11 fevereiro 2019

Resenha | A Era dos Mortos parte 2 - Rodrigo de Oliveira


Livro: A Era dos Mortos Parte 2
Série: As Crônicas dos Mortos # 6
#1 - O Vale dos Mortos
#2 - A Batalha dos Mortos
#2.5 - Elevador 16
#3 - A Senhora dos Mortos
#4 - A Ilha dos Mortos
#5 - A Era dos Mortos Parte 1
Gênero: Terror
Autor: Rodrigo de Oliveira
Editora: Faro Editorial
Páginas: 320
Ano: 2018

Contêm spoilers dos livros anteriores nos 4 primeiros parágrafos.

Resenha:
Para quem está caindo de paraquedas nessa série vou dar uma relembrada do que aconteceu até aqui. Em 2017 foi descoberto um planeta, chamado de Absinto, cujo diâmetro era vinte vezes maior do que o da Terra e ele estava vindo em nossa direção. Mas quando ficou certo de que o planeta só passaria muito perto e não bateria na Terra, todos comemoraram. A data em questão foi o dia 14 de julho de 2018. Nesse dia a temperatura subiu absurdamente, fazendo com que dois terços da população viessem a desmaiar. Só que quando essas pessoas acordaram desse desmaio elas não estavam mais vivas, tinham se transformados em monstros que agora perseguem e comem os que permaneceram vivos.

Então passamos a acompanhar Ivan e sua esposa Estela que apesar do caos que o mundo se transformou, conseguiram criar um centro de refugiados em São José dos Campos para quem não foi infectado. Mas então eles foram atacados por Jezebel, uma mulher que quando viva tinha um dom e que quando foi transformada continuou a ter consciência e conseguia controlar os outros zumbis. Depois de uma luta épica eles acreditaram ter matado Jezebel e partiram para Ilhabela onde tiveram uma vida quase normal por trinta anos. Mas então Jezebel que estava viva atacou novamente e dessa vez com um novo tipo de zumbis que ela mesmo criou. E aproveitando a situação Uriel, amigo e braço direito de Ivan traiu a todos e tomou o poder matando quem não concordava com ele.

Isabel, irmã gêmea de Jezebel que também tem um dom, foi uma das poucas pessoas que conseguiu fugir da Ilha e anos se passaram e então Isabel previu o nascimento de duas crianças, Sarah e Fernando e o início do Armagedom. Os dois foram treinados desde os oito anos para serem maquinas de matar e na primeira parte desse capitulo final da série vemos que o local onde ele moravam foi atacado por Otávio com sua nova arma, um zumbi com poderes como o de Jezebel que ele consegue controlar e Sarah foi levada prisioneira para a Ilha enquanto Fernando conseguiu fugir junto com Jennifer, sua mãe adotiva. Mas antes de chegar na ilha, a mãe de Sarah foi estuprada por vários soldados e na primeira oportunidade Sarah matou todos eles e conseguiu fugir.


Sarah consegue abrigo na casa de Madame Bianca, uma famosa cafetina que mora há anos na ilha e por sorte é uma amiga antiga de Isabel. E madame Bianca resolve ajudar como pode, no caso ensinando "boas maneiras" a Sarah porque assim ela vai conseguir chegar até Otávio um dia. Já Fernando e Jennifer conseguem chegar até um dos poucos lugares que ainda não foi dominado por Otávio e passam a viver no local e Fernando aos poucos vai conquistando um lugar de destaque no grupo até se tornar o melhor soldado da forteza com apenas dezessete anos. Mas o local é atacado pelos soldados de Otávio e Fernando é o único sobrevivente do massacre. Porém ele encontra um aliado entre os soldados, Artur, neto de Isabel. E será Artur o responsável por reunir Sarah e Fernando depois de tantos anos e assim cumprir as visões que Isabel teve antes deles nascerem.

"Ao longo do caminho, vários outros seres, inclusive zumbis convencionais, passariam a seguir o bando, que podia não ser tão grande, mas tinha o diferencial de ser composto pelos seres mais fortes e perigosos que vagavam pela Terra."

Enfim terminei de ler essa série que sem dúvida é uma das melhores que li nos últimos tempos. Do gênero é a melhor sem sombra de dúvida. O Rodrigo começou como quem não quer nada e foi melhorando a cada livro e sinceramente achei que ele não ia conseguir fechar a série com chave de ouro porque devido ao tema e de tudo o que aconteceu na história, achei que era impossível ele terminar a série a altura do que ele tinha escrito até então. Mas me enganei, ele conseguiu. Quando li o ultimo capitulo vi que ele foi genial e ao mesmo tempo sabendo agora como termina, vi que a história não poderia terminar de outro jeito que não esse. Fechou com maestria.


A primeira parte do fim, o livro anterior A Era dos Mortos, foi tão chocante que achei que nesse o autor pegou até mais leve no quesito crueldade tanto da parte humana quanto dos zumbis. Não que não tenha cenas horripilantes nesse livro, porque tem e também o "homem" consegue superar as suas próprias maldades, mas é que choquei tanto com algumas coisas no outro livro que nesse estava meio que anestesiada. É terrível de ver que mesmo em uma situação onde as pessoas deveriam se unir pela sobrevivência da raça humana, ainda tem gente que só vai pensar em seu próprio umbigo e tirar vantagem de tudo o que conseguir. E ainda vai existir governantes que estão ali apenas para benefício próprio.

O livro teve ação do inicio ao fim e mesmo as passagens de tempo, que já era anunciada, já que no livro anterior nossos protagonistas eram apenas duas crianças, não interferiram no ritmo da história. As poucas mais de 300 páginas passam voando. E nesse livro aconteceu uma coisa que até então eu tinha pensado, mas não visualizado. A história ficaria perfeita para ser assistida e não somente lida. Eu praticamente assisti a batalha final e fiquei aqui pensando, imagine isso na Netflix hehe. Mas ao mesmo tempo já pensei: vão estragar tudo. Mas dai lembrei que o Rodrigo não é qualquer autor e daria um excelente roteirista sem deixar ninguém estragar sua história.


Praticamente nesse último livro, de personagens conhecidos só temos Fernando e Sarah, e ainda por causa de um negócio que quem leu a Ilha dos Mortos sabe o que aconteceu. De resto não sobrou ninguém para contar história. E eu ao mesmo tempo que ficava fascinada vendo os dois em ação, não poderia deixar de pensar no motivo deles estarem ali e de que tudo seria diferente se não fossem "eles". E só para citar um defeito no livro, achei meio fora de propósito a paixão de Fernando por Gabriela. ainda mais sendo quem ele era. E depois só foi olhar para a Sarah e ele nem lembrou mais da existência dela. Mas isso é só para procurar pêlo em ovo mesmo, porque o livro é perfeito hehe.

Como disse na resenha da Parte 1, não estava acreditando muito que eles conseguiriam não. Por isso até o final fiquei naquela expectativa, ainda mais porque vi que as páginas estavam diminuindo e nada deles conseguirem chegar no Otávio. Mas devia ter colocado mais fé no autor que num passe de mágica fechou tudo perfeitamente e como já citei antes sobre o ultimo capitulo, até ri quando li ele hehe. Mas enfim, não vou me alongar muito mais. Só acho que quem gosta de zumbis, essa série é uma leitura obrigatória. Em seis livros e um conto o autor não deixou a peteca cair em nenhum momento. Não teve aquele livro que foi só para vender, todos eles são significantes para a história. E tenho que parabenizar a editora pelo excelente trabalho porque todos os livros são impecáveis. E se der vou reler eles porque a história é maravilhosa hehe.

E não resisti e coloquei várias fotos do livro na resenha só para vocês verem um pouquinho o que foi a edição, tanto desse livro como dos outros da série. É um capricho só. E sem falar nessa capa que se completa com a capa da parte 1 de A Era dos Mortos. A Faro Editorial está de parabéns!

Nota:







20 comentários:

  1. Oi Sil, tudo bem?
    Ainda não conhecia, mas infelizmente não é muito minha praia...
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  2. Oiii Sil

    Fiquei morrendo de vontade de ler esses livros principalmente agora com vc dizendo que é uma das melhores séries no gênero e que o autor vem surpreendendo, poxa preciso dar uma oportunidade à esses livros porque eu adoro histórias de apocalipse, zumbis, etc. Só li Red Hill e outra trilogia com essa temática e curti tanto, vou anotar esta série do Rodrigo pra ler assim que possivel.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, tudo bem?
    Eu só vejo elogios a essa série e a esse autor. Que legal ver algo de tanta qualidade e ainda por cima nacional.
    No momento zumbis não estão fazendo taaanto o meu gênero, mas quando eu sentir saudade desse tema eu vou conferir com certeza.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil
    Tua empolgação até me anima para ler, mesmo não sendo o tipo de leitura que eu curto. Mas pelos teus comentários parece ser uma série boa.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Que edição bonita.. adoro quando a editora/autores colocam essas ilustrações intercaladas. Acho que da mais vida para a história..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Confesso que não sou a mais fã desse tipo de história, no entanto, fiquei impressionada com a história, capa e a forma como o livro foi feito!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Oie Sil =)

    Como você sabe, não sou muito fã dessa temática. Mas, fico feliz em ver que a série continua mantendo o bom ritmo e prendendo a sua atenção desde a primeira página.

    Beijos ;**

    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil!

    É muito bom quando uma série nos surpreende, né?! A cada volume a gente vai se envolvendo ainda mais com a história e os personagens. Olha, tem muuito tempo que eu não leio nada parecido, nem sei se conseguiria, inclusive. Mas achei a premissa bacana demais, é muito diferente de tudo que já vi, e parece que o autor é mesmo incrível!

    Beijão
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil, tudo bem? Fico feliz que vc tenha gostado mais uma vez da leitura e que a serie tenha sido ótima pra vc. Um dia ainda lerei. Gosto demais das edições da Faro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Não é o tipo de gênero que eu gosto, mas vou mostrar pra minha amiga que gosta!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    A edição desse livro está linda mesmo, adorei as capas que se complementam. Quero muito ler essa série, apesar de eu ter um pouquinho de medo. Mesmo assim é bom sair da zona de conforto as vezes.
    Que bom que você gostou da leitura, parece ser incrível mesmo.
    Beijos
    Our Constellations

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil,
    Essa edição está ainda mais linda. Acho que é a mais linda de todas.
    Fiquei com tanta pena do Fernando nesse livro, mas também achei o romance dele com a Gabriela meio estranho pq já tava com feeling do que ia acontecer com ela.
    Achei o final maravilhoso, principalmente as atitudes do Roberto, que não caiu na maldade do Otávio.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil, as capas desses livro são bem macabras. né! Confesso que não faz o meu estilo de leitura. Adorei esse lance de juntas as capas e formar a figura.

    Até mais!

    www.depoisdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá Sil,

    Muito bom saber que a série fecha com chave de ouro, vou solicitar o quarto livro, estou super curioso....bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil
    eu não curto zumbi, mas sua empolgação me deixou animada em ler. As ilustrações são lindas e bem feitas! Acho que complementa a história que é contada e atinge o objetivo do autor em nos contar não só pela narrativa como também por ilustrações.
    bjo
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil!

    As suas resenhas e as da Nana dos livros dessa série me deixam mega curiosa. A história tem mesmo tudo para ser ótima, e é muito bom saber que a qualidade se manteve a cada volume, e o último foi tão bom quanto o esperado!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Hey Sil! Tudo bem?
    Só vejo elogios pra essa saga, adorei a diagramação do interior do livro, ainda não tinha visto. Pretendo ler em breve.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ Blog Misto Quente
    ~ Siga no Instagram
    ~ Curta no Facebook

    ResponderExcluir
  18. Hey Sil.

    Meu lembro qnd você começou a Ler essa série. Caraca como o tempo passou. E como sempre você conseguiu despertar em mim o interesse em voltar a leitura. Vou por nas compras de fim de mês a série completa, pq não dá pra aguardar o autor terminar haha.

    Falando nisso no segundo semestre o André Vianco, irá publicar a parte dois das Crônicas do Fim do Mundo 😱, hiper ansiosa.

    Obgda por me despertar a vontade de ler, como sempre suas resenhas são maravilhosas!!

    Sdds 💕💕

    ResponderExcluir
  19. Oi Sil.
    Adorei a sua resenha e adorei ler essa saga.
    Toda a história me surpreendeu e achei o final perfeito.
    Quanto a sua observação/defeito quanto a paixão de Fernando por Gabriela, eu consegui enxergar dentro da trama duas explicações: a primeira é facilmente justificada pelos hormônios. Fernando estava na idade das descobertas, das paixões e seria natural um namoro nessa época. A outra teria que revisitar Ivan e uma paixão não resolvida e uma dívida de gratidão, mas desenvolve-la aqui, seria revelar muito dos acontecimentos dos livros anteriores.

    E quanto a quem diz que esse não é seu estilo literário, pense que os zumbis são apenas distrações para uma história de amor regrada a muitas críticas sociais.

    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  20. Oi Sil,
    Eu realmente não tinha lido essa resenha e fiquei de boca aberta quando você disse que foi uma das melhores séries que você leu em todos os tempos.
    QUERO PARA ONTEM!
    Beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo