26 março 2019

Resenha | Stalker - Tarryn Fisher


Livro: Stalker
Série: Não
Gênero: Suspense
Autora: Tarryn Fisher
Editora: Faro Editorial
Páginas: 256
Ano: 2018
Sinopse:

Quando Fig Coxbury compra uma casa na West Barrett Street, sua maior motivação não é o amor pelo bairro, ou ter se apaixonado pelo imóvel. É para ficar mais próxima de tudo o que ela deseja: o marido, a criança e a vida que pertence a outra pessoa.
Com os olhos fixos na família Avery, Fig se insere gradualmente na rotina de Jolene, Darius e sua filha, Mercy. E não para por aí… Fig invade a privacidade familiar, e logo acredita que pode assumir, definitivamente, o lugar de Jolene.
Ela persegue. Copia. Manipula. Cobiça. Usa táticas e cenas a cada momento.
Toda stalker tem um objetivo. Para Fig, nada deve ficar em seu caminho.
E SE VOCÊ DESCOBRISSE QUE ESTE LIVRO É BASEADO EM UMA HISTÓRIA REAL?

Resenha:
Fig Coxbury sabe o momento exato em que sua vida entrou de volta nos eixos. Foi quando viu a garotinha loira no parque. Assim que viu aquele cabelo loiro esvoaçante, ela teve certeza de que era a sua filha. Bem que a médium que ela consultou logo após sofrer o aborto falou que um dia ela olharia e reconheceria a alma da sua filha. Ela agradeceu ao universo pela benção antes de pegar o celular e começar a tirar fotos da menina, porque é o que as boas mães fazem, guardam recordações de seus filhos. E ela sabe disso porque sua mãe não tirava fotos dela quando criança e sua mãe é uma péssima mãe. 

Mas a garota está com outra mulher, a quem chama de mãe. Mas aquela mulher morena não poderia ser mãe de uma garotinha de cabelos tão claros, por isso Fig segue as duas até em casa onde espera a tarde toda até o pai da criança chegar em casa e ela provar sua teoria: os cabelos do homem são castanhos, a menina definitivamente é a reencarnação da sua filha. Para descobrir quem são as pessoas que estão com sua filha, Fig começa a vigiar a casa deles e quando tem a oportunidade ela pega suas correspondências e descobre que o casal são a família Avery, Jolene e Darius Avery. Mas o melhor ainda estava por vir, a casa ao lado está à venda e Fig não pensa duas vezes antes de se mudar para lá.

Nem as palavras de sua terapeuta parecem fazer efeito sobre ela, pelo contrário, quando a psiquiatra diz que ela tem transtorno de personalidade paranoide, ela simplesmente para de ir as consultas. Afinal os conselhos de sua amiga imaginária Tina, são bem melhores do que os da doutora e ainda são de graça. E ela tem certeza de que está no caminho certo quando fala com a garota, que se chama Mercy, pela primeira vez. Elas tem uma ligação e Mercy também parece sentir o mesmo que ela. Jolene apesar de ter cuidado de sua garotinha até agora, não é mais necessária. Até porque Fig pode ser Jolene e prova isso usando as mesmas roupas e fazendo tudo igualzinho Jolene faz. Então Fig decide que não quer somente sua filha de volta, mas quer também a vida perfeita de Jolene.

"Ver você conseguir as coisas sem merecer, e ainda por cima se esbaldar com elas, é um horror. Isso me revolta. Quem deveria tê-las sou eu, pois mereço muito mais que você. Na verdade, eu poderia ser uma versão sua melhorada. Sou todas as mulheres; tenho todas dentro de mim."

Esse livro foi meu primeiro contato com a autora e gostei bastante do que encontrei. Já tinha lido algumas resenhas dele e todas elogiando a história, que me ganhou já no título. Com tantas pessoas "vivendo" pelas redes sociais ficou muito mais fácil dos perseguidores fazerem seu trabalho e não é dificil encontrar casos de pessoas sendo perseguidas, copiadas e até sofrendo agressões físicas e sequestros pelos famosos Stalkers. Mas a história do livro vai além disso. Fig, nossa stalker, não se conforma em somente perseguir, chega um momento que ela quer tomar o lugar de Jolene e começa a manipular todo mundo a sua volta para conseguir o que deseja.

A história é narrada pelos três protagonistas, que são praticamente os únicos personagens dessa história, já que os outros participam tão pouco que nem podem ser chamados de secundários e sim de figurantes. E eu que já estava acostumada a ler livros com um narrador não confiável, o que adoro, encontrei aqui não um, mas três narradores que dão a sua versão da mesma história, que cada vez que é contada é vista de uma outra maneira pelo leitor e no final do livro a gente fica pensando qual foi a verdadeira. E teve uma coisa que aconteceu só na parte da Jolene, sobre George o ex marido da Fig, que eu até reli algumas partes para ver se eu tinha perdido alguma coisa, mas acredito que a autora usou esse recurso para confundir o leitor mesmo.

Mas por isso acabei tirando uma estrela da nota final. Por isso e também pela história ter prometido uma coisa e acabou tomando outro rumo durante seu desenvolvimento. Pela sinopse dá a entender que a Fig vai perseguir a família por causa da Mercy, mas quando ela começa a frequentar a casa deles, Mercy acaba ficando em segundo plano e ela nem lembra mais da garota, ela quer Darius e para isso ela começa a se transformar na Jolene. Quando vi que a história estava tomando esse rumo logo lembrei de A Outra Sra. Parrish, mas então temos a troca de narrador e vemos que as histórias são bem diferentes.


O livro é dividido em três partes, A Psicopata que é narrado por Fig, O Sociopata que é narrado por Darius e A Escritora, narrado por Jolene, e dos três a Fig foi o personagem que mais me atraiu nessa história. Ela tem a autoestima lá em cima e se acha a maravilhosa e tudo de errado que acontece é culpa dos outros. E é engraçado porque quando vemos ela pelos olhos dos outros percebemos que ela não é nada daquilo, principalmente fisicamente. Mas ela não manipula somente os personagens, mas ao leitor também. A gente começa a sentir simpatia por ela mesmo vendo claramente que ela é completamente louca. Só depois lendo as outras partes que conseguimos "fugir" do seu encanto.

Mas também podemos ver que tanto Darius como Jolene não são nada daquilo que Fig enxergava. Não vou entrar em detalhes para não soltar spoilers, mas já adianto que ninguém nessa história é o mocinho. E a própria autora já disse que gosta de fazer dos vilões, o centro de suas histórias. E outra coisa que chama muito a atenção no livro é que Stalker é baseado em algo que aconteceu com a própria autora, o que torna tudo mais arrepiante. E por fim tenho que elogiar mais uma vez o trabalho impecável da Faro. Mais uma edição de encher os olhos. Termino a resenha indicando o livro para todo fã de suspense e para quem como eu, gosta de livros onde os narradores enganam o leitor com suas versões nada confiáveis da história.

Nota:












15 comentários:

  1. Oi Sil,
    OBA! Sua resenha veio em uma boa hora, porque quase comprei esse livro em promoção na última vez que fui na livraria, porém como não tinha referências, deixei quieto...
    Meu contato com a Tarryn foi em Fuck Love e eu até gostei, mas não sabia como ela iria se sair em um suspense.
    Parece que vale a pena! Vou ler!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas pela sua resenha não me parece que seja do género que eu gosto de ler, mas ainda bem que apesar de tudo foi uma leitura positiva para você ☺️

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, tudo bem? Eu já li da autora e gostei bastante da escrita dela. Já li outras criticas positivas do livro, parece mesmo um bom suspense!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil
    Que loucura menina! Eu fiquei com o coração na mão lendo essa resenha, mas eu não gosto de suspense e apesar do estalo que me deu, dificilmente conseguirei ler. Mesmo com suas ressalvas dá pra ver que o livro é bom.
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii Sil

    Amei esses três narradores nada confiáveis, eu tb gosto de thrillers narrados por personagens assim, com personalidades duvidosas. Eu quero muito ler algo dessa autora, e acho que Stalker é uma ótima pedida pra começar

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei doida para explorar essa história. Esse livro parece ser incrível!

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita curiosidade de ler esse livro pois não é a primeira resenha que leio, e acho a história bem interessante.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil!
    Lendo sua resenha, tirei a conclusão que nesse livro ninguém é o que parece ser hahhahahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil! O livro chegou aqui esses dias e estou ansiosa para conferir a história, especialmente por ter sido baseado em algo que a autora viveu. Eu gostos dos livros dela. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi oi Sil,
    Eu adorei a resenha. Não tinha lido nada da autora recentemente, mas espero gostar. Achei o enredo bem interessante, e sua resenha foi bem esclarecedora. Acho que o último livro que li da autora foi Nunca Jamais.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, tudo bem? Suspense não é a minha praia, que pena que autura prometeu uma coisa e escreveu outra que loucura, rsrs. Mesmo assim, eu daria uma chance para o livro, acho que meu projeto do ano que vem será ler mais suspense.

    Até mais!
    www.depoisdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não curto muito suspense, fico agoniada kkkk

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil

    A autora gosta de uma história com três personagens centrais, hein. A Oportunista é a mesma coisa. Hahahha
    Eu adoro personagens não confiáveis e o fato de ter três muito me agrada. A edição por dentro está linda, mas não gosto dessa capa. Parece que foi feita no Paint. Hahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,
    Ainda quero ler esse livro, to com Fuck Love da autora aqui emprestado, já pra conhecer a escrita dela.
    Te dizer que imagino mesmo que a autora tenha passado por algo similar. Ando vendo muitos casos desses pelas redes, de pessoas que conheço. Comigo aliás, foi uma "amizade" no Twitter, que eu tive que me afastar pq notei que era capaz de chegar num nível assim.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  15. Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso :)

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo