30 março 2019

Resenha | A Paciente Silenciosa - Alex Michaelides


Livro: A Paciente Silenciosa 
Série: Não
Gênero: Suspense
Autor: Alex Michaelides
Editora: Record
Páginas: 350
Ano: 2019

Resenha:
Alicia Berenson é uma pintora que ficou famosa por outro motivo que não os seus quadros, ela matou seu marido. Pelo menos essa é a versão que a grande maioria das pessoas acredita. Quando a polícia chegou, Gabriel, um renomado fotografo, estava amarrado em uma cadeira e tinha levado cinco tiros no rosto e Alicia, estava de pé com os pulsos cortados. A polícia logo deduziu que foi assassinato seguido de tentativa de suicídio e essa foi a versão que ficou, porque desde então Alicia nunca mais disse nenhuma palavra, nem mesmo para se defender quando foi levada a julgamento. Mas sua defesa conseguiu provar que Alicia estava louca e em vez de ser levada para uma prisão Alicia foi internada no Grove, um hospital psiquiátrico. 

Quem acreditava em sua culpa e achava que ela estava fingindo, tinha certeza de que logo depois Alicia se "recuperaria milagrosamente" e sairia do hospital livre de qualquer acusação. Porém seis anos se passaram e Alicia ainda não disse nenhuma palavra. Ela se tornou a mulher invisível. Mas ainda existe algumas pessoas que acreditam em sua inocência, entre elas o psicoterapeuta Theo Faber, que desde quando aconteceu o crime ficou muito interessado pelo caso de Alicia e até chegou a visitar a exposição com os quadros dela, e ficou fascinado como o quadro Alceste, um autorretrato que Alicia pintou em um rompante enquanto esperava o julgamento. A historia de Alicia se assemelha muito a de Alceste, que também terminou sua história muda. 

E quando surgiu uma oportunidade Theo se candidatou a um emprego no Grove e assim que conseguiu, deu um jeito de tornar Alicia uma de suas pacientes. Theo tem certeza de que consegue se conectar com Alicia e fazer com que ela fale e conte sua versão do que realmente aconteceu naquele dia. Ele tem certeza de que Alicia não é louca, já que ele entende bem desse assunto, tanto por trabalhar com pessoas com problemas mentais a anos, como por já ter estado do outro lado e ter sentido na própria pele o que provavelmente Alicia está sentindo. Só resta saber se quando finalmente Alicia falar, ele estará preparado para ouvir o que ela tem a dizer.

Eu recebi esse livro no primeiro VIB de 2019. Para quem ainda não sabe, o Very Important Book é um projeto do Grupo Editorial Record onde algumas pessoas são selecionadas para receber a prova antecipada de algum de seus futuros lançamentos. O livro A Paciente Silenciosa será lançado no final de abril, mas eu já pude conferir a história que vem dando o que falar nos Estados Unidos e na Inglaterra em primeira mão. Como recebi a prova não revisada do livro, não posso falar sobre a edição, mas vou falar para vocês o que achei desse suspense que já me deixou curiosa antes mesmo dele chegar aqui em casa.

Como vocês sabem eu sou a louca dos livros de suspense e é só ver algum novo lançamento do gênero que já fico doida para ler. Mas então entra aquele problema de que, como eu leio muito o gênero, fica dificil encontrar algo que me surpreenda. E a expectativa para que isso aconteça é muito grande e também uma grande parte da minha nota para o livro é baseado em eu ser surpreendida ou não. E a história criada pelo autor Alex Michaelides em seu livro de estreia foi maravilhosa. Fui completamente surpreendida no final. Eu imaginei mil coisas durante a leitura, até me questionei em algumas partes sobre o rumo que o livro estava tomando, mas não passei nem perto do que realmente aconteceu. 

Meu único problema com a história, e até por isso eu retirei uma estrela da nota final, foi o final aberto, coisa que não sou muito fã. Mas até esse final aberto me surpreendeu, porque as possibilidades que o autor deixou para a imaginação do leitor, foram muito interessantes. Mas como sou dessas que gosta de finais fechadinhos, acabei não dando nota máxima para o livro. Porém não posso deixar de ressaltar que o livro é ótimo, e prende o leitor do começo ao fim. Logo no prólogo fui fisgada e me vi absorta pela história e assim como o nosso protagonista, eu precisava que Alicia falasse e me desse as respostas. 

No livro vamos acompanhar o que aconteceu há seis anos com Alicia através de um diário que ela escreveu incentivada pelo marido e também vemos as investigações de Theo em busca de respostas. E além da história da Alicia também vamos acompanhar os dilemas de Theo e sua esposa. E eu ficava me perguntando o porque de ficar mostrando a vida do psicoterapeuta se o que interessava mesmo era a história de Alicia e quando eu descobri o porque disso fiquei de queixo caído e até reli uma parte porque achei que tinha entendido errado. Fui pega de calças curtas, igual dizia meu pai. 

Queria ficar aqui horas falando sobre o livro, mas não quero soltar spoilers sobre a história e até por isso não vou falar sobre a personalidade dos personagens. Mas quero indicar muito para quem é fã do gênero, com certeza você será surpreendido. A leitura é super rápida e dá para ler o livro em um dia. Até porque a gente não consegue largar ele antes de chegar no final. E quero agradecer ao Grupo Editorial Record por ter cedido a prova do livro para leitura. 

Nota:









18 comentários:

  1. Susprnce é um dos gêneros que mais gosto
    Ainda não sei quando lerei esse livro que você postou
    Comprar livros está difícil por causa do preço e dependendo do livro nem na minha cidade chega
    Então e partir para os sebos bibliotecas
    Participo de um clube de livro e peguei o livro o Colecionador de Ossos para ler Vou começar a leitura em breve
    Ah parabéns por essa parceria
    Que traga boas leituras para voce

    ResponderExcluir
  2. Nossa Sil vc lê muito rápido kkkkkk eu recebi o meu ainda ontem rsrsrsrs Eu tb não curto finais abertos, mas espero gostar desse!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi
    eu curto suspenses apesar de andar lendo pouco desse gênero, que bom que curtiu a história. Realmente final aberto em livro de suspense é muito ruim.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oooi Sil,
    A resenha que eu estava esperando como você mesma sabe. HAHAHA
    Esse livro chamou muito minha atenção após alguns stories da Ana Rosa e se você gostou, certeza que eu vou me aventurar, fiquei empolgada com esse final, pois ultimamente estou desanimando com eles. E acho que essa coisa de final aberto não me atrapalha tanto, dependendo da história, claro!
    Assim que eu ler, venho te contar o que achei!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil!
    Menina, esse livro está dando o que falar mesmo. Lá na gringa ele fez o maior sucesso e pelo visto vai ser o mesmo aqui também.
    E eu também não sou muito fã de finais abertos. Então eu acho que tiraria uma estrela também.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil!
    Eu vi o pessoal recebendo esse livro da Record, mas sinceramente, nao me atrai. Tive uma experiencia bem ruim com thriller recentemente e no monento quero distancia Kkk.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Hey Sil! Tudo bem?
    Vai ser uma maravilha quando esse livro for lançado aqui no Brasil, pois pelo que você pôde contar, é uma trama muito envolvente!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil!

    Que delícia de livro menina! Quase você conta o final, hein!
    Fianl aberto ou fechado, eu curto esse tipo de história!

    Beijos e bom domingo!

    Deliciosa Ilusão

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil! O final foi bem satisfatório para mim, não foi um daqueles que eu fiquei com aquele ponto de interrogação na minha frente, mas entendo seu ponto de vista. Achei a obra intrigante e a dúvida que seguiu comigo durante a leitura foi o gás para não conseguir largar.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, tudo bem?
    Adorei a resenha e achei a trama bem instigante.
    Mas concordo com você que, quando lemos muito esse gênero, é difícil se surpreender. O livro precisa ser mesmo muito bom para conseguir.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Oie Sil =)

    Eu estou vendo muitas pessoas comentarem desse livro, e confesso que lendo a sua resenha fiquei um pouco angustiada rs...

    Parece ser aquele tipo de narrativa que a cada capítulo vamos ficando mais e mais envolvidos com o suspense da trama.

    Se eu receber o livro, vou dar uma chance.

    Beijos e uma ótima semana;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil
    Já fiquei muito surpresa com esse livro e bastante curiosa. Já quero saber o final! Pena que suspense me dão preguiça, triste :c
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil

    Já papeamos lá no IG, então você sabe minha questão com o final do livro também.
    Eu sou bem trouxa, nunca consigo desvendar o verdadeiro mistério, mas dentre todas as possíveis motivações aquela JAMAIS passou pela minha cabeça! Hahahaha
    Valeu bastante essa leitura!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil! Tudo bom?
    Pela capa eu achei que seria algo mais voltado pro romance histórico ou coisa do tipo, fui tapeada UHASUHASUHUHASUHASUHAS
    Fiquei curiosa com o desenrolar do mistério, história do gênero que consegue surpreender me chama a atenção. E socorro que eu amo finais abertos pra livros do tipo, talvez curta esse :v

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil,
    A capa do livro já chamou minha atenção de cara. E, eu adorei a temática do livro. Agora quero saber se ela ficou louca de verdade, e como ela vai sair dessa. Eu não tenho problemas com finais abertos, só que, tem que ter o intuito de aguçar a minha imaginação, ou ter uma continuação, caso contrário eu também não gosto.

    Até mais!

    www.depoisdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  16. Amo ler livros de romance, é o gênero que mais leio. Mas é impossível não querer se aventurar nesse suspense, a história é muito intrigante. Já anotei a dica!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, Fabiano.
    É quando o autor não deixa o final com tudo explicado, ele deixa para o leitor decidir o que acha que aconteceu. Um bem famoso é o livro Caixa de Pássaros, não sei se você leu.

    ResponderExcluir
  18. Olá Sil,

    Essa é a segunda resenha que eu leio desse livro hoje, eu ainda não conhecia e gostei bastante do que li sobre ele, gosto demais do gênero, vai para a minha lista...bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo