24 outubro 2021

Resenha | Antes que você saiba meu nome - Jacqueline Bublitz

Livro: 
Antes que você saiba meu nome
Série: Não
Gênero: Suspense
Autora: Jacqueline Bublitz
Editora: Faro Editorial
Páginas: 272
Ano: 2021

Resenha:

Alice Lee e Ruby Jones chegam a Nova York no mesmo dia, com poucos minutos de diferença. As duas com um objetivo em comum: um novo recomeço. Alice tem dezoito anos e chegou em um ônibus de Wisconsin carregando apenas duas malas, 600 dólares e uma câmera Leica furtada. Já Ruby tem trinta e seis e veio de Melbourne, do outro lado do mundo. As duas fugindo de relacionamentos conturbados e na esperança de que a cidade traga um novo rumo em suas vidas. Mas apesar de tantas coisas em comum, os primeiros dias delas na cidade são bem diferentes. 

Enquanto que para Alice as coisas parecem finalmente estar dando certo, já que ela está morando com Noah, um senhor que resolveu ajudar quando soube que Alice não tinha como lhe pagar os trezentos dólares por semana combinados inicialmente e até um emprego ele lhe arranjou, Ruby está em uma quitinete da qual não saiu, a não ser para comprar bebidas que a fizessem esquecer de que logo Ash, seu "namorado" até então, estará casado com outra. Mas depois de uma semana as coisas começam a mudar e Ruby decide sair de casa e conhecer a cidade, nem que seja para dar uma "satisfação" para sua família. 

E quando ela pensa que vai conseguir seguir em frente, Ruby recebe uma mensagem de Ash falando que está vindo para Nova York e quer se encontrar com ela, faltando dois meses para seu casamento. Ruby fica desconcertada e com muita raiva e acaba saindo para correr debaixo de uma tempestade. É assim que Alice e Ruby de conhecem, pois enquanto faz a sua corrida Ruby encontra o corpo de Alice as margens do rio Hudson. E um vinculo acaba se criando entre elas e Ruby não vai descansar enquanto não descobrir a história dessa garota que ela nem sabe o nome. 

Antes que você saiba meu nome é um thriller feminista com um toque sobrenatural. Nele vamos conhecer a história de duas mulheres que se fosse em outras circunstancias seriam ótimas amigas, já que elas tem tantas coisas em comum. E quem vai contar essa história é Alice, que infelizmente está morta depois de ser atacada e estuprada. É ai que entra a parte sobrenatural do livro, porque vamos acompanhar o espírito de uma garota que precisa ter sua história contada. E que história. E o mais triste é saber que existem tantas Alices pelo mundo, crianças, adolescentes que passam pela mesma situação por nascerem e crescerem junto a famílias completamente desestruturadas. E o fim delas infelizmente é quase sempre o mesmo.

Mas se você é daqueles que lê a palavra sobrenatural e já fica com um pé atrás, não se preocupe porque apesar de termos Alice narrando à história, é só isso mesmo o sobrenatural do livro. Até em certo momento a autora levanta uma discussão sobre o que acontece com as pessoas que morrem, se elas realmente se vão ou se ficam para sempre por perto dos seus, mas não tem nada que dê medo no livro. Estou falando isso porque sempre que resenho algum livro aqui e falo que tem um toque sobrenatural algumas pessoas dizem que são medrosas e evitam ler sobre isso, então já estou avisando que podem ler esse sossegado. 

E apesar do livro ser um suspense, onde é claro ficamos curiosos sobre quem é o assassino de Alice, ele não foca somente nisso. Enquanto vamos acompanhando as investigações de Ruby, que acaba encontrando apoio em um grupo de amigos que se intitulam como O Clube da Morte, ainda temos Alice contando sobre seu passado e o que a levou a fugir para Nova York. E ainda temos a questão sobre o feminismo sendo abordada, porque quando o corpo de uma desconhecida é encontrado e fica claro que ela foi estuprada, já entra aquelas velhas perguntas feitas por quem vê o caso de fora: porque ela estava sozinha na rua àquela hora, porque estava usando essa ou aquela roupa. E claro a culpa acaba recaindo sobre a vítima.

Entre Alice e Ruby, a primeira foi minha favorita de longe. Conhecer a história de Alice foi o que me fez ficar grudada no livro e me apeguei tanto a ela que confesso que queria que nesse caso tivesse jeito até para a morte. Não que Ruby não seja interessante, mas Alice se destacou muito mais. E um dos motivos de eu não ter dado nota máxima para o livro foi que achei que a história de Ruby não foi tão bem desenvolvida quanto a de Alice e no final faltou uma resolução, um ponto final mesmo com o passado dela. E também na historia da Ruby entrou aquele famoso final aberto que infelizmente não sou fã. Mas gostei muito do livro como um todo e indico para todo fã de livros do gênero. Quanto a edição como sempre está que é um capricho só e a capa foi o que me atraiu primeiro para o livro.

Nota:







10 comentários:

  1. Oi Sil.
    Eu curto suspenses com essa pegada, mas já não curto finais abertos. Mas lendo sua resenha fiquei com vontade de conferir essa história, mesmo com esse adendo.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, tudo bem?

    Eu ainda não li, mas estou num momento em que curto mais livros do gênero. E tb não sou adepta a finais abertos, confesso rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil
    Gostei muito da resenha e da sugestão, e eu que nem gosto de suspense me interessei pela história. Eu acho muito legal quando é um "fantasma" que narra, já li dois livros do tipo e sempre simpatizo com esse tipo de personagem.
    Vou ver se consigo ler futuramente!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Amei a capa e a edição, achei as letras(fonte) ótima para a leitura.
    Eu confesso que não sou de ler suspense porque fico muito ansiosa mas, fiquei curiosa para o desenrolar da história.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Sou acostumada com toques sobrenaturais em livros de fantasia ou livros com uma pegada mais divertidas, e fiquei curiosa como seria em um livro de suspense, é uma pena o final ser aberto, pois geralmente não gosto.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Não tem nada que me desanime mais que finais abertos, kk. Uma pena ele terminar assim, se não estaria na minha lista.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Oie, ainda não conhecia a obra e gostei bastante da capa. Ele tem também um enredo bastante atraente que apesar de não me cativar pelo final em aberto, parece proveitoso.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil,
    Desde que vi esse lançamento, fiquei empolgada com ele.
    Não sei, algo chamou minha atenção e quero voltar a ler thrillers. Tomara que eu goste, estou de olho nos preços da obra, já que só tem edição física.
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Desde que você escreveu que esse livro tinha chegado na sua estante, estava curiosa pela resenha. E que resenha, só confirmou que eu quero ler esse livro. Eu amo um suspense e, que bom que você avisou o que tem na parte sobrenatural, pois assim leio sem medo (sim, sou do time dos leitores que tem medo de fantasma, mas esse encaro tranquila).
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo