11 abril 2017

Resenha | Desintegrados - Neal Shusterman


Livro: Desintegrados
Série: Fragmentados #2
#1 Fragmentados
Gênero: Distopia
Autor: Neal Shusterman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 416
Ano: 2017

Contém spoiler do livro anterior.


Resenha:
Em Fragmentados tomamos conhecimento da Lei Da Vida, lei criada para acabar com a guerra entre os exércitos da Pró-Vida e do Pró-Escolha. A lei diz que  a vida humana não pode ser tocada desde o momento da concepção até que a criança chegue à idade de 13 anos. Mas após essa idade, até os 18 anos, os pais podem "abortar" seus filhos desde que a vida não tenha propriamente um fim. Esse processo é conhecido como Fragmentação. A criança não morre, ela vive em outras pessoas através das partes "doadas". 

Então acompanhamos três adolescentes que serão os próximos a serem fragmentados. Connor, 16 anos, que é considerado um encrenqueiro por seus pais, Risa, 15 anos, uma pianista tutelada do estado, que por não ser um destaque, não tem mais lugar nas Casas Estatais e Lev, um dizimo, décimo filho que nasce sabendo que será entregue para a Fragmentação. Eles acabam juntos por uma coincidência do destino e no final do livro eles fazem parte de uma revolta em um dos Campos de Colheita e com isso conseguem mostrar para as pessoas a verdade por trás da Fragmentação. Tudo se tornou um grande negócio, já que as famílias mais ricas podem pagar pelo órgão que precisam ou nem precisam, mas é mais bonito ou mais funcional que o dela.

Mas isso já faz um ano e as pessoas acham que Connor morreu durante o ataque. E agora ele é uma lenda, o Desertor de Akron é um exemplo a ser seguido pelos fragmentários. E é em Connor que Starkey pensa no momento em que os Juvis chegam para levar Starkey para o campo de colheita. E é seguindo o exemplo de Connor que ele consegue fugir, depois de matar seus captores ele se torna um desertor. Mal sabia ele que sua vida seria ainda mais difícil, pois, além de ter que fugir dos Juvis, ele também tem que fugir dos Piratas de órgãos, que vendem os desertores no mercado negro. Mas ele consegue chegar em um esconderijo da Resistência Antidivisional e acaba criando uma certa fama nos esconderijos que passa. Até chegar ao Cemitério onde acaba descobrindo que Connor está vivo e não é nada daquilo que Starkey pensava.

Miracolina sempre soube que quando completasse 13 anos seria entregue a Deus. Ela nasceu com o propósito de salvar a vida de seu irmão que tinha leucemia, e como agradecimento seus pais prometeram entregar Miracolina como um dizimo. E ela está em paz com isso, porque ela sabe que ser dizimada não é a mesma coisa que ser fragmentada. Mas quando ela está sendo levada para o Campo de Colheita, ela é resgatada por Lev, um ex dizimo que agora se propõe a salvar os adolescentes como ele, que acreditam estar fazendo a coisa certa por terem sido levados a acreditar nisso.

Ele é vários e ninguém ao mesmo tempo e quando perguntam seu nome ele diz que é Cam. Ele ainda não sabe, mas foi feito por inteiro com as melhores partes de fragmentados. Ele é um super homem ou um Frankenstein do futuro? Ele não sabe. Mas quando vê uma foto de uma garota em uma cadeira de rodas, ele fica muito incomodado com aquilo e promete a si mesmo que um dia vai encontrá-la. E enquanto seus caminhos não se cruzam, Riza e Connor seguem cuidando do Cemitério, mas Connor não consegue parar de se questionar do porque do governo ainda não ter atacado o Cemitério. E ele vai ter que enfrentar não apenas o governo, mas um dos acolhidos vai tentar tomar seu lugar. E o juvi que ele atacou quando fugiu, agora é um pirata de órgãos e encontrar Connor, é seu objetivo de vida.

Fragmentados foi um dos melhores livros que li em 2015, por isso quando a editora anunciou que esse ano traria a continuação, eu já fiquei muito animada. Mas infelizmente acabei me decepcionando um pouco com esse segundo livro. Não sei se foram as expectativas muito altas, mas o certo é que demorei quase uma semana para ler as 416 páginas do livro, e ainda fiquei dando preferencia para os outros que li junto. O começo do livro é muito parado e até mais da metade do livro a leitura não fluiu, parecia que eu lia, lia, e não saia do lugar. Mas depois da metade mais ou menos, quando os novos personagens já foram inseridos na história, dai a coisa deslanchou e li o restante todo de uma vez.

A exemplo do livro anterior, os capítulos são divididos por personagens, então cada capitulo acompanhamos o que está acontecendo com cada um deles. Eu até gostei dos novos personagens que entraram na história, mas ainda preferia que tivesse ficado somente os três do livro anterior. Acho que esse foi um dos problemas que tive com o livro. Mais da metade do livro foi para apresentar os novos personagens e encaixar eles na história e aos três protagonistas de Fragmentados. E não vou nem falar que eles são muito parecidos com os três que já existiam. E eu queria era saber como a história daria continuidade depois dos acontecimentos do primeiro livro. Se tinha mudado alguma coisa com o que eles fizeram. Infelizmente mudou sim, para pior. Eles baixaram a faixa de idade da fragmentação para 17 anos e os órgãos ficaram mais escassos, o que criou um mercado negro de órgãos.

Dos três protagonistas anteriores, Risa agora é minha favorita. Continuo amando Lev, mas Risa superou ele nesse livro. Connor continua o mesmo, querendo salvar o mundo, mesmo que o preço seja muito alto. Miracolina, não gostei, nem desgostei. Já Starkey eu queria torcer o pescoço dele. E Cam me agradou bastante também. E mesmo tendo me decepcionado um pouco com o livro, ainda é uma leitura que eu indico. Com certeza vou querer ler o próximo e saber como vai terminar essa história, que apesar de ficção, tem um quê de realidade nela. Quem ai não assistiu Turistas? O ser humano faz cada coisa que a gente até duvida, quem garante que se conseguirem essa tecnologia as coisas não vão chegar nesse ponto? Pela história em si, eu indico os livros. Quanto a edição está tão caprichada quanto a do livro anterior e gostei ainda mais dessa capa do que da primeira.

Nota:




19 comentários:

  1. Olá Sil, tudo bem?
    Conhecia esses livros, mas nunca procurei saber da história e nem gostava da capa...hahaha. Mas após a sua resenha, percebo que estava enganada. A história é bem diferente, bem interessante, e apesar do segundo livro não ser muito bom, lerei o primeiro.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil. Eu tenho Fragmentado sabe, mas ainda não li porque tenho dificuldade com gênero distópico, mas tenho super curiosidade a respeito da história. Já vi umas resenhas super negativas, o que me deixa com menos vontade ainda de ler kkk mas quem sabe não dá certo?
    Beijo, Blog Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  3. Oi! Que história interessante. Acho que sempre criamos expectativas com a continuação. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  4. Oi, Silvana!
    Lembro que a época do lançamento de Fragmentas eu tinha um sentimento por ele que era meio "quero muito" e meio "meh". O tempo passou e agora não tenho mais interesse nele. Quem sabe mais para frente eu venha a querer ler de novo. Mas que bom que você curtiu o livro, apesar dos pesares. Melhor coisa quando a gente pega um livro e não sente que perder tempo com ele.

    bjs
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil! Eu também amei Fragmentado, foi uma incrível surpresa porque nem sempre eu gosto de distopias. Infelizmente eu sou obrigada a concordar com vc, Desintegrados não foi tão bom como o primeiro. Achei alguns personagens muito desnecessários na trama. Mas acho que o Lev é o que mais salva, passei a gostar mais dele e achei interessante tudo o que acontece om a Risa também. Tomara que no terceiro livro a trama volte a empolgar mais.

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil!
    Gente, eu assisti Turistas e fiquei super chocada com algumas coisas hahhahahha
    Que pena que esse livro não foi tão bom. A história termina aqui ou tem mais um?
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  7. Adorei a premissa desse livro, parece bem diferente de tudo que já li e isso me deixou bem animada para ler esse livro futuramente. A história parece ser incrível e mesmo que este segundo livro não tenha te animado tanto, garanto que é uma ótima leitura, adorei sua resenha!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Achei bem interessante, já está na minha lista...
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que história malucA, mas o suspense que envolve ela é gostoso para continuar lendo os outros livros, como esse segundo. Gostei da resenha, e achei essa capa mais bonita que do primeiro :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Desintegrados é um livro que eu logo arranjei também, ansiosa para conhecer a continuação, mas até agora não tive aquela ânsia de pegar o livro e devorar. Acho que além de a escrita, e a história em si, ser densa, a introdução dos novos personagens torna a leitura um pouco mais exigente do que seria se fosse apenas uma continuação com os personagens que já estávamos acostumados né? Mas fico feliz em saber que, apesar de tudo (e que provavelmente eu vou demorar uma vida pra terminar de ler hahaha), a história continua boa!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Que resenha é essa? Você sempre arrasa, gosto muito das suas analises, são bem completas! Amei essa indicação. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil
    Vi muitos comentários sobre o primeiro livro, mas não chamou muito minha atenção sabe, eu não pretendo ler, mas gosto de saber sua opinião e pelo visto vc estava muito empolgada, até fiquei curiosa.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Não li a resenha para não pegar spoiler do livro anterior, mas vindo de você sei que está ótima, de qualquer forma! Quero muito ler esses livros...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  14. Oi, Silvana!
    Estou louca para ler Fragmentados, por isso li a resenha bem por cima por conta do spoiler. Pelo que vi o enredo é muito bom e esse segundo livro só nos inspira a conhecer e viver mais da história.

    Beijos
    construindoestante.blogspot.com.br || Concorra a um vale presente de R$40,00

    ResponderExcluir
  15. Ooi não conhecia o livro, e ele não é o meu gênero favorito :S
    beijinhos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. já conhecia o livro pela capa, porém não sabia que tinha outros e nem sabia a história de fato. No entanto, amei a premissa, vou anotar a dica beijos

    Taynara Mello
    http://www.indicarlivros.com/

    ResponderExcluir
  17. Oie Sil, tudo bom?
    Como não li o primeiro livro, não li toda a tua resenha fugindo dos spoilers, pois esses livros estao na minha lista de desejos hahaha Apesar de ter um problema com distopias estou tentando.
    Beijos,
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  18. Aiii, Sil, que coisa! Eu já tinha ficado meio cabreira com seu comentário lá no blog sobre esse livro na minha postagem de recebidos, agora que eu li a resenha foi um balde de água fria. Algo me diz que eu vou desgostar ainda mais desse! E pq colocar gente nova? Pq?? E Miracolina? Que diacho de nome é esse? Hahahaha
    Vou empurrar essa leitura um pouquinho mais pra frente, porque no momento não tô podendo ficar com leitura empacada.
    E esse filme Turistas eu acho que já vi, esse nome não me é estranho...

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  19. Siiiiiiiiiil, como assim mulher, cê não me avisa desse livro? hahahhahah
    Li Fragmentados e adorei. Achei que a continuação nunca ia sair e até que estava de boa com isso. Mas agora que tem a continuação, eu preciso ler.
    Mas já vou baixando a minha empolgação porque pelo visto o livro não é tudo isso não. Só de ler sua resenha já fiquei comparando os novos personagens com os antigos e acho que essa foi uma má jogada do autor :P
    Mas darei uma chance sim, vai que né?
    E sim, os humanos me assustam :(
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo