19 julho 2019

Resenha | Trono de Vidro - Sarah J. Maas


Livro: Trono de Vidro
Série: Trono de Vidro #1
Gênero: Fantasia
Autora: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 392
Ano: 2013
Resenha:
Celaena Sardothien está há um ano vivendo nas Minas de Sal de Endovier. Após ter sido traída, ela foi presa e condenada a viver o resto de seus dias trabalhando como escrava nas minas. A perspectiva de vida nas minas é de um mês, mas Celaena não é uma pessoa comum. Quando tinha oito anos ela foi salva por Arobynn Hamel, o rei dos assassinos e desde então ela foi treinada para ser a melhor e mais competente assassina de Adarlan, o que ela foi até ser traída. Mas seu seu nome ainda é temido por muitos, dentro e fora das minas. Ela é tratada de maneira especial pelos guardas, sempre tem pelo menos meia duzia de guardas adicionais em sua escolta.

Mas ela nunca imaginou que veria Chaol Westfall, capitão da Guarda real entre esses guardas. E sua surpresa é ainda maior quando ela vê para onde Chaol a está conduzindo, o salão do trono imperial e quem está esperando para falar com ela é ninguém menos do que Dorian Havillard, o príncipe herdeiro de Adarlan. Dorian tem uma proposta para Celaena. Seu pai está organizando uma competição onde o vencedor será o campeão do rei e terá o título de Assassino de Adarlan. Vinte e três integrantes do conselho patrocinará um candidato cada, e esse candidato vai treinar no castelo de vidro e depois competir em um duelo pelo título. E Dorian quer que Celaena seja sua representante.


Se Celaena vencer a competição ela trocará as minas pelo palácio, e tem a promessa de que após alguns anos trabalhando para o rei, terá sua liberdade de volta. Celaena nem pensa duas vezes para aceitar a proposta, afinal liberdade é o que ela mais deseja. Eles partem para o glorioso Castelo de vidro em Forte da Fenda. Mas ninguém pode saber a identidade de Celaena, que é apresentada como uma ladra de jóias. A competição tem início e enquanto os lutadores mostram toda sua força, Celaena tenta se manter incógnita. Mas então os competidores começam a morrer de maneiras brutais e Celaena recebe outra missão, além de ter que vencer a competição, ela descobre que algo maligno habita o castelo e ela tem que encontrá-lo e destruí-lo antes que seja tarde demais. 

"Ela venceria. Venceria e serviria o rei. Depois, desapareceria para sempre e nunca mais pensaria em castelos, reis ou assassinos. Celaena não desejava reinar sobre a cidade novamente. A magia estava morta, os feéricos tinham sido banidos ou executados, e ela nunca mais teria nada a ver com a ascensão ou a queda de reinos. Celaena não tinha destino. Não mais."

Finalmente comecei a ler essa série. Agora que todos os livros foram lançados eu resolvi começar a ler e descobrir porque tanta gente ama Trono de Vidro. Depois de ler tantas resenhas positivas da série eu estava com minhas expectativas lá nas alturas e todas elas foram superadas. O livro traz uma protagonista diferente, ela não é a mocinha e sim a vilã. Tecnicamente. A autora ama contos de fadas e assim como em Corte de Espinhos e Rosas, que li antes dessa série e foi inspirada em A Bela e A Fera, Trono de Vidro partiu da pergunta da própria autora: “E se a Cinderela fosse uma assassina, e se ela fosse para o baile não para dançar com o príncipe, mas para matá-lo?”, e assim surgiu uma das séries mais aclamadas dos últimos tempos.

Antes de mais nada tenho que falar da minha dificuldade para ler em pensamento o nome da protagonista. É um pequeno trava-língua na verdade. Depois de muito tentar e toda vez enroscar no nome dela resolvi chamá-la mentalmente de Celina. Pois bem, Celaena a principio é uma garota que apesar de no passado ter sido a melhor, e afirmar isso a todo instante, o que pode até deixar transparecer um pouco de arrogância, hoje em dia está fraca e mal cuidada. Mas ela sabe do que é capaz, por isso aceita participar da competição, mesmo sem confiar em ninguém, e odiar o rei com toadas as suas forças. E ao longo do livro vemos ela se transformando, não somente fisicamente recuperando sua boa forma, mas também se transformando de menina em mulher.


Celaena tem um passado, que acredito será explorado nos outros livros da série, e desde criança ela foi criada e treinada para matar sem dó nem piedade. Mas ainda assim, ela tem sentimentos. Ela se sente sozinha e quando conquista amigos, sua vida começa a mudar. E também as pessoas a sua volta começam a perceber que apesar de assassina, Celaena é apenas uma garota 18 anos que precisa de calor humano. Por isso não consegui vê-la como a vilã, apesar de sua profissão. Celaena é forte, é leal, e pensa bastante antes de tomar qualquer atitude para não prejudicar ninguém. E ela comete erros como todo mundo, mas faz de tudo para consertá-los.

O livro tem de tudo um pouco, tem ação, tem lutas, tem magia, mistérios e até uma insinuação de romance, um triângulo amoroso na verdade, que por enquanto eu vou fazer a Glorinha e não opinar, já que a autora me fez de besta em Corte de Espinhos e Rosas e não caio mais na dela. A série é enorme e nesse primeiro livro tivemos bem poucas informações sobre a história em si. O primeiro livro foca mais nos treinamentos e no torneio. Não vou falar dos outros protagonistas, porque como já disse não quero cair do cavalo de novo e nesse livro pouco deu para conhecer de Chaol e Dorian. Aguardemos os próximos capítulos. Quanto a edição, eu estou apaixonada por essa capa. Não sei se amo mais a capa ou a contracapa. E indico é claro para quem ainda não leu os livros da série.

Nota:









13 comentários:

  1. Gostei, é livro que eu compraria pra ler depois da sua resenha
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil!! Eu nunca li nada dessa série, mas tem muitos elementos bons na trama!! Que bom que foi uma ótima leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil,
    Esse livro é maravilhoso!
    Ou melhor, essa série é maravilhosa demaaaaaaais.
    E sim, quem leu Corte sabe que esse triângulo amoroso não vai pra frente, HAHAHAHA.
    Sei que muita gente vai comentar que tem preguiça de ler a série por ela ser enorme, mas vale muuuuito a pena cada livro publicado!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil!

    Fazer a Glorinha e não opinar foi demais hahahah eu quando vejo triângulo amoroso já me dá um nervoso. E acho que eu nunca li uma resenha negativa desse livro, acho que tenho até medo de ler, não gostar e o pessoal cair em cima me xingando hahaha um dia me arrisco na leitura também, que confesso só ter interesse por conta das resenhas mesmo. E a sua também ficou ótima! A protagonista ser a vilã é de fato algo bem diferente de se encontrar, isso por si só já chama bastante a atenção

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil! Já ouvi falar bastante nesse livro mas não fazia ideia do que se tratava. Achei a premissa bem interessante e não sabia que é a mesma autora de Cortes de Espinhos e Rosas! Faz tempo que quero ler esse, e provavelmente Trono de Vidro vai entrar também haha. Amei a resenha ♥

    Beijos!
    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil,

    Essa série é maravilhosa né?
    Eu adoro a construção dos personagens desde o começo e a coisa só vai melhorando a cada livro ♥
    Já estou até com saudades de ler.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil

    A pronúncia é quase isso mesmo, fui pesquisar como se pronunciava porque eu também não fazia ideia e ela fala "Selena", com o "e" do meio um pouco aberto.
    Eu ainda não comecei a série e para te falar a verdade eu morro de preguiça. Minha preguiça é proporcional a minha curiosidade, mas os livros são tão enormes...
    E triângulo amoroso...Zzzzzzzzz
    Eu ri aqui com a referência da Glória Pires! ahhahahahahah

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Oi
    que bom que gostou da leitura, preciso começar a ler essa série também para entender o porque de tanto alvoroço, preciso comprar os livros, espero que goste das proximas leituras.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil!
    Eu leio o nome dela como está escrito mesmo.
    Mulher, quanto a esse triângulo, bem... espera só até chegar no terceiro ahahhahahahha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, tudo bem?
    Mais uma resenha que vem pra me deixar curiosa com a série hahaha!
    Eu faço como você, quando um protagonista tem um nome muito estranho eu vou lá e dou um nome mentalmente pra ele, uma pronúncia. E é bem melhor, né? rs
    Quero ler, vou colocar na wishlist.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil! Fico feliz de ver mais uma pessoa se rendendo a série. É uma história maravilhosa, que a cada livro muda e surpreende mais. Espero que curta a leituras de todos os livros.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Oiii Sil

    Ao contrário da outra série da autora, com esta tive tantos altos e baixos que acabei desistindo, foi uma coisa minha sabe, não conseguia conectar nem com a Celaena e nem com o Dorian, ai pra ficar lendo só por causa do Chaol não me prendia tanto. Sou louca por Corte de Espinhos e Rosas e os livros seguintes, então meio que considero que Trono simplesmente não li na vibe certa, sei lá, mas espero que vc continue curtindo muito os livrões da série que todos eles te surpreendam cada vez mais.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo