14 julho 2022

Resenha | Uma Chama Entre as Cinzas - Sabaa Tahir

Livro
: Uma Chama Entre as Cinzas
Série: Uma Chama Entre as Cinzas #1
Gênero: Fantasia
Autora: Sabaa Tahir
Editora: Verus
Páginas: 434
Ano: 2020

Resenha:
Há quinhentos anos os Marciais conquistaram as terras dos Eruditos e onde antes existia um povo feliz com suas universidades e bibliotecas consideradas as melhores do mundo, hoje só se encontra um povo oprimido e escravizado que mal sabe reconhecer a diferença entre uma escola e uma armaria. É nesse mundo que Laia vive com seus avós e Darin, seu irmão mais velho. Há muito Laia aprendeu que obedecer o Império Marcial é o único caminho e ela acreditava que seu irmão estava agindo da mesma forma que ela. Até a noite da batida.

Em poucos minutos os membros restantes da sua família, ela já havia perdido os pais e a irmã assassinados pelos Marciais, são mortos na sua frente e Darin levado preso acusado de traição. Laia consegue fugir e a única opção que lhe resta é pedir ajuda a Resistência. Depois de muito procurar Laia encontra os rebeldes e eles até aceitam ajudar Laia, desde que ela concorde em se tornar uma espiã. Ela terá que se infiltrar na Academia Militar Blackcliff e ser a escrava da Comandante dos Máscaras. É assim que o caminho de Laia cruza com o de Elias, filho da comandante, e que apesar de ser um marcial, é tão escravo do Império quanto ela.

Elias é o melhor aluno da academia em décadas. Prestes a se formar, Elias sabe que será obrigado a colocar em pratica tudo o que aprendeu durante todos esses anos e que ele abomina com todo seu coração. Por isso ele precisa arriscar e fugir para sempre daquele lugar. Mas seus planos vão ter que esperar já que no dia da formatura, que seria o dia que ele se tornaria um desertor, os adivinhos aparecem e anunciam que a hora predita há quinhentos anos chegou. Os quatro melhores Máscaras vão combater nas Eliminatórias e o vencedor será o futuro Imperador. Elias, assim como sua amiga Helene, estão entre os quatro. Elias quer fugir, mas talvez vencer essa competição signifique mudar as regras do jogo.

Eu quis muito ler essa série desde que começou a lançar por aqui, com uma outra capa totalmente diferente diga-se de passagem. Mas acabei esperando lançar todos para enfim começar a ler. E com minha escolha claro, acabei pegando vários spoilers da série durante esses anos. Nada que tirasse minha vontade de ler, mas algumas coisas que li acabaram afetando minha visão de alguns personagens. Por exemplo a Helene, que toda resenha que li citaram-na como a personagem favorita da série. E o Elias como um dos que menos evoluíram, pelo contrário. Por isso tem pessoas que fazem questão de comprar o livro na pré-venda, para não acabar pegando esses spoilers involuntários.

Mas voltando a história, ela basicamente não tem nada de original se comparada a outros livros do gênero, mas como já disse em outras resenhas, quem lê um livro com alguma premissa que gosta muito (euzinha aqui), acaba procurando por outros livros que sejam parecidos, e não vejo isso como um problema. O que precisa ter mesmo é um desenvolvimento e personagens que sejam interessantes e prendam o leitor a história, o que infelizmente não acabei encontrando nesse primeiro livro da série. Minha nota foi mais por uma esperança de que nos próximos livros isso mude, já que se fosse ver só por esse livro ele seria um 2.5 de cinco, porque vi muito mais erros do que acertos nele.

E nem vou dizer que foram as expectativas, porque apesar de esperar uma história boa pelo tanto de elogios que vi, eu não estava esperando muito dele não. A começar pelo cenário, tanto físico como politico. A autora não foi nada especifica e pouco se sabe sobre a história deles e as motivações por trás das ações dos personagens. Mas isso eu relevo porque é um primeiro livro e ela não ia soltar tudo logo de cara. Mas queria sim mais detalhes sobre a situação. Segundo, nenhum dos personagens conseguiu me cativar a ponto de fazer com que eu torcesse por ele. Em uma narrativa dividida entre Laia e Elias, não sei qual dos dois foi pior de acompanhar. 

Elias deixou a desejar em praticamente tudo. Ele fica em cima do muro o tempo todo e muda de ideia a cada capitulo. Helene, a tão elogiada nas resenhas, nada mais é do que uma garota motivada por um amor fadado ao fracasso e Laia, a melhorzinha num primeiro momento, também parece que caiu de paraquedas na história e ficou só correndo de um lado para o outro feito barata tonta sem enxergar um palmo diante do nariz. A única coisa interessante sobre ela se comparado a outros livros do gênero, é que pelo menos nesse primeiro livro ela não é a garota cheia de poderes que todo mundo esperar que vá dar um jeito na situação. Os personagens que mais gostei foram a Cozinheira, que espero tenha uma participação maior nos próximos livros e a Comandante que é praticamente uma Cersei de máscara. O mulher ruim. 

Agora vou falar do que mais me incomodou no livro. Tem gêneros que não precisam necessariamente de um romance no meio, apesar de que se tiver a gente aproveita, mas já que vai ter, que seja bem feito. E aqui nada deu certo. A autor tentou um romance entre o Elias e a Helene que não funcionou, tem um entre a Laia e um dos rebeldes que não lembro o nome que pelo visto só existiu na cabeça dela e o pior de todos, um romance entre o Elias e a Laia que não sei de onde saiu, nem para onde foi de tão fraco que é. Teria sido bem melhor eles não terem existido porque foi um dos piores pontos do livro. E assim termino essa resenha na esperança de que as coisas melhorem, porque comprei os quatro livros juntos e espero não ter jogado meu dinheiro fora. 

Nota:





11 comentários:

  1. Oi, Sil! Tudo bem?
    Nossa, quando comecei a ler a resenha estava super empolgada, mas fui murchando conforme você foi comentando suas ressalvas. De verdade, espero que os próximos livros melhorem. Também faço muito isso de comprar todos os livros lançados juntos e bate uma dor quando não gosto de nada O_O

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu senti quase tudo que você sentiu na minha releitura. Lá na época em que foi lançado (acho que 2014?) eu gostava MUITO, mas ele envelheceu muito mal em questão de desenvolvimento. A desevolução dos personagens no decorrer da série é um desânimo. E o instalove, misericórdia como eu não suporto.
    Gosto muito da série pela representatividade e por trazer um universo com lendas e inspirações distantes do mainstream, mas faltou uma polida.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie, eu sofri como uma desgraçada nesse livro hahaha, senti como se não houvesse momentos de paz. Espero que a leitura melhore para você e que continue a série.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Oii, Sil. Tomara que melhore nos próximos, realmente é bem péssimo quando isso acontece. Quando quando de um estilo, certa premissa, também não me importo em ler outros semelhantes, pelo contrário, acho até bom. kkkk
    Não é um que eu leria, por agora, porque acho que ficaria com uma mega ressaca literária.

    Beijos,
    Dear Masen

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil. Como vai? Que pena que a obra tenha pontos que não lhe agradaram, mas ainda assim foi boa para você, não é mesmo? Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, como você está?
    Aiiii, o que me faria ler o livro, é seu ponto negativo? KKKK E AGORA?
    O que eu devo fazer? Eu tenho o ebook há ANOS no kindle e nunca peguei pra ler!
    Tenho uma amiga que dizia que esse livro é o favorito da vida dela, mas com sua resenha abaixei beeeeeeeeeem as expectativas, rs.
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil!
    Finalmente li uma resenha sobre esse livro com uma opinião parecida com a minha!!! Li no mesmo ano que lançou e achei exatamente a mesma coisa que você: a premissa é muito parecida com outros livros de fantasia (bem melhores e mais desenvolvidos, diga-se de passagem) e a maioria dos personagens são péssimos. Até abri minha resenha aqui para relembrar o que achei, e só consigo me lembrar do quanto a Lara me irritou kkkk. Na minha resenha eu coloquei que gostei do Elias, lembro que achei mesmo o desenvolvimento dele interessante e dos outros personagens secundários, mas não me animei com as sequências. Vou ficar no aguardo das próximas resenhas, pra saber se a história vai melhorar haha. Amei a sinceridade!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  8. Oi Silvana, tudo bem?
    Eu não conhecia a série, apesar de que já vi a capa em algum lugar. A história parece interessante, mas por enquanto não estou colocando mais nada na minha lista de leitura.

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
    Universo Invisível (Contos e Crônicas)

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil! Eu li este livro faz um tempão e gostei bastante, mas confesso que lembro quase nada da história. Eu pretendo reler o primeiro para seguir com a série. Pelos comentários, parece que cada volume fica ainda melhor, espero que curta a leitura no final. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi
    já li muitas resenhas mega positivas desse livro, pena que não foi tudo aquilo que esperava, pois o enredo apesar de ser comum parece ser interessante, começar a ler séries já finalizada é bom que pode ler já toda de uma vez, o ruim é os spoiler, pena que o romance desse livro não agradou e é ruim quando isso acontece, porque como falou se é para colocar romance em livros desse gênero que pelo menos funcionasse, li uma série de fantasia que tinha romance e que funcionou porque não era a finalidade, mais eu shippei alguns casais.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que chato isso. Eu demoro bastante para ler livros muito hypados por conta disso, sei que serei influenciada de alguma forma sobre os personagens. E, mesmo assim, não foi uma experiência boa, pelo visto. Confesso que queria ler essa série, mas depois de tantos problemas e personagens que eram lacradores só na cabeça deles, acho que vou deixar passar a dica. Porém espero que a série se salve em algum momento e seu investimento valha a pena.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo