusa algo parece estar muito errado. O Sol parece estar enfraquecendo um pouco mais a cada dia e o Storian permanece parado sobre o livro aberto se recusando a começar uma nova história, como se a história dela ainda não tivesse terminado. Sophie então aceita se casar com o Diretor, que depois de muita insistência de Sophie, diz se chamar Rafal. Mas o Storian não se move, sinal de que não é só com Sophie que as coisas não andam bem. E eles estão certos. 

Quando Agatha e Tedros chegaram em Gavaldon, Tedros estava quase morto pelo ferimento causado pelo Diretor. E assim que chegam Agatha descobre que ela está sendo procurada como bruxa junto com Sophie pelos anciões e por isso ela e Tedros não podem sair de dentro de casa. E dia após dia o que eles fazem é brigar, a ponto deles começarem a duvidar do que sentem um pelo outro. Até que Tedros decide que eles precisam voltar porque enquanto o vilão estiver vivo, eles não terão seu final feliz. E é bem a tempo deles fugirem dos anciões que quase conseguem queimar os dois na fogueira, mas eles conseguem fugir com a ajuda da mãe da Agatha, que se revela como uma bruxa de verdade. E ao chegar na Escola eles encontram as coisas a beira do caos. Os vilões dos contos que estavam mortos, voltaram a vida e estão matando os heróis de seus contos. Agora Agatha e Tedros tem que convencer Sophie a dar as costas para seu final feliz matando o Diretor da Escola, ou o mundo como todos conhecem, deixará de existir.

"Eu n-não posso... Eu só quero ser feliz! Por que tenho que matar alguém?"
"Porque esse é o seu livro de história. Seu e da Agatha." respondeu Lady Lesso. "Por isso que o Storian ainda tem que concluí-la. Ele está esperando que você faça sua escolha entre quem vive no Fim: sua melhor amiga ou seu verdadeiro amor. O Bem ou o Mal."

Confesso que quando comecei a ler A Escola do Bem e do Mal, eu achei que fosse gostar, porque sou fã dos contos de fadas e essa história tinha uma premissa muito interessante para quem gosta de contos, príncipes e princesas. Mas ainda assim achei que fosse algo mais voltado para um publico mais jovem e que fosse ser uma história meio superficial. Mas não é que adorei o primeiro livro, achei o segundo maravilho e o terceiro foi espetacular. O autor começou como quem não quer nada e a história cresceu tanto que acho que nem ele esperava que fosse terminar assim. Minto, porque ele já sabia como ia terminar sim já que nesse ultimo livro todas as pontas soltas se juntam, até aquelas que nem o leitor, eu no caso, tinha imaginado que teria alguma coisa a ver com a história.


Teve coisas que  no primeiro eu pensei: "ah, legal, mas é claro que isso tinha que ser assim", no segundo livro desconfiei de que tinha algo mais, e no terceiro acabou sendo o ponto que ligava tudo e que dava origem a essa história maravilhosa. Eu fiquei besta com o tanto de coisas que eu tinha deixado passar e teve várias perguntas que eu não me fiz e ele respondeu nesse terceiro livro. Então fica a dica para quem vai ler a trilogia, pense em cada ação, cada pessoa, cada detalhe, tudo, porque no final até uma virgula vai ser relevante para juntar as peças e montar o quebra cabeça que o autor criou ao trazer a história da Sophie e da Agatha e de todos os outros que passaram por essas páginas ao longo deses três livros. Três por enquanto porque já vi que ele começou uma nova trilogia nesse mesmo mundo e é claro que já estou torcendo para vir para cá.

Eu como fã de contos de fadas me deliciei nesse terceiro livro porque temos vários personagens famosos dando as caras por aqui. Tem o Merlin, a Cinderela, João e Maria, Pinóquio, Peter Pan e por ai vai e também seus algozes que voltaram a vida para matar os heróis. E o mais legal é que eles estão velhos e ri muito das cenas onde eles interagem com os novos heróis. Outros personagens que vem roubando a cena desde o primeiro livro e merecem menção, são o coven das garotas Nuncas, a Hester, a Dot e a Anadil e também o Hort, que desde o primeiro livro adora o chão que a Sophie pisa. Desde o primeiro livro eles tem se destacado e nesse não foi diferente. Sophie, Agatha e Tedros não teriam feito metade do que fizeram se esses personagens que me conquistaram não tivessem servido de apoio e por várias vezes salvado a vida dos nossos heróis.

E eu que não suporto triângulo amoroso me vi envolvida em um durante toda a história. Sophie ama Tedros que ama Agatha que ama os dois. Desde o primeiro livro a escolha de quem fica com quem tem movido a história e as escolas. A cada decisão das meninas ou da Agatha no caso, as coisas mudam na Escola do Bem e do Mal. E foi um prazer acompanhar esses três desde o primeiro livro. Agatha com seu medo de não ser boa o suficiente para estar em uma escola de princesas e futuramente de não estar a altura do papel de rainha. Tedros que usa sua beleza como um escudo já que ele morre de medo de ser traído como aconteceu com seu pai, o rei Arthur. E Sophie em sua luta interna para ser do bem, mesmo quando tudo e todos apontavam que isso era impossível. São personagens inesquecíveis que amei e odeie ao longo dos livros e que me fizeram terminar o livro com lágrimas nos olhos.


E uma coisa que não posso deixar de falar, que foi a forma como o autor mostrou sobre a felicidade. O objetivo dos personagens, principalmente das garotas, era encontrar seu par para finalmente poder ser feliz. E o autor mostrou muito bem como isso é impossível. Agatha primeiro colocou suas expectativas na amizade de Sophie, mas isso não bastou. Depois escolheu Tedros, mas nem assim ela ficou feliz. E Sophie queria tanto ter alguém para ser feliz que chegou ao ponto de ficar com o vilão da história, só para dizer que tinha alguém que a amava. E não é que isso acontece e muito hoje em dia?  Conheço muita gente que namora qualquer um só para não estar sozinho e muitos outros que acham que a outra pessoa tem que ser responsável por sua felicidade. Enquanto colocarmos nossa esperança de felicidade em outra pessoa, sempre vamos nos frustar e achar algum motivo para ser infeliz.

E para terminar já que essa resenha está enorme, só me resta indicar o livro para todos. Vi nos comentários das resenhas dos livros 1 e 2 algumas pessoas falando sobre o livro ser mais infantil. Não se engane, a história é para todos os públicos. Se você que lê minhas resenhas se identifica com meu gosto literário, vá por mim e leia o livro. Eu amei a trilogia e se tivesse como dar uma nota maior de cinco no skoob com certeza eu daria. E além de uma história maravilhosa, ainda temos um excelente trabalho da editora, com capas magnificas e uma diagramação perfeita. E tem várias ilustrações de personagens e de algumas cenas marcantes da história. Por isso vale muito a pena ter e ler os livros.

Nota:







18 comentários:

  1. Oi Sil,

    Adoro livros relacionados a contos de fadas e esse não me passou despercebido.
    A Trilogia já está na minha listinha.
    Fico feliz em saber que o terceiro é tão bom quanto os outros.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  2. Eu amei essa trilogia também. Impossível imaginar tudo que vai acontecer ao longo da história. É muita coisa né?!! E amo as ilustrações dos capítulos. Fiquei muito feliz de ver que você também amou esses livros!!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvana, eu estava mesmo com essa impressão de que os livros eram bem infantis ~ gostei do seu "recadinho". Hahaha! E essas capas maravilhosas? *-*

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil!

    Com tantos elogios não tem como não ficar curioso com a trilogia né? Acompanhei as suas resenhas dos outros dois volumes e fico feliz de saber como a história não só foi melhorando, mas como o autor também claramente se dedicou em construir toda uma atmosfera pra história e torná-la cativante ao leitor. Quero muito ler também!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil!
    Menina, eu pulei algumas partes da sua resenha porque eu ainda vou ler o segundo livro hahahaha
    Sobre o seu recadinho, desde o começo eu já sentia que a série não seria tão infantil assim.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil! Caramba vc já está no terceiro! Olhando a sinopse e capa eu tb ficquei com a sensação de ser uma história não tão profunda, mais infantil, mas que é bom é que melhor do que vc imaginava!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. OI, Sil
    Tudo bem? Eu ainda fico meio confusa com a obra, ainda não entendi bem o que seria a Escola do Bem e do Mal mas eu gostei tanto das tuas resenhas que já quero ler, sem contar que a capa é maravilhosa demais, cheia de detalhes. Tenho certeza que vou amar.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil! Tudo bom?
    Fui lendo aos pulinhos porque quero ler essa trilogia, então fugi dos spoilers. Fiquei muito contente com a nota porque posso ir na fé nessa leitura que vai valer a pena!
    Adorei a questão do que significa ser feliz, de fato. É uma abordagem bem legal, especialmente por ser um livro juvenil. Gosto dessa ideia de que a felicidade não está em outra pessoa - DÁ VONTADE NÉ, @ LIVROS DA COLLEEN HOOVER? Desculpa, tô calma :v

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Resenha incrível! Vou colocar na minha lista de desejados.

    OWNTHETIDE

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil
    SEmpre fui curiosa pela série, mas sua resenha de hoje me deixou muito curiosa. Eu também adoro contos de fadas e depois de ler que alguns personagens aparecem achei isso muito legal. Já quero ler.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil
    Tudo bem?
    Não li a resenha por causa dos spoilers mas vi na suas notas que foi um queridinho.
    É sempre bom pegar dica de livros bons.
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  12. Amei sua resenha, Sil. Eu adoro histórias assim. Já anotei a dica!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Eu acho essa ideia de escola do bem e do mal fantástica. Tem essa trilogia e a escola de vilões da editora única que sou louca para ler. Eu adoro contos de fadas e mesmo que fosse mais infantil, ainda sim tenho certeza de que amaria. Achei a trama super diferente e bem inteligente também. Estou louca para ler. Adorei sua resenha!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil! Terminei o primeiro semana passada e amei. A gente vê escola de magia e pensa que já sabe o que esperar, mas não, a história surpreende e quebra paradigmas. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil! Tudo bem?

    Mesmo você falando que poderia ter spoilers dos primeiros livros, fiquei curiosa com esta capa e fui ler a resenha. Só pelo seu resumo da história no início, eu já estava envolvida com tudo. Sério, preciso desta trilogia para ontem!
    Amo Contos de Fadas e faz tanto tempo que não leio um, que tenho certeza que tenho que voltar por este livro. Como você, eu senti desde o início que a história não seria infantil e você confirmar isso, só me faz querer lê-lo mais ainda.
    É maravilhoso quando um autor consegue mostrar que tinha pensado tudo desde o início, fechando muito bem uma história.
    Bom, como pode ver, eu amei a sua resenha e pode ter certeza de que irei ler estes livros.

    Beijos,
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  16. Oi
    teve uma época que tive muita vontade de ler o primeiro, mas conforme foi passando o tempo e acabei esquecendo dele, mas que bom que gostou da trilogia, principalmente nesse último livro, gosto de histórias que englobam esse tipo de contos de fada.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sil

    Eu li a resenha porque não tenho interesse em ler a série. Primeiramente vamos falar dessa capa, na verdade eu acho que já falei, né? Que as acho muito feias? Se não falei está falado! Hahaha Que bom que você gosta delas, pra mim parece desenho de criança. E acho que elas também dão a entender essa infantilidade que algumas pessoas acham que a série possui.
    Sobre se envolver com um triângulo amoroso sem curtir esae artifício... me sinto traída quando isso acontece! Hahahaha Eu fico tipo "cérebro, é um triângulo amoroso, não goste disso!". Hahahaha
    Que legal que tem a aparição destes personagens de conto de fadas e ainda mais que eles estão velhos,essa parte e somente essa me chamou a atenção. O restante realmente não faz meu tipo.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Sil!
    AAAAAAAAAAA TERMINOU <3 Eu amo demais essa trilogia. Eu achei um final tão digno, e sofri pacas. odiei e amei esse povo constantemente e SIM, CONCORDO MUITO SOBRE O TRIANGULO. Eu nao suporto também, mas nesse caso, fez todo o sentido e eu ficava cada vez mais de coração apertado <3 Eu consegui simpatizar com a Sophie e eu queria que ela também fosse feliz, porque ela realmente se esforça para tentar ser melhor.
    Eu nunca achei que esses livros fossem infantis KKKK. Eu via as capas e sempre imaginava que devia ir muito além. Por serem contos de fadas, é normal ter essa visão. Mas nem se deixe enganar. É matador. E EU QUERO MUITO O QUARTO LIVRO QUE SAIU LÁ FORA. TO ANSIOSO PACAS.

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo