06 abril 2017

Cinco anos do Prefácio


É com muita alegria que venho dizer que hoje o blog está completando cinco aninhos de vida. Não vou nem dizer que parece que foi ontem que tudo começou, mas parece hehe. E foram cinco anos de muita alegria, aprendizado e realizações. Não foram somente flores, mas a parte boa compensa sempre. O blog não é apenas um passatempo, mas é uma parte da minha vida. E em momentos que pensei que uma luz tinha se apagado, o blog foi minha salvação. Ler os comentários e ter o apoio de pessoas que se tornaram amigos, mesmo que não nos conheçamos pessoalmente, nem que tenhamos algum contato fora daqui, mas só de te ver por aqui e de visitar seu blog, já fez muita diferença na minha vida.

Eu vi essa tag no blog Ei Nati e como sei que tem muita gente que começou a seguir o blog recentemente, vou responder essa tag para você saberem como tudo começou por aqui.

1- Por que e quando criou seu blog?
Desde que aprendi a ler, nunca encontrei ninguém que gostasse de ler como eu, então nunca tive ninguém para compartilhar das histórias que lia. Mas ha alguns anos a Olivia veio morar na mesma cidade que eu e qual não foi minha surpresa quando descobri que ela também amava ler e ainda gostava dos mesmos livros que eu. Mas só eramos nós duas. E por acaso eu acabei vendo uma postagem sobre um Clube do livro que ia ser realizado na minha cidade e a gente acabou indo e conhecendo algumas blogueiras, entre elas a Ane do My Dear Library. Então surgiu a ideia de criarmos o blog para podermos compartilhar sobre algo que nós duas amamos.

2- Quais os principais assuntos do seu blog?
O foco são os livros é claro, afinal foi por causa deles que o blog foi criado. Mas também falamos de filmes, séries e alguns outros assuntos relacionados. E de vez em quando temos até algumas postagens das viagens da Olivia. Ela adoro viajar hehe.

3- Como tem sido a vida de blogueira?
Não vou dizer que é fácil não. Tem dias que a gente está tão cansada e ainda tem resenha para escrever, comentários para retribuir. E as vezes surge alguma polêmica entre blogueiros e autores ou editoras que acaba desanimando bastante. Mas no geral tem sido muito agradável. O blog é uma espécie de terapia. Já passei por muitas coisas difíceis e o blog ajudou muito.

4- Qual a parte chata da vida de blogueira?
Tem várias coisas que me deixam chateada. Ler comentários com duas palavras por exemplo, que demonstram claramente que a pessoa não leu a postagem. Ou então ver como alguns blogueiros desvalorizam a categoria fazendo de tudo e mais um pouco por uma parceria. E tem outras coisas que nem vale a pena dar ibope.

5- O que tem de melhor em ser blogueira?
A melhor parte é exatamente o motivo pelo qual o Prefácio foi criado. Poder falar sobre os livros que lemos e ver alguém comentando sobre o que está escrito. É tão bom ver que alguém se interessou pelo livro, ou então quando a pessoa já leu e teve uma opinião completamente diferente da minha. Esse feedback é a melhor parte.

6- Aonde deseja chegar com o seu blog?
Não tenho grandes planos para o blog não. Acho que o objetivo dele está sendo cumprido. Mas se vier coisas boas, com certeza vou abraçar.

7- Seu blog pra você é profissional ou passatempo?
Apesar de não ter nenhum retorno financeiro, considero o blog meu segundo trabalho. Faço jornada dupla hehe. Mas se desse só para viver do blog, é claro que eu ia adorar hehe.

8- Quais blogs acompanha, e quais indica?
Para não ser injusta com ninguém, não vou citar nenhum blog aqui, já que acompanho tantos e cada um tem uma coisa que amo e considero especial. Mas considere-se citado se eu costumo comentar no seu blog, porque só comento onde gosto hehe.

9- Tem sido fácil o convívio com seguidores e leitores?
Acho que a maioria dos leitores dos blogs são os próprios blogueiros. Coisa que não acho ruim, porque dou dicas de livros, e recebo outras dicas em troca. Com algumas exceções é claro porque term alguns que só querem saber de seguidores para os blogs deles. Mas em geral tem sido um convívio tranquilo.

10- Seu blog já esta como quer, ou ainda deseja mudança?
Quem me conhece sabe que sou avessa a mudanças. mas se der para melhorar porque não? No momento estou satisfeita, mas com o tempo a gente sempre acha algo para melhorar hehe.




E o aniversário não vai passar em branco não. Vai ter um comentarista premiado. Mas será um pouco diferente, só vai poder participar quem já comentava aqui no blog antes da data de hoje. No fim do mês vou sortear uma postagem entre todas publicadas em abril e dentro da postagem sortearei um comentário e o ganhador tem que ter pelo menos 10 comentários no blog antes dessa postagem. Porque estou fazendo isso? Porque a intenção é premiar quem participa do blog e como tenho visto que quem ganha a maioria dos sorteios são pessoas que só vem no blog para participar de promoções, resolvi fazer diferente esse ano.

E o prêmio, não falei dele não é? O ganhador vai levar um Cartão Presente da Saraiva no valor de R$ 50,00 reais.

Então boa sorte a todos e em meu nome e no nome da Oliva, muito obrigada por estar sempre por aqui.
E que venham muitos anos de alegria pela frente.



21 comentários:

  1. Oie Sil =)

    Eu sei bem como é esse sentimento de que o blog é a aquela luz no fim do túnel. O My Dear Library começou em uma das piores fases da minha vida, e ao longo desses quase sete anos foi o que muitas vezes me manteve em pé.

    Fico muito feliz em saber que indiretamente o meu trabalho serviu de inspiração para você e a Olívia. E espero de todo o coração que possamos completar muitos e muitos anos juntas nessa blogosfera <3

    Parabéns e muito sucesso sempre!


    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil! Eu não sabia que já tinha tantos anos de Prefacio! Eu adoro acompanhar vcs, o Prefacio foi um dos primeiros blogs que nós da estante conhecemos e fico muito feliz e acompanhar todas as postagens, é quase como acompanhar uma série por longos anos. ser blogueira realmente não é fácil, mas a gente continua batalhando. Parabéns e que o blog continue maravilhoso!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Olá Sil, tudo bem?
    Parabéns! Afinal, cinco anos não são cinco dias né? Rs. Todo sucesso pro seu cantinho!
    Adorei a tag, foi muito bom conhecer um pouquinho mais.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ooi Sil, parabéns pelos 5 anos de blog, que venham muito mais!
    Adorei a tag, quando criei o blog, foi pelo mesmo motivo que o seu, acredita rs ?
    beijinhos bom final de semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Acho que começamos de uma forma muito parecida com nossos blogs. Eu me lembrei agora, pensando nisso, que eu não sabia nada de internet, e não tinha a menor ideia do que era a Blogosfera. E agora, a gente olha para trás e quanta coisa aconteceu e uma delas foi conhecer o seu blog que é muito especial. Eu adoro vir e tenho um carinho grande. Você merece esses cinco anos e muitos outros que sei que virão, junto com muitas outras conquistas todas merecidas. Parabéns por esse dia. Desejo muito sucesso e amor sempre!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil!!!!!!! PARABÉNS!!! Que venham bem mais e mais anos de Prefácio.
    Eu também criei o meu inspirada em algumas blogueiras que conheci no clube do livro que participo. E creio que sempre passo aqui no Prefácio desde sempre. *---*
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil.
    Primeiro parabéns pelos cinco anos, acho que acompanho o blog a uns três anos e sempre que posso venho aqui comentar.
    E amei a ideia do comentário premiado e achei uma ótima ideia.
    Não sabia o porque tinha criado o blog e amei saber.
    Espero que consiga coisas ainda mais incríveis através dele.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil
    Primeiramente parabéns pelos 5 anos de blog, adorei conhecer um pouquinho mais de você nesta tag e vi que somos bem parecidas.
    Vida de blogueira não é fácil mesmo, às vezes vem o cansaço, tem resenhas pra fazer, posts...mas continuamos. A questão dos comentários é bem chato mesmo, tem pessoas que escrevem qualquer coisa e logo vemos que não leram a postagem.
    Eu tbm considero o blog um trabalho, faz 6 que tenho o blog, às vezes vem o desanimo, mas continuo firme.
    Ai, adoro o seu blog e te desejo muito sucesso!!

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sil, sua linda!!!
    Parabéns!!!! ♥
    Desejo muiito e muiiito sucesso ao blog. Amo passar aqui, espero que seu público aumente e que mais pessoas se encantem por esse lugarzinho tão especial que é o seu blog. ♥

    Gostei da tag e de conhecer mais sobre o blog e você. Concordo com várias coisas que disse. Sobre a parte chata concordo 100% com o você.

    Ameii o post e espero que os anos seguintes sejam ainda melhoressss!

    Um mega abraço,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, Sil! Tudo bem?
    Parabéns pelos 5 anos do Prefácio! Preciso dizer que adoro seu cantinho? Acho que não, né?
    Me identifiquei bastante com os tópicos que citou. De fato, o blog é sempre a luz no fim do túnel, o local onde podemos compartilhar um pouco sobre nós mesmos e nossos gostos, além de conhecer inúmeras pessoas legais e blogs recheados de conteúdos incríveis, como o seu.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil.
    Parabéns!
    Cinco anos não é fácil, é preciso persistência pra se manter motivado pra continuar escrevendo as resenhas.
    Foi bom saber como começou seu blog, o que vc mais gosta e não gosta.
    E o presente é bem legal, sem precisar curtir páginas e mais páginas de facebook ou instagram.
    Infelizmente, acho que não comentei em nenhuma outra postagem nesse mês :(
    Parabéns novamente e abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  12. Oi! Meus parabéns ao blog, quanto tempo e experiência. Super me identifiquei com algumas coisas que escreveu. Também criei o blog para dividir minha opinião sobre os livros e consequentemente ler comentários de outras pessoas, e nem imaginava que faria tantas parcerias e conheceria pessoas tão especiais. No mais desejo de todo coração que venha muitos anos pela frente. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil,
    Tem alguns blogs que me inspiraram no Estante. Posso dizer que acompanho o Prefácio desde o meu início em 2014. Confesso que nem sempre eu comentava, inicialmente eu tinha muita vergonha, mas ver essa 'interação' entre os blogueiros, me empolgou.
    Desejo a você MUITO sucesso, você realmente merece. Sei o que é essa 'vida dupla' e fazer por prazer é algo que nem sempre é valorizado. Parabéns!!!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelos cinco anos!! Me identifiquei com várias respostas suas, de fato a vida de blogueiro não é fácil, comentários sem conteúdo e falta de reconhecimento assolam nossa vida, mas amamos isso, então <3

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil, :)
    Super parabéns para vocês pelo blog, cinco anos é MUITA coisa! Que vocês tenham mais muitos anos de trabalho pela frente, e que o empenho de vocês seja sempre recompensado!

    Att.,
    Eduarda Henker
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  16. Oi, Silvana!
    Foi uma longa caminhada até aqui! Desejo muito mais sucesso pela frente!
    Achei justa a forma de sorteio.
    Parabéns pelos 5 anos de blog!

    Beijos
    construindoestante.blogspot.com.br || Concorra a um vale presente de R$40,00

    ResponderExcluir
  17. Nossa o Prefacio já tem 5 anos! Não me lembro bem mas acho que conheci seu blog ano passado, não faz tanto tempo, mas posso dizer que amo ver a paixão com que conduz o blog.
    Sou nova de alguma forma nesse mundo e já entendo a dificuldade como você falou, alguns comentários nós percebemos de longe que a pessoa não leu o post, sabemos quando é puramente interessante. Mas é claro, existe o lado bom e isso é o principal, comentar, expor sua opinião sobre um livro e encontrar pessoas que concordam e as que não concordam, mas que no fim, tudo se resume a uma só coisa: a paixão pela leitura.
    O Prefácio já é um blog e tanto, mas como você disse, se der para mudar, melhorar, por que não, né? E é com isso que tenho certeza que seu blog ainda vai crescer muito e que o sucesso te acompanhará junto com as história que levamos dentro de nós para sempre.
    Bom, só o que posso dizer é: Parabéns!!!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sil <3

    Parabéns pelos cinco aninhos de blog! Adoro o Prefácio, um dos primeiros que eu passei a acompanhar desde que criei o Meu Epílogo!
    Eu também fico bem chateada com comentários aleatórios que mostram claramente que a pessoa não leu a postagem. É muito chato! E realmente tem muito blogueiro que desvaloriza a categoria! Tem cada coisa que a gente vê... principalmente em época de seleção de parceiros mesmo, uma pena!
    Eu adorei a ideia do sorteio, é bem justa essa mecânica! \õ/

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Sil,
    Felicidades ao Prefácio e a você!
    Que venham muitos anos de alegrias e leituras lindas. E espero, ainda estar aqui acompanhando suas dicas, principalmente as da Agatha :v

    Adorei a tag, acho que você foi muito sincera e vários dos tópicos concordo com você haha inclusive, também considero o blog como um trabalho. Pena que meus pais não veem assim haha

    Quero participar da promo...\\o Achei super justo!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Sil!! Mas que lindo!! Gostei de ler um pouquinho sobre o que você pensa em relação ao blog e tudo mais que envolve esse mundo nosso <3 Fico feliz em saber que gosta mesmo dos blogs onde comenta, e eu também! Tem gente que só está interessada em comentários e seguidores, mas a gente sabe que, quem ama ler como a gente, tem muito mais envolvido rsrsrs Ahhh e eu estou participando hahaha Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo