21 março 2019

Resenha | Deixada Para Trás - Charlie Donlea


Livro: Deixada Para Trás
Série: Não
Gênero: Suspense
Autor: Charlie Donlea
Editora: Faro Editorial
Páginas: 368
Ano: 2017

Resenha:
Nicole Cutty e Megan McDonald terminaram o ensino médio e estão aproveitando as férias de verão enquanto não começam as aulas na faculdade. Apesar de estudarem juntas na mesma escola da pequena cidade de Emerson Bay, as duas não são amigas, já que na verdade elas são o oposto uma da outra e a única coisa que elas tem em comum é Matt Wellington, ex de Nicole e atual de Megan. Mas então elas desaparecem na mesma noite em uma festa na praia. As buscas são incessantes, mas nenhuma pista é encontrada até que duas semanas depois Megan consegue escapar do bunker no fundo da floresta onde estava presa. Um ano depois Megan lança um livro contando como foi que tudo aconteceu. E em menos de um mês o livro já é um best-seller. Mas existe um detalhe que todo mundo parece ignorar desde que Megan voltou: Nicole nunca foi encontrada.

A unica pessoa que ainda se preocupa com o desaparecimento de Nicole é Livia, sua irmã mais velha que não consegue se livrar da culpa por não ter atendido a ligação da irmã na noite em que ela desapareceu. Livia se formou em patologia forense e o curso de especialização ela escolheu fazer em Raleigh por sua proximidade com Emerson Bay. Livia tem a esperança de que um dia o corpo de Nicole seja encontrado e ela quer estar por perto para encontrar o máximo de pistas que puder analisando o corpo da irmã e assim descobrir o que aconteceu com ela. Esse dia chega, mas não é com o corpo de Nicole, e sim de um suposto suicida. Ao realizar a autópsia Livia descobre que o homem foi assassinado e que ele está morto a mais ou menos um ano e para sua surpresa ela descobre que o corpo pertence a Casey Delevan e que Nicole estava namorando com ele antes de desaparecer.


Livia começa a investigar a vida de Casey e descobre que ele era o organizador do Clube da Captura, um clube onde as pessoas se reuniam para discutir casos de pessoas sequestradas e que para fazer parte do clube os membros eram sequestrados para sentir na pele o que as vítimas sentiam. E que sua irmã era a primeira dama no clube. Sem querer acreditar no que estava descobrindo sobre sua irmã, Livia encontra outra pista, uma que liga outro caso ao de Megan e decide que chegou a hora delas se encontrarem. E Livia descobre que ao contrário do que todos pensam, Megan não lembra de quase nada do que aconteceu nas duas semanas em que esteve desaparecida, inclusive seu livro não foi escrito por ela e sim pelo seu psiquiatra, com quem faz sessões de hipnoterapia onde vem tendo flashes de memória. E ela quer respostas tanto quanto Livia.

"— Sei que você acha que todos se esqueceram de Nicole. Mas eu nunca esqueci."

Esse é o segundo livro que leio do autor, primeiro eu li A Garota do Lago que gostei muito, mas que não fui surpreendida porque logo no começo desconfiei do assassino, e é visível a evolução do autor de um livro para o outro. Houve um grande amadurecimento em tudo, na escrita, na pesquisa, nos termos técnicos e com certeza quem gosta de um bom livro de suspense, vai amar Deixada Para Trás. Não sei se alguém aqui é fã de séries estilo CSI, eu sou, e me vi assistindo esse livro. Sei que essa coisa de patologia forense é um pouco mórbido, mas é um assunto que desperta o interesse em quem é fã de um bom livro de suspense e o autor foi minucioso ao discorrer sobre o assunto, e conseguiu transportar o leitor para dentro da sala de autópsia.


O livro é narrado em terceira pessoa e o autor usa aquele recurso que eu particularmente adoro, a história alterna entre o presente, acompanhando as investigações da Livia e, no passado contando os dias que antecederam o sequestro seguindo os passos de Nicole. Essa forma de contar a história prende o leitor até o fim do livro, porque não dá para parar de ler antes de ter todas as respostas. E uma das minhas "reclamações" no livro A Garota do Lago, foi que descobri o assassino logo no começo. Nesse não. Por mais teorias que criei e inúmeros suspeitos que levantei, passei longe da verdade. Só consegui descobrir nas páginas finais, quando ficou claro mesmo quem era. Eu que já li muitos livros do gênero, fui surpreendida.


A grande protagonista da história é Livia. Ela é uma garota que vive consumida pela culpa por não ter atendido a ligação de Nicole no dia do seu sequestro e pretende remediar isso descobrindo o que aconteceu com a irmã. Ela não trabalha para a policia, mas poderia, porque ela conseguiu descobrir o que os próprios não conseguiram. E não ter um "detetive" propriamente dito não fez diferença na história, porque Livia além de ser muito persistente e inteligente, ela ganha a simpatia do leitor e passamos a torcer para que ela consiga descobrir o que aconteceu com a irmã. E fiquei com pena dela no final, já que as coisas poderiam ser diferentes. Mas achei o final mais realista da forma como aconteceu.

Já Megan e Nicole, apesar de serem o centro da trama são co-protagonistas na história. Megan é a sobrevivente que nunca mais foi a mesma depois do que aconteceu. Antes de tudo ela era uma garota meiga, querida por todos e que ajudava quem podia, depois, ela continua ajudando as pessoas, seu livro é uma prova disso, já que ela só aceitou a publicação para "acalmar" sua mãe, mas ela perdeu todo o brilho e alegria que ela tinha no olhar. Já Nicole é apresentada como a "vadia" da escola, que se ressente de toda a atenção que Megan tem e para chamar a atenção para si ela usa a unica arma que ela acha que tem: seu corpo. Eu fiquei o livro todo mudando minha opinião sobre ela. Ora gostava de seu jeito, ora odiava suas atitudes.


E não posso deixar de falar dessa edição maravilhosa da Faro. Gente que livro lindo. acho que é uma das edições mais bem feitas que tenho na estante de livros de suspense. Além da capa incrível, com o título em relevo e as garotas no fundo, toda a edição é muito bem trabalhada com o presente e o passado bem marcado por páginas em cores diferentes. Os capítulos no passado são em um tom de cinza que não atrapalha em nada a leitura para quem tem problemas de vista, eu no caso hehe. E dá todo um charme ao miolo do livro. Por isso, para terminar eu tenho que recomendar esse livro. Tanto pela beleza, como pela história que te prende do começo ao fim do livro.

Nota:








15 comentários:

  1. Pela sua resenha parece ser um livro bem interessante que deixa os leitores bem ligados na trama
    Eu que gosto muito de suspense quero ler sim
    Gosto quando somos surpreendidas
    Dica anotada

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil!
    Que bom que esse livro foi melhor que o outro do autor.
    Menina, eu era viciada em CSI. Acho que esse livro vai ser uma ótima leitura.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Sil! Você passou tanta confiança ao fazer esta resenha que parecia que eu estava vivendo a história!!! Adorei mesmo!
    Este livro será uma história e tanto!

    Bjs, querida.

    Deliciosa Ilusão

    ResponderExcluir
  4. Hey Sil! Tudo bem?
    Tô querendo muito conhecer a escrita desse autor. Tanto a Garota no lado quanto deixada para trás estão na minha lista de desejados kkk
    Adorei a sua resenha!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |

    ResponderExcluir
  5. Depois dessa resenha fiquei com muita vontade de lê!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  6. A capa não me chamou a atenção, mas, sua resenha me prendeu de um jeito que eu não esperava. Adorei sua escrita e fiquei com muita vontade de ler o livro!

    Nanda, Gravado na Memória

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil! Esse é o meu favorito do autor, nem o que veio depois supera. Realmente há um crescimento da narrativa em relação ao Garota, mas ambos me agradaram demais. Torcendo por novos livros dele aqui. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil,
    Estou meeeega animada para ler esse livro! Meu primeiro contato com o autor foi incrível e aí corri para comprar os outros e este já está na cabeceira para ser um dos próximos.
    E sim, nossa as edições da Faro são incríveis!!!!!
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil!
    Tô doida pra ler esse livro e conhecer a escrita do autor! Parece ser excelente msm!
    Gosto muito dessa capa tbm.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil,
    Eu amei esse livro justamente pelas descrições da parte forense. Amo.
    Eu desconfiei de quem era o culpado pelo meio, mas fiquei feliz de ter 100% de certeza juntinho com a revelação.
    Não li o primeiro, mas achei esse muito bem escrito e pesquisado. Mas prefiro o terceiro, brincou mais com minha mente e pelo final irritar por não ser feliz.

    Ah, aproveita o embalo e pega o próximo, a Cutty aparece nele [não é spoiler haha]

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, vi esse livro em algum blog, e a capa sempre me chama atenção. A edição é linda mesmo. Você já leu dois livos do autor e eu nunca li nada, logo não sei o que esperar dele.
    Que bom que gostou do livro!

    Até mais!
    www.depoisdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie Sil =)

    Lendo a sua resenha fiquei bem curiosa para saber quem é o assassino rs... Não curto muito essa parte de florense, mas por tudo o que você escreveu o livro parece possuir uma narrativa bem envolvente e interessante.

    Vou indicar para um amigo meu que adoro livros do gênero. ^^

    Beijos e uma ótima semana;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!

    Uau, que demais essa história! Adoro patologia forense, e esse tema ser bem presente na obra me despertou mais ainda a curiosidade, vou correr pra adicionar nos desejados. Quero muito compreender melhor a ligação de todos esses protagonistas. Deve passar um filme mesmo na nossa cabeça enquanto lemos haha

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil, tudo bem? Eu nunca li nada do autor, mas só leio críticas positivas, todo mundo que gosta de um bom suspense acaba gostando das obras dele. Que bom que vc curtiu tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil,

    Coloquei a meta de ler mais suspenses esse ano depois que der uma desencalhada nos livros da estante que estão há um bom tempo lá. Então o que estou vendo de resenhas positivas e histórias interessantes estou anotando rs.
    Gostei da premissa desse livro e essa parte de ir e voltar entre passado e presente prende o leitor totalmente, eu particularmente fico grudada até terminar.
    Dica anotada.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo