11 julho 2020

Resenha | Six Of Crows - Sangue e Mentiras - Leigh Bardugo


Livro: Six of Crows - Sangue e Mentiras
Série: Six of Crows #1
Gênero: Fantasia
Autora: Leigh Bardugo
Editora: Gutenberg
Páginas: 376
Ano: 2016

Resenha:
Kerch é uma das nações do Grishaverse, mundo onde pessoas que nascem com algumas habilidades são conhecidas como Grisha. Eles são divididos em três grupos: Corporalki, a ordem dos vivos e dos mortos, os Ethealki a ordem dos conjuradores e os Materialki, a ordem dos fabricadores. Mas diferente de Ravka, que conhecemos na Trilogia Grisha, onde os Grischas são respeitados e temidos por seu poder, na ilha de Kerch eles são caçados e vendidos como escravos. Quanto maior seu poder, mais caro ele custa. Essas transações são feitas em sua maioria em Ketterdam, capital de Kerch, em especial no distrito de entretenimento conhecido como Barril, onde várias gangues lutam pelo controle do comercio local.

No momento a gangue que está em evidencia são os Dregs, comandados por Per Haskell. Mas não foi seu líder quem colocou os Dregs por cima e sim Kaz Brekker, um adolescente de dezessete anos também conhecido como Mãos Sujas, que foi quem recuperou e fez prosperar o Porto 5, hoje o ancoradouro mais lucrativo de Ketterdam. Kas é o nome quando se precisa de alguém frio e manipulador e que sempre tem um truque na manga para garantir que seus objetivos sejam atingidos. Por isso não é nenhuma surpresa quando Kaz é procurado por Van Eck, representante do Conselho Mercante com uma missão que somente o melhor entre os melhores seria capaz de aceitar: resgatar um cientista da Corte do Gelo, uma prisão em Fjerda impenetrável.

Em um primeiro momento Kaz nega o serviço, mas quando vê a quantia oferecida ele aceita formar uma equipe e resgatar o cientista que desenvolveu uma droga capaz de deixar um grisha praticamente invencível, e ao mesmo tempo dependente dela. A equipe terá além de Kaz, Inej, conhecida como a Espectro por ser quase uma sombra, Nina, uma grisha sangradora, Matthias, um ex caçador de grishas que no momento está preso e o único que conhece o lugar, Jesper um exímio atirador e braço direito de Kaz e Wylan, filho de Van Eck, especialista em bombas. O destino de todos está nas mãos desses bandidos, mas resta saber se eles vão conseguir completar a missão antes de matar uns aos outros.


Six Of Crows é o primeiro livro de uma duologia que se passa no mesmo universo da Trilogia Grisha e os acontecimentos desse primeiro livro se passam após o término de Ruina e Ascensão. E apesar de eu indicar a leitura da trilogia, não é necessário ler os três livros para ler esse. Eu vi muitos elogios a duologia e sabia do potencial da autora, mas não esperava uma evolução tão grande de uma série para a outra. Foi um crescimento bem significativo e acho que grande parte se deve a mudança na forma como a autora escolheu narrar a história, que diferente da Trilogia Grisha que era em primeira pessoa, Six Of Crows é em terceira. 

Eu particularmente prefiro mil vezes terceira pessoa que a gente não fica preso apenas a visão e pensamentos de quem esta narrando quando é em primeira. Principalmente quando é um livro de fantasia. Imaginem ler uma história onde temos seis protagonista na visão de apenas um deles. Esse foi o primeiro acerto da autora na história. Segundo foi ter continuado em um universo rico como o dos Grisha. E terceiro os personagens incríveis que ela criou. Aqui não temos aquela definição igual na Trilogia Grisha onde os mocinhos ficam de um lado e os bandidos do outro. Para começo de conversa os seis são contratados para realizar um roubo e não é qualquer roubo, mas um que só criminosos sem nada a perder iam aceitar participar.

Kaz me ganhou logo no início. E não foi pelo carisma do personagem não, porque ele esqueceu de passar na fila da simpatia lá no céu. O que me encantou nele foi que percebi uma grande semelhança entre ele e um dos meus personagens favoritos: Michael Scofield de Prison Break e por vezes ele me lembrou também o Professor de La Casa de Papel. Ele é muito inteligente e pensa em tudo antes de acontecer. Eu nem precisei conhecer o Kaz criança para me apaixonar pelo personagem, porque o que ele sofreu e de onde ele renasceu não foi para qualquer um não. Mas é necessário conhecermos a história dele para entender suas atitudes, principalmente diante de Inej. Confesso que meu coração ficou apertadinho no final do livro com uma coisa que aconteceu, mas que não vou falar para não soltar spolier.

E não é só Kaz não que ganha a gente logo de cara. Todo os seis são encantadores, cada um à sua maneira. Inej com sua força de vontade que a faz superar limites nunca alcançados por um ser humano. Nina e Matthias tão convictos de suas crenças e responsabilidades para com seu povo, mas ao mesmo tempo quebrando todas as regras para salvar um ao outro. E Jesper e Wylan que poderiam ser meros figurantes em uma história onde já existem personagens tão fortes, mas que fazem sua parte e são essenciais para que tudo se encaminhe perfeitamente e no final a gente só quer abraçar a cada um deles e chorar junto por serem quem são.

E como romântica que sou não poderia ter ficado mais feliz em ver que de um jeito ou de outro os seis formam uma espécie de três casais, que na verdade não são casais porque o livro não é de romance, mas ele existe e está ali entre eles, mesmo que não role nenhum beijinho para contar história. E a meu ver romances em livros de fantasia são bem mais apreciados quando são descritos dessa forma. Quando o romance não é foco, mas a gente sabe e sente que ele está ali e as vezes é até mais forte apenas um olhar ou um toque do que uma cena de sexo descrita a exaustão.

Outra coisa que preciso falar sobre o livro porque vi algumas pessoas criticando foi a escolha da autora para a idade dos personagens. Eles estão na faixa dos dezessete anos e até concordaria com os comentários se essa fosse a idade biológica deles, o que não é o caso. Aos dezessete anos eles já viveram muito mais do que muitos "adultos' de outras séries. E para finalizar que essa resenha já está enorme e muita gente nem vai ler, quero falar da edição que apesar de estar muito bem feita, a editora poderia ter publicado os livros da duologia e da trilogia do mesmo tamanho, o que não aconteceu. Sou dessas que tenho nervoso de ver os livros de tamanhos diferente na estante. Mas fazer o que. Termino indicando não somente esse livro, mas todos desse universo maravilhoso criado pela autora.

Nota:










15 comentários:

  1. Oi, Sil como vai? Este livro é maravilhoso não é mesmo? É um dos melhores de fantasia que eu li. Sua resenha ficou ótima. A capa deste livro é deslumbrante ao meu ver. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil

    Aiiiii, livros com mapas me trazem uma paz...

    Que bom que houve essa evolução na escrita da autora. Eu particularmente prefiro narrativas em primeira pessoa, mas somente em livros contemporâneos. Quando se trata de distopias e fantasias eu acho melhor em terceira mesmo.

    "Ele esqueceu de passar na fila da simpatia lá no céu." AHHAAHAHHAHAHAHA Eu ri aqui! HAHAHAHAHA

    Que bacana que os seis têm destaque, não é um número muito pequeno e deve ter sido bem trabalhoso desenvolver todos em um pouco menos de 400 páginas. Que bom que a autora conseguiu.

    Aiii e eu também fico irritada com livros de tamanhos diferentes quando são de uma mesma série ou universo. Custa ter padrão? Hahahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil! Bom saber dessa evolução na escrita da autora. Eu também prefiro livros de fantasia narrados em terceira pessoa ou se for em primeira, que alterne o ponto de vista entre os personagens. Eu só li o livro um da trilogia anterior e curti bastante, se esse é ainda melhor, acho que vou adorar. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil.
    Eu também prefiro livros em terceira pessoa, ainda mais em se tratando de fantasia onde o foca é em vários personagens ao mesmo tempo. Muito chato esse lance de tamanho dos livros. Deveriam ter um padrão, ainda mais em se tratando de séries. Tenho agonia também. Notar a evolução de um autor é muito bom, nos dá até mais ânimo de continuar acompanhando.
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Eu só conheço um livro d autora, que pelo visto não é um dos melhores... rs Essa duologia eu não conheço, mas fiquei bem curiosa. Uma boa fã de literatura fantástica que sou, já vou até adicionar esses livros nos desejados do Skoob... =)
    Com relação aos livros de tamanho diferente na estante, eles não me dão nervoso... até que consigo sobreviver a isso... kkkk
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  6. Oii, amei a resenha. Faz um tempinho que não leio livros de fantasia e amei esse, já vou querer assistir e até gosto quando os personagens são mais novos para ter maiores possibilidades na história
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adoreeei a resenha e o seu blog! Ainda não conhecia esse livro, mas amei a resenha e me interessei.
    Bisous,
    pequenomuffin.com.br | @blogpequenomuffin

    ResponderExcluir
  8. Oiii Sil

    Eu adoro essa dualogia, aliás, tudo que a Bardugo escreve vai ficando cada vez melhor com cada livro. Kaz e Inej são meu casla favorito, eles se completam tanto, e embora não tenhamos nem cenas de amor nessa primeira parte, a gente sente o carinho que eles compartilham e o sentimento convence e embala demais. Saudades desses personagens, todos os seis são maravilhosos mesmo.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil. Tudo bem?
    Toda que vez que falo que quero ler Leigh Bardugo me falam para iniciar por essa série e depois ler a outra que ela escreveu. E pela sua resenha empolgada, realmente é um bom conselho, estarei lendo esse livro em breve.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, tudo bem?
    Eu já tinha visto esse livro na blogosfera, mas não fazia ideia que tinha a ver com a outra trilogia (que também conheço apenas de nome). A trama me pareceu super interessante e, assim como você, também gosto de narração em terceira pessoa.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Oi
    nunca li nada da autora, mais essa sua resenha me deixou curiosa, e que bom que percebeu uma evolução na escrita da autora, os personagens apesar das idades pelo que comentou parecem ser bem maduros, vou adicionar na minha listinha para quem sabe futuramente ler.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil! Tudo bom?
    O salto em questão de desenvolvimento e personagens e universo que ela deu da trilogia pra essa duologia é ABSURDO. Eu sou completamente apaixonada por tudo em SoC e eu morreria por cada um desses personagens (Kanej principalmente, MEU OTPZÃO CHEIO DE DOR E SOFRIMENTO E AAAAAAAAAAAA QUE SAUDADE).
    Crooked Kingdom é ainda melhor, tu vai adorar!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil, como romântica eu fico feliz com os casais não casais rsrsrs eu não conheço a autora e estou afastada do gênero, mas bom saber que é uma boa leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil!
    Fiquei um pouco perdida com os termos da sinopse haha acho que iria levar um tempo para compreender cada um deles durante a leitura.
    Achei muito interessante e já vou salvar a indicação :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  15. Uau, impossível não querer ler essa sequência. Fiquei encantada pela capa e pela história, depois de ver que você tinha gostado, já estou pesquisando aqui para comprar, rs! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo