05 março 2019

Resenha | Quando Ela Desaparecer - Victor Bonini


Livro: Quando Ela Desaparecer
Série: Detetive Conrado Bardelli #3
Gênero: Suspense
Autor: Victor Bonini
Editora: Faro Editorial
Páginas: 272
Ano: 2019

Sinopse:
Uma garota de dezesseis anos desaparece durante uma excursão escolar. Mas não se trata de qualquer garota. Dois anos atrás, ela esteve à beira da morte, e quando foi encontrada, ninguém acreditou que sobreviveria.
Agora, há dois meses desaparecida, não restam dúvidas de que esteja morta. Rastros de sangue e um colar arrancado são as únicas pistas. Pressionados, os policiais estão desesperados por respostas, mas ninguém na longa lista de suspeitos parece ter forte motivação para cometer um crime.
Até que o caso vira de cabeça para baixo e segredos muito bem enterrados emergem para revelar o lado cruel de um lugar aparentemente tranquilo. No meio de tantos possíveis culpados, os inocentes é que estão mais aflitos… porque alguns deles começaram a morrer.

Resenha:
Francisca Silveira do Carmo, ou Kika como é conhecida por todos, é uma adolescente que chama a atenção por sua aparência. Ela é muito bonita e até já foi eleita Miss Guarulhos Juvenil. Mas a mesma beleza que pode lhe abrir vários caminhos, causa inveja em muita gente e por isso ela quase não tem amigas. A garota mais próxima dela é Elaine Campos, que não é bem uma amiga, mas que assim como Kika é excluída dos grupos, no caso por ter uma inteligência acima da média, e por causa disso ela entende o que Kika passa. Entende, mas não concorda com as atitudes que Kika toma, principalmente com sua arrogância e seu comportamento agressivo com as pessoas ao seu redor. Ela sabe que esse tipo de comportamento gera consequências.

E isso acontece durante uma excursão do colégio particular onde elas estudam. Na hora de voltar, ao fazer a contagem dos alunos, os professores percebem que falta um, a Kika. Eles chamam a policia, um grupo de buscas é organizado, mas a unica coisa que eles encontram é o colar de Kika jogado no mato, como se tivesse sido arrancado a força dela. Quem assume o caso de Kika é o doutor Lauro Jahib, mas por mais que ele investigue, nenhuma pista do desaparecimento é encontrada. É como se Kika tivesse sumido no ar. Suspeitos é o que não falta, mas os motivos que cada um deles teria para cometer o crime não são consistentes, e não se sustentariam no caso de serem acusados formalmente.


Mas então é levantada a hipótese do desaparecimento atual estar ligado com algo que aconteceu dois anos atrás. O raio caiu duas vezes no mesmo lugar. Da primeira vez Kika foi encontrada quase morta e completamente desfigurada, mas ela sobreviveu e com a ajuda de doações ela fez várias cirurgias e teve sua vida de volta. Será que as duas tragédias estão ligadas? É então que o doutor Lauro prende um suspeito, mas enquanto o suspeito está detido, uma pessoa é assassinada deixando as investigações ainda mais complicadas e a policia completamente perdida. A mídia começa a exigir respostas, afinal já são dois meses do desaparecimento e já não se sabe se dessa vez Kika será encontrada com vida.

"— A realidade copia sim a arte — justifica ele. — No fim, muito se resume à jornada do herói: o conflito, a partida do protagonista, as dificuldades, as reviravoltas, o clímax e o desfecho com a volta do herói. O que eu fiz foi, digamos, colocar as cenas em ordem. o roteiro tinha sido mal editado de propósito. Só aí eu vi uma história convincente."

Esse é o terceiro livro que leio do autor Victor Bonini e mais uma vez ele conseguiu me surpreender. Com uma narrativa completamente diferente do que estou acostumada a ler, uma espécie de livro reportagem, o autor trás Conrado Bardelli, o detetive anteriormente presente nos livros Colega de Quarto e O Casamento, para desvendar mais um mistério que tira o sono do leitor. Mas nesse livro a atuação do Bardelli não é tão presente quanto nos outros livros citados, ele não faz parte da investigação, mas ele vem para esclarecer os pontos que ficaram em abertos, mesmo após o crime ter sido aparentemente solucionado.


Como citei acima, a narrativa é diferente do que eu estou acostumada a ler. A história é apresentada como um livro reportagem, por isso ele não segue uma linha cronológica de tempo. Quem conta a história é Sarah, uma garota que esteve presente durante os acontecimentos e hoje sete anos depois, ela é uma jornalista que decide esclarecer o que realmente aconteceu na época. Então temos depoimentos, trechos de jornais, postagens em redes sociais, e vamos acompanhando de forma alternada o antes e o depois do sequestro, e um mais depois ainda quando entra em cena o detetive Bardelli. 

E tudo isso muito bem separado por páginas de cor normal, de cores cinzas e pretas, uma coisa que gostei bastante porque em nenhum momento me senti perdida e já pelas cores era possível saber o tempo em que aquilo estava acontecendo. E aqui deixo novamente meus elogios para a Faro Editorial que mais uma vez fez um trabalho excelente de diagramação e trouxe um livro que além de ter uma história maravilhosa, dá gosto de ter em mãos pela qualidade da edição. E ainda temos fotos dos lugares, pichações nos muros, citações de jornais, tudo para dar aquele clima de reportagem mesmo. Sem falar que o autor usa de lugares e órgãos reais que dá impressão de que tudo o que está acontecendo é real.


O livro começa soltando os fatos, mas só um pouquinho de cada vez. Primeiro inteirando o leitor do que está acontecendo, depois atiçando a nossa curiosidade. E as perguntas começam a serem feitas na nossa cabeça. O que aconteceu no passado com Kika? O que está acontecendo agora? Quem é o culpado? Tem mais de um? E as páginas vão passando e nada da gente descobrir a verdade. E quando finalmente ela vem, eu fiquei sem acreditar que era aquilo mesmo. Eu criei um monte de teorias, mas a verdade nem me ocorreu. Foi um final surpreendente. Não vou falar dos personagens para não soltar spoilers, mas tenha uma coisa em mente, ninguém é o que parece ser. E por fim finalizo essa resenha indicando o livro com certeza para quem é fã de um ótimo suspense. E uma dica, leia o livro quando estiver com tempo, porque você não vai conseguir parar de ler sem saber o final.

Nota:







17 comentários:

  1. Sil, deu vontade de entrar na história e ajudar a desvendar o crime.
    Sua resenha está maravilhosa!
    A descrição do livro também. Gostaria de poder publicar o meu com essa qualidade.
    Bjs, minha querida.

    Deliciosa Ilusão

    ResponderExcluir
  2. Oie Sil =)

    Acabei de ler a resenha desse livro no blog da Nana e como comentei com ela, mesmo não sendo um gênero que eu curta achei a premissa bem interessante.

    Lendo tanto a sua resenha como a dela, dá para perceber que o autor faz com que a gente se sinta dentro da história e prontas para desvendar o que aconteceu com a Kika.

    Além disso, mesmo com um tema principal pesado senti que o autor soube como equilibrar a narrativa com momentos mais leves.


    Beijos;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil

    Pelo que pude perceber o autor gosta de mudar seu estilo de narrativa, né? Não sei como me sentiria quanto a este "livro reportagem", mas pelo menos há essa diferenciação na edição que ajuda o leitor a não ficar perdido.
    Ainda quero ler, pois o livro chamou bastante minha atenção assim que foi lançado, mas agora vou com mais cautela, pois mesmo com seus grandes elogios senti um certo receio.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Amei essa sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog ..

    Meu Blog: Resultado Hiper Saúde Ribeirão

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil!

    Acabei de ler resenha desse livro no blog da Nana. O autor está com tudo no mundo do suspense! Tenho muita curiosidade de ler essa e as outras duas obras dele. Seu diferencial talvez seja justamente a forma como narra a história, usando também de artifícios modernos pra acrescentar no livro. Assim que possível vou conferir também!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Uau, adoro esse tipo de livro que a gente cria muitas teorias, mas no final é algo que não tínhamos nem imaginado. Já fiquei curiosa para ler!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Hey Sil! Tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas imagino a sua felicidade ao se deparar com uma história tão boa como essa. Adoro suspense e vou dar uma conferida nele qualquer dia desses.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, o tema de garota desaparecida é um trauma para mim, mas como eu ainda não conheço o autor e nem e editora eu daria uma chance para o livro. Eu não sei lidar com suspense, rsrs sempre acabo "comendo" o livro para saber o que acontece. Gostei da resenha e da indicação.

    Até mais!
    www.depoisdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil! A narrativa é bem diferente da do livro O Casamento, mas mesmo assim a história é maravilhosa. Eu adorei o desfecho e nem desconfiei de nada. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi
    estou lendo muitos comentários positivos a respeito desse livro, a história parece ser bem interessante e fiquei curiosa. Já li um livro dele e sei que a escrita é boa.


    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, tudo bem?
    Apesar de adorar tramas policiais, por algum motivo esse livro não me fisgou.
    Acho que, até o momento, a impressão que o livro me passou é de "confuso". Quem sabe um dia eu dê uma chance haha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil, primeiro que edição linda!! A Faro tem acertado cada vez mais, impressionante! segundo quantas perguntas, parece um suspense incrível! Muito bom saber que o final surpreendetee!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil! Tudo bom?
    Apesar da minha ressaca com thrillers, ainda me obrigo a ler alguns escritos por mulheres, mas homem escrevendo esse gênero não tenho na agenda pra ler por uns bons anos UHUHASUHASUHASUHASUH bem misândrica literária :v

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Não sei nem dizer o quanto amei a sua história, sempre assisto filmes do gênero, mas ler é quase raro. Anotei a dica para poder sair da zona de conforto e finalmente ler um livro do mesmo gênero de filmes que gosto de assistir.

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil!
    Não sabia que fazia parte de uma "série"
    Achei interessante contar a história através de manchetes. Eu li uma série que inovava também no modo de contar a história e a experiência é bem bacana.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  16. Olá, Silvana! Que resenha gostosa de acompanhar!
    Gostei muito de vir aqui.
    Aprecio boa leitura e essa é policial, gosto muito.

    Bjs

    Proseando num dia

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil,
    Ah, que ótimo que você também curtiu. Menina, virei a noite lendo, nem quis saber a hora que ia acordar, mas eu precisava saber. E por aquele final valeu muiiito a pena. Essa diagramação está de arrasar, eu amei as imagens do local, fiquei pensando se foram lá tirar mesmo haha.
    Adorei saber que você amou ao ponto de favoritar e sua resenha também.
    Inveja literária que vc já leu os outros dele, o meu Casamento o correio não trás, to cogitando até reler esse. HAHA

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo