10 janeiro 2021

Resenha | Um Encontro de Sombras - V.E. Schwab

Livro: Um Encontro de Sombras
Série: Tons de Magia #2
#1 - Um Tom Mais Escuro de Magia 
Gênero: Fantasia
Autora: V.E. Schwab
Editora: Record
Páginas: 560
Ano: 2017

Contêm spoilers do livro anterior. 

Resenha:
Na trilogia Tons de Magia vamos conhecer quatro mundo paralelos ligados por uma mesma cidade, Londres. Temos a Londres Vermelha onde a magia age livremente; a Londres Cinza, que é o mundo que mais se assemelha ao nosso e não existe magia; a Londres Branca onde a magia está quase assumindo o controle e a Londres Preta, onde isso já aconteceu e por isso as portas entre os mundos foram fechadas e hoje somente um Antari, um mago de sangue, consegue viajar entre elas. Kell é um Antari e ele atua como um mensageiro entre as Londres, mas extraoficialmente ele é um contrabandista. Kell sabe que está errado, mas gosta do risco que corre toda vez que viaja entre as Londres levando algum objeto com ele. Mas as coisas fogem do controle quando Kell se depara com um pedra que pertence a Londres Preta.

Um Encontro de Sombras começa quatro meses após o desfecho de Um Tom Mais Escuro de Magia. Para salvar seu irmão de criação, Kell se ligou a Rhy e um sente tudo o que o outro está sentindo. Por isso Rhy sabe que Kell está a ponto de perder o controle e acredita que participar dos Essen Tasch, os Jogos Elementais, vai fazer bem ao irmão. Mas Kell nunca seria autorizado a participar da competição de magia já que ele é um dos magos mais poderosos que existe. Porém Rhy é o organizador da competição e coloca o nome de Kell entre os trinta e seis participantes do torneio. Quem também está entre os competidores é o famoso corsário Alucard Emery, capitão do "Night Spire", navio em que Lila passou os últimos meses aprendendo como usar sua magia.

E quando Lila descobre que seu capitão vai participar do torneio, ela decide que vai participar também. Como uma espécie de teste, para ver até onde vai sua magia e do que ela é capaz, e assim como Kell, Lila vai participar do torneio sob o nome de outra pessoa. E enquanto a Londres Vermelha festeja, as engrenagens estão girando nas outras Londres. Na Londres Cinza temos um novo Rei, o antigo morreu e seu filho assumiu seu lugar. E na Londres Branca também temos um novo governante que está trazendo a cor de volta com seu toque. Mas de novo ele não tem nada e, é um velho conhecido de Kell. E ele está ligado a algo, uma sombra, que veio da Londres Preta, onde todos acreditavam estar tudo morto. 

" — A magia é como um oceano — dissera Alucard em sua primeira lição. — Quando as ondas seguem na mesma direção, elas constroem um ritmo. Quando elas colidem, destroem tudo."

Eu demorei para ler esse livro mesmo tendo ele aqui na minha estante há muito tempo, porque nas resenhas que li sobre ele todos falavam que o final do segundo era daqueles que a gente precisa da continuação para ontem, diferente do que acontece no primeiro, que apesar de algumas pontas soltas, teve um final fechado. Mas agora que a editora lançou o terceiro eu peguei ele para ler. E como amei o primeiro as minhas expectativas estavam altíssimas para a leitura e infelizmente elas não foram alcançadas. Mas não pela qualidade da história e sim porque eu esperava uma coisa e acabei encontrando outra. E por isso não pude dar nota máxima para o livro.

No primeiro livro temos um cenário tão incrível de um novo universo criado pela autora e a forma como as coisas se encaminharam para o final, deixou aquela sensação de que nesse segundo livro teríamos muitas respostas de coisas que ela foi jogando no primeiro livro. E a expectativa era de que as coisas expandissem e de que teríamos acontecimentos significativos por todas as Londres. E isso é até reforçado pela sinopse. Mas aconteceu exatamente o contrário. Ela focou somente na Londres Vermelha, em um torneio de magia que por si só é sim muito interessante, e passou basicamente o livro todo nisso. Acho que se tem 10% de outras coisas acontecendo foi muito.

Meu despontamento se deve a algo puramente pessoal por isso não leve em conta se você quer ler o livro. Até mesmo porque amo tudo que tem magia e o torneio foi maravilhoso. Ver os participantes lutando entre si, usando cada um o elemento que tem afinidade foi incrível, mas como disse esperava outra coisa, ainda mais por ser um livro mais adulto e tudo me pareceu bem mais adolescente. E esperava pelo menos alguma resposta que não veio. Ainda não sabemos nada sobre a magia da Lila por exemplo, que foi uma das coisas no primeiro livro que chamou a atenção, só supomos o que seja.

E também pelo foco ter sido no torneio, achei que faltou mais dos personagens principais. Kell ficou bem apagado nesse livro e Rhy que brilhou e roubou a cena no primeiro, toda vez que apareceu também ficou bem apagadinho. Lila foi a que mais teve destaque, a história praticamente girou em torno dela e o personagem que mais gostei foi Alucard, que foi inserido nesse segundo livro e já mostrou a que veio. E não vou nem comentar sobre o vilão, porque praticamente nem apareceu. A impressão que tive é que o livro só serviu como uma ponte entre o primeiro e o terceiro, que espero enfim traga as respostas que não teve nesse segundo. Mas como disse antes, é algo de gosto e expectativa mesmo e você pode ler e amar tudo no livro. Quanto a capa segue o mesmo padrão da anterior e gosto muito desse estilo.

Nota:






14 comentários:

  1. Oi Sil, tudo bem?

    Confesso que me decepcionei um pouco com o primeiro livro da série, e por esse motivo ainda não criei coragem para ler, Um Encontro de Sombras. Gosto muito da escrita da Victoria, mas achei o começo da série um tanto "infantil", por assim dizer.

    Sua resenha me deixou curiosa, pelo papel desempenhado pelo Alucard. Vamos ver se me animo em ler, ainda mais agora que o terceiro livro foi lançado.

    Tenha uma ótima semana!
    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil
    Eu gostei muito desse livro, mas eu tive alguns problemas, tanto que tive que abandonar e depois dar outra chance KKK Eu acho o começo dele mais lento que o do segundo, o que deixa o ritmo meio caído, mas sinceramente achei a ideia do Essen Tach muito legal, só que me deixou com a impressão de que toda a ação ficou para o final. Mesmo assim gostei muito!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi
    só li o primeiro até hoje, algum dia eu termino os livros, uma pena que não foi o que esperava, mas pelo menos ainda sim gostou, esse mundo criado pela autora é bom.
    Nem sabia que a editoria tinha lançado o terceiro.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu pulei um pouco sua resenha por motivos de vou maratonar a trilogia esse ano e não quero pegar nenhum spoiler, nem detalhezinho da história. Pra mim a melhor coisa do primeiro livro foi ler sem saber o que esperar e encontrar um baita favorito ali.
    Tô ansiosa demais pra conferir tudo!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá sil, nunca ouvir falar dessa série, mas achei a premissa bastante interessante. Converso que eu não sou fã desse gênero mesmo assim vou anota a dica.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  6. Uma pena que a obra tenha caído na maldição do segundo livro e não tenha suprido suas expectativas. Mas como você disse, sua opinião é bem pessoal por que esperava algo que não veio, talvez para outros leitores sem nenhuma esperança seja uma leitura mais agradável.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    Ps. Se possível, peço que me ajude respondendo a pesquisa de público do blog.

    ResponderExcluir
  7. Sil, é muito ruim quando a gente cria uma expectativa e se vê naquela história: cadê o que eu imaginei? Mas acontece com todos os leitores hahaha. Espero que o terceiro te surpreenda de forma positiva! ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha. Eu tinha lido umas resenhas negativas do primeiro livro, então nem me animei em ler, ainda mais que o segundo segue a mesma linha. Talvez quando eu esquecer a história eu me anime
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Alucard maravilhoso! Apesar de gostar da Lila, ela me estressou em alguns momentos nesse livro, mas o final dele compensa tudo!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Já li o primeiro livro e achei incrível o mundo que foi criado na narrativa. Quero continuar a história.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, tudo bem?
    O primeiro livro está salvo no meu Skoob pra uma leitura futura. Que pena que esse acabou decepcionando. Nem todos os autores conseguem manter o fôlego e alguns caem na "maldição do segundo livro" hahahaha. Mas estou curiosa pra saber o que você vai achar do terceiro.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil. Tudo bem?
    Essa série está na minha lista de leitura para esse ano, que pena que ela não focou mais no universo nesse livro e só apenas em um lugar, mas pelos desenhos e resenhas que já vi ao menos tem a Lila, hahahaha.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil. Como vai? Que bom que gostou da leitura. Parece ser uma boa série, não é mesmo! Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Se tem um gênero que eu adoro além de romance de época é fantasia. Dos 5 livros que ali até agora, 5 são de fantasia kkk
    Entendo que algumas vezes nas continuações das histórias o foco seja perdido, ou a ideia na cabeça do autor seja totalmente diferente do que queremos ver. Espero que o próximo livro te agrade^^
    Beijos

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo