27 abril 2017

Resenha | Ajuste de Contas - Wallery Giscar Desten


Livro: Ajuste de Contas
Série: Não
Gênero: Policial
Autor: Wallery Giscar Desten
Editora: Giostri
Paginas: 80
Ano: 2017

Resenha:
A história começa com um ônibus chegando em Teresina vindo de Fortaleza. Dele desce um homem de boa aparência e muito bem vestido, no alto dos seus quarenta e cinco anos. Seu nome, Justino. Quem olha para ele nunca vai imaginar sua profissão. É sua primeira vez na cidade e o calor está em seu auge e sua primeira atitude é alimentar seu vício, o cigarro. Então ele entra em um taxi para ir até a pensão, e enquanto o taxi percorre as ruas da cidade, ele relembra seu último "serviço", onde a vitima da vez foi um delegado da Policia Federal. Ele fez o serviço como de costume, acompanhou a vitima até estar familiarizado com todos os seus movimentos e na primeira oportunidade, ele deu dois tiros seguidos, sua marca registrada. Por isso ele que já era procurado, agora tem toda a policia no seu encalço.

Seis meses depois ele ainda está sendo cauteloso, mas aceita se encontrar com Pedro Gusmão, que diz ter alguém interessado em seus serviços. Pedro que já foi do ramo, mas que hoje por estar "velho" para exercer a profissão, só agencia os pistoleiros. E seu cliente quer especificamente Justino, mas não revela sua identidade, o que não faz muita diferença, já que o que importa é o dinheiro, que será muito bom. Pedro tem alguma dificuldade para encontrar Justino, que está muito bem escondido depois do ultimo serviço, mas quando enfim o localiza, eles combinam de se encontrar em Teresina apara discutir os detalhes do trabalho. Na pensão onde ele se hospeda, pelo jeito já teve outros como ele, porque a dona parece saber bem o que ele está fazendo ali.

Quando finalmente Justino e Gusmão se encontram, Justino fica sabendo que o serviço será em Parnaíba e o alvo é um fazendeiro. Só que Justino começa a desconfiar de que tem alguma coisa errada naquela história, já que o cliente paga praticamente o dobro do que Justino costuma cobrar e ainda exige que Justino só vá para o local dali a dois dias e deixa especificado onde Justino deve ficar. Então ele decide investigar o que está acontecendo. E Justino estava certo. O passado a muito esquecido vai encontrá-lo e ele tem algumas contas para acertar. E por uma coincidência ele vai descobrir que o que ele deixou para trás, era o que ele mais precisava.

Esse livro tem um grande ou seria pequeno defeito. Ele terminou muito rápido. A história é ótima e eu estava completamente envolvida com os acontecimentos e com a narrativa agil quando de repente a história terminou. E terminou de um jeito que me surpreendeu. São poucos os autores que tem coragem de por um fim em sua história da maneira que aconteceu aqui. A história toda é surpreendente do começo ao fim e eu leria mais umas trezentas páginas sossegada de tão gostosa que estava. A narrativa apesar de bem descritiva, em nenhum momento deixou a história lenta, pelo contrário, os detalhes só deram mais veracidade e a minha impressão era estar assistindo a um filme.

Além da narrativa, outro ponto forte da história é seu personagem principal, o Justino. Ele não é o típico mocinho, pelo contrário ele é o bandido matador de aluguel. Mas fica impossível não simpatizar com ele e acabar se afeiçoando e torcendo para que de tudo certo para ele no final. Temos outros personagens que giram em torno do principal mas a história é dele e os outros são meros coadjuvantes que enriquecem a história, mas que não tiram o brilho de seu protagonista. Não temos um grande suspense, não sei se pelo livro ser curto o autor logo entrega o ouro, mas isso não tira o prazer da leitura. E que leitura, muito mais que recomendada. Indico o livro com certeza. É uma leitura rápida mas que vai te dar aquela sensação de um trabalho bem feito

Nota: 




16 comentários:

  1. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Estou sentindo falta de ler uma trama policial, cresci com esse gênero é um dos meus preferidos. Eu pensei que era uma emboscada que estavam armando contra ele, mas quando você disse que era exatamente do que ele precisava, eu fiquei muito curiosa e não consigo imaginar o que seja até para justificar esse fim corajoso. Isso é maldade sua, agora preciso ler!!!!!!! Risos.... Adorei sua resenha!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil!! Nem sempre leio policial, mas acho que quando o autor consegue fazer a gente ter simpatia com um matador de aluguel é porque ele realmente saber escrever uma boa trama. Justino parece ser uma personagem muito interessante, acho só por ele eu já teria vontade de conferir o livro.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Sorteio A guerra que salvou a minha vida

    ResponderExcluir
  3. Oie Sil =)


    Estou tentando dar uma chance as tramas policiais esse ano, para sair um pouco da minha zona de conforto literária, sabe?

    Não conhecia o livro, mas pela sua resenha percebi que a narrativa é bem instigante daquelas que nos deixa curiosos a cada capitulo. Promissor bem promissor...

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  4. Olá Sil, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas gostei bastante da história, apesar de não ler muita coisa desse gênero. Gosto de personagens bem construídos, só não sei dizer se eu gostaria desse final surpreendente,rs.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, tudo bem?
    Não tinha lido nenhuma resenha desse livro.... adoro livros nacionais, ainda mais quando nos surpreende dessa forma...Ótima dica com certeza!
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil.
    Não é um dos meus gêneros favoritos, mas recentemente todos nessa temática que peguei para ler me agradaram, esse parece ser um dos que me conquistaria fácil.
    Beijo


    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, tudo bom?
    Depois que li Eu Vejo Kate acabei pegando uma baita ressaca com romances policiais, nenhum consegue me prender e surpreender tanto quanto ele.
    A história desse é bem interessante, e com certeza vou marcar pra procurar no futuro! Adoro quando o protagonista prende a gente na leitura.
    Ótima resenha.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil!
    Amo esses personagens que são vilões, mas ainda assim nos afeiçoamos a ele. Com certeza Freud explica essa fascinação.
    Pena que o final acaba do nada. Pelo menos a leitura não foi de tudo ruim.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  9. Bom dia! Tudo bem?
    Esse é o típico livro que você simpatiza com o vilão, e adoro esses!!!
    Passando pra retribuir sua visita no meu blog.
    E pra agradecer seu comentário lá.
    Volte sempre!
    Blog: Espinha Punk !

    ResponderExcluir
  10. É tão ruim quando a história é tão boa que a gente nem vê passar e quando você vê acaba. Acho que é a primeira resenha que vejo deste livro. Adorei conhecer :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie Sil, tudo bom?
    Adoro romances policiais e não conhecia esse livro, fiquei super interessada principalmente por se tratar de um livro fluido e que é bem feito *-* adoro a sensação de trabalho bem feito hahaha a gente se sente realizada.

    Beijos,
    Paixão Literária

    ResponderExcluir
  12. Oláá! tudo bem?
    Nossa, fiquei super curiosa para saber que final é esse que você falou que poucos autores têm coragem de por esse fim de história.. e eu ainda gosto muito de gênero policial!
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil,
    Que história hein, adorei! Gosto bastante desse estilo mais policial, já entrou na minha "pequena grande lista" para ler!! Bjus
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  14. Olá, Sil! Tudo bem?
    Sou adepto do gênero policial, e fiquei super curioso com sua resenha sobre esse. Como assim? Que final foi? Agora eu preciso de fato ler o livro para saber o que aconteceu de tão corajoso da parte do autor.

    Até mais. https://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ooi Sil, apesar do gênero não ser o meu favorito, gostei da resenha.
    beijinhos bom final de semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, Silvana, esta foi mais uma daquelas ótimas resenhas sobre Ajuste de Contas. Graças a Deus tenho lido excelentes resenhas do meu livro como essa sua. E infelizmente uma coisa que concordo é que o livro é curto. É uma pena, mas no distante ano de 1999 (acho que foi) quando apareceu o edital do concurso literário aqui do meu Estado, havia três categorias a serem disputadas: conto, novela e romance. Eu tinha apenas um mês e meio para participar do concurso. Já havia ganhado um primeiro lugar em crônica, então não me interessei por conto. Mas o tempo era muito curto para escrever um romance. Então, decidi concorrer com a novela policial Ajuste de Contas. E acabei ganhando o primeiro lugar. Os anos se passaram e acabei me envolvendo noutros projetos literários e deixando Ajuste de Contas como estava. Há um projeto para um outro livro, sem tanta pressão, sobre o universo de Justino, mas por enquanto deliciem-se com Ajuste de Contas.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo