25 janeiro 2019

Resenha | As Coisas Que Encontramos - Denise Flaibam

Livro: As Coisas Que Encontramos
Série: Fronteiras Artificiais # 2
#1 - As Coisas Que Perdemos
Gênero: Distopia, Ficção Científica
Autora: Denise Flaibam
Editora: Amazon
Páginas: 237
Ano: 2019

Resenha:
Quando aconteceu o apocalipse zumbi, a primeira coisa que veio a mente das pessoas foi salvar a si e seus parentes. Em meio ao caos, conseguir não ser mordido já é um grande feito. Mas não se sabe o que é pior, encontrar um corpo ou não encontrar nada e ter que conviver com a incerteza de não saber se o ente querido está morto, se foi transformado e agora vaga pelo mundo atacando outros seres humanos ou se está vivo e lutando para encontrar algum lugar seguro para permanecer assim. Mas o tempo passou e agora a preocupação é outra: como voltar a viver em vez de apenas sobreviver. 

Dylan e seu grupo estão tentando recomeçar no Complexo Oz, mas conforme o tempo vai passando as coisas vão ficando cada vez mais difíceis. Tudo o que eles plantam acaba morrendo, as cidades em volta já foram todas exploradas e já não tem mais nada a oferecer e cada dia chegam mais pessoas pedindo ajuda e eles mal tem o que comer. Sem falar nos zumbis que ficam em volta do Complexo tentando achar uma maneira de entrar. E a gota d'água para a crise se instalar é a chegada de um grupo com mais dezenove pessoas que estão tão mal que alguns nem conseguem mais andar sem ajuda. O grupo então se divide e enquanto uns apoiam Beatrice e a permanência no Complexo, outros liderados por Bright querem ir embora e tentar encontrar outro lugar. 

"Íris fechou os olhos, perguntando-se quando aquele lugar seguro se tornara uma prisão tão sufocante, e os abriu para a escuridão sem saber a resposta."

E o estopim é quando Sherwood conta que conseguiu contato pelo rádio de um lugar chamado de Colônia, onde as coisas estão dando certo. Eles se reúnem e decidem que assim que Dylan e os outros que saíram para mais uma busca de recursos voltarem, eles vão partir a procura da Colônia. Mas ninguém imaginava que o grupo que segue Bright fosse partir no meio da noite, deixando a energia, que é a única coisa que impede os zumbis de entrarem no Complexo, desligada. Então o caos toma conta do lugar e os poucos sobreviventes, entre eles Beatrice, decidem ir atrás do grupo de Bright, que está com Íris de refém. E assim teremos três grupos tentando sobreviver fora de Oz, já que Dylan e seus amigos ainda estavam fora. E no momento os zumbis são a menor de suas preocupações.

"— Estamos fugindo da morte e a morte está nos acompanhando."

Acho que a maioria de vocês já sabem o quanto eu sou fã da Denise. Ainda não li nada dela que me decepcionasse, e olha que já li 5 livros e 1 conto dela e de vários gêneros diferentes e todos eles me surpreenderam de alguma forma positiva. E com esse não poderia ser diferente. Em abril de 2017 eu li As Coisas Que Perdemos, primeira parte dessa duologia e agora no começo do ano a Denise lançou a continuação e assim que foi liberado na Amazon, eu corri e baixei o meu e já comecei a ler. Antes de começar a ler eu achei que fosse demorar para me situar na história, porque faz bastante tempo que li o primeiro livro, mas assim que comecei a ler, a exemplo do que aconteceu no primeiro livro, já me vi dentro da história e acompanhando os personagens que tanto me apeguei.

Me apeguei de besta que eu sou, porque assim como aconteceu no primeiro livro, era só dar uma piscada que um dos personagens estava morto. Mas como disse lá na resenha do primeiro livro, é uma história de zumbis, então fica dificil permanecer vivo por muito tempo. Mas a Denise foi muita má e matou dois dos meus personagens favoritos da história. E falando em sobrevivência, eu disse na resenha do primeiro livro que acho que não durava muito em um apocalipse zumbi, por isso não cheguei a pensar em como seria o depois. Geralmente só pensamos na parte sobre permanecer vivos, mas é só isso?, sobreviver e nunca mais voltar a viver como vivemos hoje em dia?

"Íris havia dito que os vivos estavam ganhando, e era a mais pura verdade. Estavam ganhando por todo o caos que conseguiam espalhar mesmo quando o mundo confrontava a sua pior realidade. Estavam ganhando pelo terror que instauravam com tanta facilidade."

Ter que recomeçar e construir as coisas tudo de novo, aprender coisas que hoje em dia é tão fácil e prático devido a tecnologia. As vezes acaba a força aqui em casa por algumas horas ou minutos até, e fica sem internet e tv por exemplo e parece que a gente não sabe fazer mais nada sem isso. Agora imagine ter que viver assim, não ter além das coisas citadas, medicamentos e o mais necessário, água e comida. Agora pegue um monte de gente e coloque todas em um lugar fechado sem ter essas coisas que falei? Já viu onde isso vai dar não é?

"Íris sorriu com amargura; los muertos deixaram de ser o problema havia muito tempo, os vivos é que enchiam o saco."

Hoje em dia já é dificil ser um líder, mas imagine ser um líder em meio a essas condições. Ter que tomar decisões pensando no todo e não somente em si e na sua família. E enquanto lemos é tão fácil julgar alguns personagens, mas será que faríamos diferente estando no lugar deles? E se fizéssemos, será que não colocaríamos tudo a perder. E depois como ficaria o peso da culpa. Por isso que admiro personagens como Íris, Beatrice e Dylan, mulheres fortes que tomaram as rédeas da situação e erraram sim, perderam muito também, mas deram a cara a tapa pensando em fazer o melhor para todos.

A Denise criou personagens que marcaram e, num mundo onde o destaque é a morte, essas mulheres especiais mostraram que a vida ainda vale a pena, que a humanidade ainda é digna de esperança, mesmo quando não conseguimos ver isso. E a história acontece num futuro próximo ou distante não sei dizer, mas tirando os zumbis, poderia ser aqui mesmo no nosso tempo, com tantas tragédias que vemos a cada dia nos noticiários. Por fim, é claro que indico esse livro e seu antecessor. As capas estão tão lindas e refletem bem o clima da história. Para quem gosta de livros do gênero, com certeza vai amar a duologia Fronteiras Artificiais.

"... algumas coisas ficavam para trás. Outras coisas entravam em seu caminho. Era assim que funcionava o fim do mundo."


Nota:







15 comentários:

  1. Parece uma história forte, e é muito legal saber que os personagens tem muita personalidade e marcam a leitura/o leitor.
    Adorei a indicação. A capa é muito bonita também!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Uau, esse é um livro que deve trazer boas reflexões e inspirações, a história parece ser forte e motivadora. Fiquei bem curiosa para conhecer!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil!
    O CORAÇÃO FICA COMO LENDO UMA RESENHA DESSAS? ASFASJKGNAIOUASGBUOASGBUOSBOUASU morri quando vi que tu tinha marcado o livro como 'lido' lá no Skoob (bem stalker mesmo) e estava ansiosa pra conferir sua opinião.
    Essa continuação foi um tormento pra escrever porque eu morri de medo de não fazer jus ao que escrever o primeiro me causou; fico imensamente contente por saber que causou tantas emoções assim! E sobre os personagens morrendo PERDÃO! A morte lá do fim do livro foi a que me fez chorar que nem um bebê ç_ç
    Obrigada pelas palavras e por continuar acreditando no meu trabalho. É difícil explicar o quanto isso significa pra mim, mas a honra não cabe no meu coração <3

    Beijos,
    Denise.

    ResponderExcluir
  4. Olá Sil, tudo bem?


    Esse é mais um livro que eu fico conhecendo aqui, gostei de primeira e essas capa são incríveis, gostaria muito de ler os livros, vai para a minha lista de desejados....bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil! Eu estou lendo a série do Rodrigo de zumbis e bem empolgada com a temática, bom saber que temos outra nacional de tão boa qualidade. A Denise tem vários livros, não é? Tenho muita vontade de conferir. Acho que tenho que começar com essa série.Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Silvana!!Eu não saberia viver sem a tecnologia de hoje, sem energia seria um horror mesmo!! E que bom que a Denise continua mandando muito bem!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Caramba! Que temática sensacional! Já sou apaixonada por filmes apocalípticos que acabam discutindo bem as questões humanas (de confiança, entrega...), mas surtei ao saber dessa obra e ler a resenha, porque é maravilhoso mergulhar em algo que, além de tudo, vem trazendo diversas mensagens metafóricas sobre recomeços após devastações (em diversos sentidos). Adorei!

    semquases.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Silvana!

    Tirando os Zumbis, a temática é bem impactante! Chama atenção, prende o leitor.
    Gostei muito, ficará nos meu acervo.

    Bjim

    Deliciosa Ilusão



    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Nunca li um livro que tivesse esse cenário, confesso que é do meu interesse. Acho que seria uma boa oportunidade dar uma chance a essa série, ainda mais lendo uma resenha positiva dessas. Estou curiosa.
    beijos
    our-constellations.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oiii Sil

    E eu estou louca pra ler o terceiro da série de Warthia, amo a escrita e o universo criado pela Denise. Esse de zumbis também parece ser super viciante, e eu adoro a temática, agora que a dualogia está completinha publicada com certeza quero ler pra conhecer a história.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Oie
    Não curto histórias com zumbis, mas pelo teus comentários da para perceber que a história é mais que isso com personagens bem construídos.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil,
    Estou tão animada para conhecer essa série! Já li sobre zumbis e gostei, agora com mensagens ainda mais relevantes do que a fantasia em si, sei que vou amar.
    ADORO a escrita da Denise, só não tive tempo de me dedicar a essa obra ainda.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!
    Não li essa duologia da Denise, mas quero. Faz tempo que procuro algo que envolva zumbi e creio que essa história é a pedida certa!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil!

    Que maravilhosa ficou essa capa!! Sensacional. Infelizmente ainda não li nada da Denise mas tenho muita curiosidade, só vejo elogios à sua escrita. Já vou adicionar essa duologia nos desejados pra assim que possível embarcar na leitura!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oie Sil =)

    Pela sua resenha a história parece ser bem interessante mesmo. Porém, tenho sérios problema com zumbis rs... Sou medrosa né XD

    Nunca li nada da autora, mas dá para perceber que a narrativa dela é bem cativante.

    Beijos e uma ótima semana;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo